sexta nov 07, 2014 11:04 am
O R.I. poderá eventualmente dar acesso a um L.O.P, como poderá "coser a casaca" ao cão negando o acesso eventual a um L.O.P.
Tudo depende do tipo de R.I. que lhe for atribuído, há 2 ou 3 tipos e só um permitirá ao fim de 3 gerações obter um L.O.P. (daí o eventual).
Este cão nunca terá L.O.P. e a idade mínima para submete-lo a avaliação do R.I. parece-me (se não estou enganado) ser 9 meses.
Além de ser muito mais comum o inapto para exposições e criação e inapto para criação do que apto para criação e exposições que só é atribuído a exemplares excelentes.
Portanto, se pretender entrar em provas de beleza é muito pouco provável, resta-lhe as provas de trabalho ou outras que salientem o aspecto mais funcional do cão.
Se pretender ter um pet não vejo o porquê da necessidade de um R.I. ou de um L.O.P.
Quanto a mim, deverá ter atenção a outras coisas, se for um Lab sem papelada, se não conhece os pais, etc. Também não deve saber que maleitas podem ter passado, ex. displasia da anca é uma delas.
Não estou a disser que vai ter ou que tem mas é algo que convêm estar preparado e agir na prevenção até porque a displasia também pode ser induzida.
Portanto, se esse cão vier de um criador, peça-lhe os despites das doenças características da raça, são obrigados a fazer, ou tente ver os progenitores.
Pelo menos é o que eu faria.
O seu cão pode crescer e nunca ter nada de mal.