AJUDA cão sozinho que ataca outros cães o que fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

domingo fev 01, 2015 10:01 pm

Boa noite
Onde moro há um cão que "passa a vida" solto a atacar outros cães, enquanto a dona está calmamente sentada no café.

Hoje houve outra cena com este cão na esplanada de um café onde costumam estar crianças, "felizmente" quando aconteceu eu tinha vindo buscar os meus cães com duas crianças e não estava lá, estava lá a minha mãe que como é lógico só pensava que eu estava a caminho com os meus cães e com as duas crianças e que podia dar "asneira".
Quando lá cheguei o cão ainda tentou vir ter com os meus, mandei-o ir ter com a dona, ele já me vai tendo algum "respeito" pelos berros que às vezes lhe dou para a dona dele ouvir (se ele vier sozinho basta dizer-lhe em tom firme para ir ter com a dona), vai na volta apanhou-me (achava ele) mais distraída e resolveu meter-se debaixo da mesa atrás dos meus, ainda ia "a caminho" e já eu lhe estava a mandar um berro e a agarra-lo pelo cachaço facto que ele não apreciou muito e acabou por recuar sem resistência e ir ter com a dona.
Ora o meu receio é que os meus cães não vão sempre à rua comigo e os meus pais não têm a mesma antecipação que eu e nem têm reacção perante uma situação destas, e se um dia for com os meus? Não têm hipótese! É um cão de porte médio-grande contra 2 Pinscher!

As perguntas que quero fazer são:
Podemos fazer queixa do ataque de um cão(sem trela) a outro animal(com trela) se o presenciarmos, ainda que não estejamos directamente envolvidos nele?
Podemos fazer queixa por o cão andar sozinho na rua?
Podemos fazer queixa por o cão andar sem trela?

Que raio de susto é que eu consigo pregar à mulher para ela acordar e ser responsável, sem por a vida do cão em risco???????????

PS: Sim eu detesto a dona do cão, mas o cão não tem culpa, só que mais dia menos dia vai dar-se um incidente mais grave, segundo dizem "as más linguas" o cão tabém já mordeu a pessoas, ele é parcido com um rottweiler, se tiver o azar de fazer alguma coisa mais a sério não lhe devem dar hipótese, já tentei de tudo, primeiro de forma civilizada e agora com a ameaça de fazer queixa na polícia mas nada demove a senhora de se ir sentar no café e deixar o cãozinho solto à vontadinha sem o ter debaixo de olho.
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo fev 01, 2015 11:07 pm

Ainda há dois dias aconteceu-me isso de noite, quando vi uma p.a. do chinês a fazer a "carga" não disse nada puxei a minha para trás, finquei os pés no chão pronto para lhe dar uma sarrafada pelo cachaço adentro (de momento pontapés estão fora de serviço).
Ela quando me viu parou, hesitou, depois avançou mais devagar, volta para o dono e lá foi ela para o dono, que estava ocupado com a outra cadela
Na maioria dos casos é o que se passa, basta fazer a "mancha", oferecer outro alvo e retaliar se for o caso. Nada de histerismos.

Quanto às perguntas.
Sim, pode e deve
Sim, pode e deve
Sim, pode e deve

Regra pessoal. A minha cadela está acima de todos e de tudo, eu não espero pelos outros donos, o outro cão que se lixe.
Se explorou as outras opcções, parece-me a mim que só tem uma coisa a fazer, apresentar queixa e ir até ao fim.
E mais uma coisa, se o seu cão for atacado com sucesso, a pessoa que o acompanha que leve um télélé, chama a policia imediatamente e não deixa a outra idiota sair dali, porque terá uma conta de vet para pagar.
Uma coisa que lhe digo, um dia em que eu não consiga parar um cão, a outra pessoa vai ter um cabo dos trabalhos, porque mais depressa vai ser preciso um médico do que um vet.
E se os seus cães forem minis terá que se mostrar mais resoluta na defesa, pois essa não poderá falhar. Pois se a idiota não fazer umas alterações.
É você ou ela.
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

domingo fev 01, 2015 11:26 pm

botas96 Escreveu:Ainda há dois dias aconteceu-me isso de noite, quando vi uma p.a. do chinês a fazer a "carga" não disse nada puxei a minha para trás, finquei os pés no chão pronto para lhe dar uma sarrafada pelo cachaço adentro (de momento pontapés estão fora de serviço).
Ela quando me viu parou, hesitou, depois avançou mais devagar, volta para o dono e lá foi ela para o dono, que estava ocupado com a outra cadela
Na maioria dos casos é o que se passa, basta fazer a "mancha", oferecer outro alvo e retaliar se for o caso. Nada de histerismos.
Sim isso já me conteceu várias vezes, e é mais ou menos isso que eu faço, aliás quando isso acontece os meus cães sabem automaticamente que quem manda naquele momento sou mesmo eu, não fazem barulho e limitam-se a seguir-me. O que costuma acontecer com este cão é precisamente isso, ultimamente até já basta esticar o braço de dedo apontado (é a minha posição autoritária), mas esta reacção só é válida se soubermos antecipar o outro cão, coisa que os meus pais por exemplo não sabem fazer, a reacção da minha mãe é pegar-lhes ao colo (ERRADO os meus ficam com mais medo e o outro fica com o alvo contido) e o meu pai não vê nada de mal até haver molho (e depois os outros são maus)

Em relação à(s) queixa(s) só são válidas em flagrante delito certo?
Qual a entidade mais indicada SEPNA ou PSP? (aqui quem opera é a PSP mas tenho a sensação de serem uma cambada de ignorantes no que toca a estes assuntos) :roll:
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

segunda fev 02, 2015 12:22 pm

Eu sugeria em antes de mais, de forma calma e serena falar com a pessoa e dizer-lhe que o cão a incomoda, nem que não chegue a fazer mal nenhum que em muitas situações até acabam por não fazer nada é mais receio da parte dos donos do que outra coisa.

Mas diga-lhe "o seu cão solto incomoda-me ou o prende ou não o deixa sair da sua beira para me vir incomodar a mim e aos meus cães" calmamente de forma cordial.

A pessoa pode perfeitamente dizer ahhh mas ele não faz mal.

Diga-lhe

Ok mas incomoda-me tenho medo, prenda o cão ou não o deixe sair da sua beira.

Compreende colabora porreiro agradeça e siga a sua vida.

Não compreende, não colabora chame de imediato a psp o cão tem de estar preso na via publica.


Isto dito por um dono que anda com o cão solto mas não o deixa incomodar nimguem.

Andar com o cão solto é proibido, eu acho estupido ser proibido mas, lá está tem de haver bom senso da parte dos donos, o cão não pode estar solto e ser um perigo para os outros e para si mesmo.

O meu cão é bastante sociável, mas nunca o deixo tomar a iniciativa de ir ter com outro cão, primeiro eu não conheço o outro cão, segundo o outro dono não conhece o meu cão não sabemos como é que eles vão reagir.

É uma questão de bom senso, infelizmente vejo pessoas que deixam os cães soltos na rua e deixam-nos fazer tudo o que querem, regra geral não tenho tido problemas, porque normalmente ou corre tudo bem sem grandes problemas cheiram-se e brincam e tal, ou o cão desconhecido fica a ladrar á distancia e o meu fica a olhar para ele como quem diz "chega-te" :) .

Mas tb já me aconteceu pegar-se com outro cão e até já tinha estado a brincar com ele anteriormente, mas pronto são cães que passam a maior parte da vida presos dentro de casa e saem á rua carregados de energia ainda por cima aquele era jovem e a coisa correu um bocado mal mas nimguem se aleijou, valeu pelo susto :)

Já agora os cães não se medem aos palmos, está para vir o cão de raça grande que reaga agressivamente com o meu e que não leve o troco em rosnadelas, seja pastor alemão ou serra da estrela se lhe rosnar arranja ali logo um problema do caraças porque ele não se fica então se estiver preso pela trela é o fim do mundo para o segurar e é um boxer que será uma das raças grandes com exemplares mais pequenos.

Por isso muitas vezes achamos que eles correm perigo com um cão maior mas são perfeitamente capazes de afugentar uma ameaça sem sequer entrarem em confronto fisico.

Pelo menos de todos os que reagiram agressivamente com o meu só um é que depois de levar um aviso resolveu avançar e levou o troco.

Claro que um cão parecido com um rottweiller e dois pinschers é complicado os pinchers afastarem-no.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

segunda fev 02, 2015 4:45 pm

MaguiC se já falou com a "dona" do patudo mais do que uma vez e, pelos vistos não resultou ... eu não esperaria por outra oportunidade. Os problemas evitam-se e não podemos ser condescentes com quem não é minimamente responsável. Assim sendo, da próxima vez que eu visse o cão solto ... nem avisava, pegava no tlm e ligava de imediato para a polícia. A lei fez-se para cumprir e, se alguns fiados na virgem acham que não a devem cumprir ... azar o deles pois 1º estão os meus animais e a sua segurança.
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

segunda fev 02, 2015 5:45 pm

icecosta Escreveu:Eu sugeria em antes de mais, de forma calma e serena falar com a pessoa e dizer-lhe que o cão a incomoda, nem que não chegue a fazer mal nenhum que em muitas situações até acabam por não fazer nada é mais receio da parte dos donos do que outra coisa.

Mas diga-lhe "o seu cão solto incomoda-me ou o prende ou não o deixa sair da sua beira para me vir incomodar a mim e aos meus cães" calmamente de forma cordial.

A pessoa pode perfeitamente dizer ahhh mas ele não faz mal.

Diga-lhe

Ok mas incomoda-me tenho medo, prenda o cão ou não o deixe sair da sua beira.
Isto foi o que começou por acontecer, ontem até ignorante me chamou, eu não tenho medo do cão, nunca tive medo de cães, já fiz voluntariado numa associação e cheguei a estar sozinha a segurar dois cães de porte grande pelo cachaço para não se pegarem, mas tenho medo de alguns donos e esta é claramente uma dessas donas, é por donos incompetentes que é obrigatório levar os cães presos.

Os meus andam soltos quando me "apetece", isto é quando não é provável que vão chatear alguém humano, canino ou de outra espáecie qualquer.
Sim também já tive um ou outro incidente, nunca nada de relevante e sempre com o devido pedido de desculpas.

Agora se houvesse incidentes com a dona presente era uma coisa mas ela está-se marimbando e isso é que me assusta! Nem tanto pelos meus cães mas mesmo pelo outro que qualquer dia faz asneira a sério e vai à vida :(

Edito apenas para acrescentar que em Novembro de 2013 não fosse eu antecipar a ideia do cão e ele tinha atacado o meu cão que vinha das vacinas e no entanto até se dão "bem".
Toda a gente se queixa mas toda a gente tem medo de se mexer e de ser o cão a sofrer as consequências de ter uma dona irresponsável. :roll:
Última edição por MaguiC em segunda fev 02, 2015 5:59 pm, editado 1 vez no total.
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

segunda fev 02, 2015 5:53 pm

Arguida2 Escreveu:MaguiC se já falou com a "dona" do patudo mais do que uma vez e, pelos vistos não resultou ... eu não esperaria por outra oportunidade. Os problemas evitam-se e não podemos ser condescentes com quem não é minimamente responsável. Assim sendo, da próxima vez que eu visse o cão solto ... nem avisava, pegava no tlm e ligava de imediato para a polícia. A lei fez-se para cumprir e, se alguns fiados na virgem acham que não a devem cumprir ... azar o deles pois 1º estão os meus animais e a sua segurança.
A dona efectivamente já não vai pelo diálogo, o problema que se põe em chamar a polícia é o tempo que demoram a encontrar a rua (nem os bombeiros cá chegam e encomendas só com muita sorte!) mas não vou estar com mais meias medidas, em relação a este cão e a uma outra cadela (com uma situação identica mas não tão grave, uma vez que o dono está presente) à próxima que aconteça o telefone vai funcionar.

(In)felizmente já sou conhecida por tentar arranjar solução para os abandonados... passo a ser também a má da fita. :evil:
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

segunda fev 02, 2015 6:27 pm

Já falou, não deu resultado.

A unica alternativa que tem é chamar a policia, ou então continua a levar com a mesma situação todos os dias.

As pessoas tem de ser responsabilizadas, infelizmente por norma é ao contrário quem sofre as consequencias são os animais, e isto acontece precisamente por não usarmos os meios legais.

Uma coisa é a pessoa estar com o cão solto e o cão não incomodar nimguem (tambem é proibido por lei), quer dizer só um completo inergumeno ia armar barraca por o cão estar solto se não está claramente a ser uma ameaça ou perigo para alguem ou outro animal.

Mas atenção já apanhei uma inergumena destas, vou eu a passear sossegado com o cão e uma "louca histérica" arma um enorme bate boca (da parte dela que eu nem lhe respondi :) ) porque o cão era uma raça perigosa e tinha de estar preso ( eu ainda olhei em volta porque pensei que estava a falar de outro cão qualquer mas era mesmo do meu) e berrou berrou veio atrás de mim a dizer que ia chamar a policia e eu segui viagem com o cão, isto com o cão ao meu lado solto e nem perto dela se chegou aliás ela é que vinha atrás de nós a berrar.

Agora se deixam o cão solto a incomodar as outras pessoas e a por em causa a segurança dos outros animais e restantes interveniente porque a via publica tem carros tem motos quer dizer o cão atravessa a rua leva uma pancada lixa-se o cão e os danos da viatura?

Ainda noutro dia estava num parque com o cão e andava lá um individuo com um rotteweiller sem trela nem açaime, a coisa deu barraca porque apareceu uma cadela vadia que costuma andar lá no parque e o rott arrancou atrás dela, valeu-lhe ser demasiado gordo e a cadela pirou-se saltando um murro que dá para a via publica o rott tentou saltar mas ficou-se pela tentativa o peso era muito.

Tambem já me aconteceu a mim com a mesma cadela o meu boxer arrancou atrás dela a diferença é que eu berrei-lhe e ele parou, enquanto o rott o dono berrou correu atrás dele insultou o cão e nada só parou porque não consegui saltar o muro.

A seguir colocou-lhe a trela? eu deu me vontade de lhe dizer alguma coisa é irresponsável andar assim com um cão que não responde quando se lhe pede.

Quer dizer o cão calhou de não conseguir saltar o murro se salta olha xau xau rott ou é apanhado por um carro ou vai atrás da cadela até se cansar, o que realmente naquele caso não parecia ser preciso muito.

Mais lento que aquele rott só mesmo o dono dele, o cão andou a correr em circulos a tentar apanhar a cadela para ai durante 1 minuto o gajo não consegui mexer-se para deitar a mão ao cão.

E eu a assistir com o meu ao lado solto mal ele ouviu os primeiros ruidos e olhou na direcção deles só lhe disse "senta" parou logo a olhar para eles e só se voltou a mexer quando o chamei...

É por isto que eu com o meu cão ando com ele solto, não é porque ele nunca faça nada de imprevisivel é porque quando o mando parar ele para, por exemplo está habituado a andar no passeio não anda na rua, o que não quer dizer que ás vezes não se esqueça e meta uma pata na rua mas é imediatamente corrigido e volta ao passeio.

Ve outros cães e não sai da minha beira, normalmente acabo é por o prender porque não quero que as outras pessoas fiquem com receio dele estar solto enquanto eles andam com o animal deles preso.

Agora se o outro estiver solto o meu tambem fica solto.

Aliás da unica vez onde ele se pegou mesmo com outro cão estava preso pela trela, e pegou-se mesmo por estar preso entendeu que o outro era uma ameaça não tinha para onde se mexer porque estava preso mostrou-lhe logo os dentes.

Larguei-o logo mas já o estrago estava feito o outro respondeu tb a rosnar e avançou na direcção do meu, o meu atirou-se a ele....

Já tive inclusive outra situaçõe onde fui surpreendido por um rafeiro de grande porte que nos saltou literalmente ao caminho vindo de uma casa que tinha o portão aberto pelo todo irriçado corpo completamente tenso a mostrar os dentes e a rosnar eu até fiquei meio paralisado porque nem o vi a não ser quando ele me apareceu á frente já de dentes á mostra a minha preocupação naquele momento foi vão se pegar mas dado que estava numa rua sem saida e quase sem transito soltei a trela do meu, na expectativa que ele se afasta-se e aquilo terminasse nem se mexeu ficou ali ao meu lado e começou a rosnar ao outro foi o suficiente para o cão sair daquele estado e voltar para trás.
Última edição por icecosta em segunda fev 02, 2015 6:36 pm, editado 1 vez no total.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

segunda fev 02, 2015 6:34 pm

E pronto está uma pessoa a tentar "esquecer" o assunto, sai à rua e sabe de mais 2 incidentes com o desculpem "raio" do cão. :evil:
O que mais me chateia é que o cão não tem culpa da incompetência da dona :(

PS: Que eu tenha conhecimento já mordeu a 4 e tentou morder 2
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

quarta fev 04, 2015 3:39 pm

Hoje liguei para a PSP a relatar a situação e a denunciar que o cão estava solto na rua, muita compreensão, deve fazer sempre que isso acontece e blá blá blá ainda não apareceram e já as criaturas estão em casa... :roll:


(E lá veio o cão atrás dos meus... dá-me uma certa vontade de rir porque assim que me vê amaina logo aqueles sentidos) Eu tenho cara de má :twisted:
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta fev 04, 2015 7:55 pm

AST88 Escreveu:Queixa na policia! O cão vai para o canil e pronto
E os donos são multados.

E depois nem pagam a multa nem vão buscar o cão.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

quarta fev 04, 2015 7:57 pm

Floripes3 Escreveu:
AST88 Escreveu:Queixa na policia! O cão vai para o canil e pronto
E os donos são multados.

E depois nem pagam a multa nem vão buscar o cão.
Assim fosse! O canil daqui não é de abate, promove adopções, ao menos ia para uma família decente! :roll:
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Responder

Voltar para “Cães”