Cadela esterilizada atrai cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

vanerodrigues
Membro Veterano
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

segunda ago 04, 2014 7:18 pm

Boa tarde!

Tenho aqui uma duvida que me está a preocupar um pouco em relação á minha Zaphira. Ela tem 2 anos feitos em março e foi esterilizada com 6 meses (antes do primeiro cio portanto). Sempre foi saudavel brincalhona e extremamente sociável. temos o habito de ao fim da tarde nos encontrarmos com um grupo de cães no parque aqui da zona, para eles brincarem e socializarem. ela adora este momento passa um dia inteiro á espera que nos decidamos a ir até lá.

O problema é que, os cães estão sempre a tentar monta-la. Ao principio pensei que fosse algo de dominacia. no entanto existem dias em que os mesmos cães brincam com ela normalmente. outros ela coitada nem se pode mexer pois tem dois e tres de cada vez (nessas alturas calmamente pegamos nela e vamos embora). esta questão começou a fazer-me confusão e aqui á uns dois meses, num dia em que este comportamento tinha sido particularmente intenso dirigi-me imediatamente ao vet, pois fica a caminho de casa. pus-lhe a questão de poder ser alguma infecção e disseram-me prontamente que não e que deveria ser do cheiro de uns cachorros que eu tinha aqui a passar ferias. Fomos para casa, depois dos cachorros terem ido embora demos-lhe um banho e passado uma semana voltamos ao parque. tudo normal. Ontem e hoje voltou outra vez a acontecer o mesmo, cães de donos diferentes a tentarem monta-la desenfreadamente, é um comportamento claramente sexual, em que eles se demonstram visivelmente excitados e a tentarem a cópula. Voltei novamente ao vet. e ficaram sem saber que respostas me darem.

Vinha então aqui ao forum saber se alguem tinha passado por esta situação. Ela não apresenta vulvula inchada, qualquer tipo de corrimento ou inchaço mamário. existem outras cadelas esteriziladas e inteiras neste grupo e os cães só ligam á minha. Alguem com cadelas esterilizadas que tenha passado pelo mesmo? acham que é normal ? Dicas?

Obrigada e desculpem o testamento :)
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

segunda ago 04, 2014 7:29 pm

Veja se a cadela não tem uma vaginite. É comum cadelas que foram esterilizadas antes do 1º cio ficarem com vulvas infantis e que propiciam a acumulação de urina, levando a infecções.
vanerodrigues
Membro Veterano

segunda ago 04, 2014 7:34 pm

St0pAF Escreveu:Veja se a cadela não tem uma vaginite. É comum cadelas que foram esterilizadas antes do 1º cio ficarem com vulvas infantis e que propiciam a acumulação de urina, levando a infecções.

Se fosse esse o caso teria corrimento, ou mesmo um cheiro intenso, coisa que ela não tem, desde a primeira experiência que começamos a prestar mais atenção á zona da vulva e nada de inchamento, ou corrimento ou odor esquisito.
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

segunda ago 04, 2014 7:39 pm

Odor esquisito há-de ter, senão os cães não lhe ligavam ...
vanerodrigues
Membro Veterano

segunda ago 04, 2014 7:54 pm

St0pAF Escreveu:Odor esquisito há-de ter, senão os cães não lhe ligavam ...
~

Mas não seria o primeiro sintoma de uma vaginite o corrimento? é que ela está completamente sequinha e limpinha
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda ago 04, 2014 7:57 pm

Outra hipótese poderá ser o tipo de esterilização feita.

Efectuou alguma Ovariohisterectomia?
vanerodrigues
Membro Veterano

segunda ago 04, 2014 8:04 pm

botas96 Escreveu:Outra hipótese poderá ser o tipo de esterilização feita.

Efectuou alguma Ovariohisterectomia?

Do que a vet me indicou foi uma esterilização total, ou seja óvarios e utero.
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

segunda ago 04, 2014 8:13 pm

Tenho uma cadela esterelizada que em determinadas alturas (penso que corresponde ao período que teria cio, se não fosse esterelizada) os machos, o meu e outros manifestam interesse nela. Então o meu cão é chatinho e não a larga.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
botas96
Membro Veterano

segunda ago 04, 2014 8:24 pm

Então está complicado.

Se a remoção foi total, e o aparelho reprodutor dela não está a trabalhar em "seco".

Se não existe nenhum problema nas "partes" da sua cadela.

Haverá cio na sua zona?

Já vi um cão (do mesmo sítio que a sua e pouco abaixo dos 16 meses) a tentar montar uma cadela esterilizada, quando negada o acesso a uma cadela inteira e com cio.
vanerodrigues
Membro Veterano

segunda ago 04, 2014 8:28 pm

botas96 Escreveu:Então está complicado.

Se a remoção foi total, e o aparelho reprodutor dela não está a trabalhar em "seco".

Se não existe nenhum problema nas "partes" da sua cadela.

Haverá cio na sua zona?

Já vi um cão (do mesmo sítio que a sua e pouco abaixo dos 16 meses) a tentar montar uma cadela esterilizada, quando negada o acesso a uma cadela inteira e com cio.

Poderá ser alguma questão de dominância, excluidos os problemas fisicos? ela é dos membros mais recentes no grupo e tirando um cachorro de 4 meses é a mais nova. poderá ter alguma coisa a ver com isso?
botas96
Membro Veterano

segunda ago 04, 2014 9:31 pm

Não sei.

Ela é nova aí no grupo? Se já são velhos conhecidos, a coisa está mais que estabelecida, embora possa haver ajustamentos com o evento da "maioridade".

Uma coisa que costumo fazer aqui com à minha, antes mesmo da "coisa" começar a inchar e tal, são certos cães que me dão o aviso que a seca do cio está a iniciar (normalmente 2 ou 3 dias antes), não falha.
Quando a coisa volta ao normal (aparentemente) e julgo que já passou, para passar ao regime normal, procuro esses mesmos cães para ver a reacção deles.
Se eles demonstrarem interesse prolongo por uns dias até nova inspecção.
Se eles não demonstrarem interesse, os outros também não demonstram, logo, está limpo e siga a marinha que o exército está cansado.

Se não nota qualquer sinal de doença na sua cadela (prostração, desinteresse, etc.).
Tente isso, experimente com 2 ou 3 cães assim para os mais activos nisso (um de cada vez e controlados) e que saiba que não são dominantes, ou tente com outros cães ( que saiba que são boa onda e prós nisso).
E veja o resultado.
num contexto diferente que a brincadeira e exploração, tipo volta higiénica .

Esse comportamento que relata penso que seja mais comum em cadelas inteiras mesmo não estando com o cio.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda ago 04, 2014 9:47 pm

Pode ter ficado algum pedaço de tecido, que, mesmo que seja muito pequeno, é o suficiente para desencadear alguma alteração hormonal - e, portanto, de cheiro - na cadela.

Já conheci vários casos desses. É o problema das castrações precoces, a possibilidade de tal acontecer é elevada, sendo por isso que muitos veterinários aconselham a fazê-las só depois do primeiro cio, evitando a possível imaturidade dos órgãos reprodutores.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
JackTheRott
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

terça ago 05, 2014 8:30 am

fale com o veterinario
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça ago 05, 2014 9:34 pm

Eu pergunto: Vale a pena tentar ajudar?? De N sugestões que já deram, algumas muito acertadas e não apenas palpite no ar, praticamente todas apontando para problemas que devem ser vistos pelo vet, e o que é que a user faz? Tenta adivinhar e encontrar algo que "encaixe" na coisa, salvo seja, mas que dê pouco trabalho....

Agora pensem... já dizia o outro...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta ago 06, 2014 8:43 am

Eu no dogpark a que vou costumo ver esse tipo de comportamente de vez em quando. Aparece uma "vítima" que todos os caes decidem montar (e normalmente ninguém leva uma cadela em cio para o dogpark, por isso suponho que nao seja cio). Suponho que seja algum tipo de demonstracao de dominancia. Há caes que nao sei porque acabam por ser montados por todos...
Responder

Voltar para “Cães”