Doberman? Raça perigosa?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Trapt
Registado: domingo jul 27, 2014 2:01 am

domingo set 07, 2014 9:55 pm

Boas a todos os usuarios.

Surgiu-me uma questão nestes dias em que preciso da opinião de quem está mais dentro do assunto.

Eu tenho um doberman, e pelo que a lei estipulou à 7 raças consideradas perigosas em Portugal e a raça do meu bichinho não consta lá, no entanto diz que são essas e os cruzamentos das mesmas. O doberman é uma raça (primeiro aspecto), no entanto como sabem a sua origem resultou do cruzamento (entre outros) do rottweiler. A minha questão é se tenho de proceder á documentação dele como a lei manda (treino, seguros, registo junta de freguesia etc.) ou apenas o comun como outro cão.

Agradeço desde já a todos
Obrgd
Cumps
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo set 07, 2014 10:33 pm

Não
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo set 07, 2014 10:51 pm

Não tem que fazer absolutamente nada porque o Dobermann não é considerado potencialmente perigoso em Portugal. E note o "potencialmente", porque qualquer cão pode ser declarado perigoso independentemente da raça ou das cruzas de que seja fruto, basta para isso ter atacado uma pessoa ou um animal e ter havido denúncia às autoridades. Não existe nenhuma lista de raças perigosas, existe sim legislação específica para 7 raças consideradas POTENCIALMENTE perigosas, coisa que é abortóide até dizer chega num universo de 300 e tal raças, mas é o que temos...

E quando à questão do cruzamento, tem que perceber que o desenvolvimento da raça e as cruzas que menciona (não eram bem rotties, eram os precursores dos mesmos) deram-se há um século atrás portanto e como é evidente, um dobermann nunca pode ser considerado como descendente de pp... pois se é dobermann é filho, neto e bisneto de cães da mesma raça e, como já foi dito, a raça não consta na portaria abortóide.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Trapt
Registado: domingo jul 27, 2014 2:01 am

domingo set 07, 2014 10:57 pm

dinodane Escreveu:Não tem que fazer absolutamente nada porque o Dobermann não é considerado potencialmente perigoso em Portugal. E note o "potencialmente", porque qualquer cão pode ser declarado perigoso independentemente da raça ou das cruzas de que seja fruto, basta para isso ter atacado uma pessoa ou um animal e ter havido denúncia às autoridades. Não existe nenhuma lista de raças perigosas, existe sim legislação específica para 7 raças consideradas POTENCIALMENTE perigosas, coisa que é abortóide até dizer chega num universo de 300 e tal raças, mas é o que temos...

E quando à questão do cruzamento, tem que perceber que o desenvolvimento da raça e as cruzas que menciona (não eram bem rotties, eram os precursores dos mesmos) deram-se há um século atrás portanto e como é evidente, um dobermann nunca pode ser considerado como descendente de pp... pois se é dobermann é filho, neto e bisneto de cães da mesma raça e, como já foi dito, a raça não consta na portaria abortóide.

Muito obrigado pela a ajuda, so nao queria ter problemas futuros com autoridades ou que prejudicasse o patudo heh
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo set 07, 2014 11:18 pm

Atenção, o chip, a trela na rua e o registo na junta são obrigatórios para TODOS, não é só para os potencialmente perigosos.

O seguro de responsabilidade civil é opcional mas é bom ter, apesar de não pagar danos a outros cães, pode dar jeito noutras situações e é barato.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

krug
Membro
Registado: sábado jan 11, 2014 10:33 pm

segunda set 08, 2014 12:03 am

dinodane Escreveu:Atenção, o chip, a trela na rua e o registo na junta são obrigatórios para TODOS, não é só para os potencialmente perigosos.

O seguro de responsabilidade civil é opcional mas é bom ter, apesar de não pagar danos a outros cães, pode dar jeito noutras situações e é barato.
Exacto.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

terça set 09, 2014 9:29 pm

Não é, mas parece. A ver pelo know how de mais de 90% das pessoas que me cruzo diariamente.. Raro é o dia em que não oiço a tipica boca do "E o ançaime jovem?"..

Tirando o facto de que para me registar na junta tive que esperar e bater o pé durante 3 dias pois os supra sumos de sabedoria canina encarregues de passar os papeis insistiam que a minha raça era PP... Passou para o presidente da junta, e do presidente da junta para a camara de Braga, onde só aí, ligaram directamente para a "personagem" a informar que a raça Dobermann não fazia parte da lista.

Ah, quando fui lá buscar os papeis levei umas cópias da lei e a lista dos PP com imagem a cores e disse: "Este é o DR onde consta a lei. Leia e informe-se. E esta é uma cópia com imagens de todas as raças que consta nessa lei. Cole aí na secretária para não fazer perder o tempo a mais ninguém." :lol: :lol:

O homem ficou vermelho, engoliu em seco, agradeceu e desejou-me um bom dia.. :wink:

Pedro
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

quarta set 10, 2014 1:36 am

Know how?!

Tudo o que seja cão e tenha um aspecto mais possante é pp para a maioria das pessoas.

Tenho um individuo aqui na rua já com alguma idade, que está constantemente a provocar o meu cão, e depois vem me dar cabo da cabeça a dizer que o cão é perigoso e que é uma raça perigosa, eu inicialmente ainda me dei ao trabalho de o ouvir e tentei-lhe explicar que não só a raça boxer não é uma raça pp como o meu cão é um animal bastante sociável depois de conhecer as pessoas.

Mas com tanta provocação, passar e mandar bocas ao cão, e aquela postura de provocação constante, o cão começou a ve-lo e imediatamente rosna eu já o avisei para parar com isso e ignorar o cão que ele tb o ignora.

A ultima vez estava com o cão e o meu filho mais novo num jardim próximo de casa e andava com o cão solto, e o gajo numa de brincadeira porque até tinhamos uma relação próxima entre as familias, agarra-me o miudo e pega nele ao colo mesmo naquela de ver a reacção do cão, resultado foi que tive de agarrar eu o cão.

Apartir dai ficou com mais receio do cão, agora já não tem aquela postura de provocação mas o cão ficou com o gajo gravado na memória e só de o ver começa logo a rosnar, é que já é de forma imediata, se o vir a 50 metros de distancia senta-se e não tira os olhos de cima dele, mal ele se aproxime desata logo a rosnar.

Depois dizem que os cães são PP. este em conversa chegou-me a dizer que tinha sido mordido 2 vezes por cães da raça boxer ( imagino porque ?! )
E mesmo assim continua a meter-se com eles feito idiota...

Fazer o que ?! Eu a minha vontade era deixar o cão espetar-lhe os dentes mas depois a culpa era do cão...

Inicialmente ainda me chegou a dizer que tinha de andar com açaime que era uma raça perigosa, mas viu logo que eu nem estava para me chatear com idiotas...
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
Responder

Voltar para “Cães”