Eu acho que não é assim tão linear... Se o cão tem o focus ideal agora quem nos diz que não foi precisamente por ter usado estranguladora? E mesmo assim porque não continuar a usa-la? As estranguladoras não passam no fundo de coleiras, e o facto de as ter postas não significa que o treino e metodo de trabalho se irá centrar nelas...LFGomes Escreveu:Pedro não é nada disso,
Se o cão trabalha bem com recompensa qual é o sentido de lhe meter já uma estranguladora? É por aí.
Isto é instinto de presa, é o comportamento normal. Depois de ter a obediência feita controla-se muito melhor.
Mas enfim, o cão não é meu… cada um faz como quer.
Sabe o efeito que tem a estranguladora na minha cadela? 0 (zero)... Nunca teve, nunca ligou puto e tive de me reinventar de forma a ganhar um cão de trabalho. Voçê devia ter visto a minha cadela dos 4 aos 10 meses mais ou menos. Era completamente passada dos carretos

Divagando um pouco, lembro-me perfeitamente de nas primeiras aulas de obedience eu ficar frustrado facilmente e achar que tinha a Dobermann mais burrinha do mundo. E o treinador dizia " Pelo contrário... é muito dificil de ver uma cachorra tão novinha e já tão observadora. Apenas temos de encontrar o "click" que a vai fazer observar ao que tu dizes e fazes e não ao que se passa á volta.."
E depois dizia-me muitas vezes : "Pedro, imagina que tens aí nas mãos um Ferrari. Temos de saber como se comporta em estrada apenas para saber conduzi-lo. Para dominá-lo completamente, aí já vais ter de ter muitas horas de pista"

Hoje tudo faz sentido e tenho cadela, excelente em trabalho por sinal, mas tive de adaptar um metodo próprio de treino com ela. Sei onde posso ir e o que lhe vai dar resultado ou não fazer diferença nenhuma.
Como ela, acredito que todos os cães sejam assim e que para cão exista um metodo de trabalho, e que não seja focado apenas numa só vertente.
Pedro