Problema em socializar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Agaboy
Membro
Registado: terça jul 22, 2014 11:13 am

quinta set 11, 2014 8:43 am

krug Escreveu:
Agaboy Escreveu:infelizmente é como disse os caes por cá são ou parecem-me todos meio desiquilibrados, ou melhor pelo menos dentro de portas sao assim.... a passear caes, só vejo um sr. que passeia o seu como deve ser e ele parece bem ensinado... os outros ou passeiam-nos a solta ou são meio arruaceiros como os meus.
Como lhe disse eu cometi o erro de deixar o meu pequenote brincar muito tempo com outros cães enquanto eu e os restantes donos conversamos.

Agora ele pensa: não ah nada melhor no mundo do que estar a brincar com outros cães. Ora isto aos 9 meses ainda não é um problema muitomgrande mas tem de ser corrigido, até porque ele senta ao comando (ao primeiro) mas não deita porque quer manter o contacto visual.

A primeira solução foi usar daquelas estranguladoras de corda da HUNTER e puxar/arrastar para longe. Erro (que a minha mulher ainda hoje comete)

A segunda solução foi usar a estranguladora para corrigir. Erro, ignora os toques a não ser que leve um puxão forte e nesse caso, anda comigo mas sempre a voltar atrás e a focar no outro cão.

Terceira solução foi evitar os outros cães. Erro, é só adiar o problema

A quarta solução foi, influenciado por alguns positivistas (nunca percebi porque é que se autointitulam de método positivo) foi ande tentar captar a sua atenção com comida... Nada de nada, nem o nariz mexia. O focus no outro cão continuava e nem sequer mexíamos focinho na direcção da comida.

Quinta solução e que acho que está a começar a dar frutos: dar pequenos toques na coleira (não é correcção é redireccionar) enquanto puxo verbalmente por ele (bora,cãozito, borá, borá) e coloco numa posição mais baixa e corro com ele (assim que ele vira) e puxo a atenção dele para mim. Assim, ganho distância e quando ele foca em mim, leva biscoito e segue, segue.

Outra solução que lhe apresento é a de falar com esse senhor que tem o cão mais estável. Veja se,andou na escola, etc. Etc, peça,conselhos visuais e não virtuais, se é que me faço entender.

E não passeie os,dois juntos. Mesmo que um esteja a começar a cortar essa mania, se estiver junto ao outro que continua, esse estímulo de acompanhar o companheiro vai ser maior
Li tudo bem lido... atenção. Foquei aquele ponto a vermelho por ter ficado a pensar. Ora nao passear os 2 ao mesmo tempo, tambem penso assim a situação é que... infelizmente (por um lado atenção) para todos os portugueses não só para mim.... temos trabalho e horário de trabalho que não é como alguns paises europeus.
Eu por cá entro as 9h da manha, paro das 12:30 ás 14:00 e saiu as 18:30.

Ora eu tenho-me levantado por volta das 07:45 para tomar o pequeno almoço e de seguida saiu com os 2 patudos, ando no maximo ate as 08:30 +/- ... ando a volta de 30 minutos.

Há hora de almoço com tempo quente não saiu com eles por ser hora de maior calor e por eu mesmo tambem sofrer com o calor... suo que é uma coisa estupida e não tenho tempo de tomar outro banho antes de voltar ao serviço. Em dias de chuva evito porque me molho :) e em casa evito atirar brinquedos porque a cadela é maluquinha e com a folia escorrega e caiu e tenho medo que se magoe.
Então sobram os dias ''temperados'' sem chuva, sem sol em demasia, mas ate nesses eu suo.... eu suo mesmo muito... entao atiro uns brinquedos e tal.

Há noite por volta das 21:30 ... 22:00 saiu para caminhar com eles... é quando há menos movimento na estrada e tal e tenho menos hipoteses de apanhar gente a andar com caes a solta.

Ora e chegando ao ponto....

se fizer ''exercicio'' com os ditos patudos... 2 horitas por dia.... em separado dá umas 4 horas diárias. È quase impossivel. È que um gajo estando em casa :) durante o dia ia fazendo esses exercicios.... das 18:30 para a frente.... impossivel... jantar, fazer o jantar, banho... estar um pouco com a familia....

Mas isto é só um comentário meu, não estou a criticar, nem nada...

Acho que tanto eu como todos nós que por aqui andam... pelo menos bah 99% :D querem e fazem o melhor aos seus patudos.

Eu no meu caso vou tentar aplicar os concelhos que me têm dado aqui.... e vou tentar gerir o tempo da melhor maneira. Se não forem 2 horas hoje e só for uma.... amanha faço um esforço para fazer pelo menos 1:30, etc.
Aos fins de semana é que tenho mais tempo.

Noutros paises europeus... o pessoal sai a meio da tarde... não trabalham tantas horas, têm mais tempo para a familia e outros afazeres ... e a meu ver... o menos tempo de trabalho, acredito que estejam mais focados e rendam mais e existam menos erros.

Abraço a todos.
Agaboy
Membro

quinta set 11, 2014 8:57 am

botas96 Escreveu:Ó krug, estamos a falar de que tipo de cão?

Penso que no seu caso, o krug, já forneceu a resposta.
"Agora ele pensa: não ah nada melhor no mundo do que estar a brincar com outros cães."

É mudar-lhe a opinião para "... brincar com o dono."
Como? Passar mais tempo livre com ele, brincar mais com ele, practicar alguma actividade com ele ajudava bastante, enfim, se já sabe onde podia ter estado melhor, agora é só corrigir isso. Devo disser que a minha postura é oposta da sua, ainda hoje o é, muito raramente quebro contacto visual com a cadela ou perco a noção de onde ela está,mesmo quando estou a conversar com alguém. Quase a única altura em que alguém tem a minha atenção total é quando a cadela está de trela e ao pé de mim.

O que aponta como terceira solução, não acho um erro, está apenas incompleto, interaja bastante com o cão, umas tardes ou umas manhãs a dois , com brincadeiras, uns treinos, ou mesmo uma actividade mais direccionada para o tipo de cão que tem.
Vá socializando o cão, pois isso, convêm ir lubrificando. Mas passe mais tempo sozinho com o cão.

A quarta solução que aponta também funciona.
Qualquer cão tem dois drives, é com isso que ele funciona e é com isso que o moldamos, o drive de presa e o de comida, na maioria dos casos um é sempre superior ao outro, se calhar um churro ou uma bola funcionaria melhor que o biscoito, neste caso.

A quinta solução, não é uma solução, pois não resolve nada, só desvia, redirecciona., evita. Poderá eventualmente funcionar se ele o "escutar" mais, um método muito semelhante é utilizado para habituar cães a estímulos que desencadeiam respostas indesejadas p.e. o medo de motas
mas requer repetições e recompensas, e uma demonstração de calma e normalidade
A 1ª solução é um problema a ser criado, pois o cão vai-se habituando à intensidade dos puxões, num futuro não tão distante como isso, é provável que só responda mediante puxões muito energéticos, e acho que não é isso que pretende ( quanto à estranguladora não tenho nada a disser, se o cão for de porte médio grande para cima).

Acho que isto e treino é o suficiente para conseguir mais resposta da parte dele.
Raça labrador é cão de porte médio para cima... aconcelha estranguladora ?
A mim faz-me imensa aflição ouvir a cadela ao fim de 10/15 minutos a arfar ou parece que lhe vai dar alguma coisinha com a respiração super ofegante.
Estou a usar um peitoral... que dá para ficar em coleira... mas mesmo usando só a coleira... é igual... então tenho usado o peitoral.

Já agora que tipo de actividade a dois recomenda para a raça. Tipo eu atiro brinquedos e ela tras... por vezes agarro no brinquedo e deixo ela puxar e abanar a vontade, nao sei se faço bem. Estou a ver se estes dias a começo a passear na minha bicicleta... não tenho os ''aparelhos'' proprios, mas vou testar.

Noto que ela mal sai de casa, muda a maneira de ser... rabo mais firme, etc.... nao ouve a minha voz, nada. Mal entra em casa, muda radicalmente. Mesmo na ''cara'' dela é diferente, mais alegre e tudo, fora de casa parece assim meia carrancuda, sempre atenta a tudo, etc. Enfim.

Com treino espero chegar lá.

Abraço
Agaboy
Membro

quinta set 11, 2014 9:43 am

Floripes3 Escreveu:Mete o cão em jaula? :o
Sim meto e não vejo mal nenhum nisso.

Só a meto para dormir.

Durante o dia tem o espaço todo para ela e o caozito... e só há noite fecho cada um no seu espaço para puder dormir a vontade. Ela tem jaula e lá dentro uma casota, de manha solto-a e só volto a fechar a noite.
Agaboy
Membro

quinta set 11, 2014 9:50 am

catiasdt Escreveu:Aviso desde já que não sou nenhuma "expert" no assunto e nem sei se vai ajudar.

A minha cadela, que neste momento tem 3 anos, está comigo desde bebé. Infelizmente, veio meio medrosa e nunca socializou muito com as pessoas e outros cães. No início, como era bebé, nem se notava diferença, nem tinhamos noção que seria um problema. Cresceu e a verdade é que as coisas pioraram.

Sendo uma cadela de porte médio (um bocado mais pequena que um border collie, pois a mãe era uma border collie e o pai um caniche :o ) mas muito energética eu levo-a para trás da minha casa que é um mato, antes soltava-a e mandava umas pinhas. Mas a brincadeira preferida dela acabou pois quando vinha um certo cão do prédio ao lado passear com a sua dona, também sem trela, ela corria como uma louca e mordia o cão mesmo a sério! e quando eu a ia separar até a mim me atacava. Aliás todos os meus vizinhos acham que a cadela é maluca e perigosa. Comecei a ter mais cuidado com ela, fiquei (e ainda fico!) muito atenta quando esse cão vinha. Porque os outros cães ela apenas olhava com as orelhas para cima, mas eu chamava-a e ela vinha para eu meter a trela. A brincadeira acabou por completo porque ela já não tem só um inimigo mas uns 3 ou 4 cães que não pode ver se não fica maluca e ataca. (atenção, digo maluca porque é o que ela parece quando ataca, tenho completa noção que a culpa foi nossa e que só a temos que ajudar agora.)
Já deve ter atacado uns 4 cães, alguns mais do que uma vez. E digo isto com a maior tristeza que pode haver. Não há nada pior do que ir com ela à rua e portar-se mal.

Mas, tenho dito alguns progressos com ela.
A tatica que eu uso é basicamente a do Cesar Millan. Tento sempre passea-la atrás de mim, não a deixando passar-me à frente, a trela nunca deixo esticada, para não transmitir tensão e tento manter-me sempre calma nas situações (algumas é difícil devido ao que já vivi com ela).
Sempre que ela se vai a focar na janela de um dos cães inimigos (sim, porque ela focasse até na janela sem os cães lá) dou-lhe um toque e faço o "shh" para ela perceber que está errado e continuamos o nosso passeio, caso contrário fica uma louca e tenta subir o prédio.
Vejo melhorias nela, desde que faço isso, ontem passou pela janela do "inimigo" e apenas olhou, eu dei-lhe um toque, ela continuo no seu passeio a cheirar lá ao pé para fazer as necessidades. Mas atenção, é provável que amanhã já se passe outra vez, mas acredito que seja dois passos para a frente e de vez em quando ela dê um passo para trás :lol:

Com os cães que não fazem parte da lista negra dela, ela até brinca com alguns, outros que se aproximam dela, ela até despreza! Não sei porque odeia certos cães :?

Com as pessoas vê-se claramente que é uma cadela super medrosa, cheira assim de longe as pessoas, mas se elas tentam aproximar-se dela (que ela não conheça) ou dar-lhe uma festinha, ela afasta-se logo e começava a ladrar toda nervosa, nesse campo vou apenas leva-la num sítio aqui ao pé da minha casa onde as pessoas costumam andar e correr (algumas até com cães, o que também será bom para ela), havendo várias pessoas penso que irá ajuda-la nesse campo.

Não querendo tirar a atenção do caso do autor do tópico, e peço desculpa se levar a mal, se alguém quiser me dar uma dica :wink:
Na boa... são casos algo identicos... a minha não ataca mas mostra vontade de... atacar ou brincar, na maioria dos casos, acho que é brincar ou cheirar pois o rabo abana que se farta, mas ja a vi tambem tensa.
Com as pessoas, ate ao momento todas... ela atira-se para brincar aí sim.... e logo de seguida atira-se para o chão de barriga para cima a espera de festas. Com as pessoas estou digamos a vontade, ate demais pois acho que se chegar lá alguem e a chamar ela vai embora sem stress.

Vamos indo aos poucos.... como disse e muito bem... 2 passos para a frente e 1 para tras. O importante é não desistir.

Abraço e use a vontade
SeitaLouca
Membro
Registado: quinta ago 07, 2014 11:37 am

quinta set 11, 2014 11:26 am

Agaboy Escreveu:

Só a meto para dormir.

Durante o dia tem o espaço todo para ela e o caozito... e só há noite fecho cada um no seu espaço para puder dormir a vontade. Ela tem jaula e lá dentro uma casota, de manha solto-a e só volto a fechar a noite.
Eu fiz isso, de meter numa jaula , com o meu primeiro cão. Só o consegui fazer 1 noite.

Realmente as pessoas vêem os seus animais de formas muito distintas. Para mim isso é HORRÍVEL! Se ela tiver vontade de mijar ou tiver sede, faz onde?
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta set 11, 2014 11:53 am

É mais fácil encarcerar o cão do que educá-lo e criar-lhe rotinas. Depois admiram-se com as reacções dele...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quinta set 11, 2014 12:28 pm

O drama... O horror ... A tragédia.. :roll:

Pedro
Agaboy
Membro

quinta set 11, 2014 1:54 pm

SeitaLouca Escreveu:
Agaboy Escreveu:

Só a meto para dormir.

Eu fiz isso, de meter numa jaula , com o meu primeiro cão. Só o consegui fazer 1 noite.

Realmente as pessoas vêem os seus animais de formas muito distintas. Para mim isso é HORRÍVEL! Se ela tiver vontade de mijar ou tiver sede, faz onde?
Só conseguiu uma noite ??? Porque o cão abriu a porta ? :D

Se ela tiver sede, bebe agua como todos os cães o fazem ou devem fazer... tem lá a tijela dela sempre cheia, e várias vezes mudada ao dia, pois ela mesmo andando solta pode ir lá beber agua quando quiser.
Se quiser fazer o seu xixizinho, vem fora da casota... e faz no chão da jaula... não é enorme, mas tem bem espaço para o fazer... no dia a seguir de manha, estou aqui eu para limpar.

E se não for indiscrição....

o seu caozito, faz xixi no w.c. ? e bebe agua de copo ? e que... come de faca e garfo ? não me diga :D

Acredite quando lhe digo... eu voce e acho que a grande maioria dos membros que por aqui andam, vemos os animais de forma ... IGUAL. Podemos é tratar os ditos de formas diferentes. Mas convenhamos eles não precisam de mimos etc em excesso. Aposto que os meus caes sao tao alegres como o seu.
Agaboy
Membro

quinta set 11, 2014 2:05 pm

Floripes3 Escreveu:É mais fácil encarcerar o cão do que educá-lo e criar-lhe rotinas. Depois admiram-se com as reacções dele...
Encarcerar ???

Eh pah eu trabalho ''encarcerado'' ... estou 8h sentado numa cadeira dentro de uma sala a trabalhar em frente ao pc.
Ela nessas 8 horas anda na brincadeira com o outro cao, descansa a sombra... e ate faz asneiras.
Eu durmo coisa de 8 horas... tanto como ela. Dou-lhe boa comida... tal como eu tambem como, etc, etc.
O a encarcerada é ela ???

Educa-la/o estou agora a começar, tenho a pouco mais de 1 mes.

Criar rotinas, estou a faze-lo... durante o dia anda solta a noite só a fecho porque sei que se a deixar solta ela vem dormir para a minha porta.

Não sejo o mal de ter um cão... o tratar super bem... nao o ter preso... e fecha-lo numa jaula apenas a noite para tanto ele como eu puder descansar bem.
Agaboy
Membro

quinta set 11, 2014 2:17 pm

ElMariachi Escreveu:O drama... O horror ... A tragédia.. :roll:

Pedro
Quem só tiver lido esta parte final, acha que maltrato os canitos :D

Draaaaaamaaaaaaaaaaaa
krug
Membro
Registado: sábado jan 11, 2014 10:33 pm

quinta set 11, 2014 8:49 pm

Pedro
Artur Albarran, durante a I guerra do Golfo, "algures nos desertos da Arábia Saudita"... :lol: :lol: :lol:

Por acaso, contrariamente ao que acontece com muitos user aqui do fórum que aqui vêm para destilar veneno ou atenuar as frustrações da sua vida, a Floripes até é uma user bastante participativa e com informação e opiniões (suas claro, concorde-se ou não com elas) úteis e justificadas.

Dias maus todos temos :wink:
ElMariachi
Membro Veterano

quinta set 11, 2014 8:56 pm

Agaboy Escreveu:

Pedro
Quem só tiver lido esta parte final, acha que maltrato os canitos :D

Draaaaaamaaaaaaaaaaaa
Não ligue :wink:

Já tem alguma matéria para explorar com o que já lhe disseram aqui, por isso vá aplicando-as com calma e paciência, sabendo de antemão que não vai ter resultados imediatos pois tudo leva o seu tempo, isto se não tiver mesmo a possibilidade de uma escola canina, que faz maravilhas em termos de socialização, mais ainda que a obediência básica na minha opinião.

Quanto á jaula... desgraçada da minha cadela que quando era pequenota ficava na box (caixa de transporte) por periodos de tempo graduais, e as vezes noites inteiras..

Hoje já adulta, não existe a necessidade para tal (sem ser em dias de exposições), mas mesmo assim sabe para onde ela vai por vontade própria quando quer dormir o seu sono descansada (tenho a porta da box sempre aberta agora)? Pois.. tadinha que ficou traumatizada.. :lol:

No seu caso nem isto se aplica, pois pelo que percebi é tipo um canil e não uma crate ou box, mas mesmo assim esta malta nunca deve ter ouvido falar em crate training...

Pedro
ElMariachi
Membro Veterano

quinta set 11, 2014 8:59 pm

krug Escreveu:

Pedro
Artur Albarran, durante a I guerra do Golfo, "algures nos desertos da Arábia Saudita"... :lol: :lol: :lol:

Por acaso, contrariamente ao que acontece com muitos user aqui do fórum que aqui vêm para destilar veneno ou atenuar as frustrações da sua vida, a Floripes até é uma user bastante participativa e com informação e opiniões (suas claro, concorde-se ou não com elas) úteis e justificadas.

Dias maus todos temos :wink:
Claro que sim, ninguém disse o contrário :wink: Só dei a (minha também) opinião do que foi dito em particular neste caso ácerca da "jaula"

Offtopic: Por acaso acho que esta frase é do homem mas era de um programa dele.. "casos reais" ou vidas reais" ou algo do genero :lol:

Pedro
krug
Membro
Registado: sábado jan 11, 2014 10:33 pm

quinta set 11, 2014 9:06 pm

Agaboy Escreveu:E não passeie os,dois juntos. Mesmo que um esteja a começar a cortar essa mania, se estiver junto ao outro que continua, esse estímulo de acompanhar o companheiro vai ser maior
Li tudo bem lido... atenção. Foquei aquele ponto a vermelho por ter ficado a pensar. Ora nao passear os 2 ao mesmo tempo, tambem penso assim a situação é que... infelizmente (por um lado atenção) para todos os portugueses não só para mim.... temos trabalho e horário de trabalho que não é como alguns paises europeus.
Eu por cá entro as 9h da manha, paro das 12:30 ás 14:00 e saiu as 18:30.

Ora eu tenho-me levantado por volta das 07:45 para tomar o pequeno almoço e de seguida saiu com os 2 patudos, ando no maximo ate as 08:30 +/- ... ando a volta de 30 minutos.

Há hora de almoço com tempo quente não saiu com eles por ser hora de maior calor e por eu mesmo tambem sofrer com o calor... suo que é uma coisa estupida e não tenho tempo de tomar outro banho antes de voltar ao serviço. Em dias de chuva evito porque me molho :) e em casa evito atirar brinquedos porque a cadela é maluquinha e com a folia escorrega e caiu e tenho medo que se magoe.
Então sobram os dias ''temperados'' sem chuva, sem sol em demasia, mas ate nesses eu suo.... eu suo mesmo muito... entao atiro uns brinquedos e tal.

Há noite por volta das 21:30 ... 22:00 saiu para caminhar com eles... é quando há menos movimento na estrada e tal e tenho menos hipoteses de apanhar gente a andar com caes a solta.

Ora e chegando ao ponto....

se fizer ''exercicio'' com os ditos patudos... 2 horitas por dia.... em separado dá umas 4 horas diárias. È quase impossivel. È que um gajo estando em casa :) durante o dia ia fazendo esses exercicios.... das 18:30 para a frente.... impossivel... jantar, fazer o jantar, banho... estar um pouco com a familia....

Mas isto é só um comentário meu, não estou a criticar, nem nada...

Acho que tanto eu como todos nós que por aqui andam... pelo menos bah 99% :D querem e fazem o melhor aos seus patudos.

Eu no meu caso vou tentar aplicar os concelhos que me têm dado aqui.... e vou tentar gerir o tempo da melhor maneira. Se não forem 2 horas hoje e só for uma.... amanha faço um esforço para fazer pelo menos 1:30, etc.
Aos fins de semana é que tenho mais tempo.

Noutros paises europeus... o pessoal sai a meio da tarde... não trabalham tantas horas, têm mais tempo para a familia e outros afazeres ... e a meu ver... o menos tempo de trabalho, acredito que estejam mais focados e rendam mais e existam menos erros.

Abraço a todos.[/quote]

Compreendo isso perfeitamente. Foi um conselho apenas se o conseguisse (já vi que vive sozinho).

Mas a verdade é que a passear os dois juntos terá sempre uma tarefa mais complicada de os direccionar para o treino. Se um aparvalhar o outro vai atrás. E se corrigir o outro, entretanto pode perder o que estava focado em si. Não digo que seja impossível, mas é muito mais complicado.

Procure uma solução alternativa, sei lá, dar um passeio conjunto e depois colocar um em casa e sair só com um durante um período mais curto. Não sei se é a melhor solução, é só uma ideia.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta set 11, 2014 11:57 pm

Eu também acho melhor fazer à vez, (treino) um de cada vez ou vai ser muita confusão, e não vai ter proveito quase nenhum (brincar) isso pode ser com os dois.
A lab ainda é cachorra tenha cuidado com o exercício físico em excesso, a displasia da anca não é só genético também pode ser induzido.
A lab atingirá a maioridade aos 16 meses.

O crate, não gosto, não utilizo, mas se você gosta e os cães também, olhe, melhor para si.

Os labs são loucos por água, será uma questão de tempo até ter muita dificuldade em tirar a cadela tanto de um oceano como de uma poça, portanto incentive, mas não force.

Pelo que leio (estou na net, atenção) começava a socializar a cadela, com cães equilibrados e quando se sentir que chegou a altura sem posturas defensivas nem expectativas de algo correr mal (da sua parte).
Não se pressione para isso acontecer, nem se atrase muito mais.
Mas não leve o meia leca que ainda vai estragar tudo, esse exigirá um trabalho de preparação para começar a socializar.

Depois quando tiver tudo bem, é menage. :D
Responder

Voltar para “Cães”