Ração para gatinhos ou esterilizados? ... e outras questões

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Magnolya
Membro Veterano
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

sexta set 19, 2014 11:07 pm

Boa noite,

Pequeno Frederico, de mais ou menos 7 meses, irá ser castrado daqui por um mês, logo, por volta dos seus 8 meses.
A partir dessa altura convém passar a dar-lhes já ração para gatos esterilizados, ou devo continuar a dar-lhe ração para gatinhos até ter 1 ano de idade.

Ele viveu praticamente na rua até o termos adoptado, há 3 ou 4 semanas atrás, e era mal alimentado e penso inclusive que chegou a passar fome. O que será o mais acertado?

Quando formos à consulta da 2ª dose da vacina, daqui a 2 semanas, pretendo tirar essa dúvida com o vet, mas como quero já fazer a encomenda online do mês para ele, gostaria de saber por qual das rações optar, mesmo se para já ainda tenho uma embalagem de ração para gatinhos de 5kg praticamente cheia e que penso que me deve dar para mais do que um mês ainda. Como chegou tão pequeno, não tenho estado, por enquanto ainda, a racionar a ração, tenho sempre o cuidado de ter a tigela dele cheia.

Gostaria ainda de perguntar como conservam grandes quantidades de ração?
Qual é a melhor forma de manter a ração saborosa depois de se ter aberto a embalagem. Acho todos os recipientes, próprios para o efeito, demasiado grandes para a ração dele que só é vendida em sacos de 5kg.

Gostaria ainda de saber o que acham acerca da utilidade de se fazer o despiste do fiv e felv. Acham realmente indispensável? Se o teste for positivo, existe algum tipo de tratamento?
Já percebi que em caso do teste ser negativo haverá a necessidade de vacinação, mas e se for positivo...?

Vivemos numa vivenda com quintal e jardim, mas não permitimos que saia à rua (devido a más experiências do passado). Por vezes, deixamo-lo sair alguns minutos para o quintal, mas sempre sob vigilância). Mesmo assim, essa vacina será útil?

Agradeço desde já a atenção de quem me poderá tirar estas dúvidas.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado set 20, 2014 8:28 pm

a ração para gatos castrados serve para eles não engordarem. se ele veio magrinho, é melhor continuar com uma ração para gatos adultos. fiz isso com o jerry. foi castrado mas não está gordo. deixo-o comer à vontade.
eu tenho um latão da proplan para guardar a ração, mas como só dura um mês :P
há sacos que já têm um fecho incorporado.

pode fazer os testes. nem quero imaginar que possa ter alguma dessas doenças. se tiver, pode ser assintomático. o vet logo aconselhará
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo set 21, 2014 10:32 am

Ração de esterilizados é menos calórica e em teoria ajuda a prevenir problemas urinários.
Sinceramente na sua posição eu optava por acabar a ração kitten que ainda tem e depois optava por passar para uma de esterilizado ou de adulto.

Para guardar grandes quantidades de ração tento fechar o saco o melhor possível e retirar o ar, e arrumo dentro de uma caixa. Antes disso, e para não estar diariamente a abrir o saco, retiro para um tupperware ração que dê para uma semana ou mais.

O teste, se pode fazer não vejo razão para não o fazer. No caso de ser positivo não há cura, mas já sabe que terá de ter cuidados redobrados e que qualquer sinal de doença deve ser razão para veterinário rapidamente.
Se for negativo pode fazer a vacina contra o Felv. Sinceramente se o gato não tem acesso à rua ou contacto com outros gatos não vejo necessidade da vacina, mas converse com o vet.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Magnolya
Membro Veterano

domingo set 21, 2014 12:59 pm

Agradeço muito as respostas!

Sendo assim, talvez opte por passar para a ração para esterilizados, quando acabar os 5 kg que ainda ali tenho e que devem dar à vontade até para depois da castração.

A chatice dos sacos da ração que compro é que não têm qualquer sistema de fecho. Estou a pensar em encomendar este contentor:

http://www.petracoes.com/loja/bebedouro ... -6-kg.html

Na tienda têm o mesmo mas custa mais 4€, pelo que vou pedir igualação de preço e assim não ter de pagar os portes.

Na próxima consulta da 2ª vacina vou então pedir ao vet que faça o teste do despiste da fiv e felv. O resultado é imediato, não é? Já não me lembro.
Até lá vou rezando para que seja negativo :cry: (a mãe de pequeno Fred já tem alguns aninhos e as ninhadas têm sido sucessivas, penso que as chances de ele ser saudável a esse nível sejam mínimas, ainda por cima ficaram juntos até aos 6 meses dele ) :(

Vamos ver ...
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo set 21, 2014 1:39 pm

eu tive o latão à borla. era uma promoão da proplan :D
se a gata tem tido muitas ninhadas, em princípio, é saudável, se não os gatinhos morriam cedo. se não puder castrar, de-lhe a pílula. do mal o menos :roll:
Magnolya
Membro Veterano

domingo set 21, 2014 2:08 pm

anja-azul Escreveu:eu tive o latão à borla. era uma promoão da proplan :D
se a gata tem tido muitas ninhadas, em princípio, é saudável, se não os gatinhos morriam cedo. se não puder castrar, de-lhe a pílula. do mal o menos :roll:
O problema é que a gata é de um vizinho! Sem ordem de entrar em casa, passa o tempo no quintal e no terreno traseiro. Até são muito boas pessoas, mas a esse nível ... :?

Aliás todos os meus gatos vieram de lá, à exceção do persa que tive. Houve uma altura que ele chegou a dar-lhe a pílula, depois não sei o que se passou.

Essa gata e outro que ele têm, volta e meia estão no meu quintal a miar para lhes irmos dar comida. Vão e vêm e nem dizem nada para irmos dar uma olhadela aos gatos. Quando os gatos fazem isso, já sabemos que não há lá ninguém e vamos deitar-lhes comida. Aí há uma semana, quando lá chegámos nem água tinham :( ... recordo que a gata voltou a ter uma ninhada e que se encontra a amamentar 1 gatinho de um mês :( :(

Ando a tentar arranjar alguém que possa estar interessado em ficar com esse último gatinho. É igualzinho ao meu Frederico. Parece-me ser também um rapaz e se tiver o temperamento da mãe, tal como o meu, vai também ele ser um gatinho adorável e muito mansinho.

Se acha que o facto da gata conseguir ter gatinhos saudáveis pode ser bom sinal, isso deixa-me bastante mais sossegada!! :D
Responder

Voltar para “Gatos”