Cães , cortar orelhas/cauda? porque?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo fev 15, 2015 10:50 pm

icecosta Escreveu:Faz muita diferença, e é proibido em toda a união europeia.
Não não é, informe-se. Vá já ali à vizinha Espanha por exemplo, e o corte de orelhas é permitido.

Cá em Portugal o corte da cauda é também permitido.
icecosta Escreveu:Quanto ao fazer diferença, a cauda é de extrema importancia na comunicação dos cães, e as orelhas eu cá não sei mas não gostava que me cortassem as minhas.
Eu também não gostava de comer ração numa taça do chão, nem de ter uma coleira e uma trela ao pescoço de cada vez que vou à rua, e creio que me daria mal com as pipetas das pulgas... :roll:

Há mais de 20 anos que tenho cães sem cauda, e alguns com orelhas amputadas, e nunca nenhum deles teve problemas de comunicação entre eles pela falta da cauda ou das orelhas em bico, aliás, através de toda a postura do corpo dos cães, é possível perceber na perfeição qual as suas intenções.

E sim, sou a favor da amputação estética, já o fiz a cães meus, nunca nenhum deles sofreu os traumas que demagogicamente muitos amiguinhos dos animais relatam, mas... ah, é verdade, eu fi-lo num veterinário à séria, com condições médicas adequadas, com medicação pós operatória também adequada, e a única coisa que aconteceu logo após a cirurgia foram corridas e brincadeiras só incomodadas ou parcialmente condicionadas pelas talas, porque de resto, com os cuidados adequados nas mãos de pessoas responsáveis, corre tudo lindamente.

E voltamos ao mesmo, tudo contra os cortes estéticos, mas as esterilizações que são dolorosas, e são também amputações embora que internas, mas não deixam de ser uma amputação de um órgão interno, isso já está tudo bem...

Bah lá mais à falta de coerência... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
PedroBGK
Membro
Registado: terça out 08, 2013 8:22 pm

domingo fev 15, 2015 11:35 pm

TheOne Escreveu:
icecosta Escreveu:Faz muita diferença, e é proibido em toda a união europeia.
Não não é, informe-se. Vá já ali à vizinha Espanha por exemplo, e o corte de orelhas é permitido.

Cá em Portugal o corte da cauda é também permitido.
icecosta Escreveu:Quanto ao fazer diferença, a cauda é de extrema importancia na comunicação dos cães, e as orelhas eu cá não sei mas não gostava que me cortassem as minhas.
Eu também não gostava de comer ração numa taça do chão, nem de ter uma coleira e uma trela ao pescoço de cada vez que vou à rua, e creio que me daria mal com as pipetas das pulgas... :roll:

Há mais de 20 anos que tenho cães sem cauda, e alguns com orelhas amputadas, e nunca nenhum deles teve problemas de comunicação entre eles pela falta da cauda ou das orelhas em bico, aliás, através de toda a postura do corpo dos cães, é possível perceber na perfeição qual as suas intenções.

E sim, sou a favor da amputação estética, já o fiz a cães meus, nunca nenhum deles sofreu os traumas que demagogicamente muitos amiguinhos dos animais relatam, mas... ah, é verdade, eu fi-lo num veterinário à séria, com condições médicas adequadas, com medicação pós operatória também adequada, e a única coisa que aconteceu logo após a cirurgia foram corridas e brincadeiras só incomodadas ou parcialmente condicionadas pelas talas, porque de resto, com os cuidados adequados nas mãos de pessoas responsáveis, corre tudo lindamente.

E voltamos ao mesmo, tudo contra os cortes estéticos, mas as esterilizações que são dolorosas, e são também amputações embora que internas, mas não deixam de ser uma amputação de um órgão interno, isso já está tudo bem...

Bah lá mais à falta de coerência... :roll:

Obrigado pela sua resposta , de todas as que me deu mais informação e coerência, eu quando adquirisse um cão dessa raça gostaria de fazer isso (apenas as orelhas , cauda gosto de ver) mas se prejudicasse o cão preferia não o fazer ..
TheOne
Membro Veterano

segunda fev 16, 2015 12:13 am

PedroBGK Escreveu: Obrigado pela sua resposta , de todas as que me deu mais informação e coerência, eu quando adquirisse um cão dessa raça gostaria de fazer isso (apenas as orelhas , cauda gosto de ver) mas se prejudicasse o cão preferia não o fazer ..
Qual é a raça a que se refere? American Staffordshire Terrier ou Staff Bull Terrier? Este último não tem corte....
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
PedroBGK
Membro

segunda fev 16, 2015 12:43 am

TheOne Escreveu:
PedroBGK Escreveu: Obrigado pela sua resposta , de todas as que me deu mais informação e coerência, eu quando adquirisse um cão dessa raça gostaria de fazer isso (apenas as orelhas , cauda gosto de ver) mas se prejudicasse o cão preferia não o fazer ..
Qual é a raça a que se refere? American Staffordshire Terrier ou Staff Bull Terrier? Este último não tem corte....
Estava mais virado para o American Staffordshire Terrier (Amstaff) , porque é que o outro não tem corte ?

P.S. ( eu não percebo nada disso, apenas estou a tentar entender mais acerca destas raças ) xp
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda fev 16, 2015 9:42 am

Não me choca o corte de orelhas ou cauda, desde que feito sem dor e com os devidos cuidados.
Na minha opinião, há raças que acho que se não tiverem o corte, ficam descaracterizadas como por exemplo o Dobermann.
Não concordo que cão sem cauda não comunique, então e os que naturalmente não a têm?
Ainda assim, tenho uma cocker cachorra e optei por não cortar a cauda.
No conjunto, parece-me mais completa e para nadar ajuda imenso.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
TheOne
Membro Veterano

segunda fev 16, 2015 1:49 pm

PedroBGK Escreveu:
Estava mais virado para o American Staffordshire Terrier (Amstaff) , porque é que o outro não tem corte ?

P.S. ( eu não percebo nada disso, apenas estou a tentar entender mais acerca destas raças ) xp
Porque no Bull as orelhas são naturais, não precisam de ser cortadas.

Imagem

Mas também pode ter um Amstaff sem corte:
Imagem

Pessoalmente prefiro com corte mas isso sou eu...

icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

segunda fev 16, 2015 4:21 pm

Até acho que fica mais bonito sem corte ...
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda fev 16, 2015 6:37 pm

Não vou discutir gostos, mas vou comentar sobre os gostos no geral.
Nem todos os gostos devem ser satisfeitos, nem todos os gostos chegam a ser satisfeitos.
No plano funcional o corte é absolutamente despropositado.
Na caça (rabo e orelhas).
Alguns tem o rabo cortado para serem retirados da toca, o rabo é amputado +- na 3ª vértebra, o coto resultante é mais resistente do que a cauda inteira que é mais suceptível a partir caso o caçador se veja na necessidade de puxar o cão para fora da toca. Cães de toca como o daucshund (vulgo, salsicha) estão completos, outros como o jack russel não.
Pessoalmente prefiro a cauda inteira, pois apesar de tudo, é maior e se o cão ainda não estiver na entrada o caçador pode ir busca-lo mais fundo, antes uma cauda partida do que um cão morto.
Normalmente antes de se soltar o cão, ou o cão entrar por lá adentro, a entrada da toca é alargada e ou o acesso à toca é melhorada (pás, picaretas, etc), mas também pode haver desabamentos, qualquer das operações (cavar) pode demorar o seu tempo e também pode estar dependente da quantidade de "mão- de - obra" (não esquecer de lavar os olhos do cão com soro fisiológico logo a seguir para tirar a terra, e desinfetar as feridas do focinho do cão ou outros sítios, muitas precisarão de pontos, deixem-se de D.I.Y's. e vão ao vet)
O argumento de a cauda pode ser ferida nos silvados é ridículo, qualquer cão que entre nos matagais, silvados, etc, fica ferido nos flancos, por baixo, por todo o lado. ( Hoje, ainda estou a tirar espinhos de silvas da minha cadela que se cravaram ontem.)
Orelhas, o corte de orelhas de todos os cães de caça e de todos os tipos de caça (tocas e silvados, parar/aponte, levante, caça grossa), devem ser um grande não, não pois vai interferir directamente não só com o desempenho do cão no terreno, como também com a saúde do cão.

Lutas.

Normalmente são cortadas rente para o outro cão não "filar" a orelha, mas para ter um cão para lutas, mais vale ter um de louça.

Guarda e defesa.

Épá, não sei porque lhes cortam as orelhas nem a cauda, para não serem pegos facilmente, presumo eu, mas há muita força policial e militar que os tem sem cortes.
Os seals (preferem o malinois, ao pastor alemão, por serem mais compactos) chegam a saltar de paraquedas com os cães e nem por isso as caudas ou as orelhas atrapalham, nem no salto nem nas operações que fazem.

No estalão de cada raça tem lá as características(se é com corte ou sem corte e respectivas especificações do mesmo ) nem todo o cão deve ser cortado. Mas ao longo do tempo os estalões tem vindo a ser modificados e essas modificações tem vindo a ser ilegalizadas é uma questão de pesquisar.

E Pedro, se ainda nem sabe ao certo que cão quer, não acha que é um bocado prematuro preocupar-se com essas questões? Não deveria estar a preocupar-se com outras coisas, como p.e. qual o cão ideal para si? (para começar).
Ou tem um cão, corta-lhes as orelhas e pronto? e o depois?
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda fev 16, 2015 10:00 pm

Aos cães de pastor que guardam os rebanhos (não pastoreiam, guardam) também cortam as orelhas.

Porquê, não sei. Li algures que era para melhorar a audição ou coisa assim.
PedroBGK
Membro

terça fev 17, 2015 10:30 pm

botas96 Escreveu:
E Pedro, se ainda nem sabe ao certo que cão quer, não acha que é um bocado prematuro preocupar-se com essas questões? Não deveria estar a preocupar-se com outras coisas, como p.e. qual o cão ideal para si? (para começar).
Ou tem um cão, corta-lhes as orelhas e pronto? e o depois?
Não , porque eu sei o cão que quero , é um Amstaff , mas não o vou adquirir agora , apenas tenho curiosidade em saber , o porque dos cortes de orelha (os de cauda nao me importo muito , porque gosto de ver em todos os cães) e quero saber essencialmente se isso prejudica o animal , porque há muitos prós e contras , mas acho que se tudo for bem feito num bom veterinário e assim que não ha mal nenhum .

Ou seja , a minha resposta á sua pergunta é : Conhecimento , não ocupa espaço , e não é preciso eu ter um cão para querer saber mais acerca da sua raça e do porquê das coisas , apenas tenho curiosidade porque não percebo se prejudica ou não, obvio que se prejudicar o animal, quando eu o adquirir não o irei fazer .
WaterMonitor
Membro Veterano

terça fev 17, 2015 10:56 pm

Não prejudica, nem beneficia.

Nos nossos cães, que não trabalham, caçam ou lutam, o corte das orelhas é apenas cosmética.

A decisão cabe a cada um e ninguém tem nada com isso. Pelo menos eu não tenho de certeza.
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

quinta fev 19, 2015 12:39 pm

Isto realmente num fórum de animais.... Animais de estimação e caçadores combina tão mal.... :? :? :? :? :? :? :?
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta fev 19, 2015 2:27 pm

water

Não sei, o que lhe posso disser é que as nossas orelhas, ou melhor os sulcos das nossas orelhas servem para direccionar as ondas sonoras para o ouvido e podemos sem virar a cabeça determinar a direcção , a distância e a fonte do som.
Nos cães, não há esses sulcos, portanto as orelhas funcionam mais como um radar, ao captar o som eles viram as orelhas (em pequenos acertos ou em movimentos mais acentuados) e ou a cabeça para melhor detetar características do som.
Não sei se o corte (como deve ser) tenha implicação nisso, mas pressuponho que ao alterar a estrutura natural venha a deteriorar essa habilidade de dectecção. Não posso afirmar que sim ou que não, ou em que grau.
Já vi muitos cortes manhosos e nesses acredito que essa habilidade seja muito diminuída mesmo ao virar a cabeça, pois em muitos deles não existe estrutura alguma para focar as ondas sonoras. Além de não oferecerem obstáculo natural algum que retenham objectos estranhos de entrarem no ouvido. Portanto estou também em desacordo consigo quanto à arbitrariedade da decisão. Não pode ser só perante a nossa noção de beleza, a função (para o que queremos o cão) também deve ser tomado em conta.
Já me vi perante muitos cães, a pensar, podia levar este para o mato, para a praia! E depois, como não tem orelhas, penso outra vez e fico com pena, pois independentemente da discussão do corte, o facto é que há muito cão "sabotado" por aí.

Cão.
ultimamente tenho falado com muito cão, desconfio que seja sempre o mesmo (o que pode revelar muito da sua personalidade).
Mas, enfim, só lhe digo isto.
De tudo o que escrevi no post anterior foram essas as ilações que tirou?
Tenho pena de si.
WaterMonitor
Membro Veterano

quinta fev 19, 2015 5:31 pm

Botas96, acho que li isso da audição relativamente ao Fila de S. Miguel. Mas não vou jurar.

Não é uma coisa que ligue muito. Quando proibiram o corte de orelhas e cauda pensei que, por exemplo, o Rottweiler ia ficar muito feio com um rabão, a verdade é que hoje vejo-os em ringue com cauda e não me choca nada.

Para mim é naquela base: cada um decide por si. Por acaso não decidi quanto ao meu cão, mas também não fiquei chateada.
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

quinta fev 19, 2015 7:53 pm

É uma questão de hábito mas ficam bonitos ...
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
Responder

Voltar para “Cães”