Dúvida urgente

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pmprcv
Registado: domingo out 26, 2014 11:54 am

domingo out 26, 2014 12:13 pm

Olá a todos, criei conta de propósito neste fórum porque quando vou ao Google com dúvidas sobre estes temas, este fórum costuma ser dos primeiros a aparecer.

Procuro esclarecimento a uma questão:

Ontem à noite quando passeava o meu cão (sempre com trela), passei ao lado de um pátio onde uns cães estavam a brincar, à solta. Como sei que o meu não é muito sociável, continuei na minha e passei longe. Ora, acontece que um pastor alemão viu o meu cão a passar, desatou a correr e atacou-o. Este pastor alemão anda quase sempre sem trela naquela zona, não sei porquê.

Naturalmente peguei no meu animal e fui ao veterinário. Tem uma pequena laceração e está muito magoado na zona onde foi mordido, mas fora isso nada de mais.

Agora, qual é o meu problema: já não é a primeira vez que o meu cão é atacado por um cão à solta. Há uns anos já tinha acontecido o mesmo com outro cão (um rottweiller) com resultados bem piores. Na altura, não só solicitei o pagamento das despesas do veterinário por parte da dona do cão, como fiz queixa na polícia. Isto implicou, para mim e para o meu cão (que não temos culpa nenhuma de sermos atacados!) que não o podia levar à rua durante 15 dias ou em alternativa que tinha que ficar no canil durante esse período.

Ora, tenho medo de agora a lei estar contra o justo e a favor do pecador, ou seja: se eu fizer queixa na polícia, será que não me vão dizer "o seu cão já tem uma história parecida, portanto a culpa deve ser sua, logo vamos mandar o seu cão para o canil"? Será que não vão mandar o meu cão (que, mais uma vez, não tem culpa nenhuma) para o canil por 15 dias? O que é que eu faço? Porque é que o meu tem tem que ser prejudicado com as mesmas medidas do cão que o mordeu, se o meu não teve culpa nenhuma?

obrigado
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

domingo out 26, 2014 12:30 pm

Só uma coisinha, o sequestro não se destina a punir nenhum cão, nem o agressor nem o agredido, destina-se a colocá-los sob observação para ver se desenvolvem sintomas de raiva. Se o animal estiver vacinado, pode eventualmente fazer esse sequestro em casa.
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

domingo out 26, 2014 1:48 pm

Se voce tem o cão legal, e não tem culpa no sucedido, não tem que estar preocupado, fale com o dono do outro animal e tente que o mesmo pague as despesas.

Se não pagar apresente queixa.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
lesleyanne
Membro
Registado: terça jul 01, 2014 11:00 am

domingo out 26, 2014 3:37 pm

Tente, primeiro, resolver as coisas a bem.
Fale com o dono do PA. E apresente-lhe a fatura do Veterinário. Explique-lhe o sucedido. Salientando o facto que só porque o cão estava na via publica sem trela já é uma ilegalidade.

Ele como sabe que errou, e deve conhecer minimamente o seu cão, deverá pagar as despesas medicas.

Caso se arme, e refile ou ainda lhe atribua a culpa a si, aí é que deverá avançar para a Policia.

Infelizmente é o país que temos. Cada vez mais as vitimas, são postas de parte pelas Leis em vigor. Permitindo aos agressores impunidade.

O importante é não desistir.

Contudo num futuro, compre uma trela de 40-50 cm daquelas feitas de tecido/nylon torcido, e ande sempre com ela. Em casos destes podia ter feito a diferença e te-la usado para assustar o PA. Ou em caso extremo, com a ponta que se coloca na mão, te-la usado no chão.

Cumps, Lesly
Responder

Voltar para “Cães”