Por falta de espaço eu e a minha família nunca tivémos um cão. Finalmente, após uma mudança para uma vivenda com um grande jardim, tal tornar-se-á possível!
A minha experiência com cães é nula embora tenha procurado cultivar o lado teórico, lendo 2 livros generalistas sobre cães, bem como várias secções deste site.
O motivo pelo qual escrevo esta mensagem prende-se com a recente oferta que me foi feita de um boxer bebé e, visto querer fazer uma compra responsável e acertada, tenho algumas dúvidas para vos colocar.
Fui hoje ver a ninhada. O pai é totalmente branco e de uma compleição física surpreendente, pois é extremamente musculado. Mostrou-se muito brincalhão e muito obediente ao dono. A mãe é "castanha" (um castanho escuro meio mesclado com tons de castanho um pouco mais claros) e tem menores dimensões.
Disseram-me que as fêmeas costumam ser mais pequenas que os machos e o "criador" (não é um criador especializado de boxers, mas sim apenas uma pessoa que gosta da raça e teve uma ninhada) também me comunicou que a fêmea tinha aquelas dimensões pois sofreu de uma parvovirose na infância. Não sei se este facto poderá ser real. O que acham? Esta doença passada representará actualmente algum perigo para a saúde da ninhada?
As crias são 5 (não sei se alguma já foi dada mas naquele momento estavam lá 5), 2 brancas, uma castanha clara (castanho homogéneo) e 2 da cor da mãe, sendo que eu, caso assim decida, vou ficar com uma destas 2 últimas.
As crias estão numa pequena divisão anexa à garagem, que está limpa, e onde se encontra um aquecedor permanentemente ligado para conforto das crias.
Inquiri sobre o pedigree dos pais e o criador disse-me que não tinha pois "era mais caro e quando comprou os boxers em espanha achou que não valia a pena fazê-lo".
A cria com que possívelmente vou ficar não parecia apresentar problemas, embora eu não saiba bem o que procurar. Apenas notei como característica particular o facto de ter uma mancha branca em forma de losango na transição do pescoço para o dorso, que ocupava boa parte desta zona.
As crias estão a ser amamentadas pela mãe e o cachorro ser-me-á dado quando perfizer 7-8 semanas de vida, a custo zero (apenas terei que depois levá-lo logo a consulta com o veterinário) pois o criador conhece muito bem os meus avós (reside na mesma zona) e diz que teria muito gosto dar um cão à sua família.
Sei que é sempre preferível adquirir um cão num criador especializado e que se deve desconfiar dos cães que são "oferecidos". No entanto eu não pretendo um cão que seja de raça pura pois não pretendo levá-lo a qualquer exposição. Quero acima de tudo um companheiro para a minha família e também um elemento de segurança valioso, enquanto cão de guarda. Visto estas pessoas de confiança me estarem a oferecer um cão, gostaria muito de aproveitar a oportunidade, caso não hajam probabilidades sérias de eu ter alguma desilusão no futuro.
Assim sendo, gostaria de saber se acham que farei bem em ficar com a cria referida, e quais os conselhos que me dão.
Muito obrigado pela atenção dispensada!
José Ramos

Visto esta raça ser muito do meu agrado acho que será uma boa oportunidade. Tendo isto em conta, gostaria de saber que precauções hei-de ter relativamente ao cachorro, a fim de despistar algum factor de saúde (ou comportamental) que torne a "adopção" totalmente desaconselhável, independentemente do facto de não haver pedigree.
   Visto esta raça ser muito do meu agrado acho que será uma boa oportunidade. Tendo isto em conta, gostaria de saber que precauções hei-de ter relativamente ao cachorro, a fim de despistar algum factor de saúde (ou comportamental) que torne a "adopção" totalmente desaconselhável, independentemente do facto de não haver pedigree.