Porquinho da Índia - Piso da jaula:

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Orixim
Registado: quarta nov 19, 2014 5:21 pm

sexta nov 21, 2014 1:10 am

Caros,

Estou a pensar em comprar dois porquinhos da india (um para mim, outro para oferecer à minha namorada), mas a verdade é que nunca tive um e estou com muitas dúvidas em relação a, basicamente, tudo! :?

Após muita pesquisa na internet, percebi que a solução ideal será fazer a jaula em vez de comprar uma gaiola. Li que o melhor era arranjar uns quadrados em rede metálica para fazer a cerca e polipropileno alveolar (também chamado "coroplast") para fazer o piso.
Estes dois materiais, depois de muita procura, acabei por conseguir encontrar.

Li, ainda, que no piso deveria colocar algo absorvente (li que uma protecção de colchão era uma boa solução) e, por cima dessa camada, um pano de (e a partir daqui é que eu já não percebo bem) lã feita 100% de poliéster, porque permite que a água atravesse ficando o pano sempre seco. Vi os brasileiros chamarem de "soft" e os ingleses a chamarem de "fleece". Contudo não sei como se chama em português de Portugal. Já procurei em vários lados e ninguém sequer identificou o material de que estou a falar.

Para perceberem melhor do que estou a falar, podem dar uma olhada nesta página que fala sobre o que até aqui falei: http://www.porquinhodaindia.net/alojamento/

1.- Alguém tem conhecimento disto?
2a.- Se sim, onde posso comprar (preferencialmente zona do Porto e Braga)?
2b.- Ou em que tipo de loja devo procurar?

Para além disso,
3.- Qual o melhor material para usar na camada absorvente?
4.- Que tipo de materiais posso utilizar dentro da jaula que não seja roído? (digo roído a ponto de se tornar perigoso para o animal ou perder o efeito útil da peça)
5.- Posso colocar plataformas, rampas, casas ou outros adereços em madeira? E em plástico? E em cerâmica?

Para além disto, se mais alguém tiver conselhos para dar a um iniciado, faça favor. Serão todos bem recebidos.

Desde já o meu obrigado e cumprimentos!
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

sexta nov 21, 2014 8:52 pm

Se não me engano é a manta polar em Portugal, pelo menos eu usava quando tive e é extremamente parecido ao soft a que os brasileiros se referem.
Comprei as minhas no Continente.

Na camada absorvente (refere-se ao que fica de baixo da manta?) eu costumava usar aparas de faia (aspen), devo desde já avisar que as de madeira leves, como a de pinho ou cedro, são proibidas.

Quanto aos acessórios de madeira, não tem problema convém é não terem fundo, porque se eles decidem urinar neles, fica uma valente porcaria e pode desenvolver fungos.
Pessoalmente prefiro algo que possa lavar, gosto de coisas de cerâmica, tenho um pouco de receio do plástico, mas se for um plástico forte e grosso, não vejo problema.
Atenção é que por norma a cerâmica fica muito fria no Inverno...

Outro conselho que dou é adoptar/comprar um par ou mais, principalmente se forem fêmeas, são animais extremamente sociais e gostam de viver acompanhados.
Aconselho animais da mesma ninhada.
Orixim
Registado: quarta nov 19, 2014 5:21 pm

sexta nov 21, 2014 11:51 pm

Cara CristinaFrr,

Desde já obrigado pela sua resposta.
Tem toda a razão, é manta polar. Acabei por conseguir perceber isso ao longo do dia de hoje. Também percebi que deveria ser o mais fina possível e com "anti-pill" (penso que é para não largar umas bolas de tecido?). Deveria lavar 3x com água muito quente e que aí sim, estaria pronta.

Dúvida: isso funciona mesmo? Isto é, o tecido fica de facto seco?

Para pôr por baixo da manta, li que uma solução seria usar um protector de colchão em felpo. Assim bastaria lavar todos os panos.

Dúvida: Acha que é uma solução viável? Em relação aos cheiros qual funcionará melhor?

Quanto aos acessórios tenho exactamente esse problema, a minha casa é muito fria, tanto de inverno como de verão, pelo que tenho um certo de receio da cerâmica.

Dúvida: posso utilizar, por exemplo, barro e construir a decoração à minha maneira que eles não irão roer? Para evitar o frio, posso revestir os objectos com tecido que eles não irão roer?

O conselho de não estarem sozinhos já tinha lido, mas agradeço. Agora, fiquei curioso com o segundo conselho. Por acaso, já andava à procura de um criador que tivesse com uma ninhada que fosse desmamada até ao fim da 1ª quinzena de Dezembro para comprar dois irmãos/irmãs. Ainda estou indeciso quanto ao género.

Dúvida: porque aconselha a que pertençam à mesma ninhada? existe alguma diferença relevante entre os géneros que me ajude a escolher por qual optar?

Mais uma vez, obrigado pela atenção.
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

segunda nov 24, 2014 11:26 pm

Olá Orixim!
Bem vindo ao maravilhoso mundo dos Porquinhos da Índia ;)

A Cristina já referiu tudo.
Eu uso como absorvente por baixo da mantinha polar resguardos descartáveis.São mais absorventes que qualquer tecido, compro no Continente saco de 20 uni por 4.99.
As mantas polares também compro no Continente (das mais baratas), uma dá para fazer 4.A minha gaiola é pequena (60x90 cm), com um 2º piso de 60x 50 cm.
Limpo diáriamente a gaiola, os resguardos são descartáveis, as mantinhas lavo à mão.Não lavo com água quente, mas lavo várias vezes até sair o cheiro.Também uso amaciador.Não ficam logo secas, têm que secar.
Por isso tenho muitas mantinhas para as mudas.

Para o feno tenho aquelas esferas de pendurar e rolos de papel higiénico.
Não tenho abrigos, já que o espaço da gaiola é reduzido, tenho daquelas caminhas quentinhas igual às dos gatos, mas para Porquinhos.

Não sei se acrescentei algo útil, mas é sempre um prazer ajudar ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”