Cães e a praia.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta jul 10, 2014 9:08 pm

levar o cão à praia de manhã cedo ou ao cair da noite acho muito positivo.
com trela antes de haver gente ou depois de as pessoas terem ido para casa.

como passeio, para andar na brincadeira acho que sim.
se for para estar parado num local durante o dia, já estou como a kitten, não me parece bom para o animal.

até porque os cães não transpiram e o calor, mesmo que estejam na sombra é-lhes sempre mau de suportar.
se forem cães escuros então bem pior, ficam mesmo a fervar.
as almofadas das patinhas na areia a escaldar também provocam desconforto.

estar parado na praia é muito mau para um cão. além de que em zona balnear é interdito.

já uma relva fresquinha é outra conversa ;)
An ye harm none, do what ye will
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta jul 10, 2014 9:09 pm

levar o cão à praia de manhã cedo ou ao cair da noite acho muito positivo.
com trela antes de haver gente ou depois de as pessoas terem ido para casa.

como passeio, para andar na brincadeira acho que sim.
se for para estar parado num local durante o dia, já estou como a kitten, não me parece bom para o animal.

até porque os cães não transpiram e o calor, mesmo que estejam na sombra é-lhes sempre mau de suportar.
se forem cães escuros então bem pior, ficam mesmo a ferver.
as almofadas das patinhas na areia a escaldar também provoca desconforto.

estar parado na praia é muito mau para um cão. além de que em zona balnear é interdito.

já uma relva fresquinha é outra conversa ;)
An ye harm none, do what ye will
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quinta jul 10, 2014 9:20 pm

kitttten Escreveu:Ah é? Pois, eu já não sou assim, é que além de gostar de estar em sossego, também tenho direito a isso, entendo que o calor na praia não faz bem a cão nenhum, nem às minhas nem a nenhum.
Também mal era se fossemos todos iguais e se pensássemos da mesma maneira.

Também eu gosto de sossego e não prescindo dele, e acredite que tenho sossego quando quero :wink: e também não perturbo o sossego de ninguém por ir com o cão para a praia, garanto.

Quanto ao calor .. esta nova moda de ir para a praia tostar ao sol porque está calor (e é mais quente) tem que se lhe diga. Antigamente as pessoas das aldeias mais interiores iam para as praias a banhos (balnear) precisamente porque na praia era mais fresco (e regra geral não é que é mesmo?! Então nas praias do litoral nem se fala, então com nortada...).
Lhe garanto que num dia em que estejam 31º a 20km do mar litoral, a probabilidade de estarem 25º na praia é extremamente elevada.
Dizer que o calor da praia não faz bem a cão nenhum é a mesma coisa que dizer que o verão não faz bem a nenhum cão, pois eles levam com calor em todo o lado. A não ser que estejam enfiados em casa (e mesmo assim depende da casa, há casa no verão que são mais quentes que o exterior, algumas da serra da estrela por exemplo).
Coitados dos cães que vivem em Beja, que é considerado o distrito mais quente de Portugal, ou em Bragança onde no inverno é um frio tremendo e no verão calor extremo...

E um outro pormenor da praia: água não falta veja la. O animal só tem calor se quiser ou o dono o privar de ir à água.

À parte disto está, claro está, o civismo, respeito e maneira de estar de cada dono. Isso já são outros 500.
Estar parado um dia inteiro também é outra história.

Eu como vivo num país onde o que não falta são praias onde posso andar descansado e o patudo pode andar à vontade, penso assim.

Opa deixo é de ver as babes de bikini, mas não é grave .. volta e meia aparecem umas sem ele que até gostam de fazer umas festinhas ao animal
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quinta jul 10, 2014 9:39 pm

Na zona de Lisboa não existem muitas praias para levar o cão.

Ao longo do paredão de Oeiras à várias "sítios" e não praias onde se pode levar o cão dar um mergulho e estar um momento a apanhar sol mas, esquece essa ideia do chapéu de sol. É rocha.

Há a praia pequena em Sintra e ao lado da praia do Magoito mas, o acesso é manhoso e o nadador salvador não deixa passar com o cão na zona concessionada.

A praia das Maças à um mês não estava concessionada. Não sei com está agora.

Costa da caparica, entre praias.

Portinho da Arrábida ou algumas praias mais pequenas no Meco.
No portinho não se pode mas, se não incomodar ninguém e ficares num canto da praia.

Se não houver possibilidade de o cão ir à água, acho que não vale a pena ir. E o próprio cão se farta de estar sempre no mesmo sitio.
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

quinta jul 10, 2014 9:47 pm

dreamdog Escreveu:
kitttten Escreveu:E qual é o interesse de levar um cão para a praia?
E qual é o problema :o

Vou reformular ..

Eu tenho extremo interesse em levar o meu patudo de 30 e tal Kg para a praia.
Amo profundamente comer areia a toda a hora das buraqueiras que ele teima em abrir, bem como o trabalho que tenho para voltar a tapa-las para ele voltar a abrir para eu voltar a tapar, num ciclo infinito e vicioso que só tem fim aquando de vir embora.
Também amo profundamente quando estou naquela fase de fritar ao sol num dia ventosos e ele se chega à minha beira, literalmente junto a mim (com tanta praia livre) e se sacode de modo a que eu tome um belo banho de agua fria e areia à mistura (no inverno então é adorável).
Também gosto quando lhe dá os 5 minutos de correr que nem um desalmado, claro está, de preferência quando eu estou deitado e se puder saltar por cima de mim e encher-me de areia, melhor ainda.
Depois interesso-me por ser obrigado a aspirar o carro no final do dia por causa da areia deixada nos resguardos por ele.
Também tenho interesse no belo cheiro a cão molhado que fica no carro enquanto se vem para casa e nos dias seguintes se não limpar o veiculo.
Para finalizar gosto muito que o ter que lavar novamente quando chego a casa para tirar o sal do pêlo.

No meio de tanto interesse pessoal, quem tem mesmo interesse é o patudo que adora ir e estar na praia(como adora ira a qualquer outro lugar imaginável)... eu só vou como humano responsável por ele
E eu tenho interesse em levar o meu pequenito à praia e desejava, mas desejava mesmo de ter pelo menos um dia assim :wink: e estou muito curiosa de saber como é que ele vai reagir por ver tanta areia para dar cambalhotas. É momento para se dizer "deixem os cães ser cães!". Eu achei um magnífico retrato e invejo-lhe cada acção dita.
<p><strong>Susana Santos</strong></p>
<p><strong>Informe-se e questione muito antes de adquirir um animal, &eacute; fundamental! </strong></p>
<p><strong>"A dog is the only thing on earth that loves you more than he loves himself." Josh Billings </strong></p>
dreamdog
Membro Veterano

quinta jul 10, 2014 10:02 pm

Susana94 o que eu escrevo é agradável (lá está, dependendo do ponto de vista) e divertido. Mas não deixa de ter os dois lados da moeda.

Costumo dizer que quem corre por gosto não cansa, e eu não me canso de aturar o meu cão nem de alterar rotinas por causa dele

E entendo um pouco o que a kitttten quer dizer. Eu ir para a praia com o meu cão fazer praia é praticamente impossível, pelo menos da forma que as pessoas estão habituadas (estar ali a apanhar uns banhos de sol, ir ao mar e tal e coisa, desfrutar do ambiente, ir com um grupo de amigos, jogar umas raquetes, ler um livrinho etc) eu vou à praia com o cão, não vou para "fazer praia" embora agora no verão seja crente para tentar sabendo o resultado desastroso que é para mim.

Mas sim, acho que qualquer dono de um patudo devia passar uma tarde com o animal na praia se houver condições e possibilidade :)
sarinhasc
Membro
Registado: sexta dez 06, 2013 10:09 pm

quinta jul 10, 2014 10:03 pm

Ao lado da praia da Lagoa de Albufeira há uma zona de pesca e é para onde eu e os meus tios vamos com os nossos cães. Agora, não é de todo a melhor zona para se tomar banho. Como temos meios vamos também para a outra margem que é bastante boa para se levar os caninos. É bastante extensa e por falta de meios para lá se chegar está sempre vazia.
Susana94
Membro Veterano
Bart(Bichon Maltês)

quinta jul 10, 2014 10:04 pm

Em relação ao calor na praia...eu vivo em Aveiro, e o clima é muito mas mesmo muito húmido, e no verão já pude presenciar muitas vezes nevoeiro nas praias das 10h às 15h, quando a 16 km de raio da praia estava um céu azulão e um esturro. Isto para dizer que muitas vezes se eu estiver debaixo do guarda sol com supostos 30°C passo imenso frio e junto à beira mar também se nota um friozinho na pele. Nestas alturas não vejo mal nenhum em levar o animal de estimação. Entretanto dá-se uma corridinha à beira mar para o cansar e depois dorme mais uma horita e o sol já não está tão forte e já se pode brincar à vontade com o cachorro na praia
<p><strong>Informe-se e questione muito antes de adquirir um animal, &eacute; fundamental! </strong></p>
<p><strong>"A dog is the only thing on earth that loves you more than he loves himself." Josh Billings </strong></p>
Susana94
Membro Veterano
Bart(Bichon Maltês)

quinta jul 10, 2014 10:14 pm

dreamdog Escreveu:Susana94 o que eu escrevo é agradável (lá está, dependendo do ponto de vista) e divertido. Mas não deixa de ter os dois lados da moeda.

Costumo dizer que quem corre por gosto não cansa, e eu não me canso de aturar o meu cão nem de alterar rotinas por causa dele

E entendo um pouco o que a kitttten quer dizer. Eu ir para a praia com o meu cão fazer praia é praticamente impossível, pelo menos da forma que as pessoas estão habituadas (estar ali a apanhar uns banhos de sol, ir ao mar e tal e coisa, desfrutar do ambiente, ir com um grupo de amigos, jogar umas raquetes, ler um livrinho etc) eu vou à praia com o cão, não vou para "fazer praia" embora agora no verão seja crente para tentar sabendo o resultado desastroso que é para mim.

Mas sim, acho que qualquer dono de um patudo devia passar uma tarde com o animal na praia se houver condições e possibilidade :)
Concordo. Isto varia de acordo com a personalidade de cada um. Há quem prefira estar sossegado(a) o tempo todo, já eu prefiro manter-me ocupada activamente e com quem gosto! Eu beneficio e o cachorro também porque não está sozinho em casa. Eu acho graça às pessoas que estão numa praia, e uma dessas pessoas é-me bem próxima, que levam as crianças para a praia e passado um pouco dizem "JÁ É SÓ AREIA NA TOALHA! Ainda agora a estendi!", se as pessoas vão para uma praia é claro que há areia :lol: há depois quem tenha paciência para levar com a areia e há quem não tenha...portanto lá está, há quem veja interesse em levar o companheiro de 4 patas e quem não tenha. É perfeitamente normal. Não somos todos iguais, é verdade.
Na minha região existem imensas praias não vigiadas, portanto tenho essa sorte ..
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta jul 11, 2014 8:39 am

Não gosto de levar os meus cães para a praia nas horas de maior calor. há demasiada gente, muita picuinhice, crianças que veem a correr pra se mandar para cima dos meus cães, bolas que eles ficam desertos para perseguir, etc... e isto já para não falar do calor excessivo que se faz sentir!

Gosto muito mais de aproveitar um dia de praia sossegada, e depois levá-lo pertinho do fim do dia ou mesmo levá-los à praia fora da época balnear!

Mas se for ao rio levo-os, principalmente porque vamos sempre para sitios com pouca gente!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
susatainha
Registado: sexta jul 11, 2014 10:33 am

sexta jul 11, 2014 10:44 am

Sem dúvida. Cães e praia não combinam. A não ser em praias vazias...
dreamdog
Membro Veterano

sexta jul 11, 2014 12:45 pm

Susana94 Aí na zona de Aveiro o que não falta são Km's de praias desertas. Então desde Mira até ao Gaia é só parar o carro na estrada e caminhar 5/10 min para estarmos com um espaço gigantesco só para nós, sem falar na ria que tb tem sempre algum buraquinho para andar com ele.
Também há por ai umas praias concessionadas em que dá para levar o patudo e estar, por exemplo, na esplanada no meio da areia à sombrinha a comer uns tremoços e beber uma cervejinha, com direito a taça de água para o cão e tudo :D

Quanto ao calor, ainda à coisa de um mês saí de Lamego e o carro à sombra marcava 28/29º, um calor que não se podia e fui directo a Ílhavo, ao Jardim Oudinot. Ora .. la, perto do mar, encontrei um vento que não se podia, céu enublado que mal se via o sol e o carro já marcava 23/24º.

Apanhar dias de calor extremo nessas zonas é complicado lol então na época balnear acho mesmo muito complicado .. A não ser que esteja vento de sul ou offshore. Não é impossível, mas é complicado ahah

Mas sim, até a mim me mete confusão, por exemplo no Algarve numa praia onde quase não existe espaço para meter uma toalha, estar sempre alguém com um 'porta-chaves' o dia todo preso ao chapéu de sol a faladrar e a atirar-se a quem passa cheio de stress acumulado. É claro que não me imagino a ir para uma praia nesta situação com o meu patudo.
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sexta jul 11, 2014 1:06 pm

a minha se eu a quiser levar a praia nesse calor manda-me ir a mim, deita-se e n se levanta ao fim de 5min :lol:
resultado como eu tmb n gosto de torrar ao sol uns dias são para mim outros são para ela. com ela vou até ao rio só msm dps das 5hrs onde n anda ninguém pq aquilo ta em obras e a areia esta cheia daquelas ervas, só tem areal na maré baixa e quando eu quero fazer praia vou para o mar onde gosto tmb de ter o meu sossego e n ia ficar descansada em deixar a minha cadela na areia e eu ir até a agua pq eu n sou nada de torrar ao sol por isso estou quase sempre metida na agua já ela n é grande amante de levar com as ondas no focinho por isso n me faz companhia na agua, acho que nem que me estivesse a afogar ela me vinha ajudar :roll:
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
Susana94
Membro Veterano
Bart(Bichon Maltês)

sexta jul 11, 2014 1:13 pm

dreamdog Escreveu:Susana94 Aí na zona de Aveiro o que não falta são Km's de praias desertas. Então desde Mira até ao Gaia é só parar o carro na estrada e caminhar 5/10 min para estarmos com um espaço gigantesco só para nós, sem falar na ria que tb tem sempre algum buraquinho para andar com ele.
Também há por ai umas praias concessionadas em que dá para levar o patudo e estar, por exemplo, na esplanada no meio da areia à sombrinha a comer uns tremoços e beber uma cervejinha, com direito a taça de água para o cão e tudo :D

Quanto ao calor, ainda à coisa de um mês saí de Lamego e o carro à sombra marcava 28/29º, um calor que não se podia e fui directo a Ílhavo, ao Jardim Oudinot. Ora .. la, perto do mar, encontrei um vento que não se podia, céu enublado que mal se via o sol e o carro já marcava 23/24º.

Apanhar dias de calor extremo nessas zonas é complicado lol então na época balnear acho mesmo muito complicado .. A não ser que esteja vento de sul ou offshore. Não é impossível, mas é complicado ahah

Mas sim, até a mim me mete confusão, por exemplo no Algarve numa praia onde quase não existe espaço para meter uma toalha, estar sempre alguém com um 'porta-chaves' o dia todo preso ao chapéu de sol a faladrar e a atirar-se a quem passa cheio de stress acumulado. É claro que não me imagino a ir para uma praia nesta situação com o meu patudo.
Vejo que conhece bem a zona :wink: ehehe e é exactamente assim! Já tive oportunidade de levar o meu pequenote a muitas esplanadas e com direito a tacinha de água e de comida hahah e não é que se portou lindamente?
Eu realmente também já fui ao Algarve e o clima lá não tem mesmo nada a ver com o de Aveiro, e as praias lá estão sempre atafulhadas de gente e também sou contra os cães estarem um dia inteiro "atrelados" a um guarda sol, naturalmente.
dreamdog
Membro Veterano

sexta jul 11, 2014 1:34 pm

Susana .. conheço porque, apesar de estar longe, sou natural de "perto" de Aveiro e sempre frequentei toda essa parte da costa desde que me lembro ;) Amanha devo ir até à reserva de S.jacinto com o patudo, a ver se como um bocado de areia que estou a precisar. :lol:
Responder

Voltar para “Cães”