Banho a partir de quantos meses? champô seco/sprays ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

JKlc
Membro Júnior
Registado: quinta jul 10, 2014 11:33 am

quinta set 04, 2014 11:36 am

Olá!

O meu cão tem quase 5 meses. É um cão grande com quase 30kg e saudável, se não é um serra da estrela é mt parecido e por isso tem muito pêlo médio/comprido.

Como é um cão de quintal e muito brincalhão já está a ficar muito sujo e queria dar-lhe um banho antes do Inverno. A minha dúvida é que já me deram opiniões muito variadas..

O Vet disse que o posso molhar qdo está calor para se refrescar, já foi à praia, spr que vê uma pocinha de água vai-se lá deitar em cima. Mas também já me disseram que estes cães têm um protecção natural do pêlo/pele e que não se devem lavar antes de 1 ano.

Alguém tem mais conhecimentos sobre isto? É que cada vet diz uma coisa diferente.

Já agora, alguém que tenha experimentado os champôs secos e aqueles sprays para limpar o pêlo dos maus cheiros (a furminator tem vários).. o que acharam?

Obrigada :)
SeitaLouca
Membro
Registado: quinta ago 07, 2014 11:37 am

quinta set 04, 2014 12:26 pm

JKlc Escreveu:Olá!

O meu cão tem quase 5 meses. É um cão grande com quase 30kg e saudável, se não é um serra da estrela é mt parecido e por isso tem muito pêlo médio/comprido.

Como é um cão de quintal e muito brincalhão já está a ficar muito sujo e queria dar-lhe um banho antes do Inverno. A minha dúvida é que já me deram opiniões muito variadas..

O Vet disse que o posso molhar qdo está calor para se refrescar, já foi à praia, spr que vê uma pocinha de água vai-se lá deitar em cima. Mas também já me disseram que estes cães têm um protecção natural do pêlo/pele e que não se devem lavar antes de 1 ano.

Alguém tem mais conhecimentos sobre isto? É que cada vet diz uma coisa diferente.

Já agora, alguém que tenha experimentado os champôs secos e aqueles sprays para limpar o pêlo dos maus cheiros (a furminator tem vários).. o que acharam?

Chama-se serra da estrela, mas é um cão. Não fazia ideia que havia raças de cães que não podiam tomar banho com menos de 1 ano. Se calhar até haverá raças que nunca podem tomar banho. O melhor é consultar um veterinário com especialidade em serras da estrela ;)
LPipas
Membro
Registado: quarta ago 20, 2014 9:56 pm

quinta set 04, 2014 12:34 pm

JKlc Escreveu:Olá!

Nunca tinha ouvido falar em tal coisa e ja tive uma serra da estrela, na minha opinião acho que ele já é grandote e o banho não lhe irá fazer qual quer mal. Conheço algumas raças em que o pelo quase que se auto limpa mas isso nao descuida um bom banho, a sujidade nao está lá mas o cheiro continua presente. Quanto aos champôs exprimentei uma única vez um de spray (dos que diz na embalagem que não é preciso passar por água) e era uma auntentica porcaria.
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quinta set 04, 2014 12:38 pm

SeitaLouca depois de responder a um comentário seu noutro tópico chego aqui e leio esta sua resposta..só me ocorre mesmo ago tipo: LOOOL

Quanto ao tópico... Existem por ai users que já experimentaram vários shampoos ou que têm/tiveram animais com esse tipo de pelo e que lhe podem indicar um bom produto. Eu pessoalmente desde que comecei a usar artero, nunca mais comprei outro.
Isto para dizer que se utilizar um bom shampoo não vai estar a 'estragar' essa protecção natural que fala ... E a partir do momento em que o plano de vacinação esta completo não vejo problema nenhum em dar banho ao patudo ;)
SeitaLouca
Membro

quinta set 04, 2014 12:48 pm

Ainda bem que conseguiu perceber a ironia. Eu tb me ri. Mas olhe que em relação ao seu outro comentário...no outro tópico... :) hummm é melhor não dizer nada... já tinha deixado cair de qualquer forma ;)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta set 04, 2014 12:48 pm

A minha opinião vale o que vale e aqui vai:

Desde que dê banho com água quente (banho normal na banheira), use produtos bons e depois seque completamente com o secador, pode dar banho em qualquer altura do ano, com a frequência que entender e em qualquer idade.

Se quiser dar banho na rua deverá fazê-lo num dia bem quente e, de preferência à hora do calor.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quinta set 04, 2014 1:43 pm

loooollllll, cão com 5 meses e que nunca tomou banho? Das duas vezes que tive ninhadas em casa e todos tinham pelo curto tomaram banho sempre que se sujavam, o que num cachorro quer dizer quase todos os dias.

Tal como disse a water, banho com água tépida, bom shampoo e acondicionador, boa secagem e escovagem e o cuidado óbvio de não o deixar apanhar correntes de ar, seja em que altura do ano for e com a idade que tiver!

A higiene da pele e do pelo faz parte dos cuidados primários e não é por ser "serra da estrela" que não pode tomar banho as vezes que forem necessárias.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
SeitaLouca
Membro

quinta set 04, 2014 2:45 pm

Sinceramente tb não sei o que os veterinários dizem. :) É conforme - uns dizem que sim, outros dizem que não. E um gajo fica naquela. É como com as rações e os desparasitantes. E outras coisas que nem me passam pela cabeça. No meu caso não vejo que venha mal ao mundo por tomar banho. Só dizem para não tomar quando são muito pequeninos.... OU antes das vacinas, vá! Mas já não digo nada.
;)
Aproveito para dizer que o que a kiten disse é o senso comum. O que é estranho é ser preciso dizer isso a alguém. realmente este país é super atrasado.
kitttten
Membro Veterano

quinta set 04, 2014 3:27 pm

Alguns veterinários dizem que banhos só 2 ou 3 vezes por ano, outros são menos radicais e falam em 1 banho por mês, mas diz-me a experiência de uma vida com cães e gatos que devem tomar banho sempre que dele necessitem.
O que faz mal são a porcaria das toalhitas de que a maior parte das pessoas usa e abusa, o sabão azul e branco que alguns tanto defendem ou o famigerado pó de talco, isso faz mal sim quando usado por hábito, agora um bom banho com água tépida e um bom shampoo a um animal que não esteja doente faz mal a quê? Só se for à carteira já que os shampoos são bem caros.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta set 04, 2014 7:08 pm

Kitten, subscrevo. Em defesa do meu vet, que também não recomenda os banhos frequentes, pelo menos tem o bom senso de dizer que toalhitas, sabão azul e branco e a porcaria do pó-de-talco, estão fora de causa.

Mas é engraçado que a vet onde tenho ido ultimamente, que foi estagiária e depois ficou anos na clínica do meu vet "tradicional", já recomenda banhos, diz sem problema que aprendeu a ver os meus animais e usa Goop e o shampoo Ebene na sua própria cadela, uma PA negra.

SeitaLouca um bebé Persa, tenha a idade que tiver, se ficar com fezes presas no rabito e no pêlo faz uma inflamação de pele horrível e muito dolorosa. Mesmo que tenha dias, convém lavar a zona, obviamente com todos os cuidados. Há mesmo uma fase no crescimento, a que o pessoal chama "a fase do cocó preso no rabo", em que isto acontece a dois ou três da ninhada. Ou porque estão com as fezes mais moles ou porque são génios e sentam-se em cima, isto acontece.

Lavam-se à torneira, com a água morna e devidamente encaixados na nossa mão. Depois secam-se com o secador numa velocidade reduzida. Nenhum morre disto.
pinkyone
Membro
Registado: quinta ago 21, 2014 11:31 am
Lilith(gata)
Eve(Gata)
Bugsy(esquilo)

sexta set 05, 2014 2:38 pm

A minha com 1 mês e meio já tomou banho.
Coisa que a minha vet desaconselhou totalmente, mas visto que não é ela que tem de levar com o cheiro a cão e a casa toda suja.
SeitaLouca
Membro

sábado set 06, 2014 9:13 am

pinkyone Escreveu:A minha com 1 mês e meio já tomou banho.
Coisa que a minha vet desaconselhou totalmente, mas visto que não é ela que tem de levar com o cheiro a cão e a casa toda suja.
Eu gosto do cheiro dos meus cães. Já quanto à casa, sim a gaja queixa-se. Eu é que não percebo porquê. Para mim está sempre limpa!
pinkyone
Membro
Registado: quinta ago 21, 2014 11:31 am
Lilith(gata)
Eve(Gata)
Bugsy(esquilo)

sábado set 06, 2014 12:11 pm

SeitaLouca Escreveu:
pinkyone Escreveu:A minha com 1 mês e meio já tomou banho.
Eu gosto do cheiro dos meus cães. Já quanto à casa, sim a gaja queixa-se. Eu é que não percebo porquê. Para mim está sempre limpa!
Eu tbm gostava do cheiro da minha quando veio , depois de andar a brincar com outros cães , rebolar em terras o cheiro não fica muito bom.
Nem o dela nem o da casa.
kitttten
Membro Veterano

sábado set 06, 2014 9:40 pm

Pois a mim o cheiro das minhas cadelas não incomoda minimamente, se me incomodasse não as teria, as minhas cadelas tomam banho não por cheirarem a cão, aliás só 1 delas tem algum cheiro, tomam banho porque se sujam e porque é pouco higiénico.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
SeitaLouca
Membro

segunda set 08, 2014 10:32 am

lol eu fiquei ontem a saber que eu sou O RESPONSÁVEL por a casa de banho nunca estar limpa. Os meus cães são super limpinhos eu é que sou o javardo. :)
Responder

Voltar para “Cães”