Passeios com trela
Moderador: mcerqueira
Sou um rapaz.
Vai ter o efeito contrário porque o cão vai criar resistência muito rapidamente ao mesmo e vai continuar a puxar, com a diferença de que vai ser muito mais desagradável para quem o vai a passear ouvi-lo a sufocar e continuar como se nada fosse. O mal de corrigir fisicamente é que se a correcção for demasiado branda, o cão vai criar resistência (e isto acontece com muita facilidade num cão que passeia normalmente com um desses dispositivos). Se for demasiado intensa, o cão vai por razões óbvias ficar com medo e pode até "bloquear".
Existem também estranguladores com limitador ajustável, mas numa grande maioria das vezes a força que o cão faz é tanta que num passeio curto o limitador move-se e acaba por não ter o efeito pretendido.
Embora não esteja directamente relacionado, aconselho a leitura deste artigo:
http://caosciencia.blogspot.pt/2009/04/ ... m-faz.html
Eu, falando por experiência própria, aconselho sempre aquele peitoral que referi anteriormente.
Não resolve miraculosamente o "problema" (na mesma medida em que miraculosamente não há nada que o faça) mas torna mais simples a extinção do mesmo em conjunto com algum condicionamento, de preferência positivo.
Vai ter o efeito contrário porque o cão vai criar resistência muito rapidamente ao mesmo e vai continuar a puxar, com a diferença de que vai ser muito mais desagradável para quem o vai a passear ouvi-lo a sufocar e continuar como se nada fosse. O mal de corrigir fisicamente é que se a correcção for demasiado branda, o cão vai criar resistência (e isto acontece com muita facilidade num cão que passeia normalmente com um desses dispositivos). Se for demasiado intensa, o cão vai por razões óbvias ficar com medo e pode até "bloquear".
Existem também estranguladores com limitador ajustável, mas numa grande maioria das vezes a força que o cão faz é tanta que num passeio curto o limitador move-se e acaba por não ter o efeito pretendido.
Eu, falando por experiência própria, aconselho sempre aquele peitoral que referi anteriormente.
Não resolve miraculosamente o "problema" (na mesma medida em que miraculosamente não há nada que o faça) mas torna mais simples a extinção do mesmo em conjunto com algum condicionamento, de preferência positivo.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm
obg Dogzilla, vou ler atentamente e dar a ler lá em casa... e vou procurar "o passeador"Dogzilla Escreveu:Sou um rapaz.
com sorte e paciência, talvez se resolva

Tem de saber usar a estranguladora, só por si não vai fazer diferença nenhuma, estou sempre a ver cães na rua com a estranguladora e continuam a puxar alem de existir o perigo de asfixiarem não apreendem a andar á trela em condições.
Para treinar o cão com a estranguladora tem de estar constantemente atento ao cão assim que ele começar a puxar, de lhe um esticão rápido na trela e deixe de fazer pressão logo de seguida, quando ele começar a andar como voce quer, faça uso do reforço positivo.
Mas de todas as alternativas mencionadas anteriormente deixava a estranguladora mesmo só para o caso de mais nada resultar, não acredito grande coisa na eficácia da estranguladora para ensinar a andar á trela.
O meu cão usa uma, mas sempre no modo em que não estrangula ( já veio com ela nunca lha troquei )
O meu cão raramente puxa a trela, quando o faz é pq está demasiado excitado com o que se passa á sua volta, posso dar os puxões que quiser que ele continua a puxar, o que resulta é parar um bocado e acalma-lo.
É preciso ver o que faz o animal puxar, e corrigir isso.
Para treinar o cão com a estranguladora tem de estar constantemente atento ao cão assim que ele começar a puxar, de lhe um esticão rápido na trela e deixe de fazer pressão logo de seguida, quando ele começar a andar como voce quer, faça uso do reforço positivo.
Mas de todas as alternativas mencionadas anteriormente deixava a estranguladora mesmo só para o caso de mais nada resultar, não acredito grande coisa na eficácia da estranguladora para ensinar a andar á trela.
O meu cão usa uma, mas sempre no modo em que não estrangula ( já veio com ela nunca lha troquei )
O meu cão raramente puxa a trela, quando o faz é pq está demasiado excitado com o que se passa á sua volta, posso dar os puxões que quiser que ele continua a puxar, o que resulta é parar um bocado e acalma-lo.
É preciso ver o que faz o animal puxar, e corrigir isso.
Para conseguir o efeito de passear e não puxar, não recomendo estranguladoras. Na minha opinião as estranguladoras só servirão para repreender num determinado momento quando o comportamento não é o desejado. No caso de passear, é algo para durar uns bons minutos e no inicio da aprendizagem quantas vezes a estranguladora vai entrar em ação?
Como foi dito, normalmente ficam indiferentes ou estão tão focados em outra coisa que não se apercebem que se estão estrangular. Quantas se houve donos a dizerem "Como não paras de puxar até te sufocas!" ou algo parecido.
Para além disso, pode criar lesões como o esmagamento da laringe.
Ensina o andar junto com as devidas recompensas.
Treina-o para olhar para ti quando o chamas.
Permite-lhe criar distância aos poucos.
Sempre que puxar, para de andar e mantêm-te no mesmo sitio. Só voltes a andar depois de ele deixar de puxar. Isto tem que ser progressivo e um passo de cada vez (literalmente). No inicio quase não vais conseguir sair de casa.
Como foi dito, normalmente ficam indiferentes ou estão tão focados em outra coisa que não se apercebem que se estão estrangular. Quantas se houve donos a dizerem "Como não paras de puxar até te sufocas!" ou algo parecido.
Para além disso, pode criar lesões como o esmagamento da laringe.
Ensina o andar junto com as devidas recompensas.
Treina-o para olhar para ti quando o chamas.
Permite-lhe criar distância aos poucos.
Sempre que puxar, para de andar e mantêm-te no mesmo sitio. Só voltes a andar depois de ele deixar de puxar. Isto tem que ser progressivo e um passo de cada vez (literalmente). No inicio quase não vais conseguir sair de casa.
-
- Membro Veterano
vou fazer a pergunta mais idiota do mundo.
o que é e como se faz um reforço positivo correcto?
obg
o que é e como se faz um reforço positivo correcto?
obg
Dê uma vista de olhos:
https://www.youtube.com/watch?v=sFgtqgiAKoQ
http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic ... sc&start=0
Ensinar um cão que puxa à trela a fazer um passeio calmo é algo que leva o seu tempo. Muita paciência e persistência.
Boa sorte!
Ensinar um cão que puxa à trela a fazer um passeio calmo é algo que leva o seu tempo. Muita paciência e persistência.
Boa sorte!

<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
-
- Membro Veterano
obg!maraya Escreveu:Dê uma vista de olhos:
Boa sorte!
lá chegaremos!
Boa tarde
Sou novato cá e tenho á coisa de 1 dia uma cadela labrador que o antigo dono ia mandar abater. Ela deve ter a volta dos 9 meses e pelo que disseram estava a começar a ser treinada.
Estava a pensar usar o metodo do clicker. O que acham ?
Quanto ao assunto da estranguladora, era o que o antigo dono usava, pessoalmente sou contra... não me agrada ver o bicho a sofrer. Já tem uma coleira e trela... e vou comprar um peitoral todo bonitinho em breve
Mas tambem admito que ela puxa... vou ver se para já nos passeios a ensino a não puxar e em casa o basico.... como vinha de fora ainda está pouco habituada a nós cá em casa, etc.
Mas o que acham do metodo clicker ? Seria um bom metodo ?
Abraço
Sou novato cá e tenho á coisa de 1 dia uma cadela labrador que o antigo dono ia mandar abater. Ela deve ter a volta dos 9 meses e pelo que disseram estava a começar a ser treinada.
Estava a pensar usar o metodo do clicker. O que acham ?
Quanto ao assunto da estranguladora, era o que o antigo dono usava, pessoalmente sou contra... não me agrada ver o bicho a sofrer. Já tem uma coleira e trela... e vou comprar um peitoral todo bonitinho em breve

Mas tambem admito que ela puxa... vou ver se para já nos passeios a ensino a não puxar e em casa o basico.... como vinha de fora ainda está pouco habituada a nós cá em casa, etc.
Mas o que acham do metodo clicker ? Seria um bom metodo ?
Abraço
Nunca experimentei o clicker, gosto de falar com o meu cão
e toca-lo por isso nunca prestei muita atenção a esse método mas há muita gente que usa, eu pessoalmente acho que qualquer forma com ou sem clicker será válida partindo do principio que o cachorro apreende.

O clicker é excelente e na minha opinião a forma mais simples e rápida de treinar
se bem utilizado claro. É um marcador exato do comportamento pretendido. Não é por usar o clicker que deixa de falar com o cão ou de fazer outra coisa qualquer….
Carregue o clicker em casa, durante uns 3\4 dias e depois pode avançar com o treino.
Se tem trela e coleira, não precisa de peitoral, a não ser que vá puxar um trenó 
Boa sorte

Carregue o clicker em casa, durante uns 3\4 dias e depois pode avançar com o treino.
Se tem trela e coleira, não precisa de peitoral, a não ser que vá puxar um trenó 

Boa sorte
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
''carregue o clicker em casa...''LFGomes Escreveu:O clicker é excelente e na minha opinião a forma mais simples e rápida de treinarse bem utilizado claro. É um marcador exato do comportamento pretendido. Não é por usar o clicker que deixa de falar com o cão ou de fazer outra coisa qualquer….
![]()
Boa sorte
desculpe a minha ignorancia... o clicker é de ser carregado ?? ou entendi mal. É que tenho em ideia que é um peça em metal e plastico que faz o barulho clicke apenas o que calculo que chame a atenção do cão e sendo recompensado e tal quando ouve o barulho sabe que o que acabou de fazer, está bem feito... associado ao click, claro. Pelo menos foi isto +/- que li, segundo entendi.
Sim tenho trela e coleira... mas a coleira gosto que eles andem com ela o dia inteiro, e se possivel com um ossinho e atras gravado o meu contacto. Na cadela como só chegou ontem não meti ainda, no cão que já tinha já meti 2 vezes mas como anda solta, corre, salta, etc... já perdeu 2 vezes.
O peitoral para a a labradora estou a pensar comprar o Julius K9 ... acho que é este o nome... adorei o peitoral, dá outro ar ao bicho e acho que não força tanto na garganta, nem no corpo... se é que me faço entender. Depois irei comprar outro igual para o meu caozito... não é por ser rafeiro que deixa de ter direito, até porque é mais velho na casa.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
E se em vez do peitoral fosse com ela ao vet? Boa?
Carregar o clicker não é mais que fazer o cão associar o som do clicker a uma recompensa: sempre que clica dá uma recompensa ao cão, sendo que a comida nesta fase é mais prática. Repita o procedimento 10 ou 15 vezes por treino, e treine duas ou três vezes por dia. Num ou dois dias o clicker está carregado e poderá passar aos comandos.
Em minha opinião deve-se primeiro trabalhar o focus no dono. Quando uso clicker não costumo falar, ou falo o mínimo possível, mas há quem o faça.
O clicker é uma excelente ferramenta, sobretudo com cachorros.
Em minha opinião deve-se primeiro trabalhar o focus no dono. Quando uso clicker não costumo falar, ou falo o mínimo possível, mas há quem o faça.
O clicker é uma excelente ferramenta, sobretudo com cachorros.
Um peitoral da julius numa cadela que puxa é capaz de não ser boa ideia...
É giro sim, mas a cadela vai conseguir exercer muito mais força visto que toda a pressão vai ser distribuída pelo peito, ou seja vão andar a trenó.
Se ela puxa e não quer usar uma coleira simples + trela, veja as recomendações atrás (easy walk + treino).
É giro sim, mas a cadela vai conseguir exercer muito mais força visto que toda a pressão vai ser distribuída pelo peito, ou seja vão andar a trenó.
Se ela puxa e não quer usar uma coleira simples + trela, veja as recomendações atrás (easy walk + treino).
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
o meu cão puxa dantes puxava bastante ele tinha uma coleira, depois comprei um peitoral e de nada resolvei então comprei isto https://www.tiendanimal.pt/coleira-mane ... -1329.html o que aconteceu foi que ele não deixava de puxar mas sim metia a cabeça no chão com o raiosque para o ar e com as patas de trás andava hehehe
resumindo grandes vergonhas na rua, optei por comprar uma coleira estranguladora e até agora não puxa nada quando vai passear.