Olá a todos;
como já referi antes noutro tópico, tenho uma cadelinha Beagle com quase 3 meses. Vai para a semana fazer a 1ª vacina, e como tal, ainda não a levo à rua... No entanto, uma tia minha tem uma cadela labrador com quase 3 anos, tem as vacinas todas em dia, não tem doenças, é (como se costuma dizer) tratada a pão-de-ló pelos meus tios. Posso ir começando a juntar as duas por uma questão de começar a sociabilizar a Miss (beagle), ou é melhor esperar até ter as vacinas? Com crianças ela dá-se muito bem, não ladra, não tenta morder, limita-se a lamber o mais que pode e pus o meu primo a dizer-lhe para sentar e dar-lhe a recompensa e ela obedeceu-lhe sem hesitar...
É a 1ª cadela que tenho, ando um bocado às aranhas... Quanto à educação e afins, ela já sabe o senta, o dá a patinha e o para baixo, e aprende com muita facilidade... os cocós desde o início que os faz praticamente todos no sítio dela (está cá em casa ainda não fez 3 semanas, e é capaz de ter feito 3 ou 4 cocós fora do sítio), já os xixis tem sido mais complicado, porque parece-me que com a brincadeira se esquece que tem que ir ao sítio dela, e quando se lembra já lá não chega a tempo... Não tenho ralhado, mas não consigo limpar sem que ela veja... Quando faz no sítio certo, dou festinhas e às vezes dou um biscoito..
Quanto ao ficar sozinha, não tenho tido problemas... Saio, fecho a porta da divisão onde fica (fica na cozinha mas é grande), ela dá 2 ou 3 ganidos, e cala-se.. quando volto a casa, está ela na caminha a acordar.... Parte-me o coração ouvi-la a ganir, mas não volto para trás.
Acho que por enquanto está a correr tudo bem, mas como posso identificar se ela tem ansiedade de separação? é algo que aparece mais tarde por alguma falha minha, ou se ela sofresse com ansiedade de separação já se notava? Deixa-me dormir a noite toda, de manhã quando vou ter com ela, abana o rabo como se não me visse há 15 dias.... Mesmo que me ausente apenas para ir ao wc e volte 5 minutos depois, a festa é igual...
sugestões/opiniões? o que estou a fazer bem e o que devo mudar?
Beagle-dúvidas
Moderador: mcerqueira
Olá,
Pode e deve socializar com a cadela da sua tia, só lhe faz bem.
Em relação à ansiedade por separação, digamos que trata de distúrbios que alguns cães sofrem quando separados dos donos.
A sua cadelinha é muito pequena para ter este problema, nesta fase os comportamentos indesejados devem-se à ausência da aprendizagem, que é normal.
Efetivamente a ansiedade por separação desenvolve-se de acordo com o meio-ambiente\educação.
A melhor forma de prevenir é manter as rotinas, fazer obediência básica, não promover híper apego e estimular mental e fisicamente (passeios, jogos, brincadeiras).
Boa sorte
Pode e deve socializar com a cadela da sua tia, só lhe faz bem.
Em relação à ansiedade por separação, digamos que trata de distúrbios que alguns cães sofrem quando separados dos donos.
A sua cadelinha é muito pequena para ter este problema, nesta fase os comportamentos indesejados devem-se à ausência da aprendizagem, que é normal.
Efetivamente a ansiedade por separação desenvolve-se de acordo com o meio-ambiente\educação.
A melhor forma de prevenir é manter as rotinas, fazer obediência básica, não promover híper apego e estimular mental e fisicamente (passeios, jogos, brincadeiras).
Boa sorte
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta jul 25, 2014 6:25 pm
LFGomes Escreveu: A melhor forma de prevenir é manter as rotinas, fazer obediência básica, não promover híper apego e estimular mental e fisicamente (passeios, jogos, brincadeiras).
Boa sorte
Obrigada,
em que consiste exactamente o hiper-apego, e o que posso fazer para o evitar? Gosto bastante que esteja à minha beira, e por enquanto (e durante uns bons meses) vou continuar a estar mais por casa do que fora de casa. Enquanto não pode sair à rua para passear, o que posso fazer com ela para a estimular?
Trata-se de um estado quase que dependência, melhor dizendo, um vinculo emocional com o dono exagerado.
Ainda no âmbito da ansiedade por separação e como forma de prevenção no que questionou, dou-lhe 3 exemplos:
Ignorar a cadela quando sai e quando chega a casa;
Promover a interação com outras pessoas;
Não dar carinhos a toda a hora.
Comece a ensinar o senta, fica, andar à trela, mesmo em casa.
Estes exercícios são ótimos para promover a vossa cumplicidade e ao mesmo tempo servem como brincadeira e desgaste de energia.
Mas tem imensas coisas….mandar a bolinha….esconder os biscoitos para ela procurar, só precisa de imaginação

Ainda no âmbito da ansiedade por separação e como forma de prevenção no que questionou, dou-lhe 3 exemplos:
Estes exercícios são ótimos para promover a vossa cumplicidade e ao mesmo tempo servem como brincadeira e desgaste de energia.
Mas tem imensas coisas….mandar a bolinha….esconder os biscoitos para ela procurar, só precisa de imaginação

"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
-
- Membro Júnior
eu ignoro-a quando saio de casa e aí o meu marido faz o mesmo... quando chegamos, eu tenho ignorar (o meu marido nem isso), mas fica difícil, que ela encaracola-se nas nossas pernas, já tropecei mais que uma vez, ainda me vou magoar eu e ela...LFGomes Escreveu:Trata-se de um estado quase que dependência, melhor dizendo, um vinculo emocional com o dono exagerado.
o senta ela aprendeu logo nos 1ºs dias cá em casa,o meu marido ficou admirado como é que ela tão pequena aprendeu tão rápido o senta e o dá a patinha... o fica e o para baixo estão mais complicados, mas talvez porque eu não esteja a conseguir fazer passar a mensagem...
neste momento eu estou no sofá, e ela apesar de estar perto de mim, está a dormir na outra ponta do sofá... mas também se entretém bem no chão a roer os brinquedos dela se eu e o marido estivermos no sofá a ver tv... de vez em quando lá vem pedir para brincarmos,ou para vir para o sofá, mas quando se farta de nos aturar, pega nas patinhas e vai para a cama dela sozinha sem dizermos nada

adora que eu atire a bolinha/a corda/ o osso de pele, mas depois não traz de novo, deita-se no tapete mais próximo a roer

agora comprei-lhe um kong, mas não sei bem o que meter dentro... a ração dela cai... ela gosta daquilo (parece andar incomodada com os dentes) mas para já não tem grande dificuldade...
Quando ela se chegar a si com a bola, elogie ou recompense.
Pode fazer a brincadeira com 2 bolas. Mostre-lhe a 2ª bola e ela virá a até si (tudo o que mexe tem muito mais piada)
Para os kongs pode fazer uma pasta de ração com agua e congelar.
Mas se pesquisar na net há inúmeras sugestões (até aqui no fórum acho que há um tópico com imensas receitas).
Pode fazer a brincadeira com 2 bolas. Mostre-lhe a 2ª bola e ela virá a até si (tudo o que mexe tem muito mais piada)

Para os kongs pode fazer uma pasta de ração com agua e congelar.
Mas se pesquisar na net há inúmeras sugestões (até aqui no fórum acho que há um tópico com imensas receitas).
-
- Membro Júnior
ela tem uma certa teimosia, e (quando convém) surdez selectiva... agora deu-lhe para ficar sentada a olhar para a porta com vidro (quase espelho) e ora gane ou ladra... não entendo esta cachorra
Obrigada pela ajuda

Obrigada pela ajuda

Se esse vidro espelha, ela deve tomar a sua imagem nele reflectida por outra cachorra. Ganir e ladrar significa que está a chamar a "outra" para brincar.arimotokika Escreveu:... agora deu-lhe para ficar sentada a olhar para a porta com vidro (quase espelho) e ora gane ou ladra... não entendo esta cachorra![]()
Obrigada pela ajuda
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
-
- Membro Júnior
e como é que eu a faço perceber que a "outra" não vai brincar com ela?? é que mesmo eu aparecendo atrás dela e ela vendo duas de mim, tb não faz grande diferença.... também é a porta atrás da qual eu e o marido "desaparecemos" para ir ao wc ou coisa do género, é a zona da casa à qual ela não tem acesso (ainda)...Floripes3 Escreveu:Se esse vidro espelha, ela deve tomar a sua imagem nele reflectida por outra cachorra. Ganir e ladrar significa que está a chamar a "outra" para brincar.arimotokika Escreveu:... agora deu-lhe para ficar sentada a olhar para a porta com vidro (quase espelho) e ora gane ou ladra... não entendo esta cachorra![]()
Obrigada pela ajuda
Se é uma porta de acesso a outras divisões, então a reacção será outra: ela deve querer ir para lá, atrás de algum do vocês ou mesmo para ver o que há para lá dessa barreira que não lhe permitem franquear.
Se estivesse no vosso lugar, eu deixá-la-ia acompanhar-me, mas fá-la-ia sair comigo logo que cessasse o que quer que fosse lá fazer. Porque ela também tem de aprender regras e limites, e quanto mais cedo, melhor. Mas não o faria de maneira rígida.
Os cachorros precisam de conhecer o ambiente, têm demasiada energia para se conterem muito tempo num espaço limitado.
Se estivesse no vosso lugar, eu deixá-la-ia acompanhar-me, mas fá-la-ia sair comigo logo que cessasse o que quer que fosse lá fazer. Porque ela também tem de aprender regras e limites, e quanto mais cedo, melhor. Mas não o faria de maneira rígida.
Os cachorros precisam de conhecer o ambiente, têm demasiada energia para se conterem muito tempo num espaço limitado.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Ela está apenas a ser isso mesmo... cachorra. é tempo de descobertas, tudo é novo, tudo intimida e tudo alicia. Neste caso penso que não intervinha. Ela descobrirá sozinha o que "significa" a imagem que está a ver, tal como muitas outras coisas que só descobrirá a tocar, a cheirar, a mordiscar, enfim a ser cachorra.arimotokika Escreveu:ela tem uma certa teimosia, e (quando convém) surdez selectiva... agora deu-lhe para ficar sentada a olhar para a porta com vidro (quase espelho) e ora gane ou ladra... não entendo esta cachorra![]()
Obrigada pela ajuda
Pedro
x 2ElMariachi Escreveu:Ela está apenas a ser isso mesmo... cachorra. é tempo de descobertas, tudo é novo, tudo intimida e tudo alicia. Neste caso penso que não intervinha. Ela descobrirá sozinha o que "significa" a imagem que está a ver, tal como muitas outras coisas que só descobrirá a tocar, a cheirar, a mordiscar, enfim a ser cachorra.arimotokika Escreveu:ela tem uma certa teimosia, e (quando convém) surdez selectiva... agora deu-lhe para ficar sentada a olhar para a porta com vidro (quase espelho) e ora gane ou ladra... não entendo esta cachorra![]()
Obrigada pela ajuda
Pedro
Não incentive, mas deixe a bicha andar à vontade.

-
- Membro Júnior
Fico mais cansada com o meu marido e com o meu pai do que com a cadela... Ando a educar 3
e é difícil fazê-los perceber certos conceitos (além de me deseducarem a bicha, se bem que o meu pai é o que desencaminha mais, mas tb passa 1 ou 2h por dia com ela quando vamos lá almoçar, ali é para a farra total
)
Em casa dos meus pais, correu tanto e brincou tanto (aprendeu a descer as escadas, subir é que manda-me subir a mim, e vai à volta pela rampa
) que quando chegamos a casa bebeu umas litradas de água (não bebeu litros, mas esteve um tempinho ali a beber
), o meu marido chamou-a para a caminha dela (andou no bocadito de relva em casa dos meus pais, não andam lá animais, mas nunca fiando, preferimos verificar se não havia bicheza), e ela ali ficou... nem andou mais atrás de nós a ver o que fazíamos ou deixávamos de fazer
só passado um bom pedaço é que se arrastou para a sala a pedir para vir para o sofá... entretanto voltou a adormecer
ficou derreada mesmo 
Quanto à trela, qual recomendam? extensível ou curta? que tamanho? uma vez que depois, além da casa dos meus pais, não vou ter onde a deixar correr sem trela, terei que lhe comprar uma trela que lhe permita correr, sem eu ter que correr também (a corrida é departamento do meu marido)...
Obrigada a todos pelas ajudas

Em casa dos meus pais, correu tanto e brincou tanto (aprendeu a descer as escadas, subir é que manda-me subir a mim, e vai à volta pela rampa

Quanto à trela, qual recomendam? extensível ou curta? que tamanho? uma vez que depois, além da casa dos meus pais, não vou ter onde a deixar correr sem trela, terei que lhe comprar uma trela que lhe permita correr, sem eu ter que correr também (a corrida é departamento do meu marido)...
Obrigada a todos pelas ajudas