Preciso ajuda/conselhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Cookye
Membro Júnior
Registado: quarta mar 10, 2004 10:51 pm

segunda mar 15, 2004 3:49 pm

Olá boas tardes.
Venho aqui pedir ajuda, conselhos a quem seja mais experientes...
Tive um gato (mike) durante sete anos, que nunca me deu problemas, muito educado, muito inteligente. Infelizmente, morreu no dia 8 de dezembro de 2003 (coincidencia, mesma data de aniversario de morte do meu avô, 8/12).
Infelizmente, encontrava me fora nesse fim de semana, o que ainda me custou mais, porque ele sempre esteve comigo quando estava mais em baixo, e eu não estava aqui com ele...
Não conseguindo voltar para casa, e ele lá não estar, ver a casa tão vazia, convenci os meus pais a arranjar um outro companheiro.
Contactei um senhor vet. amigo meu, que me disse ter uma gatinha de 3/4 meses para dar, porque a dona actual dela tinha um cão m casa, e não se davam os dois.
Depois de muita conversa com a mãe (que não queria gatas por causa do cio, mais "miadoras que os gatos, etc...), lá a convenci...
Apareceu lá em casa, tricolor, bonitinha que só, e muito sossegada...
(O desassossego foi com as sobrinhas, as quais a minha minnie não conhecia, e estava na defensiva).
Passado pouco tempo, a gata ja estava com o cio... A minha mãe foi aos arames, porque afinal a gatinha era mais velha do que o que pensámos, o que a vet. confirmou.
Entretanto, o que se passa, é que com a minnie, não a conseguimos ensinar, como estava o meu mike.
Vai vascular o caixote do lixo, não podemos deixar nada em cima da bancada, porque esteja congelada ou cozinhada, come tudo o que lá está em cima, a minha mãe desespera, porque salta para tudo que é movel, ja lhe partiu bibelots de grande estima, brinca com o pout pourrit...
às sete da manhã, ja está no meu quarto, correndo de um lado po outro, que não me deixa dormir mais...
O que hei-de fazer entao para que ela não seja tão hiperactiva, como a hei-de acalmar???
(quero o meu mike de volta!!!)

Beijinhos e ronronadelas
lecas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mar 15, 2004 3:54 pm

São as tropelias normais de uma gatinha dessa idade.
serene
Membro Veterano
Registado: segunda nov 24, 2003 6:42 pm
Localização: Taz, Nina, Patanisca e Pantufa (Gatos), Pantera (cocker), Peixes
Contacto:

segunda mar 15, 2004 4:04 pm

sao as tropelias normal de quase qualqer gato :roll:
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda mar 15, 2004 4:05 pm

Arranjar-lhe um gatinho com que brincar?

Quanto ao cio convém esterilizá-la o mais rapidamente possível, pois isso evita problemas de saúde da gatinha e trará sossego à casa. Tive uma gata que teve um cio aos 3 meses e 2 semanas. É raro mas acontece, há animais mais precoces.

Os gatinhos pequenos são assim, muito irrequietos e brincalhões, se calhar já não se lembra como era o seu outro gatinho quando era pequeno. Para adoptar um gato calmo, devia ter escolhido um adulto com o carácter já formado. Se não quer que a gatinha faça asneiras tem de lhe ensinar a não fazê-las com muita paciência e amor. Não comer coisas apetitosas que estão em cima da bancada poderá ser pedir demais, talvez tentando aquelas armadilhas que fazem barulho que se vendem nos sites americanos...
Essa gatinha merece o seu amor pelo individuo que é, não esteja sempre a estabelecer comparações com o seu outro gato.
Cookye
Membro Júnior

segunda mar 15, 2004 4:23 pm

adorava um outro gatinho, mas a mãe ...
eu não quero fazer comparações, mas quando temos um animal durante tanto tempo, e que passou muito connosco, se o faço, não é por mal...
Já disse ao meu noivo, quando tivermos a nossa casinha, vou ter mais do que um gatinho, porque filho único sofre muito

beijinhos e ronronadelas
Última edição por Cookye em terça mar 16, 2004 10:47 am, editado 1 vez no total.
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda mar 15, 2004 4:42 pm

Compreendo o que quer dizer , a minha gata Maia parecia que falava comigo.
Nunca mais tive uma relação tão próxima com um gato como tive com ela. Mas adoro e adorei todos os outros gatos que tive e até acho uma certa piada a serem tão diferentes uns dos outros. Brinque muito com a sua gatinha, dê-lhe brinquedos (ratinhos, bolinhas, cana de pesca) para ela sentir que existem momentos de actividade e momentos de descanso. Procure criar uma boa relação com ela, ensine-lhe o significado da palavra não mas também lhe dê muitos miminhos quando ela se porta bem ou apenas quando lhe apetecer. Dê-lhe uma oportiunidade, vai vêr que não se arrepende. E marque a esterilização rapidamente, fale com o seu vet.
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

segunda mar 15, 2004 5:40 pm

Esterilize a gatinha. Além de ser prejudicial para ela andar com cios constantes, depois de esterilizadas tem tendência para acalmar. Bem, uma das minhas desmente a teoria, porque cada dia que passa fica mais doida, mas ainda bem que assim é!! Adoro as tropelias dela, de qualquer forma de uma maneira geral acalmam.
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

segunda mar 15, 2004 5:41 pm

que engraçado
Essa gatinha deve ser prima do Tigrinho
O Tigrinho ainda hoje é assim.Ainda no sabado roubou de cima da abncada peitos de frango que eu tinha acabado de tirrar do congelador, era quase maior que ele e nem sei como é que ele não parte os dentes.
é um desassosego, Acorda-me todos os dias ás 5 da manhã porque quer mimo, grita que nem uma alma penada e dá marradas na porta do quarto, já tentei de tudo e ele não se cala,isto para quem se levanta ás 6 da matina não é simpatico, as colunas de música já as partiu ( o meu marido ia enlouquecendo) e a jarra das flores também já teve dias melhores.
O meu gato é um destravado. a única coisa a mim que me desespera é as 5 da manhã, mas pronto tenho que o aturar.
Peço desculpa , pois não estou a ajudar, mas por mim falo não consigo fazer nada.

A unica coisa que aprendeu até agora é que quando estamos á mesa o lugar dele é no chão, e nessa altura não há colinho.O que não o impediu de no outro dia com convidados em casa a jantar tenha tirado comida de um prato de um dos convidados :oops: :oops:
Percebe uma palvara muito bem que é "NÂO", mas tem que ser na hora certa, e no momento exacto, ora nem sempre estamos com os olhos postos nele. Quando chego a casa , nem sequer lhe ralho muito, pois ele já não entende.Cahmo-lhe só gato mau, enquandto estou a limpar as asneiradas, mas ele não se rala muito com o assunto.
Só para acabar, ainda na 5ª feira passada , quando acordei ás 6 da manhã vi-o muito entretido á porta de despensa a lamber o chão, não ligeui pois pensei que tivesse sido um bocadinho de ração que tivesse caido, fui tomar banho e voltei e ele ianda lá todo entretido, achei estranho, fi ver, sua Excelencia tinha furado a paleta do leite que etsva no chão e estava todo entretido a beber leite de repucho. Acreditem que até fiquei verde, aquela hora da mãnhã, stressada e com pouco tempo ainda tive que ir limpar o chão e deitar o leite fora.
Ele , claro estava na maior a lamber os bigodes
Enfim gatos pequeninos são mesmo assim e são por norma muito traquinas, tudo lhes serve para brincar.Depois com o tempo vai passando
Calma e paciêcnia

Ps. desculpem o testamento
raka
Membro Veterano
Registado: quinta dez 05, 2002 4:06 pm

segunda mar 15, 2004 5:52 pm

Brum Escreveu: Só para acabar, ainda na 5ª feira passada , quando acordei ás 6 da manhã vi-o muito entretido á porta de despensa a lamber o chão, não ligeui pois pensei que tivesse sido um bocadinho de ração que tivesse caido, fui tomar banho e voltei e ele ianda lá todo entretido, achei estranho, fi ver, sua Excelencia tinha furado a paleta do leite que etsva no chão e estava todo entretido a beber leite de repucho. Acreditem que até fiquei verde, aquela hora da mãnhã, stressada e com pouco tempo ainda tive que ir limpar o chão e deitar o leite fora.
Ele , claro estava na maior a lamber os bigodes
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

o tigrinho, com a sua carinha de santo, é um diabinho!

a gata depos de esterilizada acalma. a mitzi também era assim, totalmente alucinada, ladra, super activa, mijona nos sítios errados... agora até já é possível jantar com ela por perto... ;) foi com muitos NÃO!, umas palmadas de quando em quando... lá deu o seu resultado. mas foi com a esterilização que ela acalmou.
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

segunda mar 15, 2004 6:47 pm

Bom o que eu acho que deve fazer... é deixar a menina crescer e esteriliza-la o mais depressa possivel. Eu tive uma siamesa durante 9 anos e tambem parecia falar comigo, mas no primeiro ano virou-me a casa do avesso: ate caiu dentro do aquario. Conforme foi crescendo acalmou. O falar com ela com meiguice nas horas de ternura e um valente NAO com umas palmas de maos ( aviso sonoro) nas horas da traquinice.
Tranquilize a sua mae, as gatas ate sao mais ternas e calmas . Eu agora tenho uma terrivel de 5 meses e tambem tenho que andar com olho nela.
So para finalizar : em Agosto colocaram uma pantera negra com 2 mesitos no quintal da minha mae, e ela , ao principio contrafeita, ficou com ele. Agora ja tem 9 meses, e minha mae ADORA aqueles mini bibelots... sabem o que eu lhe digo quando se chora depois de ele lhe partir um : "mae a melhor coisa para selecionar e manter os moveis arrumados é ter um gato: tudo o que esta a mais ... vai fora!
Boa sorte e ... muita calma... eles reagem á voz agressiva.
Soleil
Membro Júnior
Registado: segunda set 02, 2002 1:44 pm
Localização: Felinos: Kika, Missy, Rocky, Zico, Guga Caninos: Zeus

segunda mar 15, 2004 10:28 pm

olhe Cookye, neste momento dava tudo para ter todas essas tropelias de volta :)
O meu gatito Rambo, que faleceu no passado dia 17 de Fevereiro :cry:
tinha 1 ano e 7 meses e era castrado, mas a sua irreverencia não tinha limites...
Tambem me acordava às 6 da manhã mas saltando da cabeceira da cama directamente para a minha almofada e se ainda assim eu não reagisse, começava a "comer" os meus cabelos. Por último sentava-se junto à minha cara e, se por acaso eu abrisse um dos olhos para o espreitar, ele punha carinhosamente a sua patita com aquele ar como se dissesse "vá lá, abre lá os olhos, eu já percebi que estás acordada!" ;)
E isto era só o início do dia...
Hoje tenho uma imensa saudade de todas as suas traquinices mas também do seu carinho, porque quando chegava a hora da sua sesta sentava-se no meu colo e olhava-me com aqueles olhos azuis que infelizmente não vou poder ver mais :cry:

Por isso, só tenho um conselho para lhe dar: aproveite bem cada instante com a sua gatinha e muito boa sorte para as duas :)
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

terça mar 16, 2004 8:54 am

Soleil,

Revi-me na sua situaçao, a minha gata ja tinha 9 anos e fazia isso tudo, inclusive lambia-me dentro das orelhas quando ao Sabado/ domingo eu queria dormir mais um pouco.
Sou da sua opiniao e ja o disse aqui: o essencial é aproveitar todos os momentos, minuto a minuto, segundo a segundo... eles nao voltam mais. Nao sei se ja adoptou outro amigo... eu fi-lo no dia seguinte á minha perda, e garanto- lhe que ajudou muito. E vou adicionar uma segunda companhia: acho que ter so um é mais complicado naquela hora...
Se nao for muito doloroso .. qual foi o motivo de uma partida tao precoce do seu amigo.... era tao novinho.
Um grande abraço
coliveira
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 5:23 pm

terça mar 16, 2004 10:38 am

Os comportamentos variam de animal para animal.
Eu tenho 3 fêmeas e no momento de escolher o sexo do 3º elementos fui eu que preferi a fêmea.
A Licas que é a mais velha (quase 11 anos) é um miminho.Não faz asneiras absolutamente nenhumas inclusivé podemos ter comida em cima da mesa e balcões da cozinha que ela nunca (nem em pequena roubou nada).A única vez que tentou fazer asneira foi subir aos cortinados e repreendi-a e ela nunca mais fez nadinha...
A Becky e a Abby já não são assim...a Becky tem um ano e a Abby tem 8 meses.A Becky não pode ver nada em cima da mesa do balcão da cozinha que sobe logo e põe-se a lamber e a comer tudo.
A Abby, essa não vacila, come, bebe tudo que lhe apareça à frente.Sobe para os móveis, atira tudo a baixo, etc etc...é um terror mas faz-nos rir imenso com as suas diabruras...
Penso que a idade é um factor importante pois a Becky com a idade e o facto de ter sido esterilizada está bem mais sossegada.
Goze bem estes momentos da sua Minie e divirta-se com as travessuras dela pois os gatos são assim e estes momentos acabam rápido, crescem num instante.

Beijoka
Carla ;)
Cookye
Membro Júnior

quinta mar 18, 2004 5:24 pm

SOCORRO!!!!!!
penso que a gata não tem emenda :?

cheguei hoje a casa pa almoçar, minha mae tava com vontade de esganar a gata, pois sua excelência comeu uma posta de pescada congelada enquanto minha mae foi deitar a pequenita...
mas a sacana da gata, se a comida esta no prato olha pa nós com cara de "come-a tu"
minha mãe diz que se a gata não melhorar um pouco depois de esterilizada, que a dá a alguem, ou "ponho-a à frente dum canil, pa ver se vai mais rápido"

(atenção, minha mãe não faz mal a uma mosca :D)

a gata tá a por todo o mundo doido :o :o :o :o
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta mar 18, 2004 5:34 pm

Essa gata é um espectáculo!

Qual de nós é que nunca acordou (ou foi acordado) às 3 da manhã por uma patinha chata que insiste em "cotucar-nos" a cara? Quem é que nunca abriu os olhos de madrugada para se deparar com um focinho peludo a 2 centímetros do nosso nariz, devidamente acompanhado de banda sonora (ronrons)?

E os cães ainda são piores, levamos uma "snifadela" em cheio na testa ou um beijo bem húmido que até arrepia a espinha. Já perdi a conta aos que levei...
Responder

Voltar para “Gatos”