Acho que só faço asneiras... Ajuda por favor

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Ligiarvaz
Registado: sábado jan 24, 2015 9:34 pm

quinta jan 29, 2015 11:32 pm

Boa noite :wink:

Preciso de ajuda e conselhos. Tenho uma menina com 2 meses em casa. Chegou à uma semana mas eu acho que só estou a fazer asneira. Então o problema é o seguinte: A cookie adora morder os braços e as mãos o problema é que magoa pois tem dentes muito afiados e pequeninos. Ralhamos com ela, afastamos e quando já não aguentamos mais damos um "safanão" no focinho para parar. Mas ela agora começou a ladrar para nos e aos saltos tenta mordiscar . Ela fica confinada na cozinha entre as 10:30h e as 19:30h. Quanto chego a casa dou-lhe logo atenção e beijinhos, deixo ir ao terraço apanhar ar e depois enquanto trato do jantar ela anda sempre atrás de mim. Mas não tem educação, não obedece, estava a fazer xixi no jornal ao 2 dia agora já faz em qualquer lado. Ela dorme connosco porque eu não consigo deixa-la ao frio na cozinha, já passa lá o dia todo. Sei que não está certo mas custa me imenso. Algo que me possam ajudar para ela ser mais obediente? Ajudem me por favor com as vossas experiências. Eu se calhar mimo muito porque ela já passa 8/9 horas sozinha que depois tento fazer tudo para compensar mas tenho medo de estar a fazer tudo errado. Obrigado :cry:
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

sexta jan 30, 2015 10:58 am

Ponto numero 1

A cadela foi SEPARADA da mae cedo demais devia ter esperado até aos 3 meses.

Ponto numero 2

O comportamento de tentar morder é normal nessa idade e vai durar durante mais uns tempos

Ponto numero 3

Querer que um animal dessa idade aprenda a fazer as necessidades num local é o mesmo que tentar que um bebe vá fazer as necessidades á casa de banho.

Pode ralhar pode bater pode fazer como quiser, mas enquanto a cadela não for ensinada a fazer as necessidades na rua vai sempre fazer em qualquer lado.

Só apreende com o tempo e com o crescimento, quando tiver as vacinas comece a traze-la á rua várias vezes por dia para fazer as necessidades, nessa idade no máximo aguentará umas 3 horas sem fazer nada.

Quanto ao morder vá ralhando quando magoa e arranje uns brinquedos para ela se entreter a roer ossos de couro etc.

Dormir faz bem em te la junto a si, com a idade que tem quer é ter companhia, mas gradualmente tente coloca-la a dormir onde quer que ela fique senão habitua-se e depois ...

Ponto extremante curioso do seu post

Não tem educação, não obedece !!!!

De que raio estava á espera, numa cadela com 2 meses?!

Esse animal é um bébe ainda.

E ao ter sido separada prematuramente da mae e do resto da ninhada, pode vir a ter problemas comportamentais no futuro, ou seja terá de a socializar bem com outros animais e pessoas para que a cadela aprenda a comunicar-se e dar-se bem com os outros animais.

Era bom que ter um cão fosse como chegar á worten e comprar uma TV, era só ligar e pronto, e ainda trazia livro de instruções.

Pois mas não é ...

Dá trabalho, dá despesa é preciso limpar muito coco e muito xixi, vai estragar muita coisa, senão tiver cuidado.

Atenção aos sapatos e chinelos ( objecto predilecto de cachorros em fase de crescimento :) ) muito cuidado com detergentes e lixivias e tudo o que seja tóxico.

Tenha cuidado com a alimentação compre uma raçao adequada a idade e raça do seu animal, não lhe de restos, não lhe de leite de vaca ( senão então coitada da bicha, não quer que faça as necessidades por todo o lado e a seguir dá-lhe leite de vaca e poem a pobre coitada de *** )

Depois é desfrutar da enorme companhia e satisfação que estes pequenos trazem ao nosso dia a dia.
Última edição por icecosta em sexta jan 30, 2015 4:22 pm, editado 1 vez no total.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
dognice
Membro Júnior
Registado: domingo jan 18, 2015 2:13 pm

sexta jan 30, 2015 11:25 am

O meu cão se ficasse tanto tempo só .... morria de solidão. De resto é desviar a atenção quando ela faz qualquer coisa que não gosta e gastar essa energia com actividades, que pelos vistos é muita. :) ;) :twisted:
brunomds93
Membro Júnior
Registado: quinta mai 29, 2014 7:04 pm

sexta jan 30, 2015 2:32 pm

Isso não é um bom método ignorar cria stress e mudanças de comportamentos já aprendidos.
Tal como já aqui foi dito se a cadela tem 2 meses nunca ira estar educada requer tempo e paciência para além do mais bater não é um bom método ela provavelmente faz-lo por dores dentárias ou apenas porque é bebe. ao bater para além de ela não perceber o porquê está a criar stress ansiedade na cadela que leva a respostas fisiológicas como hiperventilação com maior consumo de oxigénio e taquicardia que a longo prazo poderão revelar serios problemas na sua cadela. quando há algo que ela faz que está incorrecto deve utilizar um reforço para ela cumprir as suas ordens, ou seja, se ela morde ou faz mal não bata chame-a obrigue a sentar-se o seu lado e a permanecer ali sem levantar a voz ou haver uma punição física. ao fim de algum tempo para ela não deduzir que fez bem de lhe um biscoito por ter permanecido ''de castigo'' evita stress e ha estudos que comprovam uma melhor resposta por parte do animal.
E o cão não tem culpa a melhor forma de não fazer porcaria é a prevenção de forma a ele não ter forma de errar e não esperar que ele corresponda ao que a gente deduzimos ser ''um bom cao'' ainda para mais com 2 meses. O seu método podera levar a probelmas de socialização e de comportamento mais tarde podendo desenvolver pelo stress comportamentos compulsivos de forma a alivar o stress que poderão tornar-se se nao forem corrigidos em estereotipias ou seja um comportamento ja adquirido sem objetivo.E a cadela se urinou uma vez no sitio correto devia ter dado um biscoito pois eles vao por associação ate que ha decima vez que faz bem percebe que a esta a congratular por fazer xixi no jornal. bater ou repreender por urinar no sitio errado a resposta comportamental que eles têm é que não devem urinar exclusivamente ali ou se tiver sido a sua frente e repreender eles associam que a castigou por urinar a sua frente

Cumprimentos
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jan 31, 2015 1:39 am

Vou tentar dar respostas rápidas.

Quanto ao morder, gana. O mais parecido que conseguir com isso. Pode parecer parvo, mas é a linguagem que ela conhece.

Quanto ao xixi fora do sítio, ela estava a portar-se bem e você não a recompensou. Quando a vir a fazer fora do sítio, pegue nela e coloque-a onde quer e diga qualquer coisa como "aqui xixi!". Nada de bater. Repita tantas vezes quantas as necessárias. Quando não vir, limite-se a limpar. Quando e acertar novamente, recompense-a. Pode ser com elogios e festinhas.

Entradas e saídas em casa devem ser feitas sem stress E SEM CULPA. Nos primeiros minutos após chegar, ignore-a e não lhe dê logo atenção. Vá trocar de roupa, fazer um xixi e só quando ela deixar de dar pulinhos e santinhos é que lhe poderá então dar toda a atenção que quiser. Normalmente 5 minutos são suficientes para a acalmar.

Saída de casa, igual. Coloque-a na caminha dela e saia SEM SEQUER OLHAR PARA TRÁS. E NEM PENSE em ficar do lado de fora da porta da rua a escutar. Custa menos se for logo à sua vida. Não se despeça nem dê beijinhos antes de sair de casa. Feche a porta e pronto. Eventualmente se ela já ligar a biscoitos, que eu duvido, pode dar-lhe 1 ou 2 e colocando-a na caminha dela. Pode também dar-lhe a refeição da manhã nessa altura e fechar a porta. Objectivo: associar a sua saída a coisas agradáveis. Alimento, no caso.

Deixe-lhe alguns brinquedos e enquanto são muito novos, vá rodando os brinquedos. Deixar 2 ou 3, no dia seguinte deixar OUTROS 2 ou 3.

A minha cadela também foi habituada a ficar na cozinha quando saio e a dormir na cozinha. Pode (ou não) dar-lhe mais espaço à medida que cresce. Cá em casa, dar-lhe mais acesso significa concentrar-se em guardar a porta da rua ou aumentar a frequência com que pode vir ladrar a ruídos da rua. Na minha opinião incute-lhe mais stress do que a tranquilidade de um espaço mais reduzido.

Por fim, se acha que tem frio, coloque-lhe um saquinho de água quente na caminha dela. Alguns cães gerem bem o privilégio de dormir com os donos, outros sobem degraus na hierarquia familiar. É muito cedo para perceber em que categoria se insere a sua cachorra.

Boa sorte e felicidades.[/b]
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jan 31, 2015 1:45 am

TIVE VONTADE DE APAGAR TUDO!!!

Ao menos leu o que lhe foi dito no post anterior a este?
Ligiarvaz
Registado: sábado jan 24, 2015 9:34 pm

sábado jan 31, 2015 7:45 am

Bom dia a todos, so agora consegui dar resposta. Li tudo com atenção e vou seguir conselhos. Atenção eu não quero que a cadela aprenda as coisas de um dia para o outro aliás o título do meu Post é "acho que só faço asneiras". É o meu primeiro cão, não sei se é cedo ou não para sair da mãe acho que não posso ser culpabilizada por isso, se no fosse eu era outro qualquer. Hoje vai levar as vacinas. Fui ontem comparar mais brinquedos e resguardos para substituir pelo jornal. A minha mãe mora no 2 andar do meu prédio e ontem deixei a chave para a minha irmã que tem 18 anos vir buscá-la para não estar sozinha. Quando lá cheguei para a ordem buscar estava toda contente. Penso que agora é ter paciência. A questão do morder e arranhar é porque ela magoa mesmo principalmente com as unhas quer andar por cima da nossa cara, morder os cabelos e assim. Quando disse que dava um safanão não a espanco por amor de deus apenas não sabia que isso podia trazer comportamentos agressivos no futuro ou que fazia mal. Obrigado
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sábado jan 31, 2015 10:20 am

icecosta Escreveu:Ponto numero 1

Errado, aos 2 meses é o normal, portanto só falhou por uma semana...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sábado jan 31, 2015 4:12 pm

TheOne Escreveu:

:) :)
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
dognice
Membro Júnior
Registado: domingo jan 18, 2015 2:13 pm

domingo fev 01, 2015 12:28 pm

fontedasbicas Escreveu:
TheOne Escreveu:

Entendam-se! Eu tb ia jurar que já aqui li a referência aos 3 meses... Isto anda mesmo pelos dias da amargura: Quando nem os criadeiros se entendem...
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

domingo fev 01, 2015 3:46 pm

dognice Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:
TheOne Escreveu:

Entendam-se! Eu tb ia jurar que já aqui li a referência aos 3 meses... Isto anda mesmo pelos dias da amargura: Quando nem os criadeiros se entendem...
A partir dos 2 meses (8 semanas) o cachorro pode ser separado da mãe. Sublinhei o "a partir" por isso mesmo.. depois parte de cada um a decisão de quando ir buscar o cachorro.. Até com 1 ano já vi irem buscar cachorros por isso...

Já agora quem são os criadeiros do forum?

E se acha que isto está pelas ruas da amargura porque é que insiste em andar por cá com o centésimo nick?

Pedro [/u]
SnugglePuff
Registado: quinta fev 19, 2015 11:03 pm

quinta fev 19, 2015 11:25 pm

Tenho uma cadela que vai fazer agora dia 26 dois meses e tem o mesmo problema com a sua, a única diferença é que ela não teve mãe canina e fui eu que a alimentei a biberon.

Como já disseram quando ela ferrar, gana e saia da beira dela que é algo que os irmãos iriam fazer, ou simplesmente levante-se e retire-se do local que é algo que a mãe faria. Compre um brinquedo especifico para o crescimento dos dentes como os kong e meta-o no congelador antes de lhe dar pois o mais provável e ela com dores de dentes

As necessidades convém começar com forrar a área toda onde ela está com jornal e ir removendo aos poucos, caso ela faça as necessidades na área sem jornal, volte a preencher tudo novamente, e depois comece a remover, repetindo sempre que haja algum descuido.

Outra coisa que seria uma mais valia, era informar-se sobre treino de clicker e iniciar o mais rápido possível. E acima de tudo, muita paciência!
SummerRB
Membro
Registado: segunda abr 15, 2013 4:16 pm
O gentleman Taylor
Rodolfo - o nosso baby site gigante <3

segunda abr 06, 2015 4:39 pm

O problema começa por ela estar sozinha tantas horas. É impossível conseguir ter um cão minimamente são quando está fechado sem qualquer tipo de estimulação mental durante metade do dia.
E importante arranjar quem a possa ir ver pelo menos uma vez a meio do dia, ou então arranje maneira dela ir consigo.

O problema dos xixis e cocos fora do sítio também nunca vai ficar controlado a menos que alguém esteja com ela (no mínimo) a meio do dia.

Relatimanente ao mordiscar, a melhor coisa que pode fazer é arranjar uns ossos de roer e quando ela começa com esse tipo de brincadeira troque a sua mão/braço pelo osso. Ela está em idade de experimentar o mundo com a boca.
CASTELLUM MARE CAVALIER KING CHARLES SPANIEL
Responder

Voltar para “Cães”