Treinados mas diferentes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
krug
Membro
Registado: sábado jan 11, 2014 10:33 pm

segunda set 08, 2014 1:49 pm

Coloco aqui dois vídeos de situações totalmente diferentes, excepto pelo facto que ambos são treinados.

Gostava de saber opiniões sobre qual consideram o mais adequado ao nosso quotidiano no ambiente urbano.

Crufts 2014
http://youtu.be/eq1mZSUj1l8

Augusto de Oliveira
http://youtu.be/-d8EYyveK_E
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

segunda set 08, 2014 2:19 pm

Como disse, os vídeos reflectem tipos de treino muito diferentes, com objectivos muito diferentes, e resultados adequados face a esses objectivos. A precisão e a atitude são as requeridas numa e noutra situações, e é evidente que o tipo de treino mostrado pelo vídeo dos PAs é muito mais adequado para o quotidiano do meio urbano, enquanto o do primeiro vídeo o é para o ambiente de competição.

[Editado pela moderação]
Dogzilla
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

segunda set 08, 2014 2:27 pm

O primeiro, sempre.

Quando vou na rua com os meus cães, quero que eles vão à vontade. Quero que cheirem o que tiveram que cheirar, vejam o que tiverem que ver e ouçam o que tiverem que ouvir.

Se eu precisar que eles venham para o meu lado, simplesmente dou o comando para que isso aconteça.

Quando eles puderem estar novamente à vontade, dou o comando "Livre".

E qualquer comando ensinado em obediência pode ser útil no dia-a-dia. Tanto o comando para sentar, como para deitar, como para parar, etc.
krug
Membro

segunda set 08, 2014 3:27 pm

zeca2 Escreveu:Como disse, os vídeos reflectem tipos de treino muito diferentes, com objectivos muito diferentes, e resultados adequados face a esses objectivos. A precisão e a atitude são as requeridas numa e noutra situações, e é evidente que o tipo de treino mostrado pelo vídeo dos PAs é muito mais adequado para o quotidiano do meio urbano, enquanto o do primeiro vídeo o é para o ambiente de competição.

[Editado pela moderação]
Concordo. Mas por outro lado questiono se 90% dos cães que andam nas nossas ruas com os donos são cães de ambiente urbano e que nunca irão competir, porque é que os métodos de treino presentes nas escolas portuguesas (com ou sem clicker) baseiam-se no treino do "ao lado" ou do "junto" conforme se queira idêntico ao que é demonstrado no 1 vídeo (crufts)?
krug
Membro

segunda set 08, 2014 3:35 pm

Dogzilla Escreveu:O primeiro, sempre.

Quando vou na rua com os meus cães, quero que eles vão à vontade. Quero que cheirem o que tiveram que cheirar, vejam o que tiverem que ver e ouçam o que tiverem que ouvir.

Se eu precisar que eles venham para o meu lado, simplesmente dou o comando para que isso aconteça.

Quando eles puderem estar novamente à vontade, dou o comando "Livre".

E qualquer comando ensinado em obediência pode ser útil no dia-a-dia. Tanto o comando para sentar, como para deitar, como para parar, etc.
Ou seja, andam como querem a fazerem o que querem e, quando é necessários, andam ao lado é isso, ao comando?

Mas o passeio é feito sem trela? Atenção eu referi expressamente que estava a pensar num meio urbano, no centro de Lisboa por exemplo. Claro que no meio da serra é tudo bastante diferente (ou pelo menos, pode ser)

Já agora porque é que referiu "o,primeiro sempre"? Acha o segundo treino é incorrecto?

Última questão se me permite: como o próprio,comentador, refere uma das dificuldades daquela prova de obediência é o tempo muito longo durante o qual decorre a a prova, ou seja, exige grande capacidade de concentração do cão e do dono. O tempo da prova é aproximadamente 5 minutos.
Admito que o seu, o meu e de 99 % dos binómios que andam nas nossas ruas urbanas não estejam tão bem treinados como os do vídeo da crufts. Ora, se quiser que o cão ande junto durante 10 ou 15 minutos (seja porque razão for), como é que faz isso segundo o método demonstrado no veio da Crufts? No vídeo do Augusto ele anda 5 ou 6 minutos... mas sei que ele passeia os cães mais de meia hora sempre naquele regime.

Não estou a tomar partido por nenhuma das situações mas pretendo levantar questões apenas
Dogzilla
Membro Veterano

segunda set 08, 2014 4:07 pm

krug Escreveu:Ou seja, andam como querem a fazerem o que querem e, quando é necessários, andam ao lado é isso, ao comando?
Exactamente.
krug Escreveu:Mas o passeio é feito sem trela? Atenção eu referi expressamente que estava a pensar num meio urbano, no centro de Lisboa por exemplo. Claro que no meio da serra é tudo bastante diferente (ou pelo menos, pode ser)
O passeio é feito sempre com trela. Os meus cães só não andam com trela em campos de treino ou situações sobre as quais tenho controlo suficiente sobre eles. Na via pública utilizam sempre trela, ou não fosse essa a lei.
krug Escreveu:Já agora porque é que referiu "o,primeiro sempre"? Acha o segundo treino é incorrecto?
Simplesmente detesto a imagem de um cão submisso. Não é necessário que o cão seja submisso para que nos possa obedecer.
krug Escreveu:Última questão se me permite: como o próprio,comentador, refere uma das dificuldades daquela prova de obediência é o tempo muito longo durante o qual decorre a a prova, ou seja, exige grande capacidade de concentração do cão e do dono. O tempo da prova é aproximadamente 5 minutos.
Admito que o seu, o meu e de 99 % dos binómios que andam nas nossas ruas urbanas não estejam tão bem treinados como os do vídeo da crufts. Ora, se quiser que o cão ande junto durante 10 ou 15 minutos (seja porque razão for), como é que faz isso segundo o método demonstrado no veio da Crufts? No vídeo do Augusto ele anda 5 ou 6 minutos... mas sei que ele passeia os cães mais de meia hora sempre naquele regime.

Não estou a tomar partido por nenhuma das situações mas pretendo levantar questões apenas
O andar ao lado de prova é completamente diferente do andar ao lado "normal".

Não é necessário que o cão ande 15 minutos a olhar para mim como faz em ambiente de treino.

No entanto, é desejável que ande ao meu lado, sem puxões e entusiasmos desnecessários. E para isso não é preciso que o cão demonstre um comportamento totalmente submisso.
zeca2
Membro Veterano

segunda set 08, 2014 4:55 pm

krug Escreveu:
zeca2 Escreveu:Como disse, os vídeos reflectem tipos de treino muito diferentes, com objectivos muito diferentes, e resultados adequados face a esses objectivos. A precisão e a atitude são as requeridas numa e noutra situações, e é evidente que o tipo de treino mostrado pelo vídeo dos PAs é muito mais adequado para o quotidiano do meio urbano, enquanto o do primeiro vídeo o é para o ambiente de competição.

[Editado pela moderação]
Concordo. Mas por outro lado questiono se 90% dos cães que andam nas nossas ruas com os donos são cães de ambiente urbano e que nunca irão competir, porque é que os métodos de treino presentes nas escolas portuguesas (com ou sem clicker) baseiam-se no treino do "ao lado" ou do "junto" conforme se queira idêntico ao que é demonstrado no 1 vídeo (crufts)?
Pois... o "focus" visa essencialmente exercícios de competição, na via pública parece-me inadequado tanta intensidade e correcção. Ordens diferentes para um mesmo exercício numa e noutra situações são uma boa alternativa. Os únicos comandos que devem exigir uma resposta pronta nos dois ambientes são o "deita" e a "chamada", por questões de segurança.

Já agora eu não sei se os PAs demonstram ou não submissão ou mesmo se esta lhes é natural ou provocada pelo treino. Haveria que perguntar ao dono... De qualquer modo passear com 5 cães,sem trela, numa via pública movimentada, parece-me insensato. Se aparecesse alguém a passear uma cadela com cio, como é que seria? 100% de fiabilidade num comportamento canino pode ser muito arriscado.
krug
Membro

segunda set 08, 2014 8:08 pm

Dogzilla Escreveu:No entanto, é desejável que ande ao meu lado, sem puxões e entusiasmos desnecessários. E para isso não é preciso que o cão demonstre um comportamento totalmente submisso.
Percebi as suas respostas mas esta levantou-me outra questão. Se o cão anda livre (cheirar, marcar, brincar com isto ou aquilo) e com trela, como evitar os puxões? Não estou a referir aquele puxar constante que o dono anda sempre de trela esticada. Estou a falar das situações em que o cão vai a andar ao lado e de repente cheira algo a 3 metros quer ir investigar (esta na fase do livre).

Como evita aqui o puxão (depois de sentir a trela esticada, o cão até pode parar de puxar e aguardar que o dono se aproxime), mas estou a referir-me ao momento imediatamente antes (espero que me esteja a fazer perceber)?

O que referi para o cheiro pode referir-se a qualquer estímulo, como outro cão. E Presumo que não use estranguladoras mas use coleira e trela não extensível (qual é o comprimento já agora)

PS: sorry por gralhar ou palavras estranhas mas escrever em smartphone e com um corrector estúpido não,ajuda
krug
Membro

segunda set 08, 2014 8:13 pm

zeca2 Escreveu:
krug Escreveu:

[Editado pela moderação]
Pois... o "focus" visa essencialmente exercícios de competição, na via pública parece-me inadequado tanta intensidade e correcção. Ordens diferentes para um mesmo exercício numa e noutra situações são uma boa alternativa. Os únicos comandos que devem exigir uma resposta pronta nos dois ambientes são o "deita" e a "chamada", por questões de segurança.

Já agora eu não sei se os PAs demonstram ou não submissão ou mesmo se esta lhes é natural ou provocada pelo treino. Haveria que perguntar ao dono... De qualquer modo passear com 5 cães,sem trela, numa via pública movimentada, parece-me insensato. Se aparecesse alguém a passear uma cadela com cio, como é que seria? 100% de fiabilidade num comportamento canino pode ser muito arriscado.
Normalmente andam todos de trela (na cidade) neste caso não andavam para efeitos do vídeo.

Quando se refere a palavras diferentes estima referir-se, por exemplo, a comandos em português e alemão, certo?

É quequando vejo estes cães de obediência fora do ringue parece que estão sempre totalmente loucos, puxam para todo o lado, sempre ã frente, super malucos. Entram no ringue e são super obedientes (embora continuem muito excitados). A questão que levantei prende-se com o facto de 99% dos cães não andarem no ringue! nem aqueles cães de competição passearem no ringue mas sim no meio urbano.
zeca2
Membro Veterano

segunda set 08, 2014 9:34 pm

Quando se refere a palavras diferentes estima referir-se, por exemplo, a comandos em português e alemão, certo?
Exacto, por exemplo o "fuss" e "junto", referindo-se o 1º a um exercício de competição e o 2º a andar simplesmente na rua, ao lado do dono, sem preocupações de "focus".
É quequando vejo estes cães de obediência fora do ringue parece que estão sempre totalmente loucos, puxam para todo o lado, sempre ã frente, super malucos.
Possívelmente são treinados sempre em ring e os donos não se preocupam com o que os espanhois chamam "obediência cidadã"...

Entram no ringue e são super obedientes (embora continuem muito excitados
Uma obediência vistosa requer do cão algum grau de excitação para respostas imediatas e com atitude cooperativa (daí o focus).

Quem faz obediência desportiva e a aplica no dia a dia provoca um stress desnecessário ao cão, quanto a mim, dada a duração muito maior das situações do dia a dia.
Dogzilla
Membro Veterano

segunda set 08, 2014 10:21 pm

krug Escreveu:Percebi as suas respostas mas esta levantou-me outra questão. Se o cão anda livre (cheirar, marcar, brincar com isto ou aquilo) e com trela, como evitar os puxões? Não estou a referir aquele puxar constante que o dono anda sempre de trela esticada. Estou a falar das situações em que o cão vai a andar ao lado e de repente cheira algo a 3 metros quer ir investigar (esta na fase do livre).

Como evita aqui o puxão (depois de sentir a trela esticada, o cão até pode parar de puxar e aguardar que o dono se aproxime), mas estou a referir-me ao momento imediatamente antes (espero que me esteja a fazer perceber)?

O que referi para o cheiro pode referir-se a qualquer estímulo, como outro cão. E Presumo que não use estranguladoras mas use coleira e trela não extensível (qual é o comprimento já agora)

PS: sorry por gralhar ou palavras estranhas mas escrever em smartphone e com um corrector estúpido não,ajuda
Existem sempre situações em que o cão vai ficar mais atento (ou excitado) e isso irá originar um ou outro puxão.

Desde que sejam pequenos puxões que em nada prejudiquem um passeio, sinceramente não me importo.

É claro que se forem grandes esticões (e acontecem, não vou dizer o contrário) já fico um pouco mais "chateado".

No entanto e regra geral, podem andar à frente, atrás ou ao lado.

Os meus dois cães usam um peitoral Easy Walk Harness e uma trela de dois metros cada um.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça set 09, 2014 8:04 am

Sinceramente, krug, não percebo onde quer chegar com estes vídeos.
Mas para mim, ambos os vídeos, fora do contexto deste tipo de competição, não são aplicáveis à realidade.
Para obter este grau de obediência é preciso muitas horas de trabalho por dia, mesmo depois, na fase de manutenção.
Partilho da opinião que ambos os exemplos são maus no dia a dia.
Imagine andar na rua com o cão assim e a quantidade de coisas que podem correr mal.
Para mim, o cão terá que estar sempre ciente do que o rodeia e nós sempre cientes das acções do cão e agir em conformidade.
Não há outra forma para conhecer a fundo o nosso cão, gerar confiança no que temos em mãos e "limar" o que queremos "limar", para o cão "entender" o que queremos dele e como deve responder aos diferentes estímulos.
Sem trela, só na Serra e em Parques.
Se é pelo facto de eles puxarem, deixe estar, eles normalmente só puxam até ao 1º km, depois entram noutro modo, entre isso e os 5 comandos básicos, Anda tudo feliz.
Responder

Voltar para “Cães”