Cadela estrelizada com sintomas de cio e leite

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pink2011
Registado: domingo jun 05, 2011 2:51 pm

domingo fev 08, 2015 10:38 pm

Boa noite,
a Pinky vai fazer 3 anos, é da raça Dalmáta e de porte medio.
A Pinky desde cedo foi estrelizada (retirou os orgãos reprodutores), teve um pos operatorio bom e sarou bem, não é para o meu espanto que passado uns meses começou a ter sintomas de cio (corrimento e zona genetal inchada), fui com ela ao veterinario onde foi operada e a justificação foi, pode ter ficado com celulas dos ovarios, mas que era uma coisa que passava com o tempo.
A Pinky teve mais umas 4 vezes o cio e agora piorou, começou a ter leite, como ela mama nela propria produz em grande quantidade. A veterinaria diz para por leite e por sal ao pescoço, não acho normal.
A cadela nunca teve em contacto com nenhum cão, não sei o porque deste manifesto.
Podem-me ajudar?
Obrigada
Cumprimentos
Joana Lourenço
JackTheRott
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

domingo fev 08, 2015 10:49 pm

O veterinario diz para pôr sal ao pescoço ?
Quem lhe disse isso não foi o veterinario, não invente e vá mesmo a um veterinario em vez de falar com o vizinho.
pink2011

domingo fev 08, 2015 10:53 pm

JackTheRott Escreveu:O veterinario diz para pôr sal ao pescoço ?
Quem lhe disse isso não foi o veterinario, não invente e vá mesmo a um veterinario em vez de falar com o vizinho.
Pedi ajuda e o senhor goza comigo.
Sim foi a veterinaria que me disse isso, tenho emails trocados com ela a dizer isso. Eu paguei por uma operação e não foi assim tão barata.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo fev 08, 2015 10:54 pm

Sal ao pescoço? Está a brincar não? Um veterinário disse-lhe isso? Faça o que lhe foi dito e vá depressa ao veterinário com a cadela.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
JackTheRott
Membro Veterano

domingo fev 08, 2015 10:54 pm

Não, você é que está a gozar connosco...essa historinha que conta não lhe foi dita por um veterinario, mas é daquela sabedoria popular da provincia...epá, se inventar...seja mais plausível..vá a um veterinario.
pink2011

domingo fev 08, 2015 11:05 pm

Não inventei nada, apenas vim pedir uma opinião sobre o que estava a acontecer.
lesleyanne
Membro
Registado: terça jul 01, 2014 11:00 am

domingo fev 08, 2015 11:38 pm

Procure uma segunda opinião.....

Cumps, Lesly
pink2011

segunda fev 09, 2015 11:00 am

JackTheRott Escreveu:Não, você é que está a gozar connosco...essa historinha que conta não lhe foi dita por um veterinario, mas é daquela sabedoria popular da provincia...epá, se inventar...seja mais plausível..vá a um veterinario.

Clinica Vetandom

19/01/2015

Para: joana lourenço

Boa tarde

O que aconselho é fazer o seguinte:

- aplicar creme gordo, por exemplo Barra ou Bepanthéne sobre a zona com fissura/ assadura e masajar suavemente, vestindo à Pinky uma t-shirt ou um capa que a impossibilite de chegar ao local onde aplicaram o creme. Poderão fazer isso duas a três vezes ao dia. No caso de ser a t-shirt, vestem as patinhas da frente e dao um nó atrás, para que não vá "fugindo";
- uma a duas vezes ao dia pordem aplicar sobre essa zona que a cadelinha mama o um pouco de gelo indirecto, ou seja, embrulhado numa toalha, cerca de 5 minutos. Para além de desinflamar, ajuda a reduzir a produção de leite;
- quando a pele estiver sarada e nas zonas em que não haja ferida, pode colocar um pouco de álcool e massajar, intercalando com o gelo, para o leite secar mais rápido;
- se a produção de leite for grande, porque o facto dela mamar, estimula a produção pode vir a ter de fazer uns comprimidos ou gotas para interromper a lactação. Caso pretenda acelerar, indique-me por favor o peso da Pinky que envio-lhe a receita por mail;
- os antigos faziam algo de estranho que resulta. Não conheco as bases científicas mas se embrulhar um pouco de sal num paninho pequeno e pendurar na coleira ajuda a secar o leite. Parece loucura, não entendo o porquê mas funciona e tentar não custa.

As melhoras

Ao dispor,

Isabel Serra

depois de me chamarem mentirosa ontem, coisa que achei muito mal, pois vim pedir ajuda, porque vi que não era normal o caso que descrevi. Se não sabem dar opiniões, também não comentem. Obrigada
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda fev 09, 2015 1:14 pm

Ó pink, depois de eu ler isso tudo devo confessar que acho muito estranho um vet se virar para mésinhas da bruxa.
Caso esteja com dúvidas, e acredito que sim, porque senão não tinha feito este tópico.
Procure uma 2ª opinião, pode-lhe indicar uma solucção mais científica e fidedigna ou pode reforçar a 1ª opinião, mas garantidamente vai acabar com as dúvidas.
isoli
Registado: segunda fev 09, 2015 1:53 pm

segunda fev 09, 2015 2:07 pm

Boa tarde a todos
Sou a médica veterinária que operou a cadelinha da Pink2011. Fui eu também que troquei mails com a dona e que hoje a tentei contactar telefonicamente sem sucesso.
Em relação á cirurgia, pensava que esclarecera com a senhora o que poderia ter ocorrido mal durante a mesma e que justificasse o porquê do cio/lactação pós-esterilização. Lamento que o que tenha ficado de todas as minhas informações tenham sido o "coloque sal na coleira". Se leram tudo o que foi transcrito, isso foi apenas um aperte. Terão lido também conselhos válidos e inclusive indicação de ser necessária medicação, disponibilizando-a para aquisição na farmácia se assim o preferisse para não ter de vir à clínica dispender mais dinheiro. Lamento que, já que publicou as mensagens não tenha transcrito também a mensagem enviado hoje, pois aí talvez se evitassem mal-entendidos e, sobretudo comentários desnecessários
Como tentei explicar à dona, síndrome de ovário remanescente é uma patologia reconhecida e há várias causas para ela, que descrevi. O animal deverá ser reavaliado. A cirurgia, enquanto esterilização correu bem mas casa animal é único e nem sempre a evolução é a esperada.
Aproveito para me colocar à disposição para qualquer esclarecimento que julguem necessário. Penso que os comentários foram de uma forma geral desagradáveis com a interessada. Espero que tenham percebido o que lhe tentei transmitir. Lamento que e-mails trocados de forma privada sejam publicados de forma aberta, mas compreendo o desânimo.
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

segunda fev 09, 2015 3:43 pm

Li com alguma atenção o tópico aberto pelo membro Pink porque tenho uma cadela bichon maltês com 9 meses que acabou agora de ter o primeiro cio e estas questões da esterilização ainda continuam a deixar-me na dúvida se este procedimento, quando efectuado por conveniência e não por necessidade, será uma boa prática para o bem estar dos nossos animais. Estou ainda em fase de ponderação relativamente a este assunto.

Queria aproveitar a oportunidade de termos uma médica veterinária em contacto connosco neste tópico, e sem querer estar a desviar-me do assunto em questão, para lhe perguntar, pela sua experiência, o seguinte:

- Qual a percentagem de cadelas, que após a esterilização, apresentam ou ficam com sequelas da intervenção a que foram sujeitas, tendo que recorrer a medicação ou não. Falo por exemplo deste tal síndrome de ovário remanescente, da incontinência, das infecções urinárias, dermatites vaginais, etc, etc.

- E porque razão, não querendo estar a dizer que é o seu caso, mas é no meu, os veterinários normalmente omitem os possíveis efeitos adversos da intervenção e transmitem a ideia que é só vantagens.

Tenho noção que todas as intervenções cirúrgicas implicam riscos mas nem todos os donos, que, e bem, seguem as indicações dos veterinários, procuram outras fontes de informação que os façam ver "the whole picture".

Obrigado e cumprimentos.
isoli
Registado: segunda fev 09, 2015 1:53 pm

segunda fev 09, 2015 4:24 pm

Daddycool já responderei às suas questões.

Entretanto, e só para finalizar (espero) o tópico anterior, acrescento que já falei com a Pink2011 via telefone. Não acrescentou a minha resposta de hoje, pois, pelo que percebi ainda não tivera acesso à mesma. Penso que neste momento também não é relevante. Talvez se tenha precipitado um pouco ao falar no sal talvez devido ao disparate da ideia, como eu própria mencionei. Lamento, mais uma vez a situação e, sobretudo o encadeado de comentários que em nada esclareceu a questão e só causou perturbação. Tentarei acompanhar a Pink2011 da melhor forma possível e agradecia que em casos semelhantes, antes de fazerem juízos de valores, questionem, pois a "falar é que nos entendemos".

Em relação às dúvidas apresentadas por Daddycool:

- desconheço a percentagem de casos como os que descreve e outras patologias, no entanto, posso adiantar que são raros. O síndrome de ovário remanescente e a incontinência, a meu ver são os mais frequentes, mas mesmo assim raros. Posso acrescentar que em quase 20 anos de profissão, tive um caso de incontinência numa cadela esterilizada muito jovem e uma meia dúzia de situações de estro (cio) pós-cirúrgico, quer operados por mim quer casos de outros colegas. Existem, por causas várias mas são, efectivamente raros.

- penso que a raridade das taxas de insucesso e a frequência diária com que se fazem cirurgias para esterilização, nos levam a considerar que as probabilidades de algo correr mal nessas cirurgias de rotina são pequenas. Mencionamos efeitos secundários de anestesias, pós-operatórios mas normalmente não reforçamos muito as patologias que descreve, é verdade. Por norma, tentamos colocar os pontos nos is. Costumo dizer inclusive que não há garantias em qualquer procedimento clínica, nem mesmo numa simples vacina. A quantidade de variáveis é tão grande que pode haver hipersensibilidade. O mesmo acontece conosco: uma ida ao dentista, feita de ânimo leve tem de ser entendida como um acto médico, e, como tal há riscos envolvidos. Voltando às esterilizações, tento explicar ao máximo o que fazemos durante a cirurgia, o que pode correr melhor ou pior mas nem todos os cenários são ponderados. Casos como o descrito são raros, sobretudo pela lactação persistente e há que reavaliar o animal.
Penso que todos os colegas tentam ser o mais esclarecedores possível antes de qualquer intervenção. E aconselho sempre a que perguntem: "Há dúvidas?" É o momento para as esclarecer, as vezes que quiserem. Infelizmente, nem sempre tudo corre como desejamos mas na maioria das vezes temos sucesso.
JackTheRott
Membro Veterano

segunda fev 09, 2015 4:40 pm

efectivamente é verdade..de tanta informação que a veterinária deu a sra só reteve a ultima frase e que tinha sido dada como áparte...anedótico. Mas enfim.
JackTheRott
Membro Veterano

segunda fev 09, 2015 4:42 pm

pink2011 Escreveu:A veterinaria diz para por leite e por sal ao pescoço, não acho normal.
Eu não acho normal é ignorar tudo o que se segue e só apanhar a do sal no pescoço...
aplicar creme gordo, por exemplo Barra ou Bepanthéne sobre a zona com fissura/ assadura e masajar suavemente, vestindo à Pinky uma t-shirt ou um capa que a impossibilite de chegar ao local onde aplicaram o creme. Poderão fazer isso duas a três vezes ao dia. No caso de ser a t-shirt, vestem as patinhas da frente e dao um nó atrás, para que não vá "fugindo";
- uma a duas vezes ao dia pordem aplicar sobre essa zona que a cadelinha mama o um pouco de gelo indirecto, ou seja, embrulhado numa toalha, cerca de 5 minutos. Para além de desinflamar, ajuda a reduzir a produção de leite;
- quando a pele estiver sarada e nas zonas em que não haja ferida, pode colocar um pouco de álcool e massajar, intercalando com o gelo, para o leite secar mais rápido;
- se a produção de leite for grande, porque o facto dela mamar, estimula a produção pode vir a ter de fazer uns comprimidos ou gotas para interromper a lactação. Caso pretenda acelerar, indique-me por favor o peso da Pinky que envio-lhe a receita por mail;
dogpissed
Registado: sábado fev 07, 2015 12:23 pm

terça fev 10, 2015 3:40 am

É importante ir a um veterinário em quem se confie.... :? :? :? :? E eu falo por mim! É *** não confiar no vet! Escolhe outro, o mais rapidamente possível! :? :? :? :? :? :? :? :? :? :?
Responder

Voltar para “Cães”