Cachorro Pastor Alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

quarta nov 19, 2014 3:55 pm

LFGomes Escreveu:
ZezinhoManel Escreveu: O aiai pode funcionar como marcador do nível da dentada permitida, mas não para o cão parar de morder.
Se apenas isola o cão e se utiliza isso para reprimenda é natural que o animal desenvolva comportamentos de ansiedade sempre que fica só.

Sabe que cães que vão a provas de trabalho IPO não se ensina desta forma (com o aiai)? e sabe porquê?
Pela mesma razão que muitos usam coleiras de choque e outros métodos aversivos...

Podem existir 1001 motivos para que um animal desenvolva comportamentos de ansiedade, ficar sozinho 5 minutos não é uma delas...
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

quarta nov 19, 2014 4:20 pm

Com a minha cadela também resultou, quando ela mordia com mais força fazia um som tipo fffff ou AH e tirava logo a mão e parava logo de brincar tanto que ela queria brincar mais e eu ignorava durante algum tempo, só quando ela acalmava me ia meter com ela de novo.
A minha ainda demorou a interiorizar isto mas ela sempre foi a mais bruta da ninhada, punha sempre os irmãos a ganir 8)
Ensinei-lhe também o comando "devagar". Quando está muito entusiasmada e me quer tirar algo da mão que sabe que é dela para brincar peço-lhe que se sente e pegue no objecto "devagar". Foi uma boa maneira que consegui para evitar a ceifa de dedos!
PedroDelta
Membro
Registado: domingo dez 08, 2013 6:24 pm

quarta nov 19, 2014 6:49 pm

Na minha opinião, como ainda se trata de um cachorro, está na altura ideal de se lhe impor limites sobre o que pode ou nao fazer, o método que a mãe usa para lhe impor limites é agarra lo pelo pescoço e dar lhe umas sacudidelas, talvez seja boa ideia recriar esse movimento pois irá recordar o cachorro que existem limites e que será repreendido caso não os cumpra, tal como acontece com a mãe. Este método nao causa dor fisica, por isso não é um método violento e apenas é eficaz em cachorros que tenham estado com a mãe durante os primeiros tempos de vida, os que são separados precocemente não associam este movimento a uma repreensão, dai que se ele ganir será porque sabe que esta a ser repreendido, devera na minha opinião esperar que o cão adote uma postura submissa. O cao vê a sua família como uma hierarquia, e o objetivo dele é estar no topo, por isso deve aproveitar esta fase para o colocar no devido lugar da hierarquia, quando ele for adulto será mais difícil e até perigoso um macho que veja a sua liderança questionada poderá mesmo atacar.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta nov 20, 2014 8:40 am

ZezinhoManel Escreveu:
LFGomes Escreveu:
ZezinhoManel Escreveu: O aiai pode funcionar como marcador do nível da dentada permitida, mas não para o cão parar de morder.
Se apenas isola o cão e se utiliza isso para reprimenda é natural que o animal desenvolva comportamentos de ansiedade sempre que fica só.

Sabe que cães que vão a provas de trabalho IPO não se ensina desta forma (com o aiai)? e sabe porquê?
Pela mesma razão que muitos usam coleiras de choque e outros métodos aversivos...

Podem existir 1001 motivos para que um animal desenvolva comportamentos de ansiedade, ficar sozinho 5 minutos não é uma delas...
não...mas bom, adiante :)

5 minutos ou 50 é igual, o cão não sabe ver as horas :D

O que está a fazer é a criar uma associação: estar só=situação desagradável
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
nechako
Membro
Registado: sábado fev 05, 2005 4:04 am

domingo nov 23, 2014 1:46 am

Boa noite,

Vire-o de costas voltadas para o chão, algumas vezes por dia, quando brinca p.ex., para lhe mostrar que é vc que manda, pois essa é uma posição de submisso. Não lhe agarre nas patas a tenta-lo virar, tente vira-lo quando está deitado usando as duas mãos uma no peito/barriga e a outra no pescoço e mantenha a mão no pescoço sem o apertar, por alguns segundos até ele acalmar, aceitar/desistir e permanecer.

com este método penso que ultrapassa essa tentativa de domínio...
cumprimentos.
<p>Cumprimentos</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda nov 24, 2014 2:09 am

Cá em casa resultou o ganido. E resultou mais a espécie de ganido do que um aaaah ou "ai" mais humano. É a linguagem que eles já vêm a compreender.

Tal e qual como "acabou-se a brincadeira", eles lá acabam por perceber porquê. Ou porque foram brutos e dissemos um "não" e fomos embora, ou porque levaram o brinquedo que era só deles para roerem lá, no seu santuário...
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

segunda nov 24, 2014 7:37 am

PedroDelta Escreveu:Na minha opinião, como ainda se trata de um cachorro, está na altura ideal de se lhe impor limites sobre o que pode ou nao fazer, o método que a mãe usa para lhe impor limites é agarra lo pelo pescoço e dar lhe umas sacudidelas, talvez seja boa ideia recriar esse movimento pois irá recordar o cachorro que existem limites e que será repreendido caso não os cumpra, tal como acontece com a mãe. Este método nao causa dor fisica, por isso não é um método violento
Esta é a teoria mais estúpida que por aí corre. Nenhuma mãe repreende o filho pegando-o pelo cachaço e abanando-o, isso é o que fazem para matar as presas, por isso só uma cadela com muitos distúrbios o faria aos próprios filhos. Nem tudo o que não causa dor física não é violento :roll:
Sheeva22
Membro
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

segunda nov 24, 2014 12:25 pm

Vou dar a minha opinião:
- discordo totalmente com os abanões no cachaço, nunca vi nenhuma mãe fazer isso e concordo totalmente com a StopAF.
- As mordidas de cachorros ,diria que seria uma brincadeira equivalente a corridas e puxões e agarrar entre crianças, mas eles usam a boca em vez dos braços. Os cães dessa idade ainda estão a formar o seu caracter (uma parte) e ao brincarem estão a desenvolver o seu ego, tal como as crianças. Ao morderem e dizer-mos "ai ai" e virar-mos costas eles podem assumir como "ena, ganhei, sou o maior!" compreendo o ai-ai (já o fiz e sei que resulta) se de seguida aparecer uma penalização. (cada vez que me morderes e ouvires o ai ai, vai haver uma chapadinha/fecha-lo na box de castigo/ um toque com firmeza nas patas de tras a imitar uma mordida/ o que acharem melhor) para que ele assuma o "ai ai" a "ai vem castigo". Para quando ele ouvir um ai ai não pense "sou o maior, mas "magoeei o meu dono = castigo".
Concordo com os dois, mas a chave ,na minha opinião, não está no "ai ai" esta na actitude posterior ao "ai ai".
Eu pessoalmente uso o "não" cada vez que existe um não ele sabe que é para parar...
Estamos aqui a falar de um cão de raça de caracter forte. Um cão que gosta de dominancia.
Quanto ao fechado a 5 ou 50 minutos, eu sou da opinião que o cão tem que aprender a estar sozinho. E acima de tudo a ter o espaço deles. Como por exemplo : a caminha deles. Quando quero um pouco de paz, dou a ordem "vai para a tua caminha" e o meu ja sabe que é para se deitar e tar sossegado. Também tenho a ordem "acabou" quer dizer que a brincadeira terminou, e o tempo para a maluquice tambem.
As regras são muito importantes e quanto mais cedo implementamos neles as palavras chaves referentes a regras, mais resultados vemos em adultos. Eu apesar de viver em apartamento tenho uma varanda enorme ao qual brinco sempre com o meu cão. Ali e na rua (em certas zonas) é a zona da brincadeira com os donos e da maluquice, em casa não há margem para isso. Em casa apenas tem os brinquedos de roer dele que ele leva para a caminha e entretem-se. Quando não estamos nos miminhos....Quando ele quer brincadeira ele chama-nos para a varanda. :) já sabe as regras, mas claro, demorou o seu tempo e muita dedicação de ambos os donos e mesmo assim (como qualquer cão) há alturas que vem o abusadinho em acção...:P
LFGomes
Membro Veterano

segunda nov 24, 2014 12:35 pm

St0pAF Escreveu:
PedroDelta Escreveu:Na minha opinião, como ainda se trata de um cachorro, está na altura ideal de se lhe impor limites sobre o que pode ou nao fazer, o método que a mãe usa para lhe impor limites é agarra lo pelo pescoço e dar lhe umas sacudidelas, talvez seja boa ideia recriar esse movimento pois irá recordar o cachorro que existem limites e que será repreendido caso não os cumpra, tal como acontece com a mãe. Este método nao causa dor fisica, por isso não é um método violento
Esta é a teoria mais estúpida que por aí corre. Nenhuma mãe repreende o filho pegando-o pelo cachaço e abanando-o, isso é o que fazem para matar as presas, por isso só uma cadela com muitos distúrbios o faria aos próprios filhos. Nem tudo o que não causa dor física não é violento :roll:
talvez seja boa ideia, diz a pessoa...não sabemos mas vamos experimentar..enfim...eu acho é que quando não se sabe o melhor é ficar calado...
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Sheeva22
Membro
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

segunda nov 24, 2014 12:41 pm

LFGomes Escreveu:
St0pAF Escreveu:
talvez seja boa ideia, diz a pessoa...não sabemos mas vamos experimentar..enfim...eu acho é que quando não se sabe o melhor é ficar calado...

Não entendi...
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

segunda nov 24, 2014 11:57 pm

Sheeva22 Escreveu: Os cães dessa idade ainda estão a formar o seu caracter (uma parte) e ao brincarem estão a desenvolver o seu ego, tal como as crianças. Ao morderem e dizer-mos "ai ai" e virar-mos costas eles podem assumir como "ena, ganhei, sou o maior!" compreendo o ai-ai (já o fiz e sei que resulta) se de seguida aparecer uma penalização. (cada vez que me morderes e ouvires o ai ai, vai haver uma chapadinha/fecha-lo na box de castigo/ um toque com firmeza nas patas de tras a imitar uma mordida/ o que acharem melhor) para que ele assuma o "ai ai" a "ai vem castigo". Para quando ele ouvir um ai ai não pense "sou o maior, mas "magoeei o meu dono = castigo".
O cão é um animal de matilha, portanto nunca vai assumir que "venceu" quando uma pessoa lhe vira as costas... Vai-se sentir ignorado e vai tentar de tudo para retomar a atenção da mesma. Os cachorros aprendem a não morder com muita força nos irmãos para continuarem a brincar e a ter companhia, não para ganhar ou perder.
Isso é pensamento à humano.

E já estou literalmente farto da conversa de dominância...5% dos problemas de agressão canina são derivados de dominância, repito 5%!!!
PedroDelta
Membro

terça nov 25, 2014 12:14 am

Não sou de alimentar discussões, mas também me faz uma certa impressão que determinados utilizadores que se auto proclamam experts, tentem enxovalhar outros e afirmem que os seus comentarios sao teorias estupidas, ao ponto de nos pedirem para nao nos pronunciarmos &#128526; Quem têm cães e se interessa por eles, sabe perfeitamente que existem varias maneiras de se atingir um objetivo, umas mais eficazes que outras dependendo de varios fatores externos, como o dono ou o próprio individuo da raça, etc... por isso é que existem varias opnioes diferentes.
Em seguida coloco excertos de textos retirados da enciclopédia royal canin, uma respeitavel obra sobre o mundo canino e de leitura muito interessante, que acredito que ajude o criador deste topico a esclarecer algumas duvidas e que ensine os chicos experts a respeitar outros membros.

É preciso ensinar-lhe a obediência. Como? Recompensando ou castigando? Para ser eficaz, a recompensa deve respeitar certos princípios. Deve ser significativa para o cão, isto é, o dono deve felicitar o cão através de toques e muitos afagos, falar-lhe com calor. Deve ser excepcional em sua natureza, por exemplo, dar guloseimas não habituais. Finalmente, quando praticada de modo sistemático, tornar-se-á aleatória e o cão se desmotivará. A recompensa posterior ao fato não tem nenhum sentido etológico. Quanto ao castigo, para ser eficaz, deve intervir no momento do ato e ser simultâneo com o início da ação repreensível. Deve ter um caráter desagradável para o cão e ser sistemático em cada ação reprensível, o que é muito difícil às vezes, pois os donos nem sempre flagram o cão. O castigo posterior só gera ansiedade e agravará a situação. Pode ser direto, por exemplo, segurar a pele do pescoço do cão, o que reproduz o comportamento materno, e sacudir o cão levantando-o levemente. Ao contrário da opinião geral, é possível dar um tapa no cão, dado que o cão sabe perfeitamente fazer a diferença entre a mão que o afaga e a mão que bate. Pode-se castigar um cão também à distância, jogando-lhe um objeto não perigoso e que fará barulho. O aprendizado pela recompensa é mais demorado do que o pelo castigo, mas, em contrapartida, é mais duradouro. Na hora de castigar, é preciso saber reconhecer a postura de submissão, pois, o castigo deve terminar imediatamente naquele momento. Se o dono persistir, o castigo será ansiógeno e sempre ineficaz. Provido com essas informações, o dono poderá empreender a educação de seu cão.

A submissão
A postura de submissão decorre da ritualização da micção provocada pela mãe. No fim da refeição, a mãe vira os filhotes e os limpa. Essa postura reaparecerá no adulto. O cão dominado durante uma luta deita de costas, o que põe fim à agressividade do adversário. Observa-se outras manifestações da submissão, no entanto, tais como o grito do cachorro agarrado pela pele do pescoço. A pressão exercida nessa região é associada aos combates hierárquicos. A posição de submissão é um ritual. Tem uma função de coesão no grupo social e permite evitar as agressões.
Certos cães não adquiriram a capacidade de submeter-se (ausência de postura de submissão) e são cães perigosos, por serem muito brigões. Não submeter-se reacende a agressividade do adversário. Outros sinais de submissão são o olhar fugidio, desviado, que se esquiva do do dominante, o rabo abaixado, o decúbito lateral com um posterior levantado, a fuga. Numa matilha homem-cão, o dono deve conhecer bem a postura de submissão de seu cão, pois se continuar agredindo seu cão quando este se submete, será a causa de eventuais distúrbios do comportamento.[/img]
PedroDelta
Membro

terça nov 25, 2014 12:28 am

Faltou sublinhar o levemente, erro meu
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

terça nov 25, 2014 7:11 am

Então escreva à Royal Canin a dizer para retirar tamanha estupidez da sua magnífica Enciclopédia.
LFGomes
Membro Veterano

terça nov 25, 2014 8:31 am

E em que estudos científicos se baseou a RC para chegar a essa conclusão?

Qualquer pessoa com o mínimo de formação na área sabe que o castigo positivo é o ultimo recurso.

Mas que grande estupidez, é o que me ocorre.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Responder

Voltar para “Cães”