Cães em esplanadas
Moderador: mcerqueira

Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
felizmente nada disso me aconteceu se n caso n tivesse o aviso eu pedia o livro de reclamações e nunca mais la voltava e caso tivesse aviso n ia la.
o que me aconteceu até foi bem o contrario, fui ao vet com a minha furoa e enquanto esperava pela consulta dela fui ao café sem esplanada e educadamente perguntei se havia problema de entrar com ela na transportadora disseram-me que sim tudo bem mas caso alguém reclamasse iriam ter de me pedir para sair o que concordo plenamente mas ela ficou a dormir sossegada e n chateou ninguém nem ninguém se sentiu incomodado com a presença dela
o que me aconteceu até foi bem o contrario, fui ao vet com a minha furoa e enquanto esperava pela consulta dela fui ao café sem esplanada e educadamente perguntei se havia problema de entrar com ela na transportadora disseram-me que sim tudo bem mas caso alguém reclamasse iriam ter de me pedir para sair o que concordo plenamente mas ela ficou a dormir sossegada e n chateou ninguém nem ninguém se sentiu incomodado com a presença dela
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! 

A galinha da minha vizinha é melhor do que a minha, ou então a relva do outro lado da montanha é mais verde do que a deste lado. O pior é que quando lá se chega e a relva, afinal, está tão amarela e seca como a do lado que se deixou.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm
"No autocarro uma dona com a sua cadela quando entra uma tia da Foz, toda loiraça, enrugada do solário...dreamdog Escreveu:É por cenas destas que eu vou sair de Portugal em breve, para um pais onde as mentalidades não sejam tão .... 'mesquinhas'. Há pessoas que se esquecem que nós também somos animais. Depois há pessoas que se esquecem que também cagam e mijam e que milhares de locais em Portugal nem saneamento têm e essa *** toda vai parar ao rio e ao mar onde essas mesmas pessoas que criticam os animais se vão banhar e deliciar com a *** humana. Enfim .. Como alguém uma vez respondeu, e bem, numa esplanada a um comentário deste gênero: "Olhe o meu cão é mais limpo que o senhor e a sua boca sabia?!" ....
Como tenho saudades de poder entrar num shopping, num café, num restaurante, no mercado, no mac etc. com o meu patudo..
- Aiii querida, tem aí o cãuuuuummmmm. oh vá... chegue-o pra lá percausa das pulgaaaas... vá!
- Becky amor, anda para beirinha da dona que esta senhora tem pulgas!!"
An ye harm none, do what ye will
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Acho que há pessoas que não gostam de cães. E estão inteiramente no seu direito. Se há placas, enfim, há placas e cabe-nos a nós seleccionar outros ambientes.
No entanto gostava de dizer, que apesar de gostar imenso de crianças, quando quero relaxar num fim de tarde numa esplanada ou por vezes num tranquilo almoço de domingo e tenho que levar que as crianças na mesa do lado num pranto ou a fazer um cagaçal tremendo... nem sempre é o que me apetece!! E para isso não há placas. (e muitas vezes chegam depois de lá estarmos!)
Felizmente que já não se fuma em restaurantes fechados, que não havia coisinha que gostasse menos do que estar a degustar da minha refeição e levar com o tabaco do outro que tinha acabado de comer! Urgh! Coisa horrorosa!!
Enfim, há sempre coisas de que não gostamos. Ao chegar ao sítio, se não estamos bem, temos que nos mudar. Não podemos mover o mundo em função do nosso umbigo...
No entanto gostava de dizer, que apesar de gostar imenso de crianças, quando quero relaxar num fim de tarde numa esplanada ou por vezes num tranquilo almoço de domingo e tenho que levar que as crianças na mesa do lado num pranto ou a fazer um cagaçal tremendo... nem sempre é o que me apetece!! E para isso não há placas. (e muitas vezes chegam depois de lá estarmos!)
Felizmente que já não se fuma em restaurantes fechados, que não havia coisinha que gostasse menos do que estar a degustar da minha refeição e levar com o tabaco do outro que tinha acabado de comer! Urgh! Coisa horrorosa!!
Enfim, há sempre coisas de que não gostamos. Ao chegar ao sítio, se não estamos bem, temos que nos mudar. Não podemos mover o mundo em função do nosso umbigo...
Bem...uma coisa é certa: uma opinião é uma opinião.
Seja ela negativa ou positiva.
Cabe à pessoa aceitá-la ou não.
E a minha opinião é esta: (quanto ao que o senhor user Kakau/wharever...)
-De facto, quando alguém leva um lulu, ou qualquer outro tipo de cão, para uma esplanada, o dono tem que obviamente se responsabilizar, se o cão possa fazer acidentalmente *****a em baixo, cima, frente, esquerda ou direita da mesa ou cadeira. Se sim, pega no devido saquinho, apanha e deita para o lixo.
Se há donos que dão beijinhos nos seus cães...olhe, eu sou um deles. Não vejo mal nenhum nisso. Tenho-os em bastante consideração. São como se fossem meus filhos. Se lhe mete nojo? Temos pena. Não estou cá para agradar a toda a gente.
Mas já estou como o user SeitaLouca.
Eu também, por exemplo, não tenho que estar numa esplanada aturar a birra dos filhos dos outros. Daqueles, que por mais que berram e até mandam a loiça para o chão, os pais continuam sem fazer nada.
Daqueles, que até estragam logo a vontade de comer.
Considero as crianças muito piores que os cães, sem dúvida nenhuma.
Só nas minhas férias, vi com cada 'filme'...que nem vontade para comentar tive.
Enfim..
Seja ela negativa ou positiva.
Cabe à pessoa aceitá-la ou não.
E a minha opinião é esta: (quanto ao que o senhor user Kakau/wharever...)
-De facto, quando alguém leva um lulu, ou qualquer outro tipo de cão, para uma esplanada, o dono tem que obviamente se responsabilizar, se o cão possa fazer acidentalmente *****a em baixo, cima, frente, esquerda ou direita da mesa ou cadeira. Se sim, pega no devido saquinho, apanha e deita para o lixo.
Se há donos que dão beijinhos nos seus cães...olhe, eu sou um deles. Não vejo mal nenhum nisso. Tenho-os em bastante consideração. São como se fossem meus filhos. Se lhe mete nojo? Temos pena. Não estou cá para agradar a toda a gente.
Mas já estou como o user SeitaLouca.
Eu também, por exemplo, não tenho que estar numa esplanada aturar a birra dos filhos dos outros. Daqueles, que por mais que berram e até mandam a loiça para o chão, os pais continuam sem fazer nada.
Daqueles, que até estragam logo a vontade de comer.
Considero as crianças muito piores que os cães, sem dúvida nenhuma.
Só nas minhas férias, vi com cada 'filme'...que nem vontade para comentar tive.
Enfim..
Tenho uma história semelhante:Netherwing Escreveu:"No autocarro uma dona com a sua cadela quando entra uma tia da Foz, toda loiraça, enrugada do solário...
- Aiii querida, tem aí o cãuuuuummmmm. oh vá... chegue-o pra lá percausa das pulgaaaas... vá!
Um dia, uma senhora toda orgulhosa do seu imaculado caniche chamou o cão, que estava a ser cumprimentado pelo mais pachola dos meus cães, o Manecas: "Vem cá, olha a *** dos cães!"
De imediato chamei o meu: "Manecas, vem cá, olha a *** dos donos."
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
(Portaria 215/2011 de 31-05)
... A área destinada aos clientes do estabelecimento corresponde ao espaço reservado ao público que compreende as salas de refeição, zona de acolhimento e de recepção, bar, balcão, bengaleiro, instalações sanitárias e, quando existentes, as esplanadas e as salas ou espaços destinados a dança ou espectáculo. Assim, a proibição de permanência de animais é aplicável nas esplanadas e nos locais de confeção, preparação e distribuição de alimentos.
... A área destinada aos clientes do estabelecimento corresponde ao espaço reservado ao público que compreende as salas de refeição, zona de acolhimento e de recepção, bar, balcão, bengaleiro, instalações sanitárias e, quando existentes, as esplanadas e as salas ou espaços destinados a dança ou espectáculo. Assim, a proibição de permanência de animais é aplicável nas esplanadas e nos locais de confeção, preparação e distribuição de alimentos.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.
Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Aprendi a encontrar.
-
- Membro Veterano
Floripes3 Escreveu:Tenho uma história semelhante:Netherwing Escreveu:"No autocarro uma dona com a sua cadela quando entra uma tia da Foz, toda loiraça, enrugada do solário...
Um dia, uma senhora toda orgulhosa do seu imaculado caniche chamou o cão, que estava a ser cumprimentado pelo mais pachola dos meus cães, o Manecas: "Vem cá, olha a *** dos cães!"
De imediato chamei o meu: "Manecas, vem cá, olha a *** dos donos."
nem mais

-
- Membro Veterano
Acredito que seja uma inibição com uma vertente cultural muito forte.
é uma questão de mentalidades que depois influencia na hora de legislar.
temos que aceitar as regras ou então... quem está mal muda-se!
Assim de simples.
é uma questão de mentalidades que depois influencia na hora de legislar.
temos que aceitar as regras ou então... quem está mal muda-se!
Assim de simples.
-
- Membro
- Registado: quinta ago 07, 2014 11:37 am
Penso que há que diferenciar entre esplanadas interiores, privadas e as esplanadas que estão nos espaços públicos como por exemplo, nos passeios, nas entradas de edifícios, etc... Penso que seja essa a intenção dessa legislação... De qualquer forma as pessoas costumam interpretar o sinal de proibição de animais apenas dentro do estabelecimento, a não ser que exista indicação clara que se refere também à esplanada.Aletheia Escreveu: (Portaria 215/2011 de 31-05)
Proibido em espaços de confeção e distribuicao de alimentos.SeitaLouca Escreveu:Penso que há que diferenciar entre esplanadas interiores, privadas e as esplanadas que estão nos espaços públicos como por exemplo, nos passeios, nas entradas de edifícios, etc... Penso que seja essa a intenção dessa legislação... De qualquer forma as pessoas costumam interpretar o sinal de proibição de animais apenas dentro do estabelecimento, a não ser que exista indicação clara que se refere também à esplanada.Aletheia Escreveu: (Portaria 215/2011 de 31-05)
Se a esplanada for interior, esta questão nem existe, visto que para ter acesso à esplanada interior teria de passar por dentro do restaurante, o que não é permitido.Depois, a Portaria é clara.
Aprendi a encontrar.
Aprendi a encontrar.
Proibido em espaços de confeção e distribuicao de alimentos.SeitaLouca Escreveu:Penso que há que diferenciar entre esplanadas interiores, privadas e as esplanadas que estão nos espaços públicos como por exemplo, nos passeios, nas entradas de edifícios, etc... Penso que seja essa a intenção dessa legislação... De qualquer forma as pessoas costumam interpretar o sinal de proibição de animais apenas dentro do estabelecimento, a não ser que exista indicação clara que se refere também à esplanada.Aletheia Escreveu: (Portaria 215/2011 de 31-05)
Se a esplanada for interior, esta questão nem existe, visto que para ter acesso à esplanada interior teria de passar por dentro do restaurante, o que não é permitido.Depois, a Portaria é clara.
Aprendi a encontrar.
Aprendi a encontrar.
-
- Membro
- Registado: quinta ago 07, 2014 11:37 am
Você "obrigou-me" a ir ler essa portaria.Aletheia Escreveu:Proibido em espaços de confeção e distribuicao de alimentos.SeitaLouca Escreveu:Penso que há que diferenciar entre esplanadas interiores, privadas e as esplanadas que estão nos espaços públicos como por exemplo, nos passeios, nas entradas de edifícios, etc... Penso que seja essa a intenção dessa legislação... De qualquer forma as pessoas costumam interpretar o sinal de proibição de animais apenas dentro do estabelecimento, a não ser que exista indicação clara que se refere também à esplanada.Aletheia Escreveu: (Portaria 215/2011 de 31-05)

" 4 — Não é permitida a entrada de animais, salvo quando
se tratar de cães de assistência e desde que cumpridas as
obrigações legais por parte dos portadores destes animais"
A Aletheia não está a ser honesta pois acrescenta uma opinião pessoal à transcrição da portaria, não se conseguindo diferenciar o que é o quê, confundindo os users...
Para mim, o estabelecimento começa com uma porta, conforme deve constar no registo do espaço comercial. Portanto, independentemente de quem seja o dono das mesas e das cadeiras da esplanada exterior, a não ser que haja uma placa a informar sobre quem se pode ou não sentar nas ditas cadeiras, o espaço da esplanada não faz parte do espaço comercial. Como tal, essa portaria não se aplica a essa zona.
Imagino que a referência a esplanadas e espaços de dança tenha a ver com esplanadas que às vezes estão localizadas em varandas ou que, sendo exteriores, antes do estabelecimento propriamente dito, têm vedação adequada, que as transforma em privadas, logo pertencentes ao estabelecimento.... (resta saber se são legais...)!

Tópico editado pela moderação por conter mensagens ofensivas e que não contribuem para o tópico