A minha cadela atacou.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Diogo29
Registado: terça fev 10, 2015 5:18 pm

terça fev 10, 2015 5:22 pm

Olá pessoal, muito boas tardes.

Estou aqui para pedir a vossa "ajuda" num caso que temos em mãos lá por casa.

Nós adoptámos uma cadela no ano passado, chamada Olívia, já com 8 anos, rafeirita, mas com uns laivos de podenco.

É uma cadela super meiga, muito mimosa e maricas.

Acontece que, no final do mês de Outubro (dia 29), a cadela atacou o antigo companheiro da minha mãe. Ele sem se aperceber, acabou por encurralar a cadela entre ele, os móveis da sala e uma parede, e quando se baixou para a abraçar, ela mordeu-lhe a cara. De salientar também que, a cadela nunca se apresentou agressiva para ninguém, mas que o senhor em questão sempre tomou uma atitude dominante em relação ao animal.

Ele foi para o Hospital da zona, levou pontos, e necessitou de fazer cirurgia plástica no Hospital de S. José (porque o Hospital da zona não tem esse departamento). Ele foi sendo acompanhado em São José, onde a equipa lhe deu sempre um excelente prognóstico do caso. Inclusive, na penúltima consulta que ele teve com o médico, o mesmo lhe disse que não seria necessário fazer reconstrução de nada, que as cicatrizes iriam desaparecer com o tempo. Na última consulta, o médico disse-lhe que ele apenas necessitava de se deslocar ao Hospital novamente em Setembro.

Sucede que nos entrentantos, o relacionamento entre ele a minha mãe terminou, e ele agora diz que precisa de fazer uma operação plástica no valor dos 2800€ e os 3000€, numa clínica privada nunca identificada. Ele diz que precisa de fazer a cirurgia, não por motivos de saúde física, mas por motívos de estética e de saúde psicológica.

Sabemos que pela lei, somos obrigados a prestar todos os cuidados à pessoa em questão (a minha mãe pagou todas as Taixas Moderadoras e medicação do bolso dela), e a fazer um acompanhamento do caso até ao fim.

A minha questão prende-se com o seguinte:
- Sabendo já de ante-mão que o mesmo vai fazer queixa às autoridades competentes (está no seu direito de o fazer, tem 6 meses para isso), o que pode realmente suceder?;
- Havendo um relatório médico, de um médico que foi o que fez o acompanhamento desde o início do processo, a dizer que não é preciso qualquer tipo de cirurgia plástica, pode ele alegar em tribunal que precisa mesmo da tal cirurgia? Se já existe um relatório, poderá mesmo assim o Tribunal requisitar uma segunda opinião?;
- Existem na lei, compensações por danos morais (não físicos) para estes casos? Estes danos necessitam de ser provados por relatório médico?

Existe também o facto de que, após o sucedido, ele continuou a frequentar a nossa casa, e que a nossa cadela, cada vez que ele entrava lá em casa, tremia que nem varas verdes e se escondia. Eu cheguei a presenciar isto, enquanto ficava com ela no meu quarto. Ela desde que isto se sucedou, que ficou muito mais medrosa e maricas, sendo que há vezes até que foge das pessoas enquanto estamos na rua.

Desde já obrigado a quem nos conseguir ajudar.
Diogo29

terça fev 10, 2015 9:35 pm

AST88 Escreveu:Olá Diogo29.

Sinceramente não faço ideia do que irá acontecer...

Nem sei se o seguro que a cadela deverá ter alcança alguma coisa!

Esperamos por alguém mais esclarecido, se faz favor!
Obrigado pela sua resposta. A Olívia não tem seguro, pois nunca pensámos que fosse necessário. Normalmente diz-se que, casa assaltada, trancas à porta. Mas de momento já consideramos o assunto :oops: Até porque costuma haver outros cães soltos por onde ela costuma passear.

Temos provas do Hospital de S. José em como não existem mazelas de maior para ser necessário fazer uma cirurgia plástica. E também temos provas que ele se recusou a apresentar queixa na altura. Pela lei, segundo o que me explicaram, isto que ele está a tentar fazer, ainda que dentro do prazo legal para fazer queixa, não deixa de ser coação e chantagem.

Até porque, nunca nos foi apresentado um papel. Ele diz que precisa do dinheiro, o mais rapidamente possível, porque os médicos dizem que ele tem que ser operado de urgência.

Existem outros factores que aqui não vou referir, pois acho que devem ser privados, mas com isto já podem ficar com uma ideia da peça com que nos calhou na rifa :lol:
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça fev 10, 2015 9:44 pm

Se tem a convicção que ele vai apresentar queixa, consulte um advogado e não entregue qualquer dinheiro sem fazer isto primeiro.
Diogo29

terça fev 10, 2015 10:19 pm

WaterMonitor Escreveu:Se tem a convicção que ele vai apresentar queixa, consulte um advogado e não entregue qualquer dinheiro sem fazer isto primeiro.
É se calhar isso mesmo que vamos fazer. A minha mãe já entrou em contacto com uma amiga advogada, que disse que assim que puder, marca uma reunião connosco.
lesleyanne
Membro
Registado: terça jul 01, 2014 11:00 am

terça fev 10, 2015 11:21 pm

Nem mais.
Isto é caso para advogados.

Até pode se dar o caso em uma reunião com o seu advogado, ele achar que deve negar tudo.
Ou seja, que ele foi atacado mas que não foi pela sua cadela.
Depende das provas que a outra parte tenha.

Atenção que se isto for para tribunal, a provando-se o ataque, não sei em que situação irá ficar a sua cadela....

Terá que esclarecer tudo com o advogado.

Cumps, Lesly
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça fev 10, 2015 11:29 pm

Ia sugerir isso mesmo, consulte já um advogado, palpites de um fórum não têm qualquer valor nem sentido, pois só mesmo um advogado o poderá ajudar.

E um problema que quase ninguém referiu vai ser o futuro da sua cadela... :?
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

quarta fev 11, 2015 1:02 pm

Diogo29, por tudo o que escreveu, salta à vista que esse "cavalheiro" está-se a servir do que se passou para coagir e chantagear. Assim sendo e, tendo PROVAS de tudo, se fosse comigo, iria a um advogado para saber quais os procedimentos a ter.

Entretanto, se o caso for mesmo para a frente, por favor "dê sumiço" à Olívia "durante uns tempos" (se é que me entende) pois, independentemente do "fulano" ter razão ou não ... será ela a "sofrer na pele" pelas atitudes impensadas de gente sem escrúpulos.

Boa sorte e, oxalá tudo se resolva.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta fev 11, 2015 1:06 pm

Outra coisa que poderá fazer além do advogado ( obrigatório), é mandar avaliar a sua cadela por um treinador excelente e que esteja certificado, com o máximo de "peso" possível, ou pelas entidades competentes.
Mas como pode ser uma faca de dois gumes, aconselhava 1º um treinador (mas não um qualquer) para lhe dar um parecer, se falhar a avaliação, então poderá abandonar ou tentar evitar essa via.
A sua cadela poderá ser considerada perigosa e aí pode inclusive ficar sem ela.
Mas de qualquer maneira e pela história que li, a sua cadela pode não ser a mais sólida em termos de temperamento, pelo pouco que descreveu poderá ser insegura. Por isso aconselhava um bom treinador (trancas à porta).
Poderá consultar por si o enquadramento legal para cães potencialmente perigosos ou perigosos.
Se o caso chegar a tribunal é muito possível que lhe irão avaliar a cadela e se chegarem à conclusão que é perigosa, não sei o que lhe acontecerá.
Ao Menos fale com o advogado sobre isso. Fale com a ANIMAL, também. Podem-lhe aconselhar melhor do que eu nesse campo.
p.e. Eles, num passado recente lutaram pelo zico, conseguiram ficar com ele e reabilitaram, dando-lhe o nome de mandela acho que a treinadora envolvida foi a Cláudia Venceslau. (mas há outros)
E por agora esqueça o seguro, além de não servirem para nada, vai-lhe custar mais do que numa situação normal. Se a cadela for considerada pp ou p então vai ser obrigatório. Se a sua cadela for considerada pp ou p, na melhor das hipóteses mais um "Strike" e está "out",em qualquer das maneiras acho que um treinador é mandatório.
E se permite um comentário, se a cadela não tem um historial de agressividade por medo, leva-me a indagar sobre a dominância do homem em questão, pois tais comportamentos canídeos não aparecem do nada mas também para um canídeo inseguro há muito mais probabilidades para haver a 1ª vez.
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

quarta fev 11, 2015 1:35 pm

Em 1º lugar calma, depois consultar o advogado é sempre boa ideia nesta situação.

Contudo voce mais do que nimguem e mesmo do que o advogado saberá a extensão dos danos causados pela cadela, logo terá uma ideia se realmente foi uma situação que deixou sequelas se sim então nem o melhor advogado o vai safar vai ter de pagar.

Se foi uma situação que não deixou sequelas ou que deixou mas foram sequelas que realmente não justificam uma intervenção plástica vai ser muito complicado ao senhor conseguir ganhar uma causa em tribunal se as pericias técnicas não corroborarem a sua pretensão.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta fev 11, 2015 2:07 pm

Esta minha sugestão do advogado serve para toda e qualquer situação confrontacional em que nos exijam dinheiro. Meta animais ou não.

Não entendo nada de leis e gosto muito do meu dinheiro. Prefiro dá-lo ao meu advogado por serviços prestados do que a um otário qualquer que me esteja a chatear.

E acreditem que ao contrário do que a maioria pensa, os advogados poupam-nos muito dinheiro e chatices.
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

quinta fev 12, 2015 12:03 pm

Totalmente de acordo Watermonitor :wink:
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quinta fev 12, 2015 2:48 pm

Para além do advogado, já lhe pediram uma carta do médico/clínica, a explicar o que é preciso fazer, porque, e o preco? Para ver se existe mesmo algo por trás desse pedido ou se está só a inventar um valor? Pode ser que nao haja nada... Caso contrário, advogado...
Responder

Voltar para “Cães”