Persas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
LPipas
Membro
Registado: quarta ago 20, 2014 9:56 pm

segunda ago 25, 2014 6:50 pm

Boa Tarde.
Quero comprar um Persa, e já ando com esta ideia à bastante tempo.
Mas queria ajuda de alguém mais especializado em gatos e principalmente nesta raça para as minhas duvidas.
Então aqui vai :
- Como escolher um bom exemplar ?
- Dão se bem com cães ? (tenho duas cadelas já adultas mas super queridas e meigas)
- Problemas de saúde ?
-Cuidados com o pelo ?
- Cuidados Extra

O que quero é assim com o focinho como mostra na imagem, sei que há uns com o nariz achatado mas esses não gosto muito.
Imagem
Obrigada :D
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

segunda ago 25, 2014 8:20 pm

Eu também queria um, só lhe posso dizer que é um sortudo, a minha mãe tem trauma a gatos :(
Mal tenha a minha casa hei de ter um pela certa :)
Adoro 2 criadores e será um deles também, se daqui a uns anos ainda forem :)
LPipas
Membro

segunda ago 25, 2014 8:55 pm

ReginaVieira Escreveu:Eu também queria um, só lhe posso dizer que é um sortudo, a minha mãe tem trauma a gatos :(
Mal tenha a minha casa hei de ter um pela certa :)
Adoro 2 criadores e será um deles também, se daqui a uns anos ainda forem :)
hahahaha eu adoro persas, e esta é a altura ideal para ter um felino cá em casa :)
E pode-me mandar por PM o nome desses dois criadores ?

Obrigada desde já.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça ago 26, 2014 1:55 pm

O gato da foto é um Persa Silver Shaded (ou Chinchilla, não sei porque não se conseguem ver a cor das almofadinhas) de linha um pouco antiga.

Ou tem má cor de olhos ou já terá alguma idade e perdeu cor de olhos.

Tanto quanto sei só há cá em Portugal uma criadora dedicada destas cores.

Escolher um exemplar é igual ao que se faz nos cães: pede-se lista de criadores ao Clube e visita-se os que têm ninhadas para avaliar das condições.

Dão-se muito melhor com cães do que com outros gatos, especialmente se não fizermos nada e os deixarmos entenderem-se entre si. Isto, como é óbvio, se os cães forem educados e controláveis.

Em termos de saúde não deve comprar nenhum exemplar cujos progenitores não tenham testes de PKD feitos e sejam negativos. De resto têm os mesmos problemas que os outros gatos.

No pêlo é que a coisa se complica. Não adianta escovar como os vets recomendam, a única coisa que deve ser feita é dar banho, aprendendo primeiro com quem sabe, e com grande frequência. Os produtos a usar são caros.

O cuidado extra é limpar os olhos diariamente. Quanto melhor for o exemplar, mais complicado é cuidar dos olhos. O exemplar da foto não necessitará de cuidados tão rigorosos porque apresenta algum nariz.
LPipas
Membro

terça ago 26, 2014 3:13 pm

WaterMonitor Escreveu:O gato da foto é um Persa Silver Shaded (ou Chinchilla, não sei porque não se conseguem ver a cor das almofadinhas) de linha um pouco antiga.

Ou tem má cor de olhos ou já terá alguma idade e perdeu cor de olhos.

Tanto quanto sei só há cá em Portugal uma criadora dedicada destas cores.

Escolher um exemplar é igual ao que se faz nos cães: pede-se lista de criadores ao Clube e visita-se os que têm ninhadas para avaliar das condições.

Dão-se muito melhor com cães do que com outros gatos, especialmente se não fizermos nada e os deixarmos entenderem-se entre si. Isto, como é óbvio, se os cães forem educados e controláveis.

Em termos de saúde não deve comprar nenhum exemplar cujos progenitores não tenham testes de PKD feitos e sejam negativos. De resto têm os mesmos problemas que os outros gatos.

No pêlo é que a coisa se complica. Não adianta escovar como os vets recomendam, a única coisa que deve ser feita é dar banho, aprendendo primeiro com quem sabe, e com grande frequência. Os produtos a usar são caros.

O cuidado extra é limpar os olhos diariamente. Quanto melhor for o exemplar, mais complicado é cuidar dos olhos. O exemplar da foto não necessitará de cuidados tão rigorosos porque apresenta algum nariz.
Muito obrigada water, fiquei bastante esclarecida. Vou agora começar a ver criadores, ninhadas e claro as condições. Vou também procurar informar-me mais ainda sobre a raça pois sei que há sempre mais a saber.

Obrigada
WaterMonitor
Membro Veterano

terça ago 26, 2014 8:22 pm

Veja o calendário de exposições no site do CPF: http://www.cpfelinicultura.pt/pt/

A senhora que tem mais conhecimentos nestas cores também costuma ter Goldens muito bonitos.

Nestas cores, Shaded e Golden, os olhos devem ser verdes como esmeraldas. No Chinchilla também podem ser azuis.

Mas nada como ver numa exposição e falar com quem realmente sabe. Eu destas cores sei muito pouco.
Sheeva22
Membro
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

quarta ago 27, 2014 1:28 pm

Olá, só queria acrescentar uma coisa (por experiência propria). Para fins de bom exemplar para exposições realmente é aconselhável com menos nariz (e daí a ter bastante lágrima e ser mais dificil). Mas, as secreções que deveriam sair pelo nariz entram para o pulmões e PODERÁ ter problemas respiratórios. Infelizmente tive um macho azulão com nariz para dentro (sem cana praticamente nenhuma) que apesar de os meus esforços de ir com ele uma vez por mês a espanha fazer a limpeza dos pulmões ele acabou por não resistir. Viveu até aos 3 anos.
São animais lindos e eu tenho 2 fêmeas tricolores lindas (uma tartaruga e outra branca/dourada e preto). Uma com 15 anos e outra com 10. Ambas têm um pouco nariz.
Os gatos originais antes de receberem o "melhoramento genético" tinham um pouco de nariz. Eu sou a favor de que o melhor será o mais proximo da raça original que da raça "melhorada".
A fotografia que partilhou para mim era o ideal. LINDO!
Em termos de cuidados, depende da pelagem. Há que ter alguns cuidados. Escovagem diária, principalmente para aqueles que têm pelagem tipo algodão pois são mais propícios a nós. A escovagem ajuda a desembaraçar mas também a "arejar" zonas do pelo para que evite tambem fungos e bactérias. Os olhos devem ser limpos (se tiver a lágrima) para além de ser higiénico também para evitar fungos e bactérias. Fora isso será o cuidado normal de um gato. São animais muito meigos. Se escolher uma fêmea pf não lhe dê a pilula que provoca cancro.
WaterMonitor
Membro Veterano

quinta ago 28, 2014 10:04 pm

Sheeva22, respeito a sua experiência e lamento muito a sua perda. Mas acredite que tenho Persas com 14 anos, já fui criadora/expositora (o que implica exemplares completamente tipados) e nem sequer tinha ouvido falar de semelhante problema.

Também não subscrevo a escovagem diária, coisa que nunca fiz nem faço. Já estou fartinha de explicar aqui que a única coisa que evita os nós nos Persas são os banhos frequentes. Os banhos também ajudam e muito a resolver o problema das pelagens que refere e que são realmente tipo algodão. Esse tipo de pelagem não é nada bom em exposição e conseguimos resolver com banhos, usando shampoos adequados. Ficam bem melhor e se insistirmos conseguimos chegar aqueles pelos soltos e suaves que pretendemos.
LPipas
Membro

sábado ago 30, 2014 10:00 am

Ja agora surgio me outra dúvida, existe diferença comportamental entre machos e femeas? Qual será mais mimento e se dará melhor com as minhas cadelas e connosco em termos de mimos etc?
WaterMonitor
Membro Veterano

sábado ago 30, 2014 9:46 pm

Ao contrário dos cães, não há diferenças comportamentais entre machos e fêmeas. As diferenças existem de indivíduo para indivíduo.

As diferenças mais marcantes entre sexos prendem-se com custos, a castração do macho é muito mais económica que a da fêmea. Por outro lado manter uma fêmea inteira é, para mim, quase criminoso: elas têm cios quase de 15 em 15 dias e o risco de piómetra é elevadíssimo.

Neste anos todos conheci apenas um macho que tinha aquele cheirão da testosterona (é o cheiro que as pessoas associam com a urina dos gatos) mas era um individuo com problemas sérios relacionados com a dita testosterona e uma vez castrado, deixou de ter cheiro e voltou a ser o animal adorável de temperamento que tinha sido enquanto crescia. Era o caso mais claro de agressão por excesso de testosterona que alguma vez vi.
LPipas
Membro

domingo ago 31, 2014 3:03 pm

Obrigada mais uma vez water. Estou bastante mais esclarecida. Vou continuar a ver criadores e a informar me melhor ainda sobre estes gatinhos adoraveis.
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

domingo ago 31, 2014 9:09 pm

WaterMonitor Escreveu:Ao contrário dos cães, não há diferenças comportamentais entre machos e fêmeas. As diferenças existem de indivíduo para indivíduo.

As diferenças mais marcantes entre sexos prendem-se com custos, a castração do macho é muito mais económica que a da fêmea. Por outro lado manter uma fêmea inteira é, para mim, quase criminoso: elas têm cios quase de 15 em 15 dias e o risco de piómetra é elevadíssimo.

Neste anos todos conheci apenas um macho que tinha aquele cheirão da testosterona (é o cheiro que as pessoas associam com a urina dos gatos) mas era um individuo com problemas sérios relacionados com a dita testosterona e uma vez castrado, deixou de ter cheiro e voltou a ser o animal adorável de temperamento que tinha sido enquanto crescia. Era o caso mais claro de agressão por excesso de testosterona que alguma vez vi.
Eu sinceramenteacho os machos mais meigos que as femeas. Em relacao ao cio, a minha AlAlexa nem 15 dias passavam, coitadinha, 5, 6 dias e estava de volta, ja para nao falar no crescimento, ela teve o cio aos 5 meses, e parou de crescer, nao ganhava peso, o pelo muito feio, muito "molinha". Agora ja voltou a crescer, esta com quase 11 meses, 3,5kg, e linda,linda! :-)
WaterMonitor
Membro Veterano

segunda set 01, 2014 1:15 pm

Elianarags eu nem quis estar a referir o caso das "pequenas" que vivem em cio porque pessoal menos experiente podia pensar que era exagero.

Todo o pessoal que concorre sabe que é lixado fazer campeonato com fêmeas inteiras precisamente pelo que refere: magrinhas, pêlo feio, mau aspecto. Os machos são muito mais fáceis.

Mas acredite, o temperamento varia de individuo para individuo e não tem que ver com sexo. Conheço fêmeas e machos adoráveis e conheço fêmeas e machos que sentem dentro de si um serial killer. :D
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

segunda set 01, 2014 3:37 pm

8) nem imagino um persa amofinado....
WaterMonitor
Membro Veterano

terça set 02, 2014 11:38 am

Ahahahaha isso foi porque nunca viste o Boy em exposições. Era todo um espectáculo...
Responder

Voltar para “Gatos”