Miar Excessivo e Interrupto! :(

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
jaesaetre
Membro Júnior
Registado: sábado set 14, 2013 11:06 pm

quarta jul 09, 2014 10:32 am

O meu Anubis era um gato de rua que veio para mim há cerca de um ano; tem agora quase 2 aninhos.
De ha 2 meses para cá, começou a miar completa e excessivamente, quase sempre à janela! De um modo histérico e impossível de parar :(

Ele teve esta crise assim quando lhe veio o primeiro cio (normal), mas foi castrado e teve uns tempos com feromonios e calmantes para controlar o estado histerico (tudo acompanhado pela Vet, sendo que ele tem problemas de coração e nao devia exaltar-se tanto).
Isto passou, entretanto mudei me de casa, juntei me com uma amiga que também tem um gato, e ambos permaneceram com os feromonios para a habituação, e esta crise acabou por passar.

O Anubis andou calmo, brincalhao e divertido como sempre. Mas estas crises voltaram ha cerca de 2 meses, ele mia sem parar, e começa a "destruir" tudo se ninguem lhe der atenção :/ Baldes do lixo, sofás, fotografias, tudo o que lhe estiver "à mão".
Por vezes nos ataques de histeria, chega a atacar o gato da minha colega, ainda que em brincadeira felina, mas de modo mais agressivo :/

Acorda-nos sempre de madrugada para irmos com ele à janela, e mesmo indo, não pára durante um bom tempo...
Já comecei a dar passeios de trela com ele pelo parque, dia sim, dia não, para ele gastar energias (por um lado) como para "matar as saudades" da rua e sentir um pouco de "liberdade".

Já expus a Veterniaria esta situação, mas ela diz me que o provavel é ser comportamental, sendo que esta tudo bem de saude com ele.
E como tal, se é birra do Anubis, para fazer o "desmame" de comportamento que ele tem, é muito dificil, sendo que ele é a teimosia em pessoa (gato!).
Voltei a comprar calmantes para tentar acalma-lo um pouco e ver se resulta, durante o próximo mes, mas nao o queria estar sempre a medicar :(

O que devo fazer?
Como posso acalmar esta situação, tanto para eu e os meus vizinhos podermos descansar em paz, tal como para aliviar este estado do Anubis?

Obrigada
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 09, 2014 10:53 am

Bom dia.

Os gatos são animais de habituação a uma vida de rotinas... e se algo se alterou, eles também alteram o seu comportamento e pelo que li, houveram alterações no quotidiano dele: nova casa, novas amizades, novas regras, sejam estas impostas por humanos ou outros residentes felinos... logo tenta a todo o custo chamar a si toda a atenção de que sente necessidade e a única forma que tem é fazer tudo ao contrário da sua anterior "rotina"... precisamente para mostrar o seu desagrado actual...

Apesar do explicado acima, não invalida que procure uma segunda opinião quanto ao estado de saúde dele ou então, se tem confiança no Vet que o segue, pedir-lhe que faça exames (análises e afins) ao animal. Por vezes não é suficiente um diagnóstico a "olhometro"....

Escreveu que não o quer medicar... mas como acima escreveu sobre feromonas... acabei por não perceber muito bem a que se refere...? Mas, está a usar algum dispositivo que liberte feromonas, ou está a medicar o animal com medicação? É que se, se trata de medicação mesmo, esta não deve ser administrada "só porque sim", tipo experiência, mas sim receitada pelo Vet e atenção que a maioria dos animais em tratamento com calmantes necessitam de acompanhamento veterinário durante a sua toma e durante o desmame.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jaesaetre
Membro Júnior
Registado: sábado set 14, 2013 11:06 pm

quarta jul 09, 2014 11:23 am

leonildecarvalho Escreveu:Bom dia.

Os gatos são animais de habituação a uma vida de rotinas... e se algo se alterou, eles também alteram o seu comportamento e pelo que li, houveram alterações no quotidiano dele: nova casa, novas amizades, novas regras, sejam estas impostas por humanos ou outros residentes felinos... logo tenta a todo o custo chamar a si toda a atenção de que sente necessidade e a única forma que tem é fazer tudo ao contrário da sua anterior "rotina"... precisamente para mostrar o seu desagrado actual...

Apesar do explicado acima, não invalida que procure uma segunda opinião quanto ao estado de saúde dele ou então, se tem confiança no Vet que o segue, pedir-lhe que faça exames (análises e afins) ao animal. Por vezes não é suficiente um diagnóstico a "olhometro"....

Escreveu que não o quer medicar... mas como acima escreveu sobre feromonas... acabei por não perceber muito bem a que se refere...? Mas, está a usar algum dispositivo que liberte feromonas, ou está a medicar o animal com medicação? É que se, se trata de medicação mesmo, esta não deve ser administrada "só porque sim", tipo experiência, mas sim receitada pelo Vet e atenção que a maioria dos animais em tratamento com calmantes necessitam de acompanhamento veterinário durante a sua toma e durante o desmame.

Boa sorte,

Leo

Bom dia!
Sim, o gato foi sujeito a alterações e mudanças pouco depois do periodo em que teve o cio, já lá vai bastante tempo, e nessa altura (quando mudamos de casa), para além da castração que já tinhamos feito, mantivemos o difusor de feromonios e durante cerca de 1 mes, tomou calmantes, tudo com sobrevisao veterinaria, e resultou. Mudamo-nos em setembro, e ele em pouco menos de 1 mes habituou-se e adaptou-se ao outro gato. E estivemos assim, calmos e bem, até meio de Maio, mais ou menos, quando a histeria toda voltou :/

Desde aí que nao houve mudanças, só coisas banais como mudança de alguns moveis, mas foi tudo no inicio do ano, tudo permaneceu... :/

Já perguntei se seria necessario analises e afins, a Vet aconselhou a tentar primeiro os calmantes (sendo que já os tomou no passado e ajudou), para ver se resulta.

Neste momento estou a dar-lhe calmantes, comecei no início desta semana, a conselho da médica; mas no passado, como expliquei acima, usava o difusor de feromonios em conjunto com um periodo em que tambem lhe dei calmantes.
Para já, nada interferiu, fico um pouco preocupada, porque li também isso das alterações e mudanças, mas nao houve nada significativo para o deixar tão desesperado!
Parece que tem saudades da rua (ele era gatinho de rua ate mais ou menos aos 7meses), e que quer fugir, correr e ter a liberdade toda, sujeitar se aos perigos :(

Obrigada!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 09, 2014 12:46 pm

jaesaetre:

De qualquer forma, houveram mudanças... apesar de considerar que ele se adaptou a elas e após isso tudo seguiu com normalidade... a "nossa normalidade" pode não ser a "normalidade deles, felinos" :wink: basta até que o outro felino residente lhe transmita ansiedade, sabe-se lá porquê(?) Muita coisa passa pela cabecita deles sem que se descubra o enigma... :wink:
Se o gato fosse meu, eu não daria calmantes sem primeiro, pelo menos, umas bioquímicas, mas isso sou "eu"... Um calmante, por muito "bom que seja", que nunca são, tem os seus efeitos secundários, relevantes, a nível dos orgãos internos. E, sem saber como vão, eu não iria por essa solução...
Já agora, os machos não têm cio e o facto de ter sido gato de rua, não pense que é por estar confinado à casa que tem essas alterações. Qualquer gato, desde que não seja feral, de origem, adapta-se à "clausura" dum apartamento, desde que beneficiado com bom trato. Não vá por aí.... :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tfvs
Membro
Registado: sexta mai 16, 2014 8:05 am

quarta jul 09, 2014 1:37 pm

Ola!

O meu gato andou assim durante uns 4/5 meses, a miar intensivamente (principalmente de noite, ao ponto de não dormirmos) até descobrirmos como lidar com isto. Também usei feliway e não ajudou nesta situação. Ele é castrado, por isso também não se punha a questão de estar com vontade de sair de casa para ir procriar.
Descobrimos que havia um gato/a (ainda hoje aparece por aqui) nas redondezas e que isso causava uma reacção no Beethoven. Ele ia para a janela e "chamava" pelo outro gato. Experimente estar com atenção, a ver se vê gatos ou outros animais (mesmo ao longe!).
O que nos começamos a fazer, depois de falar com a vet e com uma comportamentalista foi cerca de 1h antes de ir para a cama de noite brincar com ele cerca de 20 minutos (menos ou mais, até ele estar a ofegar ou sem vontade de brincar mais) com brinquedos interactivos (eu usava flying frenzy, o Beethoven ficava doidinho), depois deixa-lo apanhar a presa e finalmente alimenta-lo. Depois desta actividade ele lambia-se e ia dormir. Ao final de 15 dias disto deixou de miar (é bastante importante ser diário). Na altura tanto a vet como a comportamentalista me disseram que esta "terapia" da brincadeira serve para vários casos.
Passados 3 meses depois disto arranjamos-lhe um companheiro e agora quando o outro gato aparece la fora, nem lhe liga.
Continuo a brincar com os dois de noite quando vejo que estão com mais energia.
Tente, talvez ajude como ajudou o meu. De qualquer forma concordo com a Leo, tente arranjar uma segunda opinião (o miado excessivo pode ser indicador de uma doença) e não lhe dê calmantes a menos que seja estritamente necessário.
Responder

Voltar para “Gatos”