Gatos em Apartamentos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

21Treze
Membro Júnior
Registado: quinta set 04, 2014 9:36 pm

quinta set 04, 2014 9:43 pm

Olá, já tive uma gatinha rafeira branquinha que era muito bonita, mas era demasiado energética, miava muito e era muito traquina, tive de a dar devido a um vizinho irritante se ter queixado do barulho que ela fazia, pois ela aprendeu a saltar a maçaneta e abrir portas :lol: então de noite tava a noite toda a tentar abrir todas as portas :D
Mas a principal razão nao foi esta, foi porque a minha mae teve um problema de pele na altura e julgamos ser por causa da gata, so soubemos mais tarde (depois de a dar que nao era)

Gostava de ter um gato, mas como vivo num apartamento queria saber algumas opiniões das raças mais aconcelháveis...
Fiz uma pesquiza e vi que os persas tem esse perfil por miarem baixo, e serem gordinhos e pouco ageis, mas o facto de terem muito pelo prejudica um pouco uma doença de pele da minha mae, que apesar de não estar diretamente ligada ao pelo de gato acaba por prejudicar sempre um pouco.

e eis que encontrei os "Exoticos"
Pelo que li são raçados de persas e shorthair, e são basicamente persas d epelo curto.

dito isto tenho dduas questões:
-é facil de encontrar em Portugal á venda um "exotico"?
- que outras raças poderiam ser boas para apartamento e que tivessem as caracteristicas de pouco ágeis, calmos, e com miar baixinho?

agraço ajuda :)
Última edição por 21Treze em sábado set 13, 2014 12:52 am, editado 1 vez no total.
samf82
Registado: domingo mai 11, 2014 10:47 pm

quinta set 04, 2014 11:37 pm

Olá! Tal como tu vivo num apartamento... tenho uma scottish straight com quase 7 meses e é super limpa, serena, raramente mia, já viajou várias vezes (carro e avião) e portou-se sempre à altura! :P O meu receio inicial prendia-se com o afiar das unhas no sofá, nas portas ou nos móveis... mas tem arranhador e até ao momento só partiu uma moldura que caiu no chão e era de vidro :) Trepa tudo sem estragar, dorme onde quer (móveis, sofá, cama,...) e é super meiga... gosta de mimos mas não aprecia muito colo! Quanto aos pelos eu escovo-a dia sim dia não com uma cardadeira e passo a mopa todos os dias, lavando a cozinha dia sim dia não e o resto da casa (flutuante) duas vezes por semana - tanto eu como o meu namorado temos asma e várias alergias e até ao momento nem medicação nem bomba :)
É uma questão de veres as características de cada raça... há gatos "sem raça/rafeiros" que se comportam lindamente e que ficarão muito felizes se os escolheres para serem a tua companhia até ao fim dos seus dias <3
Magnolya
Membro Veterano
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

sexta set 05, 2014 12:54 am

Se é verdade que há raças que são mais calmas, também é verdade que há gatos sem raça que o são.

Tenho um há quase 2 semanas (também é branco) que o vet avaliou como tendo de 6 a 7 meses, que até aqui tinha tido pouco ou nenhum contacto com humanos, e que é a coisa mais doce e meiga que pode haver.

Só mia/chora quando se lembra da rua e se vai pôr à janela, mas a cada dia que passa vai melhorando. E tem-se portado lindamente.
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

sexta set 05, 2014 9:11 am

Sou leiga no assunto, mas o D. Sebastião que veio da rua há quase 3 semanas, tirando a parte que de quando em vez pensa que é o CR gatino, é a coisa mais pacholas e menos miadora que conheço.
pelo que vejo é um SRD
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta set 05, 2014 10:37 am

21Treze Escreveu: e eis que encontrei os "Exoticos"
Pelo que li são raçados de persas e shorthair, e são basicamente persas d epelo curto.

dito isto tenho dduas questões:
-é facil de encontrar em Portugal á venda um "exotico"?
- que outras raças poderiam ser boas para apartamento e que tivessem as caracteristicas de pouco ágeis, calmos, e com miar baixinho?

agraço ajuda :)

consultar no site do CPF a lista de criadores.

por muito alto que os meus rafeiros miem divido muito que os vizinhos ouçam!

já agora....os exoticos pouco ageis ??? hum.... WATERRRRRRRRRRR
cgcunha
Membro Júnior
Registado: quarta set 03, 2014 7:58 pm

sexta set 05, 2014 8:44 pm

Tenho dois scottish straight com 11 e 5 meses respectivamente, ambos são calmos e praticamente não miam. Já tive persas e eram igualmente calmos e silenciosos.
Ponderei os exóticos pelo temperamento calmo, mas não me arrependo de ter escolhido os scottish.
Os meus gatos circulam livremente por toda a casa e têm à sua disposição o arranhador (que usam vigorosamente). Escovo-os três vezes por semana, banho bimensal e corte das unhas de 15 em 15 dias. Nunca estragaram nada :)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 05, 2014 9:31 pm

Os exóticos não são "raçados" de coisíssima nenhuma... são persas de pêlo curto.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo set 07, 2014 4:39 pm

Neste momento tenho 4 gatas rafeiras (já tive outras também rafeiras) e posso dizer que nenhuma delas é de miar muito, principalmente à noite.

Claro que miam, fazem corridas malucas, mas até agora não tive razão de queixa dos vizinhos.

E, na minha opinião, não é por ser de raça que os gatos miam muito ou pouco. Vai da sua personalidade, assim como as pessoas, umas são faladoras outras caladas. 8)
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo set 07, 2014 7:18 pm

qualquer gato ou gata pode miar muito se estiver com o cio, com fome, for neglegenciada, estiver doente...se miar fora dessas situações é normal. os gatos miam :idea:
max06
Registado: domingo out 14, 2012 2:49 pm

segunda set 08, 2014 12:09 pm

Olá, o meu conselho é ficar longe de gatos orientais, como o siamês, pois este tipo de felino realmente mia, alias por vezes pode se dizer que estão literalmente a falar. O seu pelo também é mais difícil de limpar, pois fica espetado em tudo, roupa, sofás, tapetes, e pode causar mais alergia.
Sou asmática e sempre tive gatos, de e sem raça definida. Neste momento tenho um persa bebé e uma gata cruzada de persa de 15 meses, e realmente são os gatos mais silenciosos que tive até hoje, mas não deixam de ser gatos. Têm momentos de pura energia. Também abrem portas se conseguirem, e trepam coisas, como todos os outros gatos. No entanto a nível de pelo, para mim, são mais fáceis de tratar, pois a pelagem é mais fácil de remover dos móveis e roupa, e nunca tive um ataque de asma, nem o meu filho mais velho, devido ao seu pelo enquanto com uma siamesa que a minha mãe tinha acontecia constantemente.
Honestamente se pensar em adotar um gato, escolha um adulto, e tente observa-lo bastante antes do trazer para casa, para poder avaliar melhor o seu comportamento. Os gatinhos com menos de um ano são mais imprevisíveis em relação ao temperamento que poderão vir a ter.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda set 08, 2014 12:40 pm

EU TIVE 2 SIAMESES DURANTE MAIS DE 15 ANOS E NÃO NOTEI QUE FOSSEM MAIS BARULHENTOS DO QUE OS OUTROS. QUANTO AO PELO, DE FACTO ERA DIFICIL DE TIRAR DE UM VESTIDO PRETO. MAS E FOSSE OUTRO, NÃO ERA MAIS FÁCIL. TENHO UM GATO DE 13 ANOS QUE É UM VERDADEIRO CHATO. FARTA-SE DE MIAR POR MIMO. MAS TEM DESCULPA. EM BEBÉ, ESTEVE À MORTE E FOI MUITO MIMADO. NUNCA LHE PASSOU.
DE FACTO UM GATO ADULTO É MAIS PREVISÍVEL E SOSSEGADO
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda set 08, 2014 6:41 pm

O Exótico é um Persa de pêlo curto. O problema do pêlo é muito pior num Exótico do que num Persa porque, tal como acontece nos cães de pêlo curto, aquilo espalha-se por todo o lado e é lixado de apanhar. Os pêlos dos Persa formam umas bolas e não se entranham.

Em termos de fazerem nós, os Exóticos não fazem. Mas demoram muito mais tempo a secar.

Os Exóticos, tal como a Dino explica não são "raçados" de nada.São filhos de Persas e/ou Exóticos e não tenho pachorra para explicar direitinho como funciona. São relativamente faceis de comprar em Portugal. Consulta a lista de criadores na página do Clube Português de Felinicultura e lá consta quem cria Exóticos.
21Treze
Membro Júnior

terça set 09, 2014 7:54 pm

e um British Shorthair?
seria uma boa opção para apartamentos?????
cgcunha
Membro Júnior
Registado: quarta set 03, 2014 7:58 pm

terça set 09, 2014 9:08 pm

21Treze Escreveu:e um British Shorthair?
Julgo que os British Shorthair têm um temperamento muito semelhante aos Scottish Straight (os que tenho). Tenho 2 num apartamento e praticamente não miam :)
21Treze
Membro Júnior

quarta set 10, 2014 12:10 pm

cgcunha Escreveu:
21Treze Escreveu:e um British Shorthair?
Julgo que os British Shorthair têm um temperamento muito semelhante aos Scottish Straight (os que tenho). Tenho 2 num apartamento e praticamente não miam :)
estava virado para o british shorthair :) tenho ouvido boas opinioes sobre eles em apartamentos :)
Responder

Voltar para “Gatos”