De ha 2 meses para cá, começou a miar completa e excessivamente, quase sempre à janela! De um modo histérico e impossível de parar

Ele teve esta crise assim quando lhe veio o primeiro cio (normal), mas foi castrado e teve uns tempos com feromonios e calmantes para controlar o estado histerico (tudo acompanhado pela Vet, sendo que ele tem problemas de coração e nao devia exaltar-se tanto).
Isto passou, entretanto mudei me de casa, juntei me com uma amiga que também tem um gato, e ambos permaneceram com os feromonios para a habituação, e esta crise acabou por passar.
O Anubis andou calmo, brincalhao e divertido como sempre. Mas estas crises voltaram ha cerca de 2 meses, ele mia sem parar, e começa a "destruir" tudo se ninguem lhe der atenção :/ Baldes do lixo, sofás, fotografias, tudo o que lhe estiver "à mão".
Por vezes nos ataques de histeria, chega a atacar o gato da minha colega, ainda que em brincadeira felina, mas de modo mais agressivo :/
Acorda-nos sempre de madrugada para irmos com ele à janela, e mesmo indo, não pára durante um bom tempo...
Já comecei a dar passeios de trela com ele pelo parque, dia sim, dia não, para ele gastar energias (por um lado) como para "matar as saudades" da rua e sentir um pouco de "liberdade".
Já expus a Veterniaria esta situação, mas ela diz me que o provavel é ser comportamental, sendo que esta tudo bem de saude com ele.
E como tal, se é birra do Anubis, para fazer o "desmame" de comportamento que ele tem, é muito dificil, sendo que ele é a teimosia em pessoa (gato!).
Voltei a comprar calmantes para tentar acalma-lo um pouco e ver se resulta, durante o próximo mes, mas nao o queria estar sempre a medicar

O que devo fazer?
Como posso acalmar esta situação, tanto para eu e os meus vizinhos podermos descansar em paz, tal como para aliviar este estado do Anubis?
Obrigada