Onde comprar um gato?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo ago 10, 2003 4:44 pm

Kathleen Escreveu: ....
Mas agora formei uma opinião e gostava de a partilhar e ouvir as vossa opiniões.

Acho que devemos procurar saber quais os criadores que existem da raça que queremos adquirir, de preferência ir a uma exposição de gatos para conhecer. Depois visitar o criador, as condições em que ele tem os gatos, ver os gatos todos e não apenas os pais do gatinho que vamos comprar. Isto porque os gatos transmitem doenças entre si e parece-me importante ver as condições de higiéne dos gatos e as suas condições de saúde.

Eu pessoalmente quando voltar a comprar um gato não compro nenhum que não tenha os despites de fiv/felv e da PIF. E só compro a um criador que não tenha demasiados gatos com demasiadas crias ao mesmo tempo. Os fungos proliferam com facilidade e algumas doenças também e acho que quem tem uma criação mais pequena facilmente se apercebe e trata pequenos problemas que possam surgir.

...
100% de acordo.

Só quero acrescentar que já conheço criadores de persas (raça com uma tendência mais elevada que outras para sofrerem de problemas renais devido a doença hereditária e transmitida à geração seguinte por um gene dominante) dão garantia de que os progenitores da ninhada não têm cistos nos rins nem sofrem de insuficiência renal ou seja PKD negativo
Maria João
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda ago 11, 2003 8:07 am

Ora nem mais.

Eu conheço alguns criadores de gatos, mas, se não estivesse no "meio" andava completamente às aranhas. Infelizmente o Clube de Felinicultura não funciona lá muito bem em termos de divulgação, sequer e isso é uma grande falha no circuito. Por favor, corrijam-se se estou errado mas é a impressão que tenho.

No que se refere a lojas de animais, o grande problema é que muitas vezes dão aos empregados uma formação superficial e as pessoas sentem-se muito seguras mas metem pés pelas mãos quando se vêm face a face com que sabe do que se está a falar ou não dão formação nenhuma. Eu tenho cenas hilariantes com empregados de lojas de animais, dava para fazer um programa de anedotas. A culpa aqui é de não se investir na formação, e, francamente, de esses funcionários não terem brio no que fazem...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda ago 11, 2003 8:32 am

Olá

Do que tenho ouvido dizer o CPF não funciona mesmo muito bem. Mas mesmo funcionando e dizendo quem são os criadores de determinada raça, acho que dentro desses temos de ter algum cuidado na escolha, pois como em tudo há os que têm imensos cuidados com os seus gatos e jamais venderiam um gato doente enquanto que muitos outros não seriam assim.

As lojas de animais sofrem dos mesmos problemas de muitas outras lojas especializadas numa determinada área, mas cujos empregados nada sabem do que vendem, quando o patrão sabe.
Por acaso tenho sorte pois a loja onde compro tudo para os meus animais tem um dono que adora animais e sabe imenso.

Beijokas
Kathleen
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

quinta ago 14, 2003 6:02 am

A loja aqui na rua onde vou o carinha q trabalha lá é muito legalzinho e tb tem um gato ele próprio, além dele mesmo ser um gato! Hahahahah! É por isso q vou lá pq fora isso, a loja não tem nada! É daquelas lojas pequenas, caras, e com pouca opção de escolha. De filhote só tem ração da Royal Canin e só 1 ou 2 pacotes de 400g de cada vez! Mas o cara q trabalha lá é tão bonitinho!.... Heheheh!
RuiSilva
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo dez 14, 2014 2:41 pm

Preciso de referencias vou comprar um persa que criadores no sul do país credíveis a nível de qualidade, trato com os animais, etc
RuiSilva

domingo dez 14, 2014 7:56 pm

Preciso de referencias vou comprar um persa que criadores no sul do país credíveis a nível de qualidade, trato com os animais, etc
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda dez 15, 2014 11:27 pm

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça dez 16, 2014 3:18 pm

Se vai comprar um Persa consulte a lista de criadores no site que a Dino aqui disponibilizou e visite os criadores que seleccionar. Não aceite comprar nenhum bebé sem ver os pais e a forma como a ninhada está a ser criada.

Peça cópias dos testes para o PKD dos pais, coisa que um criador correcto será o primeiro a referir.

Dê uma vista de olhos nos sites de criadores para ter a noção do aspecto que um Persa deverá ter, veja fotos de bebés e jovens. Um Persa não é um gato de pêlo comprido, tem um aspecto muito característico e bem diferente daquilo que a maioria das pessoas compra como sendo "Persa".
RuiSilva

quarta dez 17, 2014 9:10 pm

Pois... o que tenho visto mtas vezes parecem-me gatos de pêlo longo, misturas de bosquesc outros, uma coosa que reparo em alguns gatinhos é os olhos mto separadas, ms refiro-me à iris uma para cada lado, isso é um "defeito" que n é aceitável certo? E sabem do porquê de isso acontecer? É q vejo ninhadas inteiras assim.
RuiSilva

quarta dez 17, 2014 9:11 pm

Pois... o que tenho visto mtas vezes parecem-me gatos de pêlo longo, misturas de bosquesc outros, uma coosa que reparo em alguns gatinhos é os olhos mto separadas, ms refiro-me à iris uma para cada lado, isso é um "defeito" que n é aceitável certo? E sabem do porquê de isso acontecer? É q vejo ninhadas inteiras assim.
WaterMonitor
Membro Veterano

quinta dez 18, 2014 7:13 pm

Penso que se estará a referir a bebés que parecem ser estrábicos.

Isso é normal e muito desejável, quer dizer que em adultos terão olhos enormes e fantásticos. Os criadores têm orgulho em mostrar essas fotos porque no meio sabemos o que quer dizer.

Os Persas de linha antiga ou aqueles que nem sequer são Persas, nunca apresentarão esses olhos em bebés.
RuiSilva

quinta dez 18, 2014 9:02 pm

Que engraçado e já deixei eu de comprar um ou outro por achar q era defeito loool. Outra coisa são as orelhas vejo mtos c as orelhas afastastadas ms um pouco bicuditas, outros q n.parecem c o focinho algo afinado, e claro q nos anúncios são tds puros :s
Pedro81
Membro Júnior
Registado: quinta nov 13, 2014 4:49 pm

terça dez 23, 2014 10:27 am

Olá. eu adoptei a minha gatinha numa loja de animais do CC Colombo, foi me informado que era de uma senhora que ama gatos e que tinha já 7 em casa e que não podia ficar com as crias por isso usou essa loja que tem uma vitrina só para gatos para adoptar. A gatinha pareceu-me estar em boas condições e até agora nunca deu problemas e é muito meiguinha :)
Até parece ser de raça pois tem o focinho fora do normal, muito redondinho...
Imagem

Imagem
WaterMonitor
Membro Veterano

terça dez 23, 2014 10:28 pm

As orelhas do Persa devem ser bem afastadas entre si e pequenas.

Em bebés as orelhas ainda estão um pouco em cima, mas ao estarem bem afastadas sabemos que com o alargamento do craneo vão ficar correctas.

Nas fotos de exemplares de exposição não verifica esse ar bicudo porque o pêlo da ponta das orelhas é cortado em redondo para dar a impressão de que as orelhas são ainda mais pequenas.

A única coisa que certifica que um Persa, ou qualquer outra raça, é puro é o Pedigree, aquilo a que as pessoas chamam LOP. A qualidade do gato, mesmo tendo Pedigree, é outra conversa.

Por norma os criadores da raça dividem as ninhadas em 3 categorias: Show, Breeder, Pet. Estas categorias têm custos diferentes e contratos diferentes. Note que qualquer criador sério não vende sem contrato e que este é apenso ao Pedigree do exemplar no Livro de Origens Português.

Show/Exposição é um gato que se destina ao que o nome indica. É o que custa mais caro e por norma um criador de renome só o vende a quem apresente garantias de que vai concorrer com ele. Pode reproduzir mas por vezes o criador coloca no contrato restrições quanto às fêmeas com que o pode e deve fazer,

Bredeer/Reprodutor é um pouco mais barato e apresenta alguma caracteristica que não é tão boa para exposição (mais nariz, orelhas mal colocadas, coisas assim), mas pelo pedigree que transporta, pode reproduzir. Em Portugal não se usa muito.

Pet é um gatinho que não deve concorrer porque nas ninhadas não nascem só campeões. Não tem qualquer problema de saúde, apenas tem características físicas menos boas para exposição. No contrato vem explicito que não pode reproduzir e nenhum filho dele será inscrito no LOP, mesmo que os donos tentem quebrar as regras do contrato.
WaterMonitor
Membro Veterano

terça dez 23, 2014 10:30 pm

Esqueci-me: qualidade pet é o gatinho mais barato, o que num Persa comprado a um criador reputado, não quer dizer 300,00 euros. :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”