Como educar um labrador

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

alface
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 4:24 pm

sexta mar 12, 2004 4:14 pm

Realmente ainda estou para conhecer um Lab verdadeiramente educado...
(acho que tb não ía achar muita graça).

O meu lá vai fazendo umas gracinha e obedecendo a algumas ordens (não me posso queixar muito), mas o mais giro é quando ele começa com aqueles ataques lá por casa: rouba chinelos, meias, a própria cama, comando TV, só a título de exemplo... :oops: :oops: :oops:

Eu bem me quero zangar com ele, mas dá-me uma vontade de rir enorme, porque ele fica à espera que eu corra atrás dele. :oops: :oops: :lol:
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta mar 12, 2004 5:54 pm

alface Escreveu: Eu bem me quero zangar com ele, mas dá-me uma vontade de rir enorme, porque ele fica à espera que eu corra atrás dele. :oops: :oops: :lol:
O meu Dylan rouba-me o pano do chão da cozinha, e se acontecer que eu não ligo então ele vem parar-se na minha frente com o pano na boca a abanar o rabinho tudo contente, se continuo sem ligar ele senta e começa a ganir baixinho, como a dizer "anda lá, zanga-te um bocadinho"
:lol: :lol: :lol:

Alicia
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mar 12, 2004 6:17 pm

São horríveis :o
A minha faz exactamente o mesmo, Aligra.

Além de tentar montar os meus braços, pernas, etc - o meu marido morre de riso :oops:

Bom, além disso, foge com qualquer coisa (os meus chinelos, um livro, qualquer coisa) para o quintal e depois, quando eu não vou (estou a seguir o livrinho, senhores ;) ) vem à porta a abanar o rabo, a desafiar-me - vá lá vem-me perseguir :D

São horríveis.
Fluid
Membro Júnior
Registado: quinta jun 05, 2003 3:31 pm

sexta mar 12, 2004 6:53 pm

Ok!

Eu já nem peço que ele seja " educado" mas que simplesmente não me destrua a casa! lol Será pedir muito!!

E sim ...tentei aqueles sprays todos XPTOS , pimenta, etc.
E nada resultou!!!
aligra
Membro Veterano

sexta mar 12, 2004 7:05 pm

Fluid Escreveu: Ok!

Eu já nem peço que ele seja " educado" mas que simplesmente não me destrua a casa! lol Será pedir muito!!

E sim ...tentei aqueles sprays todos XPTOS , pimenta, etc.
E nada resultou!!!
Mas ele destroi a casa mesmo quando você esta com ele? o é só quando fica sozinho?
Porque o Dylan quando esta com os donos é melhor comportado, pode ser brincalhão e traquinas, como aquilo que contei do pano do chão, mas não é destroidor. Mas quando fica sozinho é terrível o que é capaz de fazer, tem feito coisas incríveis, tanto fez que já não o deixo ficar dentro da casa quando tenho que sair, fica na varanda, não é todos os días nem por muito tempo, mas sozinho fica fora.

Alicia
Fluid
Membro Júnior

segunda mar 15, 2004 12:18 pm

Eu quando estou em casa ele é um lindo, não faz nada!!!

Ele só destroi qd o deixo em casa!!

E o que eu queria dizer e que vou ter labradorzinhos para dar!!!!
aligra
Membro Veterano

segunda mar 15, 2004 1:18 pm

Fluid Escreveu: Eu quando estou em casa ele é um lindo, não faz nada!!!

Ele só destroi qd o deixo em casa!!
Então veja este artigo da Arca:
http://arcadenoe.clix.pt/article.php3?article=5
Pode ser que o ajude.
Há mais artigos sobre o tema, pode fazer uma pesquisa, se não sabe como pergunte-me e eu o ajudo.
A minha triste 8) experiencia é mesmo assim: o Dylan quando fica sozinho destroi tudo o que consigue apanhar, e apanha coisas que a gente pensava que tinham ficado fora do seu alcance.
Levei-o ao vet porque me disseram que isso era "ansiedade por separação", de facto o vet disse que era, dera-me ums comprimidos para lhe dar, e um programa a cumplir para ele se acostumar aos poucos e poucos a ficar sozinho (simular saidas frequentes da casa, etc.). Mas acontecia que com os comprimidos o coitado ficava a dormir o dia tudo, e eu fiquei com pena de o ver assim, como drogado, e suspendi os comprimidos. Tentei fazer o programa sem comprimidos e até não íamos assim tão mal quando ficava 10 ou 15 minutos, mas um dia tivemos que o deixar a tarde inteira (5 horas) e a quantidade de coisas que partiu foi incrível, até deitou ao chão o fogão :o , partiu o fecho do frigorífico e tirou tudo de lá dentro, comeu e estragou montes de coisas, em fim, foi horrível voltar e ver a cozinha nesse estado, posso garantir que eu fiquei em choque.
Desde esse dia, quando tem que ficar sozinho, fica fechado na varanda, que é bastante grande, com o tacho de agua, os brinquedos e um osso do talho para roer, alí não há nada que possa partir, eu lamento imenso porque gostava que ele ficasse na cozinha onde tem o seu cantinho e a sua cama, mas é um perigo não só para a casa, mas sobretudo para ele, quando deitou ao chão o fogão eu só pensava "olha se tivesse roido a canalização do gas!!!" podia ter sido um desastre.
Se calhar se ele ficasse sozinho tudos os dias ía-se acostumar, penso eu, mas como eu fico em casa e as meninas vêm almoçar á casa, cá sempre há alguem e é raro ele ter que ficar sozinho, só muito de vez em quando saímos os 4 e não o podemos levar connosco, um jantar ou coisa do género, não é uma coisa frequente.
Agora estou á espera dum livro que nos tem recomendado a Aisd cá neste forum, que encomendei numa livraria on-line: "A encantadora de cães", de Jan Fenner, diz que tem uma abordagem interessante e diferente do problema, mas ainda não posso dizer mais porque não o li.
Amigo Fluid, só posso desejar-lhe boa sorte.
Peço desculpas aos foristas pelo "testamento", mas acho que o tema (e o coitado do Fluid tambem) merecia os detalhes, não acham? 8)

Alicia
alface
Membro Veterano

segunda mar 15, 2004 3:21 pm

A propósito do livro "A encantadora de cães" da Jan Fenner,
já se encontra à venda a versão portuguesa em todas as livrarias,
ou quase todas!

Ainda não comprei, mas está para breve. Mas pelos comentários que já ouvi referentes ao mesmo, penso que vou gostar.

Penso que abordagem da autora assenta sobretudo no reforço positivo, e na sua longa experiência com cães (é uma das maiores criadoras da Inglaterra).

Já alguém leu?
ciclone
Membro Veterano
Registado: sexta jan 02, 2004 9:52 am

segunda mar 15, 2004 6:07 pm

Já tenho literatura para férias :lol:
Só preciso de arranjar tempo em férias para o ler.....
Fluid
Membro Júnior

segunda mar 15, 2004 6:21 pm

Sendo assim vou comprar o livro...Depois digo-vos como é!!

E um muito obrigada ALIGRA pelo " Testamento" assim ao menos sei que não sou a unica.. :)
De qql forma tocas-te num ponto muito importante, que é o factor de eles destruirem coisas que podem ser más para eles, como por exemplo fios electricos que já aconteceu e desde partirem coisas e podem-se cortar...
Por isso que remédio não tenho eu e ele de se contentar com o espaço que lhe é devido!!

Mas ainda ninguem me respondeu .. Eles serão sempre assim ou com a idade vão acalmando????
Todos me dizem que a partir dos 2 anos os labs ficam mais calminhos será?!!
ciclone
Membro Veterano
Registado: sexta jan 02, 2004 9:52 am

segunda mar 15, 2004 6:31 pm

[quote=Fluid]

Mas ainda ninguem me respondeu .. Eles serão sempre assim ou com a idade vão acalmando????
Todos me dizem que a partir dos 2 anos os labs ficam mais calminhos será?!!
[/quote]

Eu estou a rezar todos os dias e coloco velhinhas a pedir que a partir de 1 ano acalmen.

A única maneira que tenho de o Rá II acalmar é quando fazemos passeios na Serra, que ele passa o tempo todo nas poças de lama ( e eu que o lave depois :lol: ) e a correr no meio das ervas molhadas...mas dá gosto...já estou a começar a gostar.

Graças a Deus que ele tem as vacinas todas. :lol:
alface
Membro Veterano

segunda mar 15, 2004 6:44 pm

Não se preocupe Fluid, que eles acalmam mesmo (falo por mim).

Também o meu enquanto cachorro (e já nem tão cachorro assim :oops: :oops: :oops: ), fez verdadeiras avarias e estragos (acho que aqui já todos conhecem as suas tendências 8) 8) ).

Ainda hoje estou a compor a casa, o que não significa que seja um anjo!!!! De vez em quando lá vai uma asneirazita...deve ser para não perder o jeito :lol: :lol: :lol: .

Mas está bem mais calminho do que em cachorro, mas eu também tento andar com ele na rua o máximo que o meu horário me permite, para ver se ele se cansa.

Em casa ou dorme, ou está a roer um osso de chocolate bem duro que ele adora, ou então está a pôr-me a bola aos pés e a fugir para o hall à espera que eu atire!

Estão a ver o que é estar na cozinha a fazer seja o que for e de minuto a minuto atirar uma bolinha que teima em aparecer aos meus pés???!!!
Mea culpa :oops: :oops: :oops: :oops:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mar 15, 2004 7:27 pm

Fluid,

eles acalmam com a idade, mas nunca deixam de fazer asneiras.

O meu vet dizia - a propósito do Calvin, que eu não sabia a idade e dizia eu : "ele é tão brincalhão... deve ser jovem " - pois, dizia ele "minha senhora labs e boxers são brincalhões até morrerem".

Pois o Calvin tinha 6 anos, era muitíssimo educado e ainda assim...

Leia o livrinho.
A sério, tenho conseguido acalmar a minha Zorra, simplemente não lhe ligando.
Assim ela sabe quando estou disponível e quando não estou.

Mas, para isso, é preciso estabelecer a hierárquia na matilha.
Sem isso não vale a pena.

Estou a escrever isto e a Zorra está aqui ao lado, deitada a roer um osso de pele.
Já tentou montar o meu braço, já foi buscar a bolinha, já me saltou para cima, etc.
Pura e simplemente não liguei.
Afastei-a com jeitinho "again e again".
E ela lá foi buscar o osso (meio roído) e cá está.
Sem violência.
Teimando e teimando.

Torna-se mais fácil a cada da que passa.
Mas é preciso ter sempre a mesma atitude, ié, não variar em função do que o cão quer.
Tem de ser o dono a ditar quando se brinca ou não.

Para eles isto é calmante.
Tipo "o dono é que sabe", "ele sabe o que é melhor" e isto estende-se a todas as situações da sua vida.
Se tem medo vai ter com o dono.
Se se sente mal vai ter com o dono.
O dono é Deus.
Pode resolver todas as situações.
E ele pode ficar mais calmo - as responsabilidades são do dono e não dele.
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta mar 18, 2004 11:49 am

A Aisd tem muita razão! ;)

Comprei ontem "A Encantadora de Cães" e já devorei quase metade do livro. E, obviamente, comecei çogo a pôr em prática alguns conselhos que ela refere. O resultado, bom... ou o Calvin é muito inteligente, ou nós somos excelentes treinadores (ou as duas coisas 8) ), ou então a senhora sabe mesmo o que está a fazer! Começam a notar-se diferenças na questão da liderança, no comportamento dele em casa e na rua (já não nos morde tanto; aliás, quase nada!)... O método de ignorar quando ele nos morde ou tenta pular para cima (voltamos-lhe mesmo as costas), é remédio santo!

Aconselho vivamente este livro! Quase estou tentada a dizer que é o manual que todos os donos de cães devem ter sempre à mão!
noddy
Registado: terça mar 23, 2004 6:31 pm

terça mar 23, 2004 6:58 pm

Olá a todos :D Eu sou nova aqui no fórum, apesar de espreitar com frequência os tópicos aqui discutidos. Tenho um labrador preto com 9 meses que como qualquer labrador que se preze, faz umas traquinices. Tive muita sorte em relação à higiene, porque o próprio desde o 1ª dia cá em casa escolheu o jardim e não quer outra coisa. Nunca limpei um xixi do noddy dentro de casa. Quanto ao resto, todos os dias Há uma nova. Ontem, por exemplo, conseguiu rebentar o cadeado (ele fica preso duas a três horas por dia) e rasgou uma toalha aos bocaditos, só sobrou um bordado de uma vaquinha que lá estava. Ele na sua inocência todo alegre a pensar que tinha feito uma grande coisa. :roll: :roll: , isto quando não lhe dá para roubar pão ou nabiças :oops:
Mas com aquela expressão , quem é que se chateia, desde que tenho o Noddy divirto-me muito mais e acho que estou mais tolerante.
Também já me disseram que a partir dos 2 anos ficam mais calmos, espero que sim, até lá vou-lhe dando a melhor educação que posso.

Fiquem bem [color=darkred][/color] ;)
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”