Sinais de velhice

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sábado ago 17, 2013 8:57 pm

Olha qualquer coisa serve de "degrau": almofadas espessas velhas umas em cima das outras em escada, quadrados em madeira daqueles que se vendem muito compridos e que podemos cortar, espuma grossa cortada, sei lá, o que está a jeito. Para subir para o sofá até já cheguei a pôr a parte de baixo de uma casa de banho de gato virada ao contrário.

Mas nota que o meu Jimmy pode usar estas coisas com facilidade porque é pequenino e rodas baixas. Qualquer altura ajuda. Tem mais ou menos o tamanho de um Teckel.
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado ago 17, 2013 9:28 pm

obrigado pelas dicas. eu acho que a carlota ainda não precisa desse tipo de apoio.
já me disseram que não é nada bom os cães e especialmente os velhotes subirem e descerem escadas e saltar, por exemplo para o sofá. talvez provoque lesões na coluna. de facto a carlota agora prefere estar no r/c. não sei se terá a ver com algum incómodo. quando está renitente a subir para a cama, eu levo-a ao colo. já lhe perguntei se tb. será preciso levá-la ao colo escada acima. o bichinho não é grande mas ainda são quase 14 kgs. e não é só ela a apresentar sinais de velhice :P :D
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado ago 17, 2013 11:45 pm

Para as escadas pode comprar uma tábua e pô-la sobre os degraus a fazer de rampa. Depois é só mostrar à Carlota como se sobe por ali acima.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo ago 18, 2013 12:27 pm

Floripes3 Escreveu:Para as escadas pode comprar uma tábua e pô-la sobre os degraus a fazer de rampa. Depois é só mostrar à Carlota como se sobe por ali acima.
ela pode ter muitas dificuldades com escadas mas mal lhe cheira a petisco, até voa :P velhpta mas espertalhona :)
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta ago 28, 2013 1:55 pm

Imagem

foto frequinha da d.carlota. há dias, andou cochinha, o que não a impediu de subir e descer escadas que nem um foguete, correr e querer bater nos outros cães :P



Imagem

mas agora este é o seu estado mais habitual :roll:
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta ago 28, 2014 2:29 pm

já não sei se ando paranóica com a d.carlota. a verdade é que a velhota tem andado com várias mazelas.
há uns 2 meses, fartou-se de vomitar logo de manhã. fez várias análises até a vet concluir que tinha acidez no estomâgo devido a ter um intervalo grande entre as refeições. entretanto, teve mais umas coisitas, como um golpe numa patinha. nesta altura do ano, a coceira é imensa. nunca tinha acontecido ficar com nódoas negras na barriga devido à coceira. novo tratamento.

hoje, já estava pronta a levá-la de novo. fartou-se de beber água de manhã. eu já estava em lágrimas. mas nesse entretanto, vi que a dora tb. bebia bastante. nem sei se devia rir ou chorar. depois, a coisa acalmou.

hoje, comecei a dar-lhe comida quando me deito, por causa da tal acidez do estomago. ontem voltou a vomitar. tb. lhe dei de comer mais cedo esta manhã. comecei a pensar que isto seria da ração. será que a iams senior não presta? terá muito sal?
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta ago 28, 2014 4:18 pm

Experimente começar a dar-lhe um protector gástrico. Os velhotes têm frequentemente problemas de acidez.

E também dormem mais.

Apesar de tudo, essa velhotinha está com muito bom aspecto. :)
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta ago 28, 2014 9:21 pm

A sua velhota não toma um anti-ácido? O meu velhote anda a tomar um (fraquinho) por indicação do veterinário porque volta e meia vomitava por causa do refluxo grástrico, tem resultado bem (vomita talvez umas 2 ou 3 vezes por ano, muito pontualmente).
Já anda a tomar talvez há uns 2 anos para cá, todos os dias. Às vezes faço uma pausa de 7 dias mas noto que fica pior nessa pausa.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quinta ago 28, 2014 9:40 pm

Anja fala com o vet.

Não sei se a velhotinha está a tomar medicação mas os meus idosos (tenho tido tanta sorte de ter tantos :D ) todos tomaram vários medicamentos e de vez em quando lá vinham os vómitos. Então davam-se protectores.

Quando os idosos que tive passaram mesmo do prazo de validade, ou seja, atingiram idades pouco habituais, a alimentação voltou a ser tipo cachorro, dividida em 3 ou 4 vezes por dia. Mas uma alimentação, infelizmente, já composta por rações específicas para as doenças que tinham.

Os vómitos no meu Taz, que chegou a tomar 17 comprimidos por dia, eram o pão nosso de cada dia. Volta na volta, gastrite.
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sexta ago 29, 2014 7:50 pm

a carlota só tomou protector gástrico e outro medicamento para o estomago quando teve a crise de vómitos. há 2 dias, voltou a vomitar de manhã. agora dou-lhe um pouco menos à hora habitual e leva a ceia. por ela, comia logo tudo :D para não me esquecer, levo o prato para o quarto. é a maneira de ela vir logo atrás de mim a abanar-se :P
eu queria levá-la à vet que faz tratamento homeopático. isto por causa da coceira. mas ela só vem em outubro :cry:
agora o consumo de água continua a ser a minha paranóia.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sexta ago 29, 2014 10:04 pm

Numa idosa não acho que seja paranóia. Todo o cuidado é pouco.
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo set 21, 2014 1:58 pm

anda a passar-se uma coisa estranha com o max. ele nunca foi porquinho. quando estava aflito, pedia para ir à rua. agora, se pede e não lhe abro logo a porta do quintal, faz cócó dentro de casa. muitas vezes, nem pede. tb. acontece, ir para o quintal e começar já a fazer em casa. e vice versa. eu nem lhe digo nada. nunca tinha feito isso. será que é por estar velhote? estará incontinente?
ele parece bem. só faz isso às vezes, mas....
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

domingo set 21, 2014 4:37 pm

Não sei. Os meus cães foram limpinhos até ao fim, tirando as descargas que o Taz sofria nos últimos meses de vida quando já quase não andava.

O Jimmy por volta dos 15 anos deixou de ser capaz de descer a escadaria até ao "terreno sagrado" (o local onde todos iam fazer as suas necessidades) e passou a fazer quase sempre no pátio das traseiras. A partir de certa altura, com medo que ele caisse das escadas, eu própria fechava a cancela que lhes dá acesso.

Mas acho que devia ver isso no vet.
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo set 21, 2014 4:48 pm

OK. Obrigado
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda set 22, 2014 8:08 am

Existe uma patologia comportamental que está relacionada com a degeneração dos neurónios do sistema nervoso central que afeta a memória e a aprendizagem, quando os cães chegam à 3ª idade.
Um dos sintomas é exatamente a eliminação inadequada.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Responder

Voltar para “Cães”