Lacunas e mais lacunas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Verge
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: domingo out 28, 2012 10:28 am

domingo out 05, 2014 12:57 pm

Viva.

Gostaria de saber o que devo fazer quando, por acaso, - num dos meus muitos passeios pedestres - der de caras com um cão bastante maltratado. E quem diz cão, diz um gato ou outro animal qualquer. Mas neste caso, falemos de um cão.

Levo o pobre animal para casa, dou-lhe um banho e comida, faço-lhe os curativos possíveis e entro em contacto com uma instituição qualquer para que se responsabilizem por ele (visto que eu não posso ter mais animais) apenas para levar com respostas curtas e subtis "enxotanços" para que vá procurar ajuda noutro sítio qualquer?

OU

Levo o pobre animal ao vet. onde me será cobrada uma quantia estapafúrdia de dinheiro pelos cuidados de um animal que é tão meu como vosso ou de qualquer outra pessoa?

OU

Numa de brincar à batata quente, pego no animal, deixo o dito à porta de um vet. ou de uma instituição qualquer, pisgo-me dali para fora e agora os outros que se desenrasquem?

OU

Tomo a atitude mais escolhida por todos nós e simplesmente deixo o animal entregue à morte e continuo com o meu passeio? Deixando apenas ao pé dele duas tigelas com água e comida para "aliviar a minha consciência".

Se ao menos se aliviasse com tão pouco...

Infelizmente, o sistema de ajuda aos animais ainda é muito deficiente em Portugal. Está repleto de lacunas. Mas pelo menos essa ajuda existe e, por isso, não merece ser ferozmente criticada, mas diabos me levem se não reina uma hipocrisia nojenta na cabeça de uma grande fatia dos ditos amigos dos animais!

Enfim, ofereçam-me respostas que alegrem a minha existência se vos apetecer. E se as tiverem.

Obrigado pela atenção. Continuação de bom dia.
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo out 05, 2014 2:48 pm

AST88 Escreveu:Primeiro estou eu e os meus...não me vou prejudicar, prejudicando por consequência quem depende de mim. Quero com isto dizer que se me deparar com uma situação dessas e não tiver possibilidades para ajudar, sigo o meu caminho :|
Como é óbvio.

Para estes casos não há um comportamento adequado ou desadequado, cada um faz o que pode. Eu não poderia de modo algum tratar ou adoptar, portanto o máximo que poderia fazer era alertar uma Associação para a situação, mas assumir uma responsabilidade para a qual não tenho capacidade de suportar, não obrigada.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo out 05, 2014 9:03 pm

Levar um animal desses para casa é má ideia se já tiver um, por razões óbvias. Por mais proteção que o seu tenha é sempre um risco.

Levar o animal ao vet pode ser uma despesa muito grande, a frio, e eles só ficam com o animal durante um tempo bastante limitado.

Pessoalmente, cada vez que vou ao mato, levo água e comida (a contar com isso) e acho que é o mínimo dos mínimos.
Se o animal estiver esquelético ou doente só isso não chega.

O que pode fazer (o ideal) é procurar um acordo em regime de hotel numa associação que o aceite, passar pelo vet primeiro, a sua casa é a última paragem (se o levar para casa).

Agora o que fazer depende de si e da sua consciência e das suas possibilidades.

p.s.- Graças a um bom samaritano que resgatou a minha cadela e as irmãs, eu tenho agora tudo que poderia desejar num canídeo outra vez.
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

domingo out 05, 2014 10:55 pm

os ditos «amigos dos animais», debatem-se com essas questões também. O problema não é a hipocrisia, é quase todos chutarmos para canto. É todos acharmos que a responsabilidade é de outra pessoa, os que podem, os que não podem e assim-assim,
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
mjmartins
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: segunda fev 03, 2014 12:33 pm

segunda out 06, 2014 9:44 am

Se puder dar comer e água excelente. Depois avisar uma associação que ajude animais abandonados/perdidos, ou pedir uma sugestão no veterinário para a melhor forma de entregar ou ajudar o animal.
Sheeva22
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

segunda out 06, 2014 11:44 am

é incrivel como as pessoas direccionam os problemas para as coisas erradas.
O país que temos é uma *** e as pessoas que ajudam e que se mexem é que são hipocritas?
O problema de haver tantos animais na rua e de quem quer ajudar não saber como não é das associações que já muito fazem.... é do país que temos que não dá condições aos animais que nele residem nem às pessoas que querem ajudar. (agora com a nova lei espero ver algumas coisas a mudarem).
Não nos devemos esquecer que as associações não são omnipotentes e muito menos omnipresentes! As situações são inúmeras, os telefones não param, as contas nos veterinários crescem, os sitios (muitas contam apenas com FAT´s) estão lotadas e as pessoas são poucas, humanas que a maioria ainda trabalha.
Não nos podemos esquecer que muitas associações são geridas por pessoas que do pouco tempo que têm depois do trabalho ainda disponibilizam uma quota parte para ajudar. Enquanto outros se sentam no sofá descansados.
Ser ou ter uma associação não significa que se possa ajudar tudo e todos. Ajuda-se todos os que se poder e tudo o que se poder, mas muitas vezes não dá ao mesmo tempo.
As vezes as pessoas esquecem-se que não é de obrigação de uma associação ajudar todos, porque por detras de um "sim ajudamos" há muita coisa. Despesas de veterinário, alojamento indeterminado, alimentação, e todas as outras despesas que um animal normal tem.
Há associações que para além de lotadas estão com dividas enormes e um "sim" é impossivel.
se todos nós nos lembrasse-mos das associações várias vezes, em vez de só nos lembrar-mos delas quando precisamos secalhar as coisas andavam muito mais para a frente. Mas as pessoas só se lembram que existem quando precisam delas e para mim isso é que é hipocrisia!!!
Seja activo e ajude uma associação perto de si para ver de mais perto de onde vem a hipocrisia, se vem dos que querem e ajudam ou se vem nos que querem e nada fazem....

Quanto a ajudar um animal e como, tudo tem a ver com a sua carteira.
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda out 06, 2014 12:53 pm

se todos nós nos lembrasse-mos das associações várias vezes, em vez de só nos lembrar-mos delas quando precisamos secalhar as coisas andavam muito mais para a frente. Mas as pessoas só se lembram que existem quando precisam delas e para mim isso é que é hipocrisia!!!
é que não teria dito melhor.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
mjmartins
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: segunda fev 03, 2014 12:33 pm

segunda out 06, 2014 1:54 pm

Sem dúvida as associações não existem para largar lá os animais, nem podem ser a solução para tudo. Mas é preferível contactar uma associação do que nada fazer. E é sempre possível fazer alguma coisa, se não se pode ajudar financeiramente, pode-se fazer voluntariado e durante algumas horas ajudar quem ajuda os 4 patas, que não se podem defender.
Verge
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: domingo out 28, 2012 10:28 am

segunda out 06, 2014 9:39 pm

Obrigado por terem respondido. Abri este tópico para, de certa forma, ter outro saber quando me deparar com uma situação dessas.

Quanto à hipocrisia... Eu sei bem o que digo quando desabafo que alguns dos "amigos de animais" são hipócritas. Já tenho vivido episódios muito tristes. Mas não quis ofender quem age sempre correctamente. Esses têm toda a minha admiração e apreço.

Já agora, alguém me sabe dizer se os cães de caça são perigosos para os gatos? Ou seja, se há o risco de os tomarem por lebres e toma lá disto...
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda out 06, 2014 11:19 pm

Impossível de saber, tudo depende de muitos factores além do prey drive.


Se é possível viverem em conjunto, é. Pode é requerer algum trabalho.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça out 07, 2014 8:55 am

A minha falecida Rita era uma exímia caçadora de toca e perseguia gatos como poucos cães tenho visto.

No entanto, numa altura em vivemos numa casa com gatos aceitou-os muito bem em poucos dias, a ponto de dormir com um gato enrolado contra a barriga dela.

Mas quando saíamos para os passeios higiénicos, os gatos de uma colónia próxima viam-se gregos com ela. Nunca consegui tirar-lhe o "vício".

É tudo uma questão de educação e pode levar mais ou menos tempo, depende do educador e do cão.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Sheeva22
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

terça out 07, 2014 9:10 am

Cada um tem a sua experiência, mas na sua grande maioria se existem alguns casos felizes de animais resgatados e bem tratados com boas familias hoje deve-se muito às associações que um grande trabalho fazem.
Se no meio desses "hipócritas" salvarem 2 ou 3 ou 4 ou 5 eu já me dou por contente e deixo acusações de parte, pois no meio da hipocrisia fez mais que muita gente.
Quanto a ajudar um animal, não precisa ser uma "associação" para ajudar.
Já ajudei alguns animais da rua fazendo exactamente o mesmo que as associações, recolher, medicar (vet ou não), pedir ajuda para despesas e para fat entre as pessoas proximas que gostam de animais , arranjar um sitio, divulgar, divulgar e divulgar e arranjar dono.
Claro que ter a ajuda de associações, ter um espaço para os acolher ou ter alguem que tenha espaço e não se importe de ir recebendo um ou outro é o ideal. Porque quando se depara com um animal que não é nosso mas não conseguimos virar a cara, o pior não são as despesas do veterinário (isto para quem ajuda um ou outro) que na divulgação as pessoas mobilizam-se mais para ajudar com 5€ ou 10€ e acaba-se por pagar, mas o pior é mesmo o sitio para o deixar que muitas vezes passam meses e meses e não há interessado (capaz) nenhum....
Mas se algum dia se deparar com algum caso e o possa levar para casa, então a divulgação é a sua melhor amiga. Porque ainda existem pessoas boas prontas a ajudar.
Quanto aos cães de caça, concordo com o botas.
JackTheRott
Membro Veterano
Mensagens: 491
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

quarta out 08, 2014 7:40 pm

O que fazer?
Se quer fazer uma boa ação faça.
Se não quer não faz....
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta out 08, 2014 10:15 pm

Eu tenho 3 cadelas de caça, 2 delas whippets que se eu deixar perseguem e provavelmente matam qualquer animal que lhe corra em frente dos olhos, gatos incluidos, no entanto qualquer animal que esteja dentro de casa não as incomoda minimamente, ou seja, consideram os gatos como fazendo parte da familia, ou da matilha se preferirem.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”