Bom dia a todos e antes de mais obrigada pela vossa ajuda.
A minha Bastet tem agora um ano e ano e cinco meses, e como é obvio sempre teve cios. Já tínhamos pensado em castra-la, mas como os seus cios eram impercetíveis, a verdade é que fomos adiando, no entanto agora é um verdadeiro inferno.O meu real problema é que a gata entrou em cio em Setembro, na 1ª semana e até agora não parou. A 60mt de casa aina a consigo ouvir.
Já fui falar com a veterinária e ela aconselhou-me duas coisas, pois na opinião dela, a minha gata não tem mesmo um cio normal, e ela só a castra quando o cio parar, coisa que ainda não aconteceu. Na sua opinião ou dou a pilula, coisa que realmente não me sinto muito confortável devido a possibilidade de cancro a longo prazo, ou a gata ter uma ninhada e depois castra-la.
Sei que infelizmente é sempre complicado nascerem mais gatos, devido à estupidez atroz de quem abandona os seus animais, mas esta é a opção que realmente estou a ponderar, no entanto pensei procurar um gato de pelo longo, pois como ela foi" um erro de reprodução persa" tem uma pelagem diferente, e talvez assim seja mais fácil dar os gatinhos.
Pedia mesmo a vossa opinião, pois embora sempre tenha tido gatos, nunca tive uma gata que estivesse neste estado durante tanto tempo, e realmente deve ser insuportável para ela, sem falar para nós e vizinhos.
Atenção que eu não ligo a raças, e nunca pensei em reprodução para ganhar dinheiro. Tenho um Epanhol Breton que estava abandonado, e um gatinho persa com quase 3 meses, que esta comigo desde a segunda semana de vida, pois foi recusado pela mãe, e o qual a castração já está marcada para os seus quatro meses.
Mais uma vez obrigada.
Cio interminável e dúvidas em relação ao que fazer
Moderador: mcerqueira
a) consulte outro vet. Existem alguns que se sentem à vontade para esterilizar gatas durante o cio apenas é preciso mais cuidado
b) se o não quiser ou puder ou se o vet for da mesma opinião quer a atual, dê mas é a pílula à gata, algumas tomas não aumentarão assim tanto o risco de cancro e não faz sentido nenhum fazer nascer mais gatos e expor a gata aos riscos de uma gravidez.
2 meses em cio! Pobre gata
b) se o não quiser ou puder ou se o vet for da mesma opinião quer a atual, dê mas é a pílula à gata, algumas tomas não aumentarão assim tanto o risco de cancro e não faz sentido nenhum fazer nascer mais gatos e expor a gata aos riscos de uma gravidez.
2 meses em cio! Pobre gata
Realmente é uma situação bastante anormal...
Mas penso que a melhor opção não passa pela gravidez... já existem tantos gatos sem dono... procure uma segunda opinião ou opte pela pílula apenas durante um ou dois meses, para ver se o problema passa. Não será por tomar duas vezes pílula que o tumor aparece, apenas com a toma prolongada.
Se vir que com uma pílula a gata acalma significativamente, depois é uma questão de marcar a esterilização para o dia certo.
Mas penso que a melhor opção não passa pela gravidez... já existem tantos gatos sem dono... procure uma segunda opinião ou opte pela pílula apenas durante um ou dois meses, para ver se o problema passa. Não será por tomar duas vezes pílula que o tumor aparece, apenas com a toma prolongada.
Se vir que com uma pílula a gata acalma significativamente, depois é uma questão de marcar a esterilização para o dia certo.
É uma situação muito delicada...
Os cios podem favorecer o desenvolvimento de tumores mamários e problemas graves no útero.
Mas a pílula é também completamente desaconselhada!
É cancerígena desde a primeira toma.
Se fosse minha, procuraria urgentemente um vet que aceitasse esterilizá-la mesmo estando com o cio.
Os cios podem favorecer o desenvolvimento de tumores mamários e problemas graves no útero.
Mas a pílula é também completamente desaconselhada!
É cancerígena desde a primeira toma.
Se fosse minha, procuraria urgentemente um vet que aceitasse esterilizá-la mesmo estando com o cio.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.
A minha Alexa estava mais ou menos assim...desde os 5 meses não parava de ter o cio. Foi muito mau, a gata parou de crescer, estava com o pelo feio, miudinha...parecia doente. Será que a sua gata esta mesmo sempre com o cio, não tem uns dias de pausa pelo meio? A minha tinha. Foi esterilizada aos 8 meses, numa dessas pausas...e agora esta fantástica!!!
-
- Membro
- Registado: terça jan 28, 2014 10:09 pm
Bom afinal há sempre alguém que já teve ou poderá a vir a ter um problema como o nosso!
Ora a minha Noir, esteve exatamente como a tua gatinha, mas isto ela apenas com 10 meses, andou com o cio (mas muito doloroso), durante 1 mês, ora quando me pareceu que ela estava mais calma (com isto não quer dizer que tenha passado por completo), levei-a imediatamente ao veterinário para esterelizar! Erro número 1: Deixar mesmo a gata estabilizar do cio, pois a esterelização, é um "corte" abrupto na produção de hormonas, que durante o cio estão no auge, a minha gata ficou descompensada a nível de saciedade, e controlo da mastigação/comer até agora! E até agora não consegue tolerar a ração seca, apenas arroz e frango e comer de lata/saquetas! Bom. Erro número 2: Não deixe a gata ficar prenhe!!! Se ela está a ter cios contínuos, ela tem de certeza um problema ao nível dos ovários (ovários micropoliquísticos), pois era o que a minha tinha, e que a fazía ter cios continuos, o veterinário disse-me logo, que ainda bem que não a deixei ficar prenhe, pois para além de não conseguir levar a gestação até ao final, podería correr riscos de a perder! Depois devido ao cio contínuo, tinha também o útero estremamente aumentado. Conclusão, a esterilização foi todo o bem que lhe fiz, mas por outro lado está com este problema para parte digestiva! Convém levar a bixanita ao veterinário, fazer uma ecografia, e para o cio parar, ele dá.lhe uma injecção, para depois a poder operar, e a parte hormonal já estar mais calma! Enfim, isto nãoé nada fácil, e falo com grande conhecimento de causa. A minha bixana ficou apenas com 2Kg! Boa sorte, e tente resolver da melhor forma!
Ora a minha Noir, esteve exatamente como a tua gatinha, mas isto ela apenas com 10 meses, andou com o cio (mas muito doloroso), durante 1 mês, ora quando me pareceu que ela estava mais calma (com isto não quer dizer que tenha passado por completo), levei-a imediatamente ao veterinário para esterelizar! Erro número 1: Deixar mesmo a gata estabilizar do cio, pois a esterelização, é um "corte" abrupto na produção de hormonas, que durante o cio estão no auge, a minha gata ficou descompensada a nível de saciedade, e controlo da mastigação/comer até agora! E até agora não consegue tolerar a ração seca, apenas arroz e frango e comer de lata/saquetas! Bom. Erro número 2: Não deixe a gata ficar prenhe!!! Se ela está a ter cios contínuos, ela tem de certeza um problema ao nível dos ovários (ovários micropoliquísticos), pois era o que a minha tinha, e que a fazía ter cios continuos, o veterinário disse-me logo, que ainda bem que não a deixei ficar prenhe, pois para além de não conseguir levar a gestação até ao final, podería correr riscos de a perder! Depois devido ao cio contínuo, tinha também o útero estremamente aumentado. Conclusão, a esterilização foi todo o bem que lhe fiz, mas por outro lado está com este problema para parte digestiva! Convém levar a bixanita ao veterinário, fazer uma ecografia, e para o cio parar, ele dá.lhe uma injecção, para depois a poder operar, e a parte hormonal já estar mais calma! Enfim, isto nãoé nada fácil, e falo com grande conhecimento de causa. A minha bixana ficou apenas com 2Kg! Boa sorte, e tente resolver da melhor forma!