Treinar o meu cão!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta ago 27, 2014 10:42 am

LFGomes Escreveu:Pedro não é nada disso,
Se o cão trabalha bem com recompensa qual é o sentido de lhe meter já uma estranguladora? É por aí.
Isto é instinto de presa, é o comportamento normal. Depois de ter a obediência feita controla-se muito melhor.
Mas enfim, o cão não é meu… cada um faz como quer.
Eu acho que não é assim tão linear... Se o cão tem o focus ideal agora quem nos diz que não foi precisamente por ter usado estranguladora? E mesmo assim porque não continuar a usa-la? As estranguladoras não passam no fundo de coleiras, e o facto de as ter postas não significa que o treino e metodo de trabalho se irá centrar nelas...

Sabe o efeito que tem a estranguladora na minha cadela? 0 (zero)... Nunca teve, nunca ligou puto e tive de me reinventar de forma a ganhar um cão de trabalho. Voçê devia ter visto a minha cadela dos 4 aos 10 meses mais ou menos. Era completamente passada dos carretos :lol: :lol: e tudo lhe prendia a atenção (uma folha a voar, um pingo de água a cair no chão, um passaro a voar baixinho, um cão a correr, uma criança, etc..) excepto o que realmente deveria (eu). Tentamos de tudo, metodos positivos e menos positivos e só fomos lá com muita paciencia e uma mistura dos dois.

Divagando um pouco, lembro-me perfeitamente de nas primeiras aulas de obedience eu ficar frustrado facilmente e achar que tinha a Dobermann mais burrinha do mundo. E o treinador dizia " Pelo contrário... é muito dificil de ver uma cachorra tão novinha e já tão observadora. Apenas temos de encontrar o "click" que a vai fazer observar ao que tu dizes e fazes e não ao que se passa á volta.."

E depois dizia-me muitas vezes : "Pedro, imagina que tens aí nas mãos um Ferrari. Temos de saber como se comporta em estrada apenas para saber conduzi-lo. Para dominá-lo completamente, aí já vais ter de ter muitas horas de pista" :wink:

Hoje tudo faz sentido e tenho cadela, excelente em trabalho por sinal, mas tive de adaptar um metodo próprio de treino com ela. Sei onde posso ir e o que lhe vai dar resultado ou não fazer diferença nenhuma.
Como ela, acredito que todos os cães sejam assim e que para cão exista um metodo de trabalho, e que não seja focado apenas numa só vertente.

Pedro
Sheeva22
Membro
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

quarta ago 27, 2014 12:37 pm

ElMariachi Escreveu:
Se o cão trabalha bem com recompensa qual é o sentido de lhe meter já uma estranguladora? É por aí.
Isto é instinto de presa, é o comportamento normal. Depois de ter a obediência feita controla-se muito melhor.
Eu acho que não é assim tão linear... Se o cão tem o focus ideal agora quem nos diz que não foi precisamente por ter usado estranguladora? E mesmo assim porque não continuar a usa-la? As estranguladoras não passam no fundo de coleiras, e o facto de as ter postas não significa que o treino e metodo de trabalho se irá centrar nelas...

Sabe o efeito que tem a estranguladora na minha cadela? 0 (zero)... Nunca teve, nunca ligou puto e tive de me reinventar de forma a ganhar um cão de trabalho. Voçê devia ter visto a minha cadela dos 4 aos 10 meses mais ou menos. Era completamente passada dos carretos :lol: :lol: e tudo lhe prendia a atenção (uma folha a voar, um pingo de água a cair no chão, um passaro a voar baixinho, um cão a correr, uma criança, etc..) excepto o que realmente deveria (eu). Tentamos de tudo, metodos positivos e menos positivos e só fomos lá com muita paciencia e uma mistura dos dois.

Divagando um pouco, lembro-me perfeitamente de nas primeiras aulas de obedience eu ficar frustrado facilmente e achar que tinha a Dobermann mais burrinha do mundo. E o treinador dizia " Pelo contrário... é muito dificil de ver uma cachorra tão novinha e já tão observadora. Apenas temos de encontrar o "click" que a vai fazer observar ao que tu dizes e fazes e não ao que se passa á volta.."

E depois dizia-me muitas vezes : "Pedro, imagina que tens aí nas mãos um Ferrari. Temos de saber como se comporta em estrada apenas para saber conduzi-lo. Para dominá-lo completamente, aí já vais ter de ter muitas horas de pista" :wink:

Hoje tudo faz sentido e tenho cadela, excelente em trabalho por sinal, mas tive de adaptar um metodo próprio de treino com ela. Sei onde posso ir e o que lhe vai dar resultado ou não fazer diferença nenhuma.
Como ela, acredito que todos os cães sejam assim e que para cão exista um metodo de trabalho, e que não seja focado apenas numa só vertente.

Pedro
Exacto. é experimentando que se vai vendo. Existem vários truques para o mesmo objectivo, se de um não vai, tenta-se de outro. E se esse também não, outro... Pedro, pela sua discrição tem uma cadela com grande caracter :lol: esta a treina-la para Mondioring, RCI ou só obediencia? que idade ela tem agora?
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta ago 27, 2014 1:26 pm

Olá Sheeva. A Kyra vai fazer para o mês que vem 2 anos e de momento está apenas em Obedience para muita pena minha.
Gostaria de a por a fazer RCI a sério (para já temos feito apenas umas brincadeiras) mas por incompatibilidade de horários quase nunca poderia ir aos treinos de RCI.
Estou a tentar arranjar solução para isso no entanto e se tudo correr bem até ao final do ano ou inicio do próximo já quero vê-la nessas andanças, tanto que é um ponto fundamental para qualquer Dobermann, juntamente com o ZTP e BH :wink:

Pedro
Sheeva22
Membro
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

quarta ago 27, 2014 1:58 pm

Sem duvida. É como se fosse uma escolinha para as crianças. :) Ajuda a gastar energias, adoram e a ligação dono/cão ainda se torna maior.
Força nisso... :wink:
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta ago 27, 2014 3:14 pm

ElMariachi Escreveu:

Pedro
Pelo que percebi o dono usa o clicker e recompensa como método de treino (não o vi a falar de estranguladora).
Pedro, uma coleira é uma coleira, uma estranguladora é uma estranguladora.
Ou não seriam, utensílios diferentes com fins diferentes. :)
Se tem uma estranguladora no cão sem intenção de usar, então por que motivo ela lá está?
Mantenho o que disse e acho que não vale a pena repetir-me, mas lá está, fica ao critério do dono o que fazer.
Estamos de acordo que o que funciona para uns pode não funcionar para outros e cabe a nós encontrar a forma mais eficaz de comunicarmos, porque ela existe, pode é não ser tao obvia como seria o ideal.:)
Agora, pessoalmente prefiro esgotar todas as possibilidades existentes no que respeita ao adestramento positivo, é um facto que às vezes exige alguma criatividade e por vezes demoramos mais tempo, mas a aprendizagem é douradora e sem efeitos negativos no cão.
De qualquer modo, se conseguiu atingir os seus objetivos com a sua cadela, pois muito bem, desejo-te sorte para os futuros treinos também, fazer um RCI requer muita dedicação e disciplina. :D :D
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Daasg
Membro Júnior
Registado: domingo ago 12, 2012 4:02 pm

sexta ago 29, 2014 9:54 pm

Boa noite a todos e peço desculpa por só ver as vossas respostas agora mas agradeço aos vossas opiniões porque assim é que se aprende :)
O meu cachorro neste momento tem 10 meses e tem feito grandes progressos ao nivel de treino sem distrações, tanto que faz aquilo que lhe peço quase sempre à primeira tentativa. No entanto ainda é um pouco como a cadela do El Mariachi era em pequena, presta atenção a tudo o que mexe, no outro dia até queria ir atrás de uma lagartixa....
Ele está a usar uma semi estranguladora que era a coleira que a antiga dona lhe usava e a trela é daquelas muito curtinhas que tem tipo mola. Provavelmente vou trocar a coleira assim que puder mas ainda ando a investigar a melhor opção e que a que melhor se adequa a ele e a trela também porque pelo que li deve-se usar uma trela maior porque assim dou lhe mais liberdade quando for altura para isso. É certo é que com uma trela tão curta se ele se tentar afastar um bocadinho mais de mim ja "parece" que tá a puxar e se calhar não é bem assim mas é uma questão de experimentar uma trela maior.
Agora ando a treinar o focus em mim (que não sei se é apenas isto) mas o que faço é quando lhe dou uma ordem clico imediatamente e depois retiro a recompensa da bolsa e so lha dou quando ele estiver a olhar para mim e não para a recompensa e tem resultado muito bem!!
Relativamente aos gatos já vai estando um bocadinho mais controlado desde que eu aviste o gato primeiro porque mando-o logo sentar e ele, apesar de não obedecer logo à primeira, lá cumpre o que lhe peço.
Responder

Voltar para “Cães”