Morte das crias

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
thundercat_28_1975
Registado: sábado mar 13, 2004 8:35 pm

sábado mar 13, 2004 8:52 pm

Boa noite
Tenho 1 casal de canarios(border) que estao agora a tirar a segunda criação deste ano (encontram-se em casa, numa gaiola dupla). Na primeira criação só um nasceu, mas depois acabou por morrer ao fim de duas semanas. Perguntei a um amigo, e ele disse me que isso aconteceu porque a canario começa a "chatear" a femea para nova postura e logo ela larga o filhote, esse meu amigo recomendou-me a meter outro ninho, ou seja ficava com dois ninhos, isto é correcto???
Devo separa o macho quando a femea tem filhotes??

Obrigado
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

sábado mar 13, 2004 9:25 pm

Olá!

Segundo a logica desse teu amigo, naquele filhote se tivesses separado o macho da femea e da cria, talvez tivesses tido mais sorte.

Se queres ter bastantes crias podes optar por colocar outro ninho. Na minha opinião optava pela primeira hipotese: a separação.

Adeus
mini
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

segunda mar 15, 2004 11:36 am

um filhote com duas semanas de vida precisa de bastante alimento. e a canária pode não dar conta do recado, ou seja ambos os pais devem tratar de alimentar o filhote (se for mais do que um ainda mais alimento é preciso)

se lá puseres outro ninho ela (por regra) não irá pra lá, isto porque está habituada ao 1º ninho com aquela localização.

se colocas o outro ninho e transferes o filhote, para o 2º ninho, este fica ao frio (porque a canária não o vai tapar).

assim, (o que faço) é sempre deixar os pais juntos.

agora o problema é saber por que morreu o filhote, duas semanas depois de ter nascido??
sobre este assunto ver:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=12720
Maharet
Membro
Registado: sexta dez 19, 2003 5:13 pm
Localização: 1 cão, 1 tartaruga, 2 caturra, 2 piriquitos, 1 canario, 1 roxinol do japão, 1 hamster anão russo

terça mar 16, 2004 12:35 pm

Olá!
Muitos criadores, depois da femea por o 3º/4º ovo retiram o macho para evitar o que esta a acontecer consigo. Mas isto tem um senão, pois muitas femeas (raramente) recusam-se a chocar os ovos se o macho for retirado da gaiola. Mas vale a pena sublinhar que um bom macho é de grande utilidade para a femea na alimentação dos filhotes quando estes deixam o ninho.
Boa sorte! :)
Responder

Voltar para “Aves”