Plantas favoritas que podem matar o nosso gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

segunda ago 26, 2002 11:57 am

Dado haver muito interesse em se conhecer quais as plantas prejudiciais à saúde dos nossos meninos, foi-me sugerido que abri-se este tema.
As plantas de interior abaixo descriminadas são as que eu sei que criam problemas, (espero ter escrito bem os nomes), esta lista é fruto de vários anos de pesquisa, dado os livros não referirem todos as mesmas plantas fui fazendo um apanhado, se mais alguém tem conhecimento de outras (de fonte segura) então pode ir acrescentando, no fim pode-se criar uma lista completíssima que a todos ajudará.

[color=darkred]Lista de Plantas Tóxicas[/color]
[b]Plantas cuja ingestão provoca transtornos digestivos:[/b]
Aráceas, Liliáceas, Amarilidáceas, Aucuba, mimosa do Japão, Alamanda, Euforbiáceas, Ciclame, Ficus, Agárico, Azevinho, Rododendro, Azálea, erva-moira.

[b]Plantas que causam prurido nos olhos ou na pele:[/b]
Dieffenbachia, Alocasia, Anthurium, Arisaema, Caladium, Monstera, Philodendron, Xanthosoma, Zantedeschia, Poinsettia, Croton, Pedilanthus, Hevea e Ficus.

[b]Plantas cujo contacto causa dermatite alérgica:[/b]
Alamanda, Narciso, Junquilho, Amarilis, Clivia, Crinum, Hippeasthum, Sparmannia, Tília de interior, Crisântemo, Primula, Túlipa, Chlorophytum, Jacinto, Sanseviética.

[b]Plantas que provocam outros transtornos:[/b]
-Perturbações nervosas: Amarilidáceas, Agárico, Campainha, Mimosa do Japão, Philidendron, Erva-moira.
-Perturbações cardiovasculares: Ciclame, Agárico, Rododendro
-Transtornos renais graves: Philodendron e ficus.

Também todas as Solanáceas (são plantas de baga, excepto tomate fruto) são tóxicas para os gatos.
A Hortense, a semente de rícino, os Cravos túnicos, o Lírio do Vale, o Narciso e o Visco-branco são venenosos para os gatos mas desconheço, nestes casos, qual o tipo de acção na saúde dos gatos.

Bjocas
Aby[/b]
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

segunda ago 26, 2002 1:50 pm

Obrigada!
rsaraiva
Membro Veterano
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

segunda ago 26, 2002 3:37 pm

Agora não tenho desculpa para proibir a minha gata de comer as avencas :(
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

segunda ago 26, 2002 9:53 pm

Obrigado Aby pela extensa lista!

Li algures que as populares violetas de parma e as violetas africanas também fazem mal aos gatos, mas se calhar fazem parte de alguma das famílias de plantas que estão na lista (acho que a família das liliácias é bem extensa). Li em tempos que os craveiros também são venenosos para os gatos, nao sei se será verdade.

RSaraiva:
Já que há tantas plantas perigosas o melhor mesmo é deixares a tua gata deliciar-se ou vingar-se nas Avencas :lol:

Abraços,

Caneco e Tétis
Aby
Membro Veterano

segunda ago 26, 2002 10:19 pm

Caneco,
Sou da opinião de que todas as Liliáceas devem ser retiradas do alcance dos gatos. Na minha lista falo do Cravo Túnico porque esta variedade estou certa de ser perigosa, não sei se as outras variedades de cravos também o são. Talvez seja melhor jogar pelo seguro não?
Também já ouvi dizer que as Campainhas trepadeiras podem ser comidas sem perigo desde que não comam as sementes e as raízes. Também a batata e os seus rebentos podem criar problemas.
A minha teoria é a seguinte: Com gatos plantas bem alto fora do seu alcance, assim não há problemas nem surpresas.
Um abraço
Aby
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

segunda ago 26, 2002 11:53 pm

Olá Aby,

Pois, as minhas plantas já estão quase todas ao nivel do tecto, ou em floreiras do lado de fora de casa :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas resumindo, Sardinheiras ou Pelargónios não vêm nas plantas venenosas! Sempre ficamos mais descansados 8)

Caneco e Tétis
rsaraiva
Membro Veterano

terça ago 27, 2002 10:00 am

A minha não liga nenhuma à relva para gatos. O vet. disse-me para tentar outra marca com sementes diferentes mas nem assim ela mordisca aquilo :) Avencas é mesmo a planta favorita.

Gosto especialmente quando a apanho e ela faz aquele ar de "eu?! eu não estava a fazer nada!!!!!" com um ramo de avenca pendurado no canto da boca :)
Aby
Membro Veterano

terça ago 27, 2002 9:08 pm

Deixa-a comer avencas. Afinal as lojas de plantas também precisam de fazer negócio.
Eu tive um cão que tinha um gosto bem mais dispendioso. Nada de ossos, nada de biscoitos para cão, nada de couros aromatizados, ele só queria sapatos, ou melhor, saltos de sapatos. Já velho, cheio de cataratas e com apenas alguns dentes, sapato que não fosse guardado logo que descalçado perdia o salto.
Aby
terry
Membro Veterano

quarta ago 28, 2002 7:46 am

O meu diabinho prefere roer os atacadores....
Ou então, fazer corridas com os sapatos enfiados na cabeça...adora "snifar" sapatos! :lol:
Cada gatinho com as suas manias!
Plantas, por enquanto não há. Mas quando houver estão à disposição! ;)
Aby
Membro Veterano

quarta ago 28, 2002 11:22 pm

Acho que podíamos começar a contar as malandrices dos nossos bichinhos, juntar e organizar tudo e escrever um livro.
Autores: Diversos utentes da Arca de Noé
Título: Desgarrada de asneiras caninofelinas
O que acham da ideia?
Aby
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

quinta ago 29, 2002 8:29 am

Olá Aby,

Concordo com a tua ideia, lol
O meu pekenito agora deu em dormir em cima das batatas e roer os alhos :o
isto é que há gostos para tudo :)
terry
Membro Veterano

quinta ago 29, 2002 8:30 am

Seria certamente um Best-Seler!
Podemos tentar!
:lol:
Já tinha feito a sugestão de com o dinheiro das vendas ajudar gatinhos (e não só) que precisassem! :o
rsaraiva
Membro Veterano

quinta ago 29, 2002 8:39 am

anokas123 tás a esquecer-te das caixas do vinho ..... aquele nariz sempre humido nunca me enganou :)))))))
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

quinta ago 29, 2002 8:43 am

Lol, tens razão. :lol:
Sempre que apanha a despensa aberta enfia-se na caixa do vinho branco
terry
Membro Veterano

quinta ago 29, 2002 9:15 am

Vinho, cerveja....Qualquer coisa serve!
E depois aquelas correrias desnfreadas pela casa?!
Ali há snifanço pela certa! ;)
Responder

Voltar para “Gatos”