Comportamento ou nutrição?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo nov 23, 2014 2:24 am

Olá.

Tenho vindo a ter um problema com a a Amy (3 anos) que nunca se verificou até agora: Comer tecido!!!

Começou por andar de volta das minhas cuecas limpas ou na roupa suja e ainda cheguei a ir-lhe buscar uns 2 pares a meio do esófago (O resto estava cá fora), no 1º Semestre. E mudei o lugar da roupa suja!
Há coisa de 3 semanas tinha uma blusa que tinha tirado da corda, em cima da mesa da cozinha, sem pontas soltas, nada. Saltou lá para cima, roeu-a na minha ausência e um pedaço grande ainda demorou 5 dias a sair.
6ªfeira passada, saí 1h para ir tomar café, roeu-me uma fita grossa de 2cmx8cm (ou 10cm). Que demorou 3 dias a sair. Ponta de um avental.

Ontem saí uns 20 minutos de casa, casa toda aberta, luzes acesas numa de (venho já já) e ela foi roer a ponta de um hoddie (carapuço) que estava pendurado na maçaneta da porta da casa de banho. Encheu-o de saliva, mas sem danos. Neste ultimo, tinha ossos de roer q ela gosta ao dispor. Nos outros não me lembro.

Em algumas coisas ralho com ela, mais quando eram cuecas até apanhava uma palmada, porque era na hora, agora ralho e ela auto-vai para o castigo. Que não quer dizer rigorosamente nada sobre ter percebido o que fez! :D

Preocupe-me que possa arranjar algum problema em que ela arranje uma obstrução grave.

Mas porque é que ela que nunca fez nada disto agora lhe dá para isto?!?!?
Como contornar alem de ter cuidado? A ponta do avental, o avental sempre esteve naquele sítio, toda a vida dela!!

Alguém me sugeriu que mudasse de ração pq pode procurar nutrientes diferentes. Isto fará sentido???

Quem me explica?
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo nov 23, 2014 2:39 am

Eu também nunca comia natas e agora estrago a minha dieta por causa delas :lol:

Não acho que tenha a ver com comida mas algo mais comportamental.
Pode estar mais aborrecida, algo pode ter mudado na rotina dela ou na sua...
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

domingo nov 23, 2014 1:24 pm

Exercício físico resolve. Chuva, mau tempo, os passeios são mais curtos, resulta em disparates em casa e em invenções.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo nov 23, 2014 5:59 pm

saraestrelo Escreveu:Exercício físico resolve. Chuva, mau tempo, os passeios são mais curtos, resulta em disparates em casa e em invenções.
Sim, possivelmente estas 2 últimas situações podem estar relacionadas com isso porque têm sido saídas rápidas e depois de um incidente com pulgas, tenho evitado o parque e ela não tem feito correrias loucas atrás do disco.

Nas situações anteriores, de facto já não me lembro como estava o tempo. Mas recentemente pode estar relacionado sim.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda nov 24, 2014 12:41 pm

Comportamental. Quando se trata de questões relacionadas com a nutrição procuram outro tipo de "alimento".
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

segunda nov 24, 2014 9:55 pm

Isto soa-me tudo tão "familiar"...o meu Sam tem\teve o mesmo problema desde sempre, mantas, tapetes, lençóis, lingerie (tinha uma preferencia pelas mais caras :D ), camas, principalmente as do Afonso... já há algum tempo que não o faz...e também comecei a tomar mais precauções, p.ex. ele dorme na cozinha, durante a noite todos os dias retiro os tapetes do chão e volto a colocar de manhã...acontece mais no Inverno porque não tem "o que fazer"...diga-se em sua defesa, nunca roeu um par de sapatos!! :wink: :D
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça nov 25, 2014 12:48 pm

Comportamento.

Não me parece que as suas roupas sejam nutritivas.

Mas pelo que percebi é sempre as suas roupas e ausência.

Poderá ser ansiedade de separação ou você modificou alguma coisa na rotina e ela está a chamar por atenção.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta nov 26, 2014 12:04 am

botas96 Escreveu:Comportamento.

Não me parece que as suas roupas sejam nutritivas.
Entendo :)
No entanto foi algo que já ouvi, na busca de outro tipo de nutrientes. Pode ser parvo, mas pronto, cá estamos para perguntar.
botas96 Escreveu: Mas pelo que percebi é sempre as suas roupas e ausência.

Poderá ser ansiedade de separação ou você modificou alguma coisa na rotina e ela está a chamar por atenção.
Bem, sempre as minhas roupas, porque moramos só as 2! :)
Na minha ausência, basicamente sim, já que é uma cadela que é a minha sombra e se se afasta muito tempo, quando eu estou, vou ver o que está a fazer.
Adicionalmente, tem roído ossos prensados a uma velocidade muito superior ao que fazia anteriormente e nem sempre lhos providencio a tempo. Arranjei um tamanho de osso bastante maior... e perdeu o interesse por ele. Mas anda por cá, caso seja urgente coçar o dente.

Efectivamente, há menos exercício. Primeiro choveu que se fartou, depois aplicação de herbicida, depois voltou a chover, depois surto de pulgas (depois da caloraça do fim de outubro) e agora temos o parque alagado e herbicida novamente aplicado hoje. Com isto tudo temos só andado na passadeira (da rua) e ela não corre, só anda. Tenho que inserir rotinas novas e encontrar nova zona de correrias ou eventualmente insistir mais nisso em casa, enquanto chove.
Responder

Voltar para “Cães”