Raças portuguesas em risco de extinção

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

segunda mar 15, 2004 11:47 pm

pois :lol:
fico um pouco preocupado que raças portuguesas desapareçam assim, da vontade de um dia pegar um ou um casal
Ines2002
Membro
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm

terça mar 16, 2004 12:47 am

Boas noites!!

Não vi a notícia do JN mas é claro que a estimativa dos cães existentes não pode ser feita só com base nos registos de um ano. No entanto, o facto do número de registos ter vindo a decrescer (no caso do C.Laboreiro) só pode ser mau sinal!

É com muita pena que assisto a este quadro negro de algumas raças portuguesas ainda por cima sabendo que são raças com imenso potencial (não vejo qual o gozo da Sealords quanto à exportação do C.Laboreiro quando assistimos cada vez mais à valorização das nossas raças no estrangeiro, mais do que no seu país de origem...).

O mais grave na minha opinião é o tipo de conhecimento que as pessoas têm sobre determinadas raças! Quando passeava com o meu C.Laboreiro notava que muita gente identificava bem a raça mas quando conversava com elas via que a maior parte (inclusivé muitos criadores de outras raças que encontrava nas exposições) tinha um conhecimento errado da mesma, nomeadamente a nível de temperamento. Há algumas ideias fixas (e erradas) que existem sobre a raça e isso contribui para uma imagem incorrecta do cão. Se a isso se associar um número pequeno de exemplares e pouca divulgação.....

Só posso dizer, para rematar, que escolhi o meu cão (depois de muita pesquisa e de falar com criadores) porque achei que a raça reunia várias características que me agradavam e foi provavelmente das melhores opções que fiz na minha vida... Descobri uma raça fantástica, uma região linda (o Gerês, solar da raça, onde ainda se pode ver cães a trabalhar com os rebanhos) e conheci pessoas com a mesma paixão e dedicação pelas raças nacionais.

A divulgação dos "nossos" cães passa por muito trabalho dos criadores e claro, muita carolice!! É o amor à camisola que muitas vezes não deixa desistir! POUCOS MAS BONS!!

Inês C ;)
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

terça mar 16, 2004 12:47 pm

Oskarina , eu tenho um Serra d`Aires com 8 meses e esse com certeza ainda não consta nesse nr que apareceu no jornal , e como eu certamente há outros casos , agora o que eu acho é que nós temos que fazer tudo para defender as nossas raças , que infelizmente estiveram quase a acabar e ao que parece estão a ser bastante divulgadas no estrangeiro .
O serra d´aires é um cão espectacular ,de uma beleza e inteligência fora do comum e só quem convive com eles é que lhes pode realmente dar o seu merecido valor , são espectaculares , aproveito também para dizer que dia 27 de Março vai haver um concurso de serra d´aires ás 14 horas na ouvibeja , organizado pelo clube português do cão de serra d´aires e acho que quem tiver possibilidade e estiver interessado na raça deve de comparecer para ver a alegria dos bichinhos e o amor que os donos tem por eles .

beijokas
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

terça mar 16, 2004 12:50 pm

Oskarina , eu tenho um Serra d`Aires com 8 meses e esse com certeza ainda não consta nesse nr que apareceu no jornal , e como eu certamente há outros casos , agora o que eu acho é que nós temos que fazer tudo para defender as nossas raças , que infelizmente estiveram quase a acabar e ao que parece estão a ser bastante divulgadas no estrangeiro .
O serra d´aires é um cão espectacular ,de uma beleza e inteligência fora do comum e só quem convive com eles é que lhes pode realmente dar o seu merecido valor , são espectaculares , aproveito também para dizer que dia 27 de Março vai haver um concurso de serra d´aires ás 14 horas na ouvibeja , organizado pelo clube português do cão de serra d´aires e acho que quem tiver possibilidade e estiver interessado na raça deve de comparecer para ver a alegria dos bichinhos e o amor que os donos tem por eles .

beijokas
Responder

Voltar para “Cães”