Amstaff em apartamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
hvilhena
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: segunda ago 18, 2014 5:00 pm

sexta set 05, 2014 8:21 pm

Boas pessoal,

Antes de mais quero aproveitar para dar os parabens ARCA DE NOE pelo excelente trabalho que tem desenvolvido aqui, onde podemos aceder a todo tipo de informação necessária.
No alentejo, tenho 2 caes rafeiros, sempre tive cachorros mas tem um quintal e andam soltos de vez em quando, mas de momento vivo num Apartamento que comprei no Algarve e estou interessado em ter um amstaff vindo de espanha com pedigree e afixo, pretendo ser um dono responsavel, ja tenho uma escola de adestramento onde ir para ajudar na socialização, nos comandos basicos e mais tarde conseguir o equilibrio necessário. Tenho lido e procurado informar-me por todo lado se estou realmente a fazer uma boa opção, queria mesmo um amstaff, em todos os sentidos acredito que sendo um cao equilibrado iria ser uma alegria ca em casa.
Vivo sozinho num T2 com 100m2 que tem varandas em ambas as extremidades, vivo na cidade mas tenho a praia, o campo e tenho casa no alentejo onde vou a cada 15 dias, portanto tenho muitas alternativas para diariamente fazer caminhadas e "puxar" pelo amstaff, alem de ter a escola de adestramento e agility.
Agora as minhas duvidas quero-as colocar a quem tem um Amstaff e vive num apartamento, ainda nao conheci ninguem mas sei que existem.
Gostava de saber como tem reagido os vizinhos ao amstaff? Sei que as pessoas tem "medo" do amstaff pelas suas caracteristicas posantes, nao deverão querer entrar no elevador convosco, nem sequer vos falar :p
Mas o meu maior receio mesmo é não ser aceite aqui no condominio, dou-me bem com toda a gente, vivo num predio em que ninguem tem cachorros, tudo pessoas de familia...
Existe legislação em relação aos caes PP em condominios? Tenho o dever de informar o mesmo sobre a ideia de ter um cao PP em casa?
Tenho contado a alguns amigos meus, que por sua vez não tem caes e se mostram muito negativos em relação a minha ideia de ter um amstaff, o que me deixa a pensar...
Outra questão tem a ver com o facto de sair de casa por volta das 10h e chego a casa pelas 18h, quase todos os dias almoço em casa, se mantiver as caminhadas todos os dias a tardinha será suficiente para ele?

Desculpem a extenção do texto mas queria que conseguissem entender o contexto em que me encontro.

Abraço
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta set 05, 2014 9:40 pm

Não tenho pp's, mas...
Quanto ao condomínio, faça o tpc antes de ir buscar o cão. (consulte o regulamento do seu prédio).

Há condomínios em que há um regulamento interno para animais de estimação, como o cão ou o gato.

Se o seu condomínio não tiver normas internas, então aplica-se, a lei geral, que permite 3 cães por casa.

Se o condomínio formar normas internas depois de ter o cão, continua a valer a lei geral.

Sim, se decidir ter um pp, tem que ficar sujeito ao preconceito que existe, "quem anda à chuva molha-se", e a outras coisas obrigatórias, tais como, seguro, registo da junta, castração.
http://www.cpc.pt/?cpc%2Flegislacao%2Cpt

Pesquise gameness.

Se é o seu 1º cão, tem muito que interiorizar.
veja isto também (por via das dúvidas.)
http://www.bayerpet.com.br/pet-lover/ad ... pet/teste/

Escolha um à sua medida.

Procure também no sub fórum da raça para mais informações.

Um pit/staff é como qualquer outro cão mas com muito mais poder, isso se tiver unhas.

Não me leve a mal, mas por algumas perguntas que coloca, dá-me impressão que é maçarico, veja lá no que se mete.
Se hesita pelos seus amigos não acharem boa ideia (não se ponha com essas hesitações com o cão). Pits/staffs, são bem diferentes dos pastelões dos rafeiros alentejanos.

Boa sorte e boa escolha.
Última edição por botas96 em sexta set 05, 2014 9:47 pm, editado 1 vez no total.
Specops
Membro Veterano
Mensagens: 436
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

sexta set 05, 2014 9:42 pm

Boa noite.

Antes de mais, os parabéns pela futura aquisição dessa linda raça (gosto pessoal).

Eu tenho uma cadela bull nose e um american red nose. Bem...ela é pequena e ele bem grande. Neste momento, estou no segundo apartamento com eles os dois. Não se passou nada com eles, no primeiro. Apenas me mudei para melhor.

Na minha honesta opinião, vai haver sempre alguém a por defeitos, nesta raça. Por e simplesmente, haver tanto preconceito pelo mundo fora. Algo, muito difícil de combater. Falam mal por falar. Falam por ver notícias, sem saber bem o contexto.

Quanto à legislação, já ouvi falar nas ATA's (alguém que me corrija, se estiver errado). Isto é, o condomínio junta-se com base, no acordo de todos os vizinhos e fazem a tal declaração, que proíbe cães no prédio. Mas acho que isso não é bem legal...não tenho a certeza, mas foi o que já me disseram (agências imobiliárias).

Esta raça é sem dúvida nenhuma, muito bonita e bastante energética. Mas tem as suas 'arestas por limar'. Isto é, educar desde pequeno e habituá-lo ao meio social, tanto com pessoas como com cães.
Se já tem uma escola em mente, isso já é muito bom. Logo aí, poderá mais tarde pedir mais conselhos ao instrutor.

Os meus vizinhos, tanto na primeira habitação como na que estou actualmente, sempre simpatizaram com os meus cães. Tanto um como o outro, dão-se perfeitamente bem com as pessoas. Ele com 9anos e ela com aproximadamente 2 anitos.

Posso acrescentar também, que é uma raça que necessita de atenção e de muita actividade. Sugiro-lhe que no mínimo esteja com ele/a na rua 1h...1h30 +/-
Umas 2 ou 3 vezes por dia. Dependendo de quanto tempo tem disponível com ele. Nem que à noite, compense mais o tempo com ele/a na rua.


Cumpts
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta set 05, 2014 9:48 pm

Actas
Specops
Membro Veterano
Mensagens: 436
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

sexta set 05, 2014 10:27 pm

botas96 Escreveu:Actas
Isso! :wink:
krug
Membro
Mensagens: 174
Registado: sábado jan 11, 2014 10:33 pm

sábado set 06, 2014 1:58 am

Boa noite,

O regulamento de condomínio não pode proibir qualquer espécie animal ou raça canina. Quer dizer, poder pode, mas essa proibição é ilegal e consequentemente nula, sem qualquer efeito.

Nem, por outro lado, pode limitar o número de animais por fogo como muita gente retira da errónea interpretação do DL 314/2003 (art 4 ou 5, agora não sei de cor).

O que pode suceder é que o regulamento preveja zonas das partes comuns, que não sejam de passagem (ex. Ginásio, piscina, jardim, etc) em que esteja proibida a presença de animais ou se reúnam determinadas condições (ex, estarem de trela). Apesar de isto também ser em minha opinião totalmente ilegal (porque a lei está manifestamente desactualizada as novas necessidades dos condomínios - apesar das promessas desde 2000 que iria ser actualizada) e consequentemente nulo, embora desejasse que fosse legal porque é totalmente te razoável, a verdade é que a mais recente jurisprudência das Relações tem aceite este tipo de proibições em regulamento de condomínio, talvez por considerar que existe aqui uma falha da lei (ainda assim e juridicamente falando, qualquer sentença ou acórdão que aceite esse tipo de proibições está, em minha opinião, faz uma incorrecta apliçacoa da lei)

Obviamente que tudo isto estará dependente do regulamento de condiminio reunir os requisitos de validade formal e material que lhe são exigidos, sob pena de nem está nem qualquer outra cláusula dele,constante ser válida)

Quanto as actas: a acta é o acto formal do que se passou numa assembleia de condomínio que por sua vez é o órgão onde são aprovados os regulamentos de condomínios (sempre com as tais especificações e requisitos a que supra aludi)
SeitaLouca
Membro
Mensagens: 72
Registado: quinta ago 07, 2014 11:37 am

sábado set 06, 2014 9:02 am

Este assunto interessa-me muito. Há alguém que possa confirmar sobre a legalidade/ilegalidade do regulamento do condomínio quanto a animais em casa?

Eu ainda não tive nenhum problema, mas o seguro morreu de... Há certas pessoas aqui no prédio que, ou andam de mal com a vida, ou têm fobia a cães... tais são as trombas que põem quando passam por nós. Também já ouvi aí um vizinho a implicar com o pó que anda no ar e que deve ser produzido pelos animais... Ou seja os animais são a desculpa para toda e qualquer eventual sujidade ou poeira que apareça no chão. Estou a exagerar, provavelmente, mas enfim.

Eu tenho ido às reuniões para impedir que alguma fera se lembre de querer impor regras quanto aos animais ( a gente já sabe como os vizinhos podem falar nas nossas costas...? Imagino). Gostava mesmo de ter a certeza sobre o poder dos condóminos no que respeita à liberdade individual dos inquilinos...
LPipas
Membro
Mensagens: 122
Registado: quarta ago 20, 2014 9:56 pm

sábado set 06, 2014 3:42 pm

SeitaLouca Escreveu:Este assunto interessa-me muito. Há alguém que possa confirmar sobre a legalidade/ilegalidade do regulamento do condomínio quanto a animais em casa?

Eu ainda não tive nenhum problema, mas o seguro morreu de... Há certas pessoas aqui no prédio que, ou andam de mal com a vida, ou têm fobia a cães... tais são as trombas que põem quando passam por nós. Também já ouvi aí um vizinho a implicar com o pó que anda no ar e que deve ser produzido pelos animais... Ou seja os animais são a desculpa para toda e qualquer eventual sujidade ou poeira que apareça no chão. Estou a exagerar, provavelmente, mas enfim.

Eu tenho ido às reuniões para impedir que alguma fera se lembre de querer impor regras quanto aos animais ( a gente já sabe como os vizinhos podem falar nas nossas costas...? Imagino). Gostava mesmo de ter a certeza sobre o poder dos condóminos no que respeita à liberdade individual dos inquilinos...
Se não me engano a proibição de animais em condomínio tem de vir nos papeis da casa. Se entretanto os condóminos mudarem de ideias e querem fazer essa proibição nao podem querer que tire os seus animais nem os de ninguém do predio..
SeitaLouca
Membro
Mensagens: 72
Registado: quinta ago 07, 2014 11:37 am

domingo set 07, 2014 9:14 am

Fiz uma pesquisa no google e apareceu-me este artigo da OA:

http://www.oa.pt/Conteudos/Artigos/deta ... &ida=50886

A coisa não é assim tão simples, nem para um lado, nem para o outro.

O problema é que há sempre 2/3 ovelhas negras nos condomínios - aqueles que dizem mal de toda a gente, que só levantam problemas, que tudo os chateia. O pior é que são esses que nunca faltam às reuniões e que têm fobia a cães....

No meu ponto de vista seria um abuso impedirem-me de ter os animais que quiser, desde que dentro da lei. Eu quando comprei esta casa não havia proibição nenhuma.... Foi nestas condições que a comprei, com a "garantia" de que podia ter animais. Muito me surpreenderia que houvesse aqui a possibilidade de um ( vários) vizinhos decidirem o que as pessoas podem ou não ter.

Espero que seja mesmo assim. Que só seja proibido caso esteja escrito na escritura do imóvel. ;)
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

domingo set 07, 2014 1:03 pm

Boa tarde,

Não tenho um Amstaff mas tenho um Dobermann em apartamento e como tal as reações (positivas/negativas) são semelhantes apesar da minha raça não estar na lista dos PP.

Na altura da adquirir a Kyra não me preocupei muito com a opinião das outras pessoas no prédio, mas sim com o arrendatário do andar. Esse sim, até por ser o dono, tive que lhe pedir autorização para ter um cão (simplesmente um cão, não interessa a raça). O condominio em si permite animais (tenho vizinhos com cães) e como tal por aí não houve nenhuma chatisse.

Não tenho conhecimento que haja alguma lei especifica para PP em apartamentos. Mas concerteza tem consigo o contrato de arrendamento ou as regras do condominio. Se não mencionar lá nada não vejo como possa ter problemas.

No meu apartamento existe todo o tipo de pessoas. Tenho uma senhora que tem panico (no verdadeiro sentido da palavra) a cães (qualquer um) como tenho pessoas que adoram cães e que os têm ou já tiveram. também tenho quem notoriamente tem receio á Kyra mas simplesmente ignoram e até que começam a gostar dela!

No elevador... Eu se tiver com a Kyra, por respeito, se aparecer mais alguma pessoa para descer/subir digo a essa pessoa para entrar primeiro que eu "apanho" o próximo. Só entro no elevador com a Kyra se tiver o ok por parte da outra pessoa, simples. Muitos não se importam e até metem conversa sobre ela mas outros têm receio ou simplesmente não gostam e eu respeito obviamente.

Mas á medida que o cão for crescendo e as pessoas se aperceberem que é pacifico vão "abrindo mão" á sua tolerância e cada vez mais vão agir normalmente.

Já agora como curiosidade, a Kyra é muito desconfiada com estranhos, não deixa qualquer pessoa na rua por-lhe a mão assim como quem dá aquela palha e não vai muito á bola com crianças também. No entanto, ás pessoas/crianças do prédio é um doce, mesmo não tendo quase nenhum contacto com eles. Tenho para mim que os cheiros/sons que para nos são irrisórios dos meus vizinhos fez com que a cadela se habitua-se a eles sem que tivesse realmente com eles.

O seu tempo de ausência é o normal para o comum mortal que tem de trabalhar para ganhar ao fim do mês. Se ainda tem a benece de poder vir almoçar a casa para levar o cão á rua fazer um xixizito melhor ainda. Desde que faça um bom exercicio com o cão de manhã antes de sair de casa e depois á noite um passeio longo não vejo porque não. Tem é de estar ciente disto porque muitas das vezes é tudo muito bonito ao inicio mas aos poucos começam a desleixar e a levar só o cão a fazer o xixi e siga para casa outra vez.

Pedro

Edit: editei porque me esqueci de referir que obviamente tem que estar ciente primeiramente da lei ácerca dos PP e comprir todos os requisitos para estar legal.
krug
Membro
Mensagens: 174
Registado: sábado jan 11, 2014 10:33 pm

domingo set 07, 2014 4:13 pm

SeitaLouca Escreveu:Este assunto interessa-me muito. Há alguém que possa confirmar sobre a legalidade/ilegalidade do regulamento do condomínio quanto a animais em casa?
Não leu o meu post acima?

Quanto ao artigo que publicou... não me pronuncio. Tem bastante informação, grande parte dela correcta, mas não concede qualquer resposta ao que aqui se fala (o que atendendo à sua autora não é de estranhar)
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

domingo set 07, 2014 5:22 pm

krug Escreveu: Nem, por outro lado, pode limitar o número de animais por fogo como muita gente retira da errónea interpretação do DL 314/2003 (art 4 ou 5, agora não sei de cor).
Sério? Se o DL diz expressamente que o regulamento do condomínio pode limitar o número de animais onde é que está a interpretação errónea?
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo set 07, 2014 5:45 pm

Diz muito bem, "pode limitar". Não pode é proibi-los de todo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

domingo set 07, 2014 5:53 pm

Limitar é pôr um limite, que até pode ser zero.
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

domingo set 07, 2014 7:10 pm

St0pAF Escreveu:Limitar é pôr um limite, que até pode ser zero.
Eu também tenho algumas dúvidas que assim seja.

No link acima da OA, a dada altura pode ler-se o seguinte:

Em jeito de balanço, façamos uma súmula das conclusões a que chegámos até aqui: a proibição de deter animais de companhia numa fracção autónoma pode ser estabelecida no título constitutivo ou no regulamento do condomínio aí inserido, ou pode ser acordada pelos condóminos entre si; a assembleia de condóminos ou o administrador não podem estabelecer, por deliberação maioritária ou por decisão simples, no regulamento do condomínio propriamente dito a proibição de deter animais nas partes próprias; as deliberações da assembleia de condóminos e as decisões do administrador sobre a utilização das partes comuns não podem conter proibições ou restrições que violem o direito de compropriedade de cada condómino sobre as partes comuns do edifício.
Última edição por PauloSantos1 em domingo set 07, 2014 7:26 pm, editado 1 vez no total.
<strong>Paulo Santos</strong>
Responder

Voltar para “Cães”