Passeios com trela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado jul 19, 2014 5:45 pm

Criei o tópico só mesmo por curiosidade..

O que consideram ser um passeio correto à trela, como acham que o cão se deve comportar, o que é para vocês um cão que passeia bem à trela?

Por exemplo acham que o cão tem de ir sempre atrás do dono ou é indiferente? O cão pode parar para cheirar ou só pode estar "à vontade" quando vocês "autorizam? coisas destas

Como passeiam os vossos cães e como acham que seria o "ideal"?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
rpoeiras
Membro
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm

sábado jul 19, 2014 7:07 pm

Olá maraya,
Boa tarde! :wink:
maraya Escreveu: O que consideram ser um passeio correto à trela, como acham que o cão se deve comportar, o que é para vocês um cão que passeia bem à trela?
O que considero um passeio correto à trela, basta não ir a puxar!
maraya Escreveu: Por exemplo acham que o cão tem de ir sempre atrás do dono ou é indiferente?
Para mim, é me indiferente, ligeiramente atrás, ao lado ou ligeiramente á frente, desde que seja calmo!
maraya Escreveu: O cão pode parar para cheirar ou só pode estar "à vontade" quando vocês "autorizam?
Os meus cães tem sitios especificos para estar "nesse à vontade" de poderem cheirar! Durante a caminhada até ao destino não param para nada!
maraya Escreveu: Como passeiam os vossos cães e como acham que seria o "ideal"?
O ideal para os meus cães é como eu faço, para todos os outros casos, só me faz aflição os que vão a puxar como se tivesse a ganhar uma corrida de trenó! :lol:
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado jul 19, 2014 7:43 pm

Desde que não puxem, para mim está tudo bem. Não gosto que andem à frente e não permito.

E acho que eles sabem quando é para cheirarem e andarem um bocado mais à balda. Tem que ver com a forma como seguro a trela e como ando. Acho eu.
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

domingo jul 20, 2014 9:59 am

Sem puxar, mantendo sempre uma distancia máxima do dono e obedecendo quando é dado um comando.

Se vai à frente ou atrás, junto ou a 10 metros, não me interessa. O que é importante para mim é que esteja atento a quem o passeia, controle a distância e cumpra um comando quando é necessário.

Quanto ao puxar, ainda não consegui controlar quando sente o cheiro de coelhos ou de outros animais que não conhece.
Quanto à distância, ele controla mas, às vezes esquece-se. Tudo depende do tipo de cheiro.
Quanto aos comandos, cumpre 90% dos casos. O problema é quando passa "algo" a correr e lá se ativa o instinto de caçador.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

domingo jul 20, 2014 10:19 am

rpoeiras Escreveu:Olá maraya,
maraya Escreveu: O que consideram ser um passeio correto à trela, como acham que o cão se deve comportar, o que é para vocês um cão que passeia bem à trela?

(...)

O ideal para os meus cães é como eu faço, para todos os outros casos, só me faz aflição os que vão a puxar como se tivesse a ganhar uma corrida de trenó! :lol:
completamente. cães que passeiam os donos é mesmo uma aflição.

de resto, o bicho deve poder desfrutar da caminhada, ver , cheirar, apanhar ar nas orelhas 8) ... senão também se perde o conceito de passseio penso.

gosto de caminhar, não marchar, com as minhas cadelas.
basta que não puxem é isso mesmo.
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Supercaixa
Registado: domingo jul 20, 2014 12:12 pm

domingo jul 20, 2014 12:16 pm

WaterMonitor Escreveu:Desde que não puxem, para mim está tudo bem. Não gosto que andem à frente e não permito.

E acho que eles sabem quando é para cheirarem e andarem um bocado mais à balda. Tem que ver com a forma como seguro a trela e como ando. Acho eu.
Credo. Não permite que lhe passem à frente? :) Nossa. Há pessoas que deviam ser proibidas de terem animais.
Última edição por Supercaixa em domingo jul 20, 2014 2:13 pm, editado 1 vez no total.
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

domingo jul 20, 2014 12:46 pm

São opções eu por exemplo o meu cão não sai nem entra de casa 1º do que eu, com trela não gosto que ele puxe e normalmente não puxa a não ser em alturas que esteja mais excitado com muita gente ou cães á volta.
Supercaixa

domingo jul 20, 2014 12:58 pm

icecosta Escreveu:São opções eu por exemplo o meu cão não sai nem entra de casa 1º do que eu, com trela não gosto que ele puxe e normalmente não puxa a não ser em alturas que esteja mais excitado com muita gente ou cães á volta.
Sério? Há animais que são mesmo tratados como bichos heheheheehehheheeh Isto faz-me lembrar o planeta dos macacos lol. Vou ver amanhã! LOL
Eu realmente devo ter uma relação bué especial com os meus dogs.... Porque na existe nada desses stresses. :)
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo jul 20, 2014 2:21 pm

Para mim tudo depende da intenção do passeio. Se a intenção for um destino especifico aí não permito que andem de nariz no chão têm quer andar ao meu ritmo e sempre ao meu lado, não atrás, se for unicamente para passear sem destino aí podem cheirar.

Puxar é claro que não excepto se for para uma corrida de trenós
8)
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Supercaixa

domingo jul 20, 2014 2:31 pm

Acho super stressante ter um cão ao qual se tem de estar sempre a mostrar quem manda.... Acho que não conseguia.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo jul 20, 2014 2:36 pm

pois, imagino que deva ser ...

Já deu banho ao acanichado?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

domingo jul 20, 2014 2:58 pm

Supercaixa Escreveu:Acho super stressante ter um cão ao qual se tem de estar sempre a mostrar quem manda.... Acho que não conseguia.
Não é preciso estar sempre a mostrar, eles aprendem depressa.
Um cão tem de ter limites e disciplina, para viver dentro de uma casa.
E esses stresses como lhes chama são muitas vezes a diferença entre a vida e a morte para um cão.
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

domingo jul 20, 2014 3:47 pm

Netherwing Escreveu:
rpoeiras Escreveu:Olá maraya,

(...)

completamente. cães que passeiam os donos é mesmo uma aflição.

de resto, o bicho deve poder desfrutar da caminhada, ver , cheirar, apanhar ar nas orelhas 8) ... senão também se perde o conceito de passseio penso.

gosto de caminhar, não marchar, com as minhas cadelas.
basta que não puxem é isso mesmo.
depende dos casos...as vezes sabe bem quando tou mais cansada e digo sasha puxa a dona isto para subir umas rampas...aí n me importo nada que ela me puxe :lol: :lol: :lol:
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

domingo jul 20, 2014 3:48 pm

Não me importo com algum nível de excitação durante e principalmente antes do passeio, pois para mim é um momento de relaxar das duas.

A minha cadela vive num pátio mas vem dentro de casa. Dentro não gosto de comportamentos de grande excitação. Ela sabe que não é para andar a correr e a saltar dentro de casa, normalmente dorme nos nossos pés o tempo todo. Então o passeio é um momento para isso mesmo.

Quando digo "vamos à rua" não me importo que demonstre a excitação natural. Deixo-a levar a trela na boca até ao portão (normalmente vai a correr). Quando lhe ponho a trela volta a diminuir o nível de excitação, pois não gosto de ser arrastada. Vai sempre ao meu lado e não me importo que cheire aqui e ali, embora ela não seja normalmente muito "chata" com isso. Basicamente quando vai com a trela na pescoço gosto que vá calma mas descontraída. E quem decide para onde vamos sou eu, claro.

Quando chegamos ao parque/ringue onde normalmente a solto, então aí é momento para tudo. Deixo-a cheirar à vontade, correr, saltar e fazer todas as macacadas que ela quiser. Levo também uma bola ou disco porque a actividade favorita dela é mesmo trazer os objectos que lhe mandamos.

Chegada a hora de vir embora chamo-a, digo "vamos para casa" e ela vem novamente mais calma para lhe voltar a por a trela.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo jul 20, 2014 6:08 pm

kitttten Escreveu:pois, imagino que deva ser ...

Já deu banho ao acanichado?
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”