Ajuda a educar cachorro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Cayenne
Registado: quarta jan 14, 2015 11:46 pm

quarta jan 14, 2015 11:55 pm

Olá a todos,

Adoptei o "pequeno" Cayenne, que de pequeno já não tem nada, que tem agora 7 meses. É um rafeiro, de tamanho médio, muito energético.

Sendo o meu primeiro cão, tenho tido algumas dificuldades em o educar. Ainda estou quase a terminar a fase do roi tudo (foi parede, sofa, cabos...enfim), mas não sei como mais educar o cão. Tenho dois problemas:
1. Por muito que o leve a rua (manha, almoço e noite) ele acaba por se "aliviar" a maior parte das vezes em casa. O pior é que nunca o apanho no acto para o corrigir, ele só o faz quando sabe que ninguem está a ver ou em casa;
2. Tira-me coisas de cima dos balcoes e mesas (como panos, esfregoes), destroi tudo. Mas, mais uma vez, não o consigo corrigir porque só o faz quando não estou em casa :(.

Visto que nunca o apanho em acção, nunca o consigo corrigir atenpadamente. Alguém tem alguma sugestão? ideias?

Obrigada
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jan 15, 2015 1:22 am

Dê-lhe coisas suaves próprias para a idade e porte para o manter entretido, bolas de borracha, kongs, etc. Mas não brinque ao cabo de guerra com ele.
Ele eventualmente irá fazer fora de casa, dê-lhe mais tempo entretanto esfregona e balde para cima.
Mantenhas as coisas do balcão fora do alcance, deve ser o instinto de presa a funcionar, o destruir é o "desmontar" a presa, isso é normal.
Se quiser treinar isso, é simples, se quiser redirecionar isso, também é simples basta uma bola.
O que me leva a outro ponto, o da energia
Por enquanto só em casa, atire uma bola para ele brincar, comece-o a treinar para lhe dar a bola e atire-a outra vez, uma das maneiras para fazer isso é utilizar duas bolas.
Pare sempre quando começar a ver os primeiros sinais de cansaço.
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

quinta jan 15, 2015 1:49 am

Passear o cão 3 vezes por dia não é nem de perto nem de longe suficiente...
Ao domingo por exemplo, não está mais tempo com ele? Certamente que o consegue apanhar em flagra...
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
botas96
Membro Veterano

quinta jan 15, 2015 3:56 am

Neste estágio não tem tanto a haver com a quantidade de vezes que é passeado.
Têm mais a haver com a maturação não só física mas também da "cabeça".
Provavelmente ainda não se sente à vontade na rua, ainda poderá haver coisas que o possam intimidar ou que o deixem ainda desconfortável. (barulhos, cheiros, etc.)
Assim que se sentir mais confortável com o meio, mais a necessidade de "marcar", ele passará a fazer na rua.
É uma questão de tempo até que isso aconteça.

E deve ter havido algo no treino que deve ter falhado, pois segundo parece, ele em vez de estar condicionado a ir fazer a um sítio específico, ele está condicionado a fazer às escondidas.
Lembro que esse treino é importante não só nessa fase mas também lá mais para a frente.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta jan 15, 2015 10:08 am

O "fazer às escondidas" revela que lhe ralharam com dureza ou fizeram demasiado alarido ao apanharem-no em flagrante, ou mesmo depois do acto.

Imaturo, o cachorro passou a associar o defecar e urinar a reacções desagradáveis dos donos e tirou daí uma conclusão para ele óbvia: se o fizer fora das vistas, não lhe acontecem coisas desagradáveis, como palmadas e eventualmente esfregarem-lhe o focinho na poça ou no monte malcheiroso.

Nessas idades, o melhor a fazer é sempre ignorar, limpar pacientemente e acima de tudo não entrar em ansiedades quanto a passeios higiénicos.

Tratar os descuidos e os passeios com tranquilidade e naturalidade é sempre o melhor método de ensino do asseio.

Entretanto, escolha horas a que andem outros cães também em passeio. Além de socializar, o seu cachorro aprenderá com eles, por imitação, o que se deve fazer na rua e mais depressa deixará de o fazer em casa.

Quanto às bancadas e mesas, é como diz o Botas96: guardar tudo e isolar cabos, tomadas, etc. Mesmo que para isso tenha de alterar temporariamente a decoração da casa.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta jan 15, 2015 2:07 pm

Com o meu cão, que tem 4 meses, a única coisa que resulta são os ossos de couro ou do talho. Os brinquedos como os Kong ou outros não o interessam particularmente. Também é perito em arranjar ramos de árvores.

Em termos de roer o grande problema tem sido tirar-lhe a mania o fazer nas pernas e sapatos das pessoas. Não só porque tem dentes como pregos, como também porque passa rapidamente a valentes dentadas. Tirar-lhe a mania de usar a boca para tudo não tem sido fácil. Relativamente a mim, foi simples, mas perder a mania de o fazer às outras pessoas, especialmente as pessoas mais frágeis, é complicado.

Está agora a começar a empoleirar-se para chegar acima das bancadas e mesas mas sempre que o apanho, empurro-o com o meu corpo e ralho. Quando não estou, não deixo nada ao alcance dele.

Sobre as necessidades não posso pronunciar-me porque há muito, praticamente desde as 10 semanas quando o trouxe, que faz tudo na rua e o mais longe possível de onde come e dorme. Claro que isto é fácil para mim porque basta-me deixar uma porta aberta e ele sai para um patio. Num apartamento deve ser dificil.
botas96
Membro Veterano

quinta jan 15, 2015 2:32 pm

Ossos do talho aos 4 meses uhm...
E estamos a falar de que tipo de cão? Será um cruzamento entre um urso e um leão?

Conhecendo já as sua preferências quanto a cães...

gostei muito do pormenor .

"...empurro-o com o meu corpo e ralho" aos 4 meses.

Devia era esclarecer aos demais que o que você gosta é de ursos ahahahahah

A minha aos 4 meses nem para o sofá conseguia subir sem ajuda e nem conseguia abrir a boca o suficiente para alguns ossos do talho ahahyahah
WaterMonitor
Membro Veterano

quinta jan 15, 2015 5:00 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

É um Pastor do Cáucaso, fez os 4 meses no dia 5 e está com 20 e muitos quilos (deve já rondar os 25 quilos). Efectivamente parece um urso pequeno.

Mas atenção, a preferência clara pelos ossos da perna vem desde o dia que chegou. Pesava 11 quilos e já arrastava aquilo por todo o lado.

São cães muito rústicos e se bem que me esforce por o estragar (há quem diga que os russos me vão processar por estar a amaricar o melhor cão de guarda do mundo) a ele foge-lhe muito a pata para o chinelo. Gosta dos seus bonecos, mas só para os juntar perto da cama, para roer são ossos (os de couro são já os grandes) e troncos que consegue arrancar sei lá onde.

E dou-lhe encontrões, para o desiquilibrar, quando se põe de pé nas patas traseiras para apanhar coisas nas mesas e bancadas. Chega perfeitamente lá. Felizmente não tem qualquer ideia de se levantar perante as pessoas.

As patas, relativamente às pessoas, servem para as tentar (por enquanto é só tentar) derrubar, batendo com elas nas pernas mas abaixo do joelho. Uma vez caída a "vítima" julgo se dê o ataque à dentada. Não sei porque não só não o deixo morder, como apanha de cada vez que faz isso a incautos.

Acrescento que da ninhada dele a maioria está já a trabalhar. Fazem guarda e, provavelmente, não têm a vida do meu que anda por aí a conhecer o mundo. Não desencorajo a guarda, de forma alguma, mas estou a tentar que seja mais equilibrado e menos agressivo.
botas96
Membro Veterano

quinta jan 15, 2015 5:47 pm

Mas onde o arranjou? Foi visitar o Putin?

Com 4 meses e já andam a trabalhar?

Se já o Serra da estrela parece um urso quando se levanta em duas patas.

Outra coisa que me intriga é que se ele com 10 semanas já se está "aviar" na rua, enquanto o normal é esperarmos meses que isso acontece, vai ser fresco, vai.

Não sei qual a sua estatura física, mas se selas e rédeas não estão fora de questão deixe-lhe que lhe diga que o seu "timing" é péssimo.
Pois provavelmente poderia ter sido o figurante no senhor dos anéis ou no hobbit. ahahahah
Digo o e não um figurante, pois seria a única lá no "set" e provavelmente faria todos os papéis não cgi.
Mas, agora, se desperdiçou uma carreira de estrelato internacional ou não.

Um pastor do Cáucaso, mas o que raio se faz com uma coisa dessa? Ao menos no inverno deve dar um jeitaço
Cayenne
Registado: quarta jan 14, 2015 11:46 pm

quinta jan 15, 2015 8:43 pm

Obrigada a todos pelas respostas :D, foi uma grande ajuda

Resumindo: continuar a levá-lo à rua e com muita paciência esperar e limpar até ser um "adulto" naquela cabeça. Já oiço falar tanto das maravilhas do cão ser adulto que até parece a melhor coisa que lhe vai acontecer. Vai na volta depois até vou ter saudades de ele ser o brincalhão e traquinas que é agora.

A ideia das bolas parece muito boa, inclusivé com a tendência destruidora dele comprei um pack de bolas Kong que já duram algumas semanas, as normais nem um dia duravam. Bem... assim já sei como dar uso a 3 bolas :). E já vem mais um Kong vermelho e um kong osso, que o velho já começa a ser pequeno para ele.

Quanto aos passeios, as 3 vezes que referi são durante os dias de trabalho. Ao fim-de-semana já lhe consigo dar passeios decentes, pois levo-o à praia e jardins onde se cansa e se exercita bastante melhor. E sim, não posso deixar a porta aberta pois vivo em apartamento ;).

Já agora, li em sites que detergentes enzimáticos/antibacterianos são os melhores para limpar os "acidentes" em casa, visto que eliminam melhor o cheiro (os cães terem tendência a fazer no mesmo sitio e vão sempre pelo cheiro). Alguém me pode aconselhar um bom detergente que faça este efeito? ou nem vale a pena ser tão picuinhas em limpezas? simplesmente limpo com algo à base de lixiva e já está?

Obrigada uma vez mais ;)
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

quinta jan 15, 2015 11:34 pm

Com calma, ir treinando e condicionando o cão.
Não vai ficar como voce quer de 1 dia para o outro mas tudo se consegue com calma.

Ainda hoje estava na conversa com uma pessoa que me diz, que um colega de trabalho apareceu-lhe com um boston terrier e que o cão não parava quieto atirava-se ás pernas de toda a gente, e que nunca conseguiria ter um cão assim, (está habituada ao meu julga que são todos iguais :) ) .

Perguntei eu que idade tinha o cão, resposta 8 meses, é pá as pessoas devem pensar que os cães nascem ensinados ...
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
WaterMonitor
Membro Veterano

sexta jan 16, 2015 2:23 pm

Icecosta mandei mp por engano. Peço desculpa.

botas96, vou mandar mp porque era para si. :lol: :lol: :lol: :lol:
WaterMonitor
Membro Veterano

segunda jan 19, 2015 6:01 pm

Actualização: pesa hoje 27 quilos e 400 gramas. 8)
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça jan 20, 2015 8:02 pm

WaterMonitor Escreveu:Actualização: pesa hoje 27 quilos e 400 gramas. 8)
tens colocado fotos?
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
WaterMonitor
Membro Veterano

quarta jan 21, 2015 3:10 pm

Tenho sim. Vais lá e vês o meu urso.
Responder

Voltar para “Cães”