Primeira noite de nova cachorra em casa - Conselhos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MartaMartins
Membro Júnior
Registado: domingo mar 04, 2012 11:05 am

terça dez 02, 2014 9:04 am

Bom dia! Ora então nós já temos um belo cão (o Batuta) de 4 anos com o qual lidamos com uma pequena ansiedade de separação mas que, aos poucos, está a melhorar.

E nestas férias, quando ficámos com o cachorro do meu pai, notámos que o Batuta, durante o tempo em que ficava só com o cachorro, e quando voltávamos do trabalho, ele estava muito mais calmo.

Começámos então a reflectir arranjar um novo cachorro e há dois dias fomos ver a nossa próxima pimpolha! :D :D

No entanto, queremos fazer as coisas "mais como deve ser" e não cometer os erros que cometemos com o Batuta.
Vamos buscar a cachorrinha na semana de férias de Natal para que tenhamos mais tempo com ela, antes de voltarmos a trabalhar.

Sendo assim, estamos com dúvidas no que toca a esses primeiros dias e às primeiras noites.

Deveremos pôr a cachorrinha a dormir connosco (e o Batuta também) nessas primeiras noites, devemos deixá-lo sozinho a dormir longe do Batuta, ou deixá-la dormir numa cama ao lado do Batuta, mas fora do nosso quarto?

Além disso, queremos nessa semana, começar já com as rotinas e ensinamentos base.

No entanto, ela terá no máximo dois meses. Será muito cedo para ela ir à rua quando formos soltar o Batuta, nem que seja ao nosso colo e embrulhada numa mantinha?

É que também não me parece certo deixá-la sozinha nessa altura, visto que demoramos sempre uma meia hora...

Agradeço desde já as vossas respostas :D
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça dez 02, 2014 12:41 pm

MartaMartins Escreveu: Deveremos pôr a cachorrinha a dormir connosco (e o Batuta também) nessas primeiras noites, devemos deixá-lo sozinho a dormir longe do Batuta, ou deixá-la dormir numa cama ao lado do Batuta, mas fora do nosso quarto?

Além disso, queremos nessa semana, começar já com as rotinas e ensinamentos base.

No entanto, ela terá no máximo dois meses. Será muito cedo para ela ir à rua quando formos soltar o Batuta, nem que seja ao nosso colo e embrulhada numa mantinha?

É que também não me parece certo deixá-la sozinha nessa altura, visto que demoramos sempre uma meia hora...

Agradeço desde já as vossas respostas :D
Olá,

Caso já se sinta confortável em deixar os 2 cães sozinhos, deve pô-los a dormir juntos fora do vosso quarto.
Se não se sente confortável para já em deixar o cão grande com a pequena, deixa-os em divisões separadas, mas fora do quarto.
Pode e deve levar a cadela ao colo mas não a ponha no chão em sítios públicos frequentados por outros cães.
Leve-a na mantinha e se estiver realmente muito frio ou vento, meta um algodão grandinho nos ouvidos para tapar.
Boa sorte
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
MartaMartins
Membro Júnior

terça dez 02, 2014 2:05 pm

Obrigada pela resposta, possivelmente irei optar por isso, para ela também cheirar o ar da rua :lol: E assim, vai aprendendo as rotinas...
SummerRB
Membro
Registado: segunda abr 15, 2013 4:16 pm
O gentleman Taylor
Rodolfo - o nosso baby site gigante <3

segunda dez 15, 2014 7:30 pm

LFGomes, porquê fora do quarto? Não há razão nenhuma para os cães não poderem dormir com os donos, não prejudica em nada a educação do cão.

O que sugiro é que habitue a nova pimpolha a estar confortável dentro de caixas de transporte, para que as veja como a "toca" dela. É uma ferramenta fantástica no que diz respeito quer às Aprendizagens base (não fazer xixi em casa) como oferece um espaço para onde ela pode ir sem ninguém a chatear .

Lembre-se que o treino deve ser sobretudo por reforço positivo, e não a trate demasiado como uma bebé, os comportamentos cymeçam-se a estabelecer assim que ela entrar em sua casa e não apenas quando deixar de ser novidade.
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

quarta dez 17, 2014 12:37 pm

Concordo com a forista Summer.
Quando os animais vem para a nova casa deveriam-se sentir acompanhados para sentirem muito a ansiedade de "perder" a mãe e irmãos. Mesmo que não queira no quarto, o novo dono deverá dormir perto do cachorro para não instigar medo e ansiedade na nova casa. Existem cães mais confiantes e outros menos na altura da grande mudança, mas um dono inexperiente não saberá a diferença, e poderá estar a desenvolver um cão medroso e com futuros problemas comportamentais.
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

quarta dez 17, 2014 12:55 pm

Olá!!
Recentemente, há 1 mês, deparei me com a mesma situação... adoptei um cachorrinho liiindddo!!
Vou contar-lhe como fiz:
Optei em deixar o cachorro dormir no meu quarto mas na caminha dele...por isso mal o trouxe para casa foi ali que o coloquei, pus a água e comida relativamente perto e pus na caminha dele um peluche grande...
Claro que se notava que estava com receio de um território novo e ficava ali muito quietinho... mas deixei sempre que fosse ele a procurar-me, às vezes ia lá dar lhe uma festinha ou outra e continuava a minha vida de casa normal e sempre que ele se mostrava mais à vontade recompense o com biscoitos e festas e palminhas...
Passado uma semana o cachorro parecia outro...cada vez com mais confiança...neste momento nem lhe digo nada..é o "dono do pedaço".
Até o programa de vacinação estar completo levei o á rua ao colo e sentava me num banco do jardim...para ele se habituar aos cheiros pessoas carros etc...

Todos os amanates de caes sabem que resistir a um cachorro é dificil...mas n se esqueça de impor regras ...nunca se esqueça que a educação do seu cão começa no momento em que ele entra em casa.

Faça tudo com calma e confiança e relaxe!!! Ter um cão é uma coisa maravilhosa :) Boa sorte!!
LFGomes
Membro Veterano

quarta dez 17, 2014 12:57 pm

SummerRB Escreveu:LFGomes, porquê fora do quarto?
Para habituar o cão a estar só. Para o cão crescer de forma mais autónoma e independente. Para prevenir híper apego.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
LFGomes
Membro Veterano

quarta dez 17, 2014 12:59 pm

ZezinhoManel Escreveu:poderá estar a desenvolver um cão medroso e com futuros problemas comportamentais.
Por colocar o cão a dormir sozinho? esta nunca vi. O contrário sim, com uma frequência que nem imagina.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quarta dez 17, 2014 5:44 pm

ZezinhoManel Escreveu:Concordo com a forista Summer.
Quando os animais vem para a nova casa deveriam-se sentir acompanhados para sentirem muito a ansiedade de "perder" a mãe e irmãos. Mesmo que não queira no quarto, o novo dono deverá dormir perto do cachorro para não instigar medo e ansiedade na nova casa. Existem cães mais confiantes e outros menos na altura da grande mudança, mas um dono inexperiente não saberá a diferença, e poderá estar a desenvolver um cão medroso e com futuros problemas comportamentais.
engraçado a minha cadela sempre teve a cama dela sem ser nos quartos e é uma cadela super confiante (até de mais :roll: ) ja a cadela do meu namorado sempre dormiu na cama dele e é uma cadela super medrosa, chega a urinar com certos estranhos
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
MartaMartins
Membro Júnior

segunda dez 22, 2014 12:01 pm

O que nós estamos a pensar fazer é colocar a cama dela ao lado da no nosso cão, para que ela tenha um elemento da mesma espécie com ela (claro que vemos primeiro como se dão...) Mas fora do quarto e ao pé do forno a lenha quentinho :D :D

Quando chegarmos a casa com ela, vamos deixá-la explorar a casa, sem nos ter ao lado a "chatear". Quando vier ter connosco, iremos dar uma festinha ou outra (não estamos a fazer mal pois não? :roll: )

Mas não andaremos atrás dela, para que seja ela a ter a confiança de explorar a casa.
Já lá tem brinquedos para andar aos tombos com eles :lol:

Estamos a pensar começar logo o treino contra a ansiedade de separação, a seguir à primeira noite. Sair 1 minuto, voltar. Repetir, aumentar o tempo, mas com rotinas diferentes, para que ela não associe o calçar as botas ou buscar as chaves a sair de casa.

Mas estamos com uma dúvida: Com que frequência o deveremos fazer? Saímos 1 minuto, voltamos, esperamos 10min, repetimos, e assim?
LFGomes
Membro Veterano

segunda dez 22, 2014 7:02 pm

Naturalmente refere-se a uma eventual prevenção em relação a essa patologia…
Bom, a cadela é nova demais para se preocupar com isso e para andar a fazer exercícios porque nem sequer são necessários.
Ponha a cadela a dormir sozinha com o cão, vai ver que é meio caminho andado. Quando os donos se vão deitar, a cadela fica privada das suas presenças (vá, pode ver isto como uma forma de treino); Não lhe façam festas nem antes de sair nem quando entram em casa; Não andem sempre a dar afecto nem atrás dela; Criem rotinas\horários para comer, ir à rua e para as brincadeiras. Se fizer isto vai estar a criar uma cadela saudável.
Por agora, preocupe-se em criar uma relação com ela, com muita brincadeira à mistura e disfrutem da companhia da pequena.
Boa sorte
jfn1
Membro Júnior
Registado: sexta mai 23, 2014 2:15 am

terça dez 23, 2014 1:12 am

Eu sugeriria que você deixasse o Batuta dormindo onde ele sempre dormiu.
Se você trocar o lugar que ele gosta por outro em função dela ele pode sentir que perdeu espaço e isso não será positivo para a relação do dois cães.
Então se o Batuta já dormia com vocês mantenha assim e coloca a nova cachorrinha para dormir junto com vocês perto do Batuta.
Isso se você percebe que eles têm uma boa relação. Se não no inicio talvez seja melhor deixar a nova cachorrinha em um local que o Batuta não se aproxime.
Aí quando se conhecerem melhor e construírem uma relação de amizade podem dormir no mesmo local.

Outra coisa que deverás considerar é a castração da cadela já que você terá um macho e uma fêmea no mesmo local.
Dicas de <a href="http://www.comotreinarumcao.com.br/ades ... estramento de cães</a> em <a href="http://www.comotreinarumcao.com.br">Como Treinar um Cão.com.br</a>
<a href="http://www.myfunpetlife.com.br">Histórias de pets aqui</a>
MartaMartins
Membro Júnior

terça dez 23, 2014 9:13 am

LFGomes Escreveu: Bom, a cadela é nova demais para se preocupar com isso e para andar a fazer exercícios porque nem sequer são necessários.
Mas não deveremos começar logo o treino mal chega a casa?

É que, com o Batuta, não estávamos de férias e ele teve de ficar sozinho logo de início e ele começou a chorar e uivar quando saíamos de casa.
LFGomes Escreveu: Quando os donos se vão deitar, a cadela fica privada das suas presenças (vá, pode ver isto como uma forma de treino);
Agora está muito mais calmo porque começámos a deixar garrafas com ração para ele andar aos tombos com elas durante o tempo em que não estamos cá. Mas ainda assim, em casa dos nossos familiares, se sairmos os dois ao mesmo tempo, ele chora à mesma. E o Batuta sempre dormiu fora do nosso quarto.
LFGomes Escreveu:Não lhe façam festas nem antes de sair nem quando entram em casa; Não andem sempre a dar afecto nem atrás dela; Criem rotinas\horários para comer, ir à rua e para as brincadeiras. Se fizer isto vai estar a criar uma cadela saudável.
Festas ao chegar já não o fazemos com o Batuta, até ele se acalmar. Festas ao sair, por norma é um biscoito e um beijinho. E eu noto que o Batuta quer é comer o biscoito e que eu me vá embora para andar aos tombos com as garrafas :P

Só não queríamos que acontecesse o mesmo problema com a cadela (Kinder :wink: ), daí que a vamos buscar agora nas férias de Natal, para termos tempo. Por isso é que queríamos fazer o treino logo de início. Não será melhor ser assim? :|
jfn1 Escreveu:Eu sugeriria que você deixasse o Batuta dormindo onde ele sempre dormiu.
Se você trocar o lugar que ele gosta por outro em função dela ele pode sentir que perdeu espaço e isso não será positivo para a relação do dois cães.
Quanto ao Batuta dormir, ele sempre dormiu fora do quarto, só teve alguns dias de privilégio de vez em quando, quando eu fico sozinha em casa :P Ela terá uma cama ao lado da dele :)
jfn1 Escreveu:Outra coisa que deverás considerar é a castração da cadela já que você terá um macho e uma fêmea no mesmo local.
O Batuta é castrado e ela também o será, na devida altura :)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça dez 23, 2014 11:34 am

No que respeita à ansiedade por separação, também acho que não vale a pena preocupar-se com isso: os cães fazem companhia um ao outro e as manifestações ou se atenuam muito, ou deixam mesmo de existir.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
LFGomes
Membro Veterano

terça dez 23, 2014 1:24 pm

A Marta está a complicar um bocadinho.
Veja lá se assim me faço entender: você quer tomar comprimidos para a gripe, quando ainda nem está doente. O que eu estou a dizer é: coma laranjas e agasalhe-se. Percebe?
Esqueça lá isso dos treinos que não se aplica à cachorra.
Com essa ansiedade toda e a tendência em complicar fique sabendo que passa esse estado de espirito para os cães. :)
Responder

Voltar para “Cães”