AJUDA Urgente!! pff

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

catt1991
Registado: quarta ago 27, 2014 12:46 pm

quarta ago 27, 2014 12:57 pm

Alguma pessoa com pouco coração abandonou um gatinho com cerca de 3 semanas. Acreditamos que tenha ficado uma noite ao frio. Quando o econtramos era noite, o meu pai deu-lhe fiambre e ele comeu. No dia seguinte comprei ração. Só a comia se estivesse humedecida e só comia uma bolachicha por cada refeição com água. Percebemos aqui que talvez fosse pequeno de mais para ração mas só podiamos comprar leite no dia seguinte uma vez que onde vivemos todas as lojas de animais estão fechadas no Domingo.
No dia seguinte estava com diarreia, pensei que fosse pelo fiambre que o meu pai deu, então demos água e fomos buscar leite em pó apropriado. Ele bebeu pelo biberão e gostou muito. Estava ativo. Hoje de manhã quando fui vê-lo estava prostrado, muito parado, não miava. Aqueci-o e tentei dar comida mas ele nem recusou nem aceitou, o leite pingava e ele engolia mas não mamava.
Estou muito preocupada e não sei o que se passa. O meu pai insiste que ele já devia comer mais além do leite e por isso está fraco.
Sei que obiamente o melhor é leva-lo ao veterinário, mas não ganho e os meus pais recusam-se a pagar. Já o leite fui eu que paguei com poupanças.
:(
Obrigada
Sheeva22
Membro
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

quarta ago 27, 2014 1:05 pm

Esse sintoma não é nada bom. Quando perdem o apetite é porque algo está bastante errado. O ideal será tirar foto e partilhar para vermos a idade. Tambem pode estar com os intestinos presos. Quando foi a ultima vez que o alimentou? O ideal será mesmo levar a um veterinario ou visto que não tem dinheiro tente o contacto de uma associação ai perto que a ajude no sentido de verem o que se passa.
catt1991

quarta ago 27, 2014 1:35 pm

Sheeva22 Escreveu:Esse sintoma não é nada bom. Quando perdem o apetite é porque algo está bastante errado. O ideal será tirar foto e partilhar para vermos a idade. Tambem pode estar com os intestinos presos. Quando foi a ultima vez que o alimentou? O ideal será mesmo levar a um veterinario ou visto que não tem dinheiro tente o contacto de uma associação ai perto que a ajude no sentido de verem o que se passa.
Sheeva22, obrigada.
Eu não sabia como fazer por isso criei um petsite: http://www.arcadenoe.pt/foto/_/519033

Não tenho conhecimento de nenhuma associação. Vou pesquisar na internet, mas não me recordo de ouvir falar.
Sheeva22
Membro

quarta ago 27, 2014 1:50 pm

já vi as fotos...esse gato aparenta ter no máximo 1 mês. Ele já fez cócó? e xixi? nessa idade precisam que a mãe ainda o lamba para fazer as necessidades.
Passe com um papel humido na zona do rabinho e genitais (faça como se fosse a mãe a lambe-lo e nao desista até ele fazer alguma coisa) como mudou de leite pode estar preso.
Depois diga-me se ele fez algo.
catt1991

quarta ago 27, 2014 2:00 pm

Sheeva22 Escreveu:já vi as fotos...esse gato aparenta ter no máximo 1 mês. Ele já fez cócó? e xixi? nessa idade precisam que a mãe ainda o lamba para fazer as necessidades.
Passe com um papel humido na zona do rabinho e genitais (faça como se fosse a mãe a lambe-lo e nao desista até ele fazer alguma coisa) como mudou de leite pode estar preso.
Depois diga-me se ele fez algo.
Sim eu li tudo sobre gatinhos que encontrei na internet e desde o primeiro dia tenho feito isso. Infelizmente hoje ele só fez xixi. Inclusivamente fiz massagens leves na barriga mas não adiantou muito. Vou tentar outra vez e ser mais persistente com o papel humido.

Fiz exatamente como me disse até ele fazer alguma coisa, contudo assustei-me, o cocó foi gelatinoso, amarelo e como que raiado de sangue vermelho.
Sheeva22
Membro

quarta ago 27, 2014 2:11 pm

amarelo gelatinoso poderá ser da ração.
O sangue era vermelho vivo? como está de actitude? continua apático?
catt1991

quarta ago 27, 2014 2:26 pm

Sheeva22 Escreveu:amarelo gelatinoso poderá ser da ração.
O sangue era vermelho vivo? como está de actitude? continua apático?
Sim, vermelho vivo. Sim continua apático.
Poderá ser giardiase?
Sheeva22
Membro

quarta ago 27, 2014 2:42 pm

poderá ser imensas coisas, como poderá não ser nenhuma. Foi a primeira vez que ele fez coco desde que esta consigo? Fez sempre com sangue? O sangue vinha com uma espécie de muco transparente?A mudança de leite tambem pode criar uma inflamaçãozinha nos intestinos. Mas a giardia tambem tem esse efeito. só com exames. Tente falar com alguma associação ou com os pais. Poderá até nem ser caro e podem estar a por uma vida em risco.
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

quarta ago 27, 2014 2:44 pm

Já foi desparasitado? os parasitas podem provocar sangue nas fezes!!!
catt1991

quarta ago 27, 2014 2:50 pm

Ele já tinha feito cocó antes. Primeiro era o que me parecia normal, depois começou a ficar muito liquido e hoje foi assim, nunca antes tinha sido.
"O sangue vinha com uma espécie de muco transparente?" Sim.
As fezes eram tipo geleia, quase que puro muco, tinha partes transparentes e partes amarelas e raiado de sangue.

Não foi desparasitado desde que cá chegou.

Vou ver o que dizem os meus pais.
Última edição por catt1991 em quarta ago 27, 2014 2:57 pm, editado 1 vez no total.
Sheeva22
Membro

quarta ago 27, 2014 2:55 pm

Desparazitar ainda é pequeno e não tem a mãe para passar no leite.
Parece-me nesse sentido seja apenas uma inflamação do intestino da transição do leite e pela comida que foi dada (visto que estava normal e proporcionou diarreia), mas convem sempre ir ao médico pois pode não ser, dado que ele veio da rua.
Qual o comportamento dele de hoje desde manhã?
catt1991

quarta ago 27, 2014 3:06 pm

Sheeva22 Escreveu:Desparazitar ainda é pequeno e não tem a mãe para passar no leite.
Parece-me nesse sentido seja apenas uma inflamação do intestino da transição do leite e pela comida que foi dada (visto que estava normal e proporcionou diarreia), mas convem sempre ir ao médico pois pode não ser, dado que ele veio da rua.
Qual o comportamento dele de hoje desde manhã?
Ontem ele quando acordado se colocado no chão andava e miava procurando conforto. Inclusivamente à noite, depois de ter sido alimentado umas 5 vezes ao longo do dia todo com o leite em pó, estava no meu colo super ativo e a procurar um local quentinho.
Hoje se colocado no chão, levanta a cabeça abre os olhos e logo os fecha e enrola-se e ali fica. Não mia, praticamente não anda e mantém os olhos quase sempre fechados.
Sheeva22
Membro

quarta ago 27, 2014 3:57 pm

Essa reacção de sangue no coco pode ser dada a várias situações:

- Inflamação intestinal pela alteração da comida.
- Stress (por ter sido abandonado e não estar mais com a mãe)
- Bactérias, viroses
- Parasitas

A apatia pode ser.

-febre (dado a alguns factores acima mencionados)
- Sress (por ja nao estar com a mae).
- Cansaço

Estes são alguns factores. È quase impossivel ajudar pelo computador visto que se for algum que precise de medicação não nos adianta de nada estar-mos a falar.
Mas se for da comida juntamente com stress amanhã ela já estará melhorzinho.
Se ele come bem já é meio caminho andado. Vá dando noticias
catt1991

quarta ago 27, 2014 4:12 pm

Muito obrigada a todos e especialmente a si, Sheeva22, pela dedicação.
Estou preocupada e não estou com um bom pressentimento sobre esta situação, mas pronto, a esperança continua.
Infelizmente não está a se alimentar bem visto que quando tem a comida na boca quase lhe é indiferente se engole ou deita fora e não mama o biberão.

Mas os meus pais têm uma mentalidade diferente da minha e de quem se preocupa com animais. Para eles não se justifica gastar dinheiro com animais além da comida. É impensável um animal ir a um veterinário.
Lembro-me de ter uns 10 anos e ter uma vizinha nova que tinha uma gatinha. A gata ficou doente e os meus pais ficaram a saber que ela foi ao veterinário com a gatinha e ficaram pasmados "já viste? levar a gata ao veterinário, cuida da gata como se fosse filha dela". Não compreendo porque ficam preocupados mas nem ponderam a hipótese de levar o animal ao vet.
Enfim...
Obrigada a todos vós!
Sheeva22
Membro

quarta ago 27, 2014 5:53 pm

fico bastante contente em saber que apesar de ter crescido com esse "ensinamento" e uma pessoa diferente. Espero que com o tempo eles percebam que estao errados. Tente ver na internet e fb alguma associação que a possa ajudar perto de si.
Realmente assim ele nao dura muito mais tempo.
Responder

Voltar para “Gatos”