Vegetarianismo

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quinta jul 10, 2014 1:35 am

E sou da opinião de que o que traz mais sofrimento aos animais de produção não é o facto de terem de morrer para nós os ingerirmos mas sim o processo pelo qual passam até aí.

Daí ter referido o facto de sermos os únicos a criar animais para nos alimentarmos, apesar de não sermos os únicos que os matam para esse fim.
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta jul 10, 2014 7:11 pm

Mas somos os únicos animais que criam outros com o propósito de os comer ou de comer os produtos deles.
na natureza acha que acontece o quê? Porque acha que existem animais presas e predadores?
E sou da opinião de que o que traz mais sofrimento aos animais de produção não é o facto de terem de morrer para nós os ingerirmos mas sim o processo pelo qual passam até aí.
Sim porque o que são testes científicos/cosméticos de meses e anos comparados com isso? O que é um animal ser esfolado vivo e ainda sobreviver um pedaço comparado com a morte rápida que tem num matadouro?
Eu continuo a achar que o não comer carne é a nossa parte emocional a reagir ao que vemos e sentimos mais rapidamente.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta jul 10, 2014 9:09 pm

Se deixássemos de matar para comer seres sencientes, e apenas isso, já faria uma enorme diferença. Não vejo mal em comer ovos de galinhas e patas e peruas, desde que criadas em condições, da mesma forma que não há problema algum em beber leite e comer os seus derivados, se tivermos acesso a gado. O meu avô era pastor de cabras e sempre houve leite disponível, e nenhum cabrito passou fome nem foi separado da mãe.

A verdade é que consumimos muito mais do que precisamos, sejam animais ou vegetais. Não precisamos de tanto, nem tanta variedade. Decretar o fim do consumo de carne extinguiria a população das regiões mais frias do planeta. Basicamente, teriamos de regressar a um estado semiprimitivo. Nem o Dalai Lama é estritamente vegano - fora da Índia, aceita o que lhe dão. Não estou a ver a sociedade capitalista a abdicar dos seus confortos e luxos...

Por mim, tenho fases omnívoras, outras em que ganho aversão à carne. E chego a comer coisas que não gosto, apenas porque o corpo me pede. Se tenciono comer cadáveres, então faço questão de que a morte do animal tenha valido a pena: cozinho-a o melhor possível, e comer sem desperdícios é uma homenagem ao animal que perdeu a vida para que eu possa alimentar-me com prazer. Entretanto, já alguns animais (saborosos, diga-se...) deixaram de fazer parte da minha ementa: polvo e coelho. É provável que outros entrem na lista. Apesar de tudo, e posta numa situação em que o único alimento disponível fosse carne, e a minha vida dependesse de me alimentar, até pessoas marchavam! A fome e o cérebro incomum tornaram-nos predadores eficientes. As circunstâncias também.

Faço o que me parece certo e respeito quem tem outras opções, mesmo que não concorde. Pelo menos, procuro fazer a minha parte.
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta jul 11, 2014 2:58 am

sxmota Escreveu:Se deixássemos de matar para comer seres sencientes, e apenas isso, já faria uma enorme diferença. Não vejo mal em comer ovos de galinhas e patas e peruas, desde que criadas em condições, da mesma forma que não há problema algum em beber leite e comer os seus derivados, se tivermos acesso a gado. O meu avô era pastor de cabras e sempre houve leite disponível, e nenhum cabrito passou fome nem foi separado da mãe.

A verdade é que consumimos muito mais do que precisamos, sejam animais ou vegetais. Não precisamos de tanto, nem tanta variedade. Decretar o fim do consumo de carne extinguiria a população das regiões mais frias do planeta. Basicamente, teriamos de regressar a um estado semiprimitivo. Nem o Dalai Lama é estritamente vegano - fora da Índia, aceita o que lhe dão. Não estou a ver a sociedade capitalista a abdicar dos seus confortos e luxos...

Por mim, tenho fases omnívoras, outras em que ganho aversão à carne. E chego a comer coisas que não gosto, apenas porque o corpo me pede. Se tenciono comer cadáveres, então faço questão de que a morte do animal tenha valido a pena: cozinho-a o melhor possível, e comer sem desperdícios é uma homenagem ao animal que perdeu a vida para que eu possa alimentar-me com prazer. Entretanto, já alguns animais (saborosos, diga-se...) deixaram de fazer parte da minha ementa: polvo e coelho. É provável que outros entrem na lista. Apesar de tudo, e posta numa situação em que o único alimento disponível fosse carne, e a minha vida dependesse de me alimentar, até pessoas marchavam! A fome e o cérebro incomum tornaram-nos predadores eficientes. As circunstâncias também.

Faço o que me parece certo e respeito quem tem outras opções, mesmo que não concorde. Pelo menos, procuro fazer a minha parte.
bom raciocíno :wink:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
EmysOrbicularis
Membro
Mensagens: 123
Registado: quinta mar 06, 2003 8:54 pm

sexta jul 11, 2014 12:41 pm

http://earthlings.com/
viewer discretion is advised.
Apenas para quem percebe Inglês, é um pouco forte, mas útil para quem tem duvidas se os animais sofrem...
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta jul 11, 2014 1:02 pm

EmysOrbicularis Escreveu:http://earthlings.com/
viewer discretion is advised.
Apenas para quem percebe Inglês, é um pouco forte, mas útil para quem tem duvidas se os animais sofrem...
já o vi. Aliás já devo ter visto todos os documentários sobre sofrimento animal/planeta que existem. Também já li o «libertação animal» do senhor Peter Singer, bem como «Ética Prática» e outra carrada de livros sobre animais/planeta/consciência, etc. Foi com base nisso e bastante convivência com pessoas vegetarianas/veganas que fui formulando a minha opinião e maneira de ver o mundo e os animais.
Continuo a achar que o não comer carne é acima de tudo emocional, e curiosamente fez-me muita mais confusão ver o «Plastic Bay», onde há literalmente uma ilha de plástico «assasina», causada por muito vegetariano que acha que basta parar de comer carne para fazerem a parte deles na diminuição do sofrimento animal.
O Earthlings embora esteja muito bem realizado, é extremo, na medida em que metralha as pessoas com tudo que de mal acontece aos animais em curto espaço de tempo, acabando por manipular a nossa consciênci e sobretudo as nossas emoções, e fazendo-nos pensar de forma extremista, o que não é nem fisica nem mentalmente saudável.
PS: O documentário existe de forma gratuita e legendado, basta descarregar e procurar legendas.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
EmysOrbicularis
Membro
Mensagens: 123
Registado: quinta mar 06, 2003 8:54 pm

sexta jul 11, 2014 1:13 pm

Charlie2 Escreveu:«Plastic Bay»
Onde posso ver?
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta jul 11, 2014 8:46 pm

EmysOrbicularis Escreveu:
Charlie2 Escreveu:«Plastic Bay»
Onde posso ver?
eu saquei-o no torrentz. Não é muito conhecido, não é uma grande produção, e enganei-me no título, é «plastic paradise»:

http://www.imdb.com/title/tt2277946/?ref_=nv_sr_2
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sexta jul 11, 2014 10:15 pm

Falei apenas de animais de produção pois era sobre isso que se discutia. Sobre o sofrimento animal relacionado com a sua produção para consumo. Não afirmei em momento algum que era um sofrimento superior àquele a que se refere.

Acredito que todos os motivos relacionados com o sofrimento animal são dignos de reflexão. Mesmo admitindo que a dimensão de uns é maior do que a de outros.
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sábado jul 12, 2014 10:47 am

joana_boris Escreveu:Falei apenas de animais de produção pois era sobre isso que se discutia. Sobre o sofrimento animal relacionado com a sua produção para consumo. Não afirmei em momento algum que era um sofrimento superior àquele a que se refere.

Acredito que todos os motivos relacionados com o sofrimento animal são dignos de reflexão. Mesmo admitindo que a dimensão de uns é maior do que a de outros.
Joana, peço desculpa s enão me fiz entender, mas acho que está tudo ligado. Uma pessoa não pode deixar de come carne a dormir de consciência tranquila, daí que eu ache que se chega a extremos muito pouco saudáveis na busca do bem estar animal, da mesma forma que não se faz uma coisa (ex, deixcxar de comer carne) e depois se compensa com uma carrada de outras para tentar encobrir a frustração da primeira.
Continuo a achar que a resposta está no equilíbrio, E acima de tudo, no respeito pelo próximo, ande em duas ou quatro patas.
Se há coisa que me tira um pouco do sério com os vegetarianos/vegans, é aquele falos moralismo e prepotência, que os leva a colocar a vida animal acima das humanas, e assim esquecer a compreensão, respeito e compaixão mútuas que são fundamentais para o correcto funcionamento do ser humano individual e em comunidade.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado jul 12, 2014 12:46 pm

Charlie2 Escreveu:
joana_boris Escreveu:Falei apenas de animais de produção pois era sobre isso que se discutia. Sobre o sofrimento animal relacionado com a sua produção para consumo. Não afirmei em momento algum que era um sofrimento superior àquele a que se refere.

Acredito que todos os motivos relacionados com o sofrimento animal são dignos de reflexão. Mesmo admitindo que a dimensão de uns é maior do que a de outros.
Joana, peço desculpa s enão me fiz entender, mas acho que está tudo ligado. Uma pessoa não pode deixar de come carne a dormir de consciência tranquila, daí que eu ache que se chega a extremos muito pouco saudáveis na busca do bem estar animal, da mesma forma que não se faz uma coisa (ex, deixcxar de comer carne) e depois se compensa com uma carrada de outras para tentar encobrir a frustração da primeira.
Continuo a achar que a resposta está no equilíbrio, E acima de tudo, no respeito pelo próximo, ande em duas ou quatro patas.
Se há coisa que me tira um pouco do sério com os vegetarianos/vegans, é aquele falos moralismo e prepotência, que os leva a colocar a vida animal acima das humanas, e assim esquecer a compreensão, respeito e compaixão mútuas que são fundamentais para o correcto funcionamento do ser humano individual e em comunidade.
Estava apenas a enfatizar o porquê de só me ter referido aos animais para consumo, pois não acredito de forma nenhuma que seja medida suficiente para podermos lavar as mãos de tudo o resto. Estou 100% de acordo com o que diz :wink:
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sábado jul 12, 2014 3:17 pm

joana_boris Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
joana_boris Escreveu:Falei apenas de animais de produção pois era sobre isso que se discutia. Sobre o sofrimento animal relacionado com a sua produção para consumo. Não afirmei em momento algum que era um sofrimento superior àquele a que se refere.

Acredito que todos os motivos relacionados com o sofrimento animal são dignos de reflexão. Mesmo admitindo que a dimensão de uns é maior do que a de outros.
Joana, peço desculpa s enão me fiz entender, mas acho que está tudo ligado. Uma pessoa não pode deixar de come carne a dormir de consciência tranquila, daí que eu ache que se chega a extremos muito pouco saudáveis na busca do bem estar animal, da mesma forma que não se faz uma coisa (ex, deixcxar de comer carne) e depois se compensa com uma carrada de outras para tentar encobrir a frustração da primeira.
Continuo a achar que a resposta está no equilíbrio, E acima de tudo, no respeito pelo próximo, ande em duas ou quatro patas.
Se há coisa que me tira um pouco do sério com os vegetarianos/vegans, é aquele falos moralismo e prepotência, que os leva a colocar a vida animal acima das humanas, e assim esquecer a compreensão, respeito e compaixão mútuas que são fundamentais para o correcto funcionamento do ser humano individual e em comunidade.
Estava apenas a enfatizar o porquê de só me ter referido aos animais para consumo, pois não acredito de forma nenhuma que seja medida suficiente para podermos lavar as mãos de tudo o resto. Estou 100% de acordo com o que diz :wink:
ainda bem, e ainda bem que conseguiu compreender o que eu escrevi, porque saí logo de seguida e agora apercebi-me que está aí uma dislexia teclada que até faz impressão :lol:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Saturnny
Membro Veterano
Mensagens: 276
Registado: sexta jun 07, 2019 12:15 pm

quinta ago 06, 2020 12:05 pm

Chers amis, si vous avez vraiment besoin de trouver un bon endroit où vous pourriez rencontrer des filles, alors je vous conseillerais d'essayer d'attirer votre attention ici , essayez-le et vous, je suis sûr que vous réussirez
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”