Terrário tropical novo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Oceaniis
Membro
Registado: domingo set 13, 2009 3:00 pm
Localização: Iguana iguana; Achatina marginata; Archispirostreptus gigas

quinta dez 04, 2014 12:18 pm

Boas, à muito que não vinha cá. Para os novos este era o terrário que tinha para a minha iguana: http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic ... light=tixa

Agora que tenho casa própria resolvi fazer algo mais à medida, seguem as fotos da construção:

Imagem
Saltei a parte chata da estrutura :P

Imagem
'Canalização instalada, 2 pontos de acesso às traseiras do armário que ramificam em múltiplas 'ilhas' de acesso, de onde podem sair fios de alimentação, rega, etc.

Imagem
Estrutura em troncos

Imagem
Cortiças aparafuzadas

Imagem
Decoração instalada e um reforço temporário para a estrutura de troncos

Imagem
Final, já com terra e plantas

Imagem
Sistema de humidade instalado atrás do armário

Imagem
Funciona!

Imagem
Luzes térmicas de 40W instaladas

Imagem
Terrário hoje, já com umas plantas crescidas.

Ainda há uns problemas para resolver, nomeadamente fungos!! Hoje tirei um cogumelo enorme do terrário! Estou a trabalhar na circulação de ar, para criar aragem mas duvido que chegará! Alguém sabe de um fungicida que não afete animais nem plantas?

Como repararam a parte mais feia do terrário é a parede da direita, queria tapar aque branco todo com uma placa de fibra de coco, e colocar uns vasos encastrados com mais plantas, carnívoras incluidas para acabarem com as mosquinhas (as aranhas acabam a morrer de fome porque não as comem)
Respect Animals is the Duty of Everyone, Love Them is a Privilege of Just Few
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quinta dez 04, 2014 1:54 pm

Ta fixe o terrario

Tenho umas coisitas a apontar:

A altura do terrario penso que é pequena, ela nao te destroi as plantas ?
Como é que fazes o aquecimento ?
Penso que era melhor visto que tens janelas nas trazeiras, pores tipo uma rede e abrires um pouco a janela para teres mais arejamento! Porque com o terrario sempre fechado e plantas verdadeiras la dentro vais ter sempre problemas com a humidade e por consequencia fungos... que ela podera experimentar e correr mal a experiencia....

Mas de resto ta muito bem conseguido, parabens !
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

quinta dez 04, 2014 10:02 pm

Está muito bom, espetacular. Usar uma janela como zona de trabalho nunca me tinha ocorrido. :D
Não percebi, para a humidade é usado um fogger?

Também acho que ficava giro a parede do fundo noutro material. Não sei se a fibra de coco com o tempo acaba por ficar feia e com humidade vai alojar bicharada. Talvez EpiWeb, é parecido mas muito mais resistente às garras da bicha e até nem é caro. Eu comprei na ebay.

Para forçar a circulação do ar uso as ventoinhas de computadores.

O único senão é se com o tempo os detritos acumulados nos buracos da cortiça não vão ser difíceis de limpar.
Depois dá feedback se as plantas se aguentam.
Parabéns.
Oceaniis
Membro
Registado: domingo set 13, 2009 3:00 pm
Localização: Iguana iguana; Achatina marginata; Archispirostreptus gigas

sábado dez 06, 2014 4:23 am

Na foto do sistema de humidade na parte de trás do armário há 2 caixas, uma com água a 26ºC e outra com um aquecedor a óleo. O ar é tirado do terrário pr ventiladores de pc e passa pelo aquecedor, dps pela água para humidificação e volta a entrar no terrario. Tal e qual como nos aquários grandes, mas com ar em vez de água.

Abrir janelas ou outra coisa é impensável, são precisos 120w para manter o terrário a 26ºC e andar a meter ar a 18ºC é simplesmente contraproducente.

Na verdade não há problema de humidade, o problema ERA falta dela mas está solucionado, o problema são fungos, e tenho de os matar,

A fibra de coco é para estar molhada, e até bem molhada para musgo crescer. A Tixa, não a vai trepar de certeza também.

Quanto às plantas estão todas em crescimento, só 2 fetos grandes é que parecem não se estarem a dar bem, estão com má cor.... São plantas sem interesse para se comer claro, nada de leguminosas..
Respect Animals is the Duty of Everyone, Love Them is a Privilege of Just Few
schwartz6753
Membro Júnior
Registado: terça jul 10, 2012 6:40 pm

sábado dez 06, 2014 10:53 pm

Ficou porreiro...
Todas as plantas são verdadeiras ou tens algumas de plástico?
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

domingo dez 07, 2014 3:05 am

entao o ar dentro do terrario sem aquecimento mantem se nos 18º c ? Penso entao que bastava pores um hotspot e uma lampada de ceramica 250 w que chegava para ela.
E em relaçao as plantas, nao é uma questao de leguminosas, ou nao, mas sim questao de elas serem bastante curiosas para experimentarem tudo..
Mas se nenhuma das plantas for toxica caso ela ingira tb nao havera problema.

Mais uma vez muito bom projecto, parabens !
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”