Cão mal ensinado

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Carolina77
Membro Júnior
Registado: sexta nov 21, 2014 3:15 pm

sexta dez 05, 2014 4:23 pm

Boa tarde,

Sou nova aqui no forúm, fiz o registo pois preciso de ajuda. O meu namorado veio recentemente viver comigo e trouxe com ele o cão que tem quase dois anos. Já tínhamos passado algum tempo juntos os três e tudo parecia bem, mas viver junto com um cão é completamente diferente do que passar algum tempo. Preciso então de ajuda. Desde que vivemos juntos temos tido discussões constantes por causa do cão pois ele não está devidamente ensinado e faz o que lhe apetece, mas como a casa é minha quero que o cão tenha regras. Como não quero dar o cão pois gosto dele quero ensiná-lo a portar-se como deve ser. Conto para isso com ajuda de dicas de pessoal aqui do forúm pois neste momento não podemos pagar um treinador (para ser honesta aqui na zona também não existe nenhum).

O veterinário deu-me algumas dicas, no entanto parece que nada funciona.

A primeira situação é que o cão ladra imenso, sou sempre eu a última a sair de casa de manhã portanto cabe-me a mim o prepará-lo para o deixar sozinho. Assim que me aproximo da porta para sair começa a ladrar e por aquilo que os vizinhos me dizem fica a ladrar durante uns 5 a 10 minutos depois para. O problema é mesmo enquanto eu saio pois parece que fica louco, ladra, empina-se a mim, tenta furar para passar pela porta... Deixamos a televisão ligada, brinquedos e um kong xl com biscoitos mas mesmo assim não gosta de ficar em casa. Não estraga nada apenas tem este comportamento de ficar a ladrar quando vou sair, o problema é que eu saio de casa ás 8 da manhã e os vizinhos já se começam a queixar.

Pelos vistos ele sempre fez isto a única diferença é que onde moravam antes não havia ninguém no raio de +/- um km e eu tenho vizinhos mesmo ao lado que a esta hora ainda têm crianças a dormir.

Quando chegamos a casa a mesma coisa, ladra que nem um maluco e salta para cima de nós.

Outra situação que me chateia imenso: estou a cozinhar e lá vem ele empinar-se á bancada para ver o que consegue roubar. Já tentei com um não firme mas não serviu de nada pois continua a fazer o mesmo.

Li algumas coisas na internet e temos passeado bastante com ele e feito algum treino básico de senta, deita, fica etc. No entanto não sei lidar com as outras situações. Alguém nos ajuda? O meu namorado já falou em dá-lo (para evitar problemas com os vizinhos) mas eu não quero fazer isso, quero acreditar que não é tarde demais e que ainda o conseguimos ensinar. Alguém me dá umas dicas?

Obrigada
Responder

Voltar para “Cães”