Li tudo bem lido... atenção. Foquei aquele ponto a vermelho por ter ficado a pensar. Ora nao passear os 2 ao mesmo tempo, tambem penso assim a situação é que... infelizmente (por um lado atenção) para todos os portugueses não só para mim.... temos trabalho e horário de trabalho que não é como alguns paises europeus.krug Escreveu:Como lhe disse eu cometi o erro de deixar o meu pequenote brincar muito tempo com outros cães enquanto eu e os restantes donos conversamos.Agaboy Escreveu:infelizmente é como disse os caes por cá são ou parecem-me todos meio desiquilibrados, ou melhor pelo menos dentro de portas sao assim.... a passear caes, só vejo um sr. que passeia o seu como deve ser e ele parece bem ensinado... os outros ou passeiam-nos a solta ou são meio arruaceiros como os meus.
Agora ele pensa: não ah nada melhor no mundo do que estar a brincar com outros cães. Ora isto aos 9 meses ainda não é um problema muitomgrande mas tem de ser corrigido, até porque ele senta ao comando (ao primeiro) mas não deita porque quer manter o contacto visual.
A primeira solução foi usar daquelas estranguladoras de corda da HUNTER e puxar/arrastar para longe. Erro (que a minha mulher ainda hoje comete)
A segunda solução foi usar a estranguladora para corrigir. Erro, ignora os toques a não ser que leve um puxão forte e nesse caso, anda comigo mas sempre a voltar atrás e a focar no outro cão.
Terceira solução foi evitar os outros cães. Erro, é só adiar o problema
A quarta solução foi, influenciado por alguns positivistas (nunca percebi porque é que se autointitulam de método positivo) foi ande tentar captar a sua atenção com comida... Nada de nada, nem o nariz mexia. O focus no outro cão continuava e nem sequer mexíamos focinho na direcção da comida.
Quinta solução e que acho que está a começar a dar frutos: dar pequenos toques na coleira (não é correcção é redireccionar) enquanto puxo verbalmente por ele (bora,cãozito, borá, borá) e coloco numa posição mais baixa e corro com ele (assim que ele vira) e puxo a atenção dele para mim. Assim, ganho distância e quando ele foca em mim, leva biscoito e segue, segue.
Outra solução que lhe apresento é a de falar com esse senhor que tem o cão mais estável. Veja se,andou na escola, etc. Etc, peça,conselhos visuais e não virtuais, se é que me faço entender.
E não passeie os,dois juntos. Mesmo que um esteja a começar a cortar essa mania, se estiver junto ao outro que continua, esse estímulo de acompanhar o companheiro vai ser maior
Eu por cá entro as 9h da manha, paro das 12:30 ás 14:00 e saiu as 18:30.
Ora eu tenho-me levantado por volta das 07:45 para tomar o pequeno almoço e de seguida saiu com os 2 patudos, ando no maximo ate as 08:30 +/- ... ando a volta de 30 minutos.
Há hora de almoço com tempo quente não saiu com eles por ser hora de maior calor e por eu mesmo tambem sofrer com o calor... suo que é uma coisa estupida e não tenho tempo de tomar outro banho antes de voltar ao serviço. Em dias de chuva evito porque me molho

Então sobram os dias ''temperados'' sem chuva, sem sol em demasia, mas ate nesses eu suo.... eu suo mesmo muito... entao atiro uns brinquedos e tal.
Há noite por volta das 21:30 ... 22:00 saiu para caminhar com eles... é quando há menos movimento na estrada e tal e tenho menos hipoteses de apanhar gente a andar com caes a solta.
Ora e chegando ao ponto....
se fizer ''exercicio'' com os ditos patudos... 2 horitas por dia.... em separado dá umas 4 horas diárias. È quase impossivel. È que um gajo estando em casa

Mas isto é só um comentário meu, não estou a criticar, nem nada...
Acho que tanto eu como todos nós que por aqui andam... pelo menos bah 99%

Eu no meu caso vou tentar aplicar os concelhos que me têm dado aqui.... e vou tentar gerir o tempo da melhor maneira. Se não forem 2 horas hoje e só for uma.... amanha faço um esforço para fazer pelo menos 1:30, etc.
Aos fins de semana é que tenho mais tempo.
Noutros paises europeus... o pessoal sai a meio da tarde... não trabalham tantas horas, têm mais tempo para a familia e outros afazeres ... e a meu ver... o menos tempo de trabalho, acredito que estejam mais focados e rendam mais e existam menos erros.
Abraço a todos.