Lâmpadas uvb para tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Herp
Membro Veterano
Registado: terça out 26, 2010 7:08 pm

sexta nov 12, 2010 2:20 pm

carlaviuva Escreveu:
Tekilla Escreveu:agora falando nos repteis em geral, se a lampada de radiaçao for demasiado forte pode trazer problemas aos olhos dos animais uma das quais a cegueira.
Pois,… bem me queria parecer que andam por aí umas frases soltas e uns mitos inexplicáveis!...
A verdade é que nunca nenhuma tartaruga morreu, cegou, ou sequer ficou doente por lhe ser administrado 10.0 UVB em vez de 5.0 UVB. Estamos a falar de níveis de radiação que não põem em causa a saúde e bem-estar dos répteis.
Se isso fosse possível então nós, humanos, com a pele mais “fraca” que temos, nem podíamos sair à rua no Verão!...
É possível cegar com UVA mal administrada, agora com UVB!...
Leia e informe-se:

http://www.uvguide.co.uk/phototherapyphosphor.htm

http://www.uvguide.co.uk/phototherapyphosphor-cases.htm
carlaviuva
Membro Veterano
Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm

sexta nov 12, 2010 2:33 pm

Não preciso de ler nada aí, nem de me informar aí, até porque esse site fui eu que vos forneci! :wink: Há muitos anos que o conheço! :wink:
Não encontras aí nada que se oponha ao que acabei de dizer, por isso repito:
Nunca nenhuma tartaruga morreu, cegou ou ficou doente por lhe ser administrado 10.0 UVB em vez de 5.0 UVB.
A partir daqui todos podemos interpretar, ler e pensar o que quisermos...somos livres :wink: :P
Herp
Membro Veterano
Registado: terça out 26, 2010 7:08 pm

sexta nov 12, 2010 2:44 pm

carlaviuva Escreveu:Não preciso de ler nada aí, nem de me informar aí, até porque esse site fui eu que vos forneci! :wink:
Se forneceu este site a alguém há muito anos atrás, não foi a mim de certeza, porque eu também o conheço e encontrei-o sozinho há muitos anos.

E não se esqueça que as lâmpadas não emitem só UVB, mas também UVA! Por isso para quê arriscar a colocar uma lâmpada 10.0 numa tartaruga quando 5.0 chega e sobra, sabendo que uma lâmpada pode causar aqueles problemas???
carlaviuva
Membro Veterano

sexta nov 12, 2010 3:56 pm

Oh...Herp... não é preciso fazer confusões e convém ler o que se escreve! :o

1. Eu disse que conheço o site há muitos anos, não disse que o pus aqui há muitos anos!!!

2. Por acaso até já o tinha colocado com outro user há muito tempo, mas mesmo neste post ele está aí atrás COLOCADO POR MIM :D (não convém ler só parte dos tópicos...)

3. A diferença entre UVA e UVB até acabei por falar dela, não leste atrás? Precisamente uma lâmpada tubular com UVB não tem praticamente incidência UVA (não faz sentido o que dizes portanto).

4: Repito (pela última vez :evil: ) que não acontece nada de mal às tartarugas se lhes dermos 10 UVB em vez de 5 UVB. :wink: :wink: :wink:
XkO20
Membro
Registado: sexta mar 19, 2010 2:09 pm

sábado nov 13, 2010 4:54 pm

Não vale a pena discutirem por causa disso! lol
Eu como sou prevenido demais, vou mesmo trocar por uma de 5.0.
NÃO SE PREOCUPEM SE É DESPERDIÇO DE DINHEIRO OU NÃO, a discussão fica por aqui :P Opto por comprar outra de 5.0.

Muito obrigado a todos.
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

sábado nov 13, 2010 6:40 pm

carlaviuva Escreveu:...
4: Repito (pela última vez :evil: ) que não acontece nada de mal às tartarugas se lhes dermos 10 UVB em vez de 5 UVB. :wink: :wink: :wink:
Em toda a informação que encontrei, a radiação indicada para as tartarugas era 5.0, mas de facto nunca tinha encontrado muitas informações e seguras sobre se 10.0(ou outras) era nefasto para as tartarugas... daí ter recomendado ao utilizador que aqui colocou a d´vida aguardar por opiniões de quem soubesse mais do assunto...
Se Carlaviuva insiste que expor as tartarugas à radiação de 10.0 não lhes provoca qualquer consequência negativa... e pelo que conheço da utilizadora... ela deve saber o que está a dizer.

Mas com certeza há alguma diferença... ...
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado nov 13, 2010 8:26 pm

Poderá ter a ver com problemas oculares devido a radiação em demasia num animal que estará sempre exposto a ela sem outra opção, como no caso da maior parte dos aquaterrarios...
carlaviuva
Membro Veterano

sábado nov 13, 2010 11:04 pm

Bondage2010 Escreveu:Poderá ter a ver com problemas oculares devido a radiação em demasia num animal que estará sempre exposto a ela sem outra opção, como no caso da maior parte dos aquaterrarios...
Pois, e como também já podem ter reparado, eu defendo sempre refúgios (abrigos, casotas, ...) dentro e fora de água... é importante para elas, não podem estar sempre expostas :wink:
MAR12
Registado: domingo out 20, 2013 11:26 am

domingo nov 30, 2014 8:51 pm

Peço desculpa por estar a publicar neste tópico, mas há pouco tempo a minha lâmpada fundiu e, portanto tenho de arranjar outra entretanto. Eu tinha uma exoterra de 13w por acaso de 10.0, porque foi o que me aconselharam na loja. Agora percebo que é preferível de 5, mas relativamente aos watts devo comprar de quanto? É que o único sítio onde encontrei só tinham com mais watts e tive medo de comprar, mas gostava de esclarecer qual é o intervalo que poderei utilizar para poder comprar uma nova, desta vez de 5.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”