Coleiras: "Peitorais" ou "pescoçais"?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

HelenaXXI
Membro
Registado: sábado jul 06, 2002 2:46 pm
Localização: Golden Retriever (Ouro), coelho ang. (Shakah), peixes tropicais vários
Contacto:

quarta ago 28, 2002 10:24 pm

Bem, o meu cão é um mariquinhas...
Quando saimos juntos, ao contrário da maioria dos cães, não é ele que puxa, sou eu... Ele é tão mimado tão mimado que quase se recusa a andar na rua! Nos primeiros 100 metros só chora e pede colo e mete-se no entre os meus pés quase impedindo-me de andar; e ao mínimo atraso meu (ou pausa) senta-se e não se levanta nem sai do sítio... É preciso MESMO puxar por ele. Ele só puxa quando vê uma bola. Costumamos ir para uns campos de futebol aqui perto e sempre que lá está alguém a jogar (o que não é, de todo, raro) ele aí sim, puxa. Mas de resto, nada.

Em relação à coleira, uso uma de nylon de pescoço e, para já, nunca tive problemas (como já perceberam). Ele também nunca me pareceu esganado enquanto eu puxo por ele, por isso creio que não haja qualquer inconveniente e, depois de ter lido as vossas opiniões, desisti da ideia de experimentar uma peitoral.

Já vi um labrador preto em Alvalade, perto da Av. da Igreja quase a morrer sufocado com a coleira, mas na mesma zona, vi um pastor alemão solto que veio ter com o meu cão, mas, à ordem da dona, paralisou completamente: sentou-se quietinho... É a tal coisa: depende do dono e do cão. Estou satisfeita com a coleira que tenho, para já.

Beijinhos,
Helena
HelenaXXI
Membro
Registado: sábado jul 06, 2002 2:46 pm
Localização: Golden Retriever (Ouro), coelho ang. (Shakah), peixes tropicais vários
Contacto:

quarta ago 28, 2002 10:25 pm

Bem, o meu cão é um mariquinhas...
Quando saimos juntos, ao contrário da maioria dos cães, não é ele que puxa, sou eu... Ele é tão mimado tão mimado que quase se recusa a andar na rua! Nos primeiros 100 metros só chora e pede colo e mete-se no entre os meus pés quase impedindo-me de andar; e ao mínimo atraso meu (ou pausa) senta-se e não se levanta nem sai do sítio... É preciso MESMO puxar por ele. Ele só puxa quando vê uma bola. Costumamos ir para uns campos de futebol aqui perto e sempre que lá está alguém a jogar (o que não é, de todo, raro) ele aí sim, puxa. Mas de resto, nada.

Em relação à coleira, uso uma de nylon de pescoço e, para já, nunca tive problemas (como já perceberam). Ele também nunca me pareceu esganado enquanto eu puxo por ele, por isso creio que não haja qualquer inconveniente e, depois de ter lido as vossas opiniões, desisti da ideia de experimentar uma peitoral.

Já vi um labrador preto em Alvalade, perto da Av. da Igreja quase a morrer sufocado com a coleira, mas na mesma zona, vi um pastor alemão solto que veio ter com o meu cão, mas, à ordem da dona, paralisou completamente: sentou-se quietinho... É a tal coisa: depende do dono e do cão. Estou satisfeita com a coleira que tenho, para já.

Beijinhos,
Helena
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta ago 29, 2002 1:28 am

Olá!

No meu caso actual, o Bono que pesa apenas 6,5kg e possui uma deficiência na traqueia, a única solução que encontrei foi o peitoral. Com o meu cão anterior, ( um Cocker ) usei sempre coleira, mas com a idade também fui obrigado a comprar-lhe um peitoral, porque ele sufocava ao mínimo puxão.
Relativamente aos peitorais marcarem o pêlo, perdoem-me mas não vejo muita lógica nesta afirmação, visto que um cão que usa coleira continuamente também fica marcado, no entanto também me faz uma certa confusão os cães andarem de coleira ou peitoral dias inteiros seguidos ( para dormirem e para andarem por casa ) visto que nenhum animal, por mais que se habitue, gosta de andar e de se movimentar com "objectos" agarrados ao corpo.

Cumprimentos a todos.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta ago 29, 2002 1:54 am

Nunca experimentei uma coleira num cão meu nem nunca vou experimentar. Eu não digo mal por não me servir, digo mal devido à grande maioria dos donos que usam as coleiras, têm os cães a sufocar...
E peço desculpa mas se vejo 1000 pessoas a usar mal a coleira contra 10 que usam bem, então é porque as coleiras não são boas. Infelizmente nem todos sabem tratar bem um cão, por isso se todos usassem o peitoral, então não se corria o risco de o cão sufocar.
E no caso dos enforcamentos, não é preciso sequer o cão estar mal treinado para morrer. Mesmo o "Rex da polícia" podia ficar preso...

Quando se vê muitos erros, então é porque algo não está bem. Podem ser os donos, mas é mais fácil dar a volta à coleira do que aos donos.

Não sei se alguém se lembra de no encontro de belém o Spot e o Draco (rott dos grandes) se terem pegado. Tive de puxar o Spot com força extra pois o Draco fez questão de o prender com as patas dianteiras contra o peito dele de forma a conseguir morder-lhe, mas a Pagavida puxou o draco e eu o spot e lá os separámos. Quer que eu experimente fazer o mesmo com o Atum com uma estranguladora ou coleira normal? Acredite que tirava-o de lá com um possível pescoço partido. Imagine uma pessoa agarrar o corpo de um teckel, e outra a puxar pelo pescoço, não na horizontal mas na diagonal. O resultado é óbvio.
Esta é as vantagens das coleiras!!!

Mas como eu disse, não há nada como experimentarem as duas, para quem tem dúvidas.
Nuria Escreveu:
KROZ Escreveu:
Nuria: o problema é que não vi um totó ou dois, mas sim imensos!
Não é a quantidade que está em causa. O que está em causa é as pessoas dizerem que é mau alguma coisa e nunca exprimentaram( e sim, já exprimentem um peitoral num dos meus cães).
Por isso acho que não se deve criticar só porque viu 10 ou 1000 que não sabem usar.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta ago 29, 2002 8:25 am

digo mal devido à grande maioria dos donos que usam as coleiras, têm os cães a sufocar...
Desculpe lá Pedro, mas aqui parece que está a fazer "cabeça de burro" , a Nuria e outras pessoas deram conselhos, partilharam experiencias, basta ler qualquer livro relativamente bom sobre treino de cães que vai ver um destaque para as estranguladoras (seja como uso permanente ou so para treino), mas o Pedro continua na sua opiniao ......
então é porque as coleiras não são boas.
Que conhecimentos têm para difamar este tipo de coleira ? Apenas o conhecimento empirico do nome (estranguladora logo estrangula) e de ver pessoas a usarem as coleiras mal ?
Também vejo imensos pitts nas mãos erradas, será que eles são maus ?

Eu até acho a estranguladora eu coleira facil de se aprender a usar (tanto para o dono como para o cão), segura que nunca irá sair do pescoço do mesmo (ao contrario de umas de couro) e vem o Pedro para aqui difamar sem beneficio de duvida (em relaçao à referida coleira) só porque viu totós a nao saberem usa-la ?

Sabe incovenientes do peitoral :
* leva o cão a fazer uma tração descomunal, é a coleira perfeita para isso
* apos tere este habito é preciso mt tacto para ser capaz de quebrar o "ponto de contato" de forma a o cão deixar de puxar e a aprender a andar ao lado
* um cão a fazer tracção torna-se muitas vezes hiper-activo, só com desejo de puxar e andar, acabando por nao gozar as experiencias do passeio, so querendo andar em frente
* a tracção em excesso conduz a problemas de saude, nomeadamente nos membros, e como ja referiram possiveis problemas na coluna
* a tracção dá a imagem ao publico geral (que supostamente os donos responsaveis deveriam ensina-lo em relaçao aos caes) de que o cão é o que passeia o dono

Se é isto que querem para os vossos cães ......
então não se corria o risco de o cão sufocar.
Co'raio ..... mania de dizerem que os caes sufocam com coleiras ... vui nas expos que foi algum cão peitoral ? Algum deles estava a sufocar ?

Ja viu algum cão desmaiar asfixiado ? Os cães não sao uns mariquinhas como nós, se acham que podem puxar, mesmo sufucando é porque os DONOS deixam, e se puxam com estranguladora, tambem puxam com o PEITORAL

Não inventem argumentos que não sao reais a todo o tempo
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
MariaIsabel
Membro
Registado: segunda mar 18, 2002 1:25 pm

quinta ago 29, 2002 9:45 am

Até aos 6 meses a Puppy usou coleira normal de
couro. Mas desde os 5, que ia ela e eu a voar atrás.
Assim, aconselhada por quem tem cães há mais
tempo do que eu, passei para a estranguladora.
Foi horrível: por defeito meu ou não, o que sei é
que durante um mês em que fui insistindo (o tal
puxa e larga, cão insiste e nós paramos...) os
passeios transformaram-se numa tortura por
vê-la sempre desesperadamente ofegante. Mesmo
sem puxar. Foi rejeição mesmo.
Fui à veterinária que aconselhou a peitoral, e desde
então, tudo bem (é preta... não sou fã de verde
alface e ainda menos `s colinhas...). A Puppy
colabora na colocação (passa a patinha sózinha),
abana o rabo, e lá vai ela sem puxar demasiado:
só quando vê cães, mas isso sempre fez com as
outras coleiras.
Se tenho que a travar, é muito mais fácil para mim.
O pelo? Está muito bonito e nada quebrado, e como
se sabe o pelo dos samoiedos é bem longo. Claro
que em casa anda sempre sem coleira.
Não sou perita em cães, mas tentei e tento ir
educando-a com base na gratificação à obediência
imediata e os resultados não foram, nem são maus.
Também não são excelentes: solta ou com coleira,
responde a um assobio específico desde que não
esteja na brincadeira com outros cães...

Nada contra nenhuma coleira em especial, apenas
com a Puppy a peitoral é a que melhor resulta e
sem qualquer consequência para o pelo (já lá
vão quase 5 meses)
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

quinta ago 29, 2002 6:55 pm

Olá a todos,

Eu uso os 2, estrangulador no Thor e peitoral na Luna. No Thor uso estrangulador pois sem o mesmo sería impossível controlar o cão, mesmo num passeio pequeno de 15 min vejo-me forçado a usá-lo. Convém salientar que o estrangulador deve ser o adequado ao tipo de cão e até encontrar o correcto e mais eficaz exprimentei 2 ou 3. Não creio que magoe o Thor com a coleira, para o magoar teria de exercer uma força bruta e tal nunca foi necessário, mas se ele por alguma razão teima que não quer seguir, aí leva um puxão um pouco mais forte, terá de aprender que eu é que mando. É mesmo assim, não vai a bem vai a mal, mas isso era no início, agora ele já aprendeu quem manda. Anteriormente experimentei também o peitoral no Thor, mas revelou-se infrutífero, ele sente-se mais solto (apesar de não parecer) e aí não há como pará-lo, como o peitoral a única palavra que deve vir à cabeça do Thor é «TRACÇÃO».

Do peitoral na Luna só tenho a dizer maravilhas, ela sente-se super confortável e como raramente puxa e é muito certinha não tenho qualquer tipo de problemas.

Conclusão:
Em cães possantes no qual a força seja um dos meios a ser usado em situações mais difíceis, sugiro o uso de um estrangulador funcional. No caso de cães pequenos/médios, como é o caso da Luna, o peitoral trará também os seu benefícios, principalmente em termos de conforto para o animal.

Abraços,
Nokio.
KROZ
Membro Veterano

quinta ago 29, 2002 8:56 pm

Eu apenas defendo desta maneira os peitorais porque decidiram criticar os mesmos de uma maneira a meu ver parva. Mariquices? Ou seja, tanto é mariquice o peitoral como é mariquice o dono que a comprou!

Não estou a dizer que a coleira é melhor ou pior que o peitoral. Apenas estou a referir o que vejo diáriamente como muitos outros que relataram as suas experiências. Para quem quer aprender a andar com um cão na rua, e compra livrinhos e porcarias assim, a coleira é bem capaz de ser óptima, mas quem são esses? São uns raros donos de cães que realmente se preocupam.

O que estou para aqui a escrever e a repetir, é que pelo que vejo as coleiras não são boas. PELO QUE VEJO!
Por acaso, usabilidade é a minha área, e a coleira prova que de usabilidade está perto do 0! Se o dono não é capaz de usar uma coleira eficazmente sem a necessidade de ler um livro ou de ter um treino, então a coleira não é usável ou apresenta um grau de usabilidade baixo. O mesmo pode acontecer com um peitoral, mas com peitorais não vejo nada de mal nem nunca vi dono algum ser arrastado pelo mesmo. Mas alguém pode ver.

Não é uma questão de fazer cabeça de burro. Já terceira vez de digo isto: experimentem todas as situações possíveis com uma coleira e um peitoral e logo ficam a saber qual é o melhor. Com isto já mostro que não estou a tentar impôr a minha opinião sobre qualquer outra.
Mas se atacam o peitoral e defendem a coleira, cabe-me e a outros defensores do peitoral fazer o contrário.

E faço tanto cabeça de burro como os outros que defendem a coleira. Ainda ninguém disse que eu tinha razão (creio eu)! Eu já concordei com algumas ideias suas! Afinal quem está a fazer mais cabeça de burro?

O que me interessa a mim que o cão me puxe (que faz o mesmo com a coleira)? Quero é que ele não se sufoque.

O exemplo que dei do draco ninguém pode contestar. Há alguém que acha que eu não partia o pescoço a um cão puxando-lhe o pescoço na diagonal com toda a força enquanto ele estivesse preso? E esqueci-me do facto que em alguns casos elevo o Spot no ar para não haver conflitos. Com uma coleira não sei se ele iria gostar muito...
Ainda no domingo na expo do estoril parti a argola da trela por puxar o Spot que entrou numa briga com um bull terrier. A argola partiu-se mas não o consegui tirar. Se fosse uma estranguladora não há dúvida que antes de partir a argola partia o pescoço.

Para acabar, não pensem que me estou a chatear isto lá por estar a escrever de uma maneira mais séria ou ofensiva. É apenas mais uma discussãozita do fórum! :):)

CindelP Escreveu:
digo mal devido à grande maioria dos donos que usam as coleiras, têm os cães a sufocar...
Desculpe lá Pedro, mas aqui parece que está a fazer "cabeça de burro" , a Nuria e outras pessoas deram conselhos, partilharam experiencias, basta ler qualquer livro relativamente bom sobre treino de cães que vai ver um destaque para as estranguladoras (seja como uso permanente ou so para treino), mas o Pedro continua na sua opiniao ......
então é porque as coleiras não são boas.
Que conhecimentos têm para difamar este tipo de coleira ? Apenas o conhecimento empirico do nome (estranguladora logo estrangula) e de ver pessoas a usarem as coleiras mal ?
Também vejo imensos pitts nas mãos erradas, será que eles são maus ?

Eu até acho a estranguladora eu coleira facil de se aprender a usar (tanto para o dono como para o cão), segura que nunca irá sair do pescoço do mesmo (ao contrario de umas de couro) e vem o Pedro para aqui difamar sem beneficio de duvida (em relaçao à referida coleira) só porque viu totós a nao saberem usa-la ?

Sabe incovenientes do peitoral :
* leva o cão a fazer uma tração descomunal, é a coleira perfeita para isso
* apos tere este habito é preciso mt tacto para ser capaz de quebrar o "ponto de contato" de forma a o cão deixar de puxar e a aprender a andar ao lado
* um cão a fazer tracção torna-se muitas vezes hiper-activo, só com desejo de puxar e andar, acabando por nao gozar as experiencias do passeio, so querendo andar em frente
* a tracção em excesso conduz a problemas de saude, nomeadamente nos membros, e como ja referiram possiveis problemas na coluna
* a tracção dá a imagem ao publico geral (que supostamente os donos responsaveis deveriam ensina-lo em relaçao aos caes) de que o cão é o que passeia o dono

Se é isto que querem para os vossos cães ......
então não se corria o risco de o cão sufocar.
Co'raio ..... mania de dizerem que os caes sufocam com coleiras ... vui nas expos que foi algum cão peitoral ? Algum deles estava a sufocar ?

Ja viu algum cão desmaiar asfixiado ? Os cães não sao uns mariquinhas como nós, se acham que podem puxar, mesmo sufucando é porque os DONOS deixam, e se puxam com estranguladora, tambem puxam com o PEITORAL

Não inventem argumentos que não sao reais a todo o tempo
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

quinta ago 29, 2002 9:32 pm

Já não percebo nada, então afinal o peitoral é o máximo porque podemos puxar o cão na diagonal, ou lá o que é sem o magooar?

Sabe que mais?
Quando o Atum tinha 5 meses andou à luta com um cão e foi parar ao veterinário, nessa altura lembro-me que tinha uma coleira de nylon banal porque tinha estado na praia com ele, sai do veterinário a pensar que isto podia ter sido evitado. Se comprasse uma coleira nova? Não.
Embora fosse a piada do bairro um teckel cachorro atacar cães mais velhos, eu não achei piada nenhuma e não queria mesmo que o problema se repetisse.
No sábado seguinte falei com o treinador do atum e contei-lhe a história, ele disse-me que fazia um a aula especial de cães com problemas agressivos com outros animais.
Primeiro achei que era um bocado exagerado, porque o atum não era nenhum serial-killer, mas depois lá o levámos à tal aula, mais valia prevenir que remediar.

As aulas eram aulas básicas de obediência, mas faziam-se imensos exercícios entre os cães.
Para alguns resultou ao fim de algumas aulas, para o atum sim!
Não voltou a atacar outro cão, rosna de vez em quando a um ou outro.

O que é que eu quer dizer com isto:
Os 'livros e porcarias' ajudam, não se trata de "só se sabe usar correctamente esta coleira quando lido um livro sobre a mesma".
Isso é mesma coisa que dizer "se só se sabe ter um cão a ler livros então mais vale não ter um, porque é muito complicado"
Se o dono não é capaz de usar uma coleira eficazmente sem a necessidade de ler um livro ou de ter um treino, então a coleira não é usável ou apresenta um grau de usabilidade baixo.
Mais vale ver um dono a usar uma coleira correctamente do que um dono que usa a coleira mal, e o cão anda "esganado"
O mesmo pode acontecer com um peitoral, mas com peitorais não vejo nada de mal nem nunca vi dono algum ser arrastado pelo mesmo.
Eu vejo bastantes pessoas a divertirem-se nas touradas, será que devo ir a uma?

Será que devemos confiar a nossa opinião sobre coleiras às pessoas que não apanham o que os seus cães sujam, ou que abandonam os cães no natal?
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta ago 29, 2002 9:58 pm

. Mariquices? Ou seja, tanto é mariquice o peitoral como é mariquice o dono que a comprou!
Mas quem disse isso ? Não me referi em momento nenhum ao dono ...
Não estou a dizer que a coleira é melhor ou pior que o peitoral.
Oh Pedro, no seu post anterior afirmou alto e bom som que as coleira não eram boas. Cuidado para não se contradizer
E faço tanto cabeça de burro como os outros que defendem a coleira. Ainda ninguém disse que eu tinha razão (creio eu)! Eu já concordei com algumas ideias suas! Afinal quem está a fazer mais cabeça de burro?
Er ..... vejamos, eu igualmente concordei com uns beneficios dos peitorais (em caso de cães de pequeno porte, pescoços delicados), mas penso que grande maioria do forum (especialmente os que têm maior experiencia) forneceram factos e argumentos a favor das coleiras. Argumentos esses que penso que são mais que explicitos das vantagens e desvantagens de qq um

Se o dono não é capaz de usar uma coleira eficazmente sem a necessidade de ler um livro ou de ter um treino, então a coleira não é usável ou apresenta um grau de usabilidade baixo
Já vi imensos cães a usarem coleiras enforcadoras, desde simples leigos a proprietarios experientes e mesmo os simples leigos não tinham muito problemas em perceber como se usa. Afinal não é muito dificil perceber como se usa .......
nem nunca vi dono algum ser arrastado pelo mesmo
Já viu imensos cães a serem "estrangulados" por coleiras, mas nenhum dono a ser arrastado por um cão com peitoral ?

O que me interessa a mim que o cão me puxe (que faz o mesmo com a coleira)? Quero é que ele não se sufoque.
Experimente fazer isso com um cão ja com um certo porte, que já em um certo poder de tracção e logo falamos
O exemplo que dei do draco ninguém pode contestar. Há alguém que acha que eu não partia o pescoço a um cão puxando-lhe o pescoço na diagonal com toda a força enquanto ele estivesse preso? E esqueci-me do facto que em alguns casos elevo o Spot no ar para não haver conflitos. Com uma coleira não sei se ele iria gostar muito...
Ainda no domingo na expo do estoril parti a argola da trela por puxar o Spot que entrou numa briga com um bull terrier. A argola partiu-se mas não o consegui tirar. Se fosse uma estranguladora não há dúvida que antes de partir a argola partia o pescoço.
Com todo o respeito, talvez se ele fosse bem comportado nada disso teria acontecido

Se formos comparar quem usa estranguladoras Vs peitorais, iremos ver que em geral quem usa peitorais são os donos mais leigos, que nao percebem mt de cães e gostam de ser arrastados pelos mesmos, mas enfim, as estranguladoras sempre dão para salvar o pescoço do nosso cão quando ele ataca um rott ou um bull terrier, n é ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

sexta ago 30, 2002 9:36 am

Kroz disse:
Por acaso, usabilidade é a minha área, e a coleira prova que de usabilidade está perto do 0! Se o dono não é capaz de usar uma coleira eficazmente sem a necessidade de ler um livro ou de ter um treino, então a coleira não é usável ou apresenta um grau de usabilidade baixo. O mesmo pode acontecer com um peitoral, mas com peitorais não vejo nada de mal nem nunca vi dono algum ser arrastado pelo mesmo.
Só vou responder a esta parte do gigantesco post. A usabilidade das coleiras ou peitorais, tem haver directamente com o porte do cão. O uso de uma estranguladora no Spot faz tanto sentido como usar um peitoral no Thor, ou seja, não faz qualquer sentido nem uma nem outra, a não ser que eu tenha necessidade de fazer um treino especial que requeira peitoral no Thor, caso contrário sou arrastado pela força directa aplicada no peitoral. é mesmo assim. Treinos por exemplo de pistagem com dobermanns, exigem peitoral e uma trela com no mínimo 10 m, este comprimento de trela não tem só haver com o próprio treino em si, mas também com a atitude do cão quando tem o peitoral.

Nokio.
KROZ
Membro Veterano

sexta ago 30, 2002 9:57 pm

Nuria Escreveu: Já não percebo nada, então afinal o peitoral é o máximo porque podemos puxar o cão na diagonal, ou lá o que é sem o magooar?
Bom, isso é apenas um dos pontos. Se preciso de puxar o cão na diagonal por algum motivo, prefiro fazê-lo sem atingir a integridade fisica do animal. Se alguém acha o máximo dar um esticão no pescoço de um cão com uma coleira...

Sabe que mais?
Quando o Atum tinha 5 meses andou à luta com um cão e foi parar ao veterinário, nessa altura lembro-me que tinha uma coleira de nylon banal porque tinha estado na praia com ele, sai do veterinário a pensar que isto podia ter sido evitado. Se comprasse uma coleira nova? Não.
Embora fosse a piada do bairro um teckel cachorro atacar cães mais velhos, eu não achei piada nenhuma e não queria mesmo que o problema se repetisse.
No sábado seguinte falei com o treinador do atum e contei-lhe a história, ele disse-me que fazia um a aula especial de cães com problemas agressivos com outros animais.
Primeiro achei que era um bocado exagerado, porque o atum não era nenhum serial-killer, mas depois lá o levámos à tal aula, mais valia prevenir que remediar.

As aulas eram aulas básicas de obediência, mas faziam-se imensos exercícios entre os cães.
Para alguns resultou ao fim de algumas aulas, para o atum sim!
Não voltou a atacar outro cão, rosna de vez em quando a um ou outro.
O Spot já entrou em várias brigas, mais com cães desconhecidos ou não pertencentes ao "bairro", mas salvo algumas excepções, sempre que começava alguma luta, ele estava preso, e com um peitoral posso parar de imediato com a brincadeira (desde que não se quebre). E repito, com uma coleira, em alguns casos reais acabava era com o pescoço dele.
Mais vale ver um dono a usar uma coleira correctamente do que um dono que usa a coleira mal, e o cão anda "esganado"
Óptimo, é aí que eu quero chegar. Mas mais uma vez, quem são os donos que usam correctamente as coleiras e os seus cães não andam esganados? São raros pelo que vejo, e vejo-o em muitos locais diferentes e alguns casos destes até são forenses daqui.
Eu vejo bastantes pessoas a divertirem-se nas touradas, será que devo ir a uma?
Não sei, cada um sabe de si.

Será que devemos confiar a nossa opinião sobre coleiras às pessoas que não apanham o que os seus cães sujam, ou que abandonam os cães no natal?
Essas pessoas são a maioria. A maioria faz os seus cães sofrer com as coleiras. Se acha isso bem... eu preferia ver essa maioria com peitorais, e em relação ao cão puxar, defendo totalmente que deve-se ter um cão que sejamos capazes de controlar em qualquer momento. Mas como a maioria não pensa assim...
Inetec
Membro
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm

sexta ago 30, 2002 10:30 pm

Olá

Eu já dei a minha opinião, mas uma vez que este assunto está a gerar tanta polémica não resisti a responder novamente porque na verdade todos os forenses que responderam defenderam uma ou outra de acordo com a eficácia demonstrada nos seus casos. E é exactamente isso que deve ser medido... Agora, se fica bem ou mal isso é um pormenor... Até o cão puxar o é dependendo do porte...

Como já disse tb uso SEMPRE estranguladora de aço com elos qdo passeio com o meu S. Bernardo e não me atreveria a sair de casa sem ela. Pq? Apesar de ele ter sido treinado em obediência básica (andar de trela junto incluído) ele não resiste a um gato ou a um cão mais atrevido! E se fica estrangulado naquele momento? Claro q fica. É para isso que elas servem para corrigir os impulsos do cão. O que seria de mim se ele estivesse com uma coleira de couro normal... ia arrastada. Agora se é um espectáculo deplorável ver o cão estrangulado... não acho sinceramente no caso de um cão de grande porte. E acreditem que se estiverem numa situação semelhante mudam de opinião. Outra coisa: os cães não são suicidas, não puxam até morrer de falta de ar. Puxam até onde conseguem e acreditem q vai além do impensável como se nada se passasse. Aliás nunca vi o meu S. Bernardo ficar muito incomodado qdo está a puxar no limite da coleira...

Agora, e como já disse tb, qdo tinha ainda o Caniche usava a peitoral e funcionava bem, realmente ele puxava e com coleira normal engasgava-se todo. A peitoral era a ideal.

Com o Dogue Alemão uso coleira de nylon normal e funciona bem com ele pq não é impulsivo nem teimoso qdo nota pressão na coleira noutro sentido q não é o q ele ia tomar e cede naturalmente...

Com o novo cão que adoptei ainda estou a experimentar, para já tem coleira normal pq é novo mas provavelmente vou usar estranguladora de nylon... de aço talvez não seja muito "educativo" pelo menos ao princípio.

Conclusão: todos têm a sua opinião fundamentada, ou seja, válida e correcta. Como diria Ortega "Eu sou eu e a minha circunstância...". Não existem coleiras boas nem más, existem coleiras adequadas e inadequadas. Qto aos donos, deixem-nos ir experimentando e não acho correcto criticar situações q não sabemos se são pontuais... nenhum cão nasceu a saber andar de estranguladora sem puxar...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
KROZ
Membro Veterano

sexta ago 30, 2002 10:32 pm

Mariquices? Ou seja, tanto é mariquice o peitoral como é mariquice o dono que a comprou!

Mas quem disse isso ? Não me referi em momento nenhum ao dono ...
É uma dedução. O dono gosta de peitorais, mas este é uma mariquice. O dono gosta de mariquices.

Não estou a dizer que a coleira é melhor ou pior que o peitoral.

Oh Pedro, no seu post anterior afirmou alto e bom som que as coleira não eram boas. Cuidado para não se contradizer
Tem toda a razão e sou eu que estou a expressar-me mal.
A meu ver, sem olhar para outros, num caso particular, a coleira é tão boa como o peitoral e vice-versa (exceptuo aqui o caso de um esticão). Mas para isso, é preciso que se saiba usar correctamente a coleira ou estranguladora, enquanto que o peitoral não exige nada. Apenas força segundo o que vocês dizem, mas em relação à força a minha opinião é contrária à vossa.
Mas olhando para o caso geral, a coleira mostra-se pior, pois nem todos a sabem usar correctamente. Por comodismo, ok, mas o que me interessa é que não a sabem usar e os cães sofrem com isso. Num caso geral, acho que as coleiras são piores.

Er ..... vejamos, eu igualmente concordei com uns beneficios dos peitorais (em caso de cães de pequeno porte, pescoços delicados), mas penso que grande maioria do forum (especialmente os que têm maior experiencia) forneceram factos e argumentos a favor das coleiras. Argumentos esses que penso que são mais que explicitos das vantagens e desvantagens de qq um
Sim, mas não era bem isso que gostava que vocês admitissem, caso me dessem razão claro.
Gostava apenas que concordassem que a coleira pode de facto magoar o cão, mesmo de um porte maior. Um esticão num pescoço qualquer com o animal preso, magoa.
Se o dono não é capaz de usar uma coleira eficazmente sem a necessidade de ler um livro ou de ter um treino, então a coleira não é usável ou apresenta um grau de usabilidade baixo.

Já vi imensos cães a usarem coleiras enforcadoras, desde simples leigos a proprietarios experientes e mesmo os simples leigos não tinham muito problemas em perceber como se usa. Afinal não é muito dificil perceber como se usa .......
Pelo menos eu não vejo isso. Vejo é muitos a usarem mal.

nem nunca vi dono algum ser arrastado pelo mesmo

Já viu imensos cães a serem "estrangulados" por coleiras, mas nenhum dono a ser arrastado por um cão com peitoral ?
Sinceramente, se vi não me lembro. Mas acredito que um cão se sinta mais tentado a puxar, mas defendo na mesma que mesmo assim não seria dificil pará-lo.

Experimente fazer isso com um cão ja com um certo porte, que já em um certo poder de tracção e logo falamos
Para quem conhece o draco, sabe o seu porte. O dono usa uma espécie de cela (é o nome que me veio à cabeça) de couro que tem uma pega enorme. essa pega é um peitoral, apenas serve como pega e não é para usar como trela. Creio que é assim, mas se alguém souber que estou errado então que me corrija sff. Contudo, o Draco não ia para lado nenhum se o dono não quisesse. E o dono não é nenhuma "besta". É uma pessoa normalissima. Se por acaso os donos do draco estiverem a acompanhar este tópico, gostava que compartilhassem conosco a sua experiência neste caso.

Com todo o respeito, talvez se ele fosse bem comportado nada disso teria acontecido

Se formos comparar quem usa estranguladoras Vs peitorais, iremos ver que em geral quem usa peitorais são os donos mais leigos, que nao percebem mt de cães e gostam de ser arrastados pelos mesmos, mas enfim, as estranguladoras sempre dão para salvar o pescoço do nosso cão quando ele ataca um rott ou um bull terrier, n é ?
Tem razão, o Spot não é muito bem comportado, se bem que está melhor, e a culpa é toda minha como já referi em muitas situações. É o meu primeiro cão aqui em casa e pouco sabia como educar um cão. Se bem que agora seja um pouco tarde, mas já sabe uns "truques".
Mas nestes casos que referi, a culpa nem sequer foi dele. Com o Draco, se não me engano foi mesmo ele que o "puxou", pois o Spot estava a fazer uns ciumitos ao Draco devido a uma cadela. Com o bull terrier, também foi este que se atirou ao Spot, e tive o cuidado de perguntar ao dono se me podia aproximar, mas afinal o dono ainda não conhecia bem o cão...
Como vê, o Spot não anda a atacar ninguém. Cada vez menos pois agora já sei como ele é e como reaje e que tipos de cães ele não se vai sociabilizar.

Em relação ao seu último parágrafo, não posso concordar consigo pois precisava de dados concretos para isso e pelo que vejo na rua, há mais cães com coleira, e há mais leigos... E quando referiu estranguladoras queria referia peitoral certo? Senão não percebi o sentido.

Acima de tudo eu quero a saúde do cão. No meu caso, já sabemos o que é melhor. Mas mesmo com um cão grande varia o mesmo. Se por acaso verificasse que não tinha razão em relação ao uso de peitorais em cães grandes, então usaria uma coleira e certificava-me de a usar bem.
Seja qual for o meu cão, se verificar que com o peitoral ele se sente melhor, então não há dúvidas que usaria um peitoral. Em relação ao arrastamento, nunca comprarei um cão que não o aguente sem necessitar de coleira.

E acho que ainda não me fiz entender. O que eu gostava, era que as pessoas que não sabem usar as coleiras, ou aprendessem, ou mudassem para peitorais, mais nada. Não quero de modo algum que todos usem peitorais. O que quero sim, é não ver cães esganados.

E continuam a aparecer relatos de mau usos ou não adaptações a coleiras ou estranguladoras.
E mesmo os que defendem as coleiras, não dizem que estas não magoam em caso de esticão forte e seco com o animal preso. Só por aqui já me respondem a muito.
Se por exemplo o Nokio disser que dá um esticão com toda a força ao seu cão e ele nem se mexe e nem sequer vira a cara e continua a puxar (com ele preso, claro) e continua sem se queixar. Então realmente baixo os braços e começo a ter poucos argumentos na defesa do peitoral acima das coleiras ou estranguladoras, mas continuo a defender que preferia ver mais peitorais na rua devido ao mau uso das trelas.
KROZ
Membro Veterano

sexta ago 30, 2002 10:38 pm

A usabilidade a que me referia não era na relação cão/tipo de trela mas sim dono/uso de trela.
nokio Escreveu: Só vou responder a esta parte do gigantesco post. A usabilidade das coleiras ou peitorais, tem haver directamente com o porte do cão. O uso de uma estranguladora no Spot faz tanto sentido como usar um peitoral no Thor, ou seja, não faz qualquer sentido nem uma nem outra, a não ser que eu tenha necessidade de fazer um treino especial que requeira peitoral no Thor, caso contrário sou arrastado pela força directa aplicada no peitoral. é mesmo assim. Treinos por exemplo de pistagem com dobermanns, exigem peitoral e uma trela com no mínimo 10 m, este comprimento de trela não tem só haver com o próprio treino em si, mas também com a atitude do cão quando tem o peitoral.

Nokio.
Responder

Voltar para “Cães”