O meu cão atacou-me

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

goncalo75
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda set 22, 2014 11:28 pm

segunda set 22, 2014 11:44 pm

Boa noite,
Há já algum tempo que visito este fórum, mas só agora estou a participar porque se deu uma situação que considero muito grave.

Tenho dois cães, um Serra da Estrela com 2 anos e uma Serra com 6 meses.
Tanto um como outro sempre foram muito carinhosos. O mais velho até é reconhecidamente "maricas", pachorrento e deixa-se dominar pela pequenota. Costumo dizer que ele é o cão de guarda mais incompetente do mundo.
Eu costumo deixá-los entrar em casa à tarde e depois à noite ponho-os lá fora. Acontece que ele gostou e cada vez tem sido mais difícil pô-lo para fora. Comecei por ter de o arrastar e ele queixava-se e depois lá ia.
Depois começou a abocanhar, mas de forma que quase não se sentia.
Depois começou a abocanhar com mais força e mais força...
Da última vez tive de puxa-lo pelo rabo e arrastá-lo para fora.
Hoje a coisa foi diferente...
Comecei por dizer-lhe para ir para fora, mas ele, como sempre casmurro não obdeceu. Puxei-lhe o rabo e ele começou de imediato a colocar uma postura agressiva e a arreganhar os dentes, algo que ele NUNCA FEZ!
Começou a fazer movimentos rápidos de ataque e eu nessa altura agarrei-o pela cabeça, mas ele atirou-se ao meu braço e pregou-me umas valentes dentadas deixando-me o braço todo marcado e dorido.

Devo dizer que este cão que eu sempre tratei com todo o amor e carinho nunca esteve sequer perto de me provocar algo que se assemelhace ao medo, mas hoje tive medo e não o consegui colocar para fora de casa. Aúnica maneira foi pegar na trela e ele pensar que ia passear e foi lá para fora, nessa altura eu fechei a porta e deixeio lá ficar.

Foi a primeira vez que tal me aconteceu. Eu sempre brinquei com ele, ele lambia-me a cara toda, abracei-o, dormimos um ao lado do outro e agora isto??

Sinceramente não sei que fazer e se alguém teve alguma situação semelhante eu agradecia algum conselho, pois tenho o braço todo marcado e dorido pelo meu menino querido que hoje era completamente outro!

Obrigado
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda set 22, 2014 11:52 pm

Puxar o cão pela cauda não é correto e é meio caminho andado para arranjar problemas!

Na minha opinião, treinador para ontem!!

Até arranjar ajuda profissional repense na forma de levar o cão de volta para a rua. Pense da prespectiva do cão... Não iria querer sair de casa claro, não ganha nada com isso e ainda fica sozinho e à seca.
Tente recompensar o cão por sair de casa, com biscoitos e brincadeiras no quintal. Convença-o a sair varias vezes durante o dia, recompense-o na rua e volte a deixar entrar em casa.
O cão devia começar a associar a ida para a rua a algo agradável e não a uma altura desagradável em que é arrastado para ficar sozinho.

Mas mais uma vez arranje ajuda profissional antes que tenha em mãos um problema mais grave ainda!
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
goncalo75
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda set 22, 2014 11:28 pm

segunda set 22, 2014 11:57 pm

Só uma anotação: ele não ia para a rua para ficar sozinho pois tem a companhia da outra Serra mais novinha.

Treinador já é uma ideia de há muito, mas nunca foi concretizada pela falta de tempo, mas provavelmente agora terá de ser
ASTAHOLIC
Membro Veterano
Mensagens: 390
Registado: terça mar 29, 2011 4:47 pm

segunda set 22, 2014 11:59 pm

Não é a arrastar o cão nem a puxa-lo pela cauda que vai conseguir que ele vá lá para fora e o obedeça...
E como referiu, o cão queixou-se, ou seja, deixou-lhe um aviso claro que o estava a magoar e que a sua abordagem não foi a mais correta.
Ele tem que saber primeiramente quem manda, e tem que saber quando pode entrar em casa e quando têm que sair. Ou seja, só pode entrar em casa quando você deixar e terá que sair quando necessário.
Em vez de obrigado, o cão vai ter que perceber que têm que ir independemente de nâo querer, você é manda.
Já tentou conduzi-lo a sair com comida? Usando a comida pode ajuda-lo a entender aquilo que você pretende, após isso deve ser recompensado.
Deve sempre manter uma postura calma e assertiva, se mostrar medo ou nervosismo vai passar isso para o cão e vai desencadear comportamentos indesejados.
<p>&nbsp;"Vamos agradecer aos idiotas. N&atilde;o fosse por eles n&atilde;o far&iacute;amos tanto sucesso."</p>
<p>"Sou respons&aacute;vel pelo que eu falo, n&atilde;o pelo que voc&ecirc; entende." </p>
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça set 23, 2014 12:00 am

goncalo75 Escreveu:Só uma anotação: ele não ia para a rua para ficar sozinho pois tem a companhia da outra Serra mais novinha.

Treinador já é uma ideia de há muito, mas nunca foi concretizada pela falta de tempo, mas provavelmente agora terá de ser
Ter a companhia da outra é provavelmente (para ele) menos valioso do que estar dentro de casa com o dono.
Daí ser importante mostra-lhe que o facto de ir para o quintal também não é só coisas negativas

Pois, o melhor mesmo é procurar ajuda para resolver isso
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
goncalo75
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda set 22, 2014 11:28 pm

terça set 23, 2014 12:11 am

Já tentou conduzi-lo a sair com comida? Usando a comida pode ajuda-lo a entender aquilo que você pretende, após isso deve ser recompensado.
Sim, aliás, esqueci-me de referir que essa era a forma de ele saber que era hora de ir para fora, eu mostrava~lhe o dentastix e ele levantava-se e dirigia-se para a porta, era automático. Ele saia, eu dizia para ele se sentar e só depois lhe dava o dentastix. De repente ele começou a ficar casmurro e a não querer sair, nem com dentastix nem com comida nem com nada e então é que comecei a ter de o arrastar, caso contrário não ia/vai de maneira nenhuma, nem com comida, nem com nada. Hoje só foi com a trela a pensar que ia passear.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça set 23, 2014 7:40 am

Já pensou se o cão não terá qualquer indisposição ou mal-estar que o leve a não querer ir para a rua e preferir ficar em casa, onde está mais quente e acolhedor?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça set 23, 2014 7:48 am

Olá,
Para mim enganar os cães a fazer qualquer coisa é um péssimo princípio.
Era isso que você fazia com o dentastix e é o que está a fazer com a trela.
Não vai demorar muito até ele perceber e nem com a trela lá vai.
Não se sinta magoado porque o cão se virou a si, acredito que o tenha tratado com carinho e da melhor forma que sabia, mas os cães falam uma linguagem diferente da nossa.
Puxar o rabo…bom, não é assim que se lida com um cão!
Você deixou que ele testasse os seus limites e permitiu que ele ganhasse confiança para lhe morder.
Eu ando sempre a repetir-me, mas cá vai: o treino de obediência básica é fundamental e ainda para mais num Serra da estrela.
Quando eles são mais novos e patetas, têm uma grande curiosidade, gostam de explorar, de estar com os amigos caninos etc…mas mais tarde têm mais interesse em estar perto dos donos, pois a relação de confiança, devoção, intimidade etc., vai crescendo. O cão fica mais calmo e claro, é bem melhor estar em casa com os donos do que lá fora com uma cadela de 6 meses que lhe deve fazer a vida negra e não o deixa sossegado.
A boa notícia é que ele ainda está na viragem como eu costumo dizer, em que passa a adulto.
Esta é a altura que aceito um corretivo bem dado PELO DONO quando o cão se vira ou ameaça.
Mas, como tem receio, o que é normal, deve procurar ajuda profissional.
Para além disso, se não tem noções básicas de treino e de adestramento, dar-lhe um corretivo por si só não vai resolver, até porque não pode andar sempre a fazer isso ao cão.
Mostrou medo uma vez, dificilmente vai conseguir resolver isso sozinho.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
goncalo75
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda set 22, 2014 11:28 pm

terça set 23, 2014 9:51 am

LFGomes Escreveu:Olá,
Para mim enganar os cães a fazer qualquer coisa é um péssimo princípio.
Era isso que você fazia com o dentastix e é o que está a fazer com a trela.
Com o dentastix não era enganar. Ele já sabia perfeitamente o que se passava. Aliás, quando chegava essa altura eu até falava com ele com uma voz diferente, mais carinhosa e ele já sabia o que isso significava pois encaminhava-se de imediato para a porta para sair.
Ontem, sim, enganei-o (e sei que é mau fazê-lo) porque ele estava muito violento e era a única forma de otirar de casa.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça set 23, 2014 10:00 am

goncalo75 Escreveu:
LFGomes Escreveu:Olá,
Para mim enganar os cães a fazer qualquer coisa é um péssimo princípio.
Era isso que você fazia com o dentastix e é o que está a fazer com a trela.
Com o dentastix não era enganar. Ele já sabia perfeitamente o que se passava. Aliás, quando chegava essa altura eu até falava com ele com uma voz diferente, mais carinhosa e ele já sabia o que isso significava pois encaminhava-se de imediato para a porta para sair.
Ontem, sim, enganei-o (e sei que é mau fazê-lo) porque ele estava muito violento e era a única forma de otirar de casa.
De tudo o que escrevi só leu isso?
Claro é enganar, ele ia lá para fora POR IR LÁ PARA FORA EM OBEDIÊNCIA ou para IA PARA RECEBER O DENTASTIX?
Percebe a diferença?
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

terça set 23, 2014 10:19 am

Por um serra da estrela adulto fora de casa, a agarrar-lhe pela cauda é pedir problemas, com calma e serenamente de-lhe indicação para sair, ele não vai obedecer á primeira mas eventualmente lá sai nesse momento de-lhe uma recompensa e deixe-se ficar a brincar um pouco com ele, para ele não associar a saida para fora de casa com algo negativo mas sim com algo positivo.

Utilize o seu corpo e a sua postura ao mesmo tempo que lhe comanda para sair, coloque-se entre o cão e o caminho que não quer que ele siga e indique a direcção que pretende que ele vá e insista, não fisicamente a empurrar o cão mas ocupe o espaço.

Claro que se nesta fase sem qualquer contacto fisico da sua parte o cão começar a demonstrar sinais de agressividade ai sim vá ter com um profissional.

Se ele fosse pequenino eu sugeria uma sapata no focinho era mais rápido :) agora adulto é melhor não :p
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
goncalo75
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda set 22, 2014 11:28 pm

terça set 23, 2014 2:46 pm

De tudo o que escrevi só leu isso?
Claro é enganar, ele ia lá para fora POR IR LÁ PARA FORA EM OBEDIÊNCIA ou para IA PARA RECEBER O DENTASTIX?
Percebe a diferença?
Calma, não não li só isso, mas isso foi o que chamou mais a atenção porque acho que está errado.

Ele ao receber o dentastix já sabia que ia lá para fora, de tal forma que assim que eu começava a falar ele dirigia-se para o exterior e lá ficava. Isto deu-se vezes sem conta e ele tinha consciência que aquele momento era do dentastix mas também significava a saída de casa. Não vejo qualquer engano aqui.

Ontem sim, enganei-o. Levei-o para fora com a ilusão que ele ia fazer uma coisa (passear) quando acabou por não o fazer. Isso sim, é enganar.
goncalo75
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda set 22, 2014 11:28 pm

terça set 23, 2014 2:50 pm

Por um serra da estrela adulto fora de casa, a agarrar-lhe pela cauda é pedir problemas
Sim, tenho noção disso, mas da vez anterior que o tentei por fora, ao agarrar-lhe pela cabeça ele também tentou morder e aí puxei-lhe pelo rabo e ele levantou-se e consegui obrigá-lo a sair. Desta vez a coisa deu para o torto...
com calma e serenamente de-lhe indicação para sair, ele não vai obedecer á primeira mas eventualmente lá sai nesse momento
Ele é muito casmurro e quando está em casa à noite meio a dormir não se levanta por nada
Claro que se nesta fase sem qualquer contacto fisico da sua parte o cão começar a demonstrar sinais de agressividade ai sim vá ter com um profissional.
Sem contacto físico não. Ele hoje de manhã estava muito calmo
goncalo75
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda set 22, 2014 11:28 pm

terça set 23, 2014 2:54 pm

Pelo menos uma coisa é certa: nem ele nem ela voltarão a entrar dentro de casa tão cedo. Tenho noção que terei de ter cuidado pois há dias, principalmente quando chove ou faz trovoada em que ele assim que vê alguém a abrir a porta começa a forçar a pasagem para entrar dentro de casa, empurrando a porta com a cabeça e o focinho.
goncalo75
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda set 22, 2014 11:28 pm

terça set 23, 2014 2:56 pm

Esta é a altura que aceito um corretivo bem dado PELO DONO quando o cão se vira ou ameaça.
Mas, como tem receio, o que é normal, deve procurar ajuda profissional.
Para além disso, se não tem noções básicas de treino e de adestramento, dar-lhe um corretivo por si só não vai resolver, até porque não pode andar sempre a fazer isso ao cão.
O que entende por "um correctivo bem dado"? Fazer isso agora fora do momento não irá surtir grande efeito, não? Presumo que teria de ser na altura da agressão.
Responder

Voltar para “Cães”