Sou da mesma opinião do WaterMonitor.
Esse último gatinho é de muito má qualidade e para além do pelo comprido, de persa não tem muito mais. Tem uma face muito estranha...
21Treze, já percebi que não pretende comprar a um criador e está no seu direito! Mas nunca poderá esperar conseguir arranjar um gato com as qualidades do verdadeiro persa, comprando-o a pessoas que apenas se preocupam em fazer dinheiro à custa dos seus animais e não ao aperfeiçoamento da raça.
Dito isto, escolha um qualquer gatinho que goste, mais ou menos tipado, mas escolha-o ao seu gosto. Tente encontrar um, cujos pais tenham sido testados. Peça para ver os documentos comprovativos. O mais importante são os despistes à PKD, é uma doença que afeta muitos persas e que pode desenvolver-se desde muito novinhos.
Neste momento tenho um rafeirito que é a coisa mais calma e doce que pode haver, para além de ser um lindão. Posso-lhe dizer que por não ser de raça, não gosto menos dele, do que gostava do meu saudoso Amadeu.
Relativamente aos olhos dele, a dificuldade na limpeza está na cor do pelo. Devido às características faciais da raça, os persas lacrimejam muito, sendo por isso necessária uma limpeza diária da zona. Nos persas de pelo branco piora, e ,para nós amadores, torna-se muito complicado conseguir manter a zona branca, uma vez que como as lágrimas são ácidas que faz com que o pelo à volta dos olhos fique "queimado". Existe um pó próprio que protege o pelo à volta dos olhos, não o deixando amarelecer, mas é preciso ter muito cuidado na sua aplicação pois se o pó for para os olhos pode provocar uma inflamação ocular.
Como já deve ter percebido é uma raça com a qual é necessário despender muito dinheiro. Só em produtos de higiene, devo ter pago à volta de 100€, mais pente metálico e cardadeira. Tive de comprar um bebedouro próprio, para ele não se molhar, da marca "vida mansa", se não estou em erro, que foi outro dinheirão.
Deve ter tudo isso em atenção antes de adquirir um gatinho "persa", e refletir se está disposto a ter estas despesas (isto no caso de não surgirem problemas inesperados).
Se ainda não tiver gatos, a despesa inicial será ainda maior, com a compra de todo o material necessário para acolher um peludinho.
Opinião (gatos persa)
Moderador: mcerqueira
sim, mas eu estou a escolher um gatinho à priori por gostar dele, nunca disse que queria um gato para competição, ou com todas as caracteristicas de raça pura.
no primeiro post apenas fiz uma questão em relação à raça porque não estava bem bem dentro do assunto em relação ao padrão da raça persa, original vá, nunca disse que queria apenas se fosse um persa puro, apenas perguntei.
Aquele gatinho é super meigo e muito bonito e eu vou ficar com ele e espero que ele dure muitos anos e tenha muita saúde, pois vou ter todos os cuidados que poder com ele
no primeiro post apenas fiz uma questão em relação à raça porque não estava bem bem dentro do assunto em relação ao padrão da raça persa, original vá, nunca disse que queria apenas se fosse um persa puro, apenas perguntei.
Aquele gatinho é super meigo e muito bonito e eu vou ficar com ele e espero que ele dure muitos anos e tenha muita saúde, pois vou ter todos os cuidados que poder com ele

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Espero que se esteja a referir ao 1º gatinho que mostrou. O 2º, tal como a watermonitor referiu, tem o nariz desviado e em 90% dos casos, o desvio nasal é acompanhado por um desvio também do maxilar, ou seja, quando mudar a dentição para dentes definitivos o que geralmente acontece a estes gatos, é terem graves problemas em alimentar-se, o que lhes causa problemas grandes de saúde e morte precoce.21Treze Escreveu:...
Depois quando se compra um gato, seja qual fôr a raça, o que se deve ter em conta:
- Ter idade mínima de 3 meses; a convivência com a mãe e irmãos até essa idade, é muito importante para ter um animal dócil e equilibrado.
- Ter vacinas e desparasitações em dia
- Os pais terem sido testados antes da cruza e serem negativos a FIV, FELV e Coronavírus.
Se o gato que vamos adquirir é um persa, também os pais deveriam ter sido testados ao PKD (que origina insuficiência renal) e à MCD (miocardiopatia dilatada que origina morte súbita).
Claro que um gatinho que provém de um criador que tem estes cuidados não é barato.
Optando por um gatinho persa (ou cruzado de persa) cujos pais não têm estes despistes, deverá estar consciente que poderá não ter a sorte de ele ser saudável e estar preparado para ter que gastar um dinheirão em vet durante anos. De modo que o meu conselho é que antes de o adquirir e já que tem a possibilidade de o visitar, é que em conversa casual com os donos, se informe da saúde dos progenitores. Se eles não são muito novos e estão bem de saúde, a probabilidade do gatinho ser saudável é maior já que a PKD e a MCD são doenças genéticas que geralmente se revelam aproximadamente a partir dos 4 anos.
Maria João
21Treze Escreveu:sim, mas eu estou a escolher um gatinho à priori por gostar dele, nunca disse que queria um gato para competição, ou com todas as caracteristicas de raça pura.
Então não entendo por que postou fotos a pedir a opinião dos outros.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 24, 2010 10:06 pm
- Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33
+1000Magnolya Escreveu: Então não entendo por que postou fotos a pedir a opinião dos outros.
We had to get rid of the kids; the cat was allergic.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Surreal