Boa Noite,
Sou novo no fórum e desde já queria dar os meus parabéns a esta página acho que está muito bem organizada e estruturada.
Bem é o seguinte, um colega meu teve uma ninhada de cães e como não tem condições para os criar perguntou me se eu não queria ficar com um e eu disse tudo bem, que ficava com um ! Estou mesmo empolgado com esta ideia mas também tenho algum receio porque não tenho experiência a criar cães desde muito pequeninos. Eu adoro cães e quero satisfazer ao máximo as necessidades do meu futuro cão.
Queria que me pudessem dar alguns conselhos básicos para domesticar um cão desde muito cedo, algumas dicas se me fizerem esse favor ficava agradecido ! Observação : Moro num apartamento mas como é R/C tenho um pátio enorme da parte de trás.
Outra coisa o cão acho que vem por volta do mês e meio de idade, acham que é muito cedo ou pode vir sem qualquer problema?
Muito Agradecido,
Diogo Nunes
Estou á espera de um cachorrinho
Moderador: mcerqueira
Mês e meio é cedo demais, 2 meses é o mínimo aceitável, caso contrário arrisca-se a vir a ter um cão altamente problemático a nível comportamental.
Quanto ao resto, este site tem artigos extremamente interessantes e realistas: https://www.doglink.pt/artigos
Quanto ao resto, este site tem artigos extremamente interessantes e realistas: https://www.doglink.pt/artigos
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Concordo com TheOne, o ideal seria no minimo os 2 meses, no entanto eu tenho um cachorrinho que completou ontem 2 meses.
No meu caso foi adoptado pois os cães iriam ser abandonados e as pessoas que os tinham iam desfazer-se deles a qualquer pessoa que aparecesse, por isso eu trazer o O'neill ou não iria ser o mesmo
Eu sempre tive experiencia com cães, no entanto nunca tive um desde tão pequenino. Até agora tem estado a ir muito bem, já obedece a muita coisa, já faz as necessidades no local correcto etc...
Contudo tudo depende da personalidade do cão e também genética...
Há uns mais teimosos que outros
Diga ao seu amigo para deixar os canitos com a mãe até os dois meses e aí sim vá buscá-lo.
Quanto ao espaço , tudo depende do porte ...
Vai ter de ter muito tempo para ele e não se esqueça que pequenino significa muita responsabilidade : Veterinarios, treino, passeios etc...
Prepare já uma esfregona , porque até aprenderem o sitio onde fazer as necessidades é preciso muita paciência, mas aos poucos com dedicação vão lá
Não se esqueça de o habituar desde pequeno a rotinas e lugares, isto é, a comida e a água sempre no mesmo sítio, a caminha também , e não esquecer que durante a noite ( se decidir que ele não dorme consigo ) , por mais que ele chore não ceda. Ás vezes é mais complicado com os vizinhos
Posso dizer que com 2 mesinhos ,habituei o O'Neill a dormir no meu quarto solto, dorme a noite toda e só acorda para ir fazer as necessidades no jardim.
De inicio comprei uma transportadora e todas as noites ele dormia lá dentro, a partir daí aos bocadinhos ele foi-se habituando a dormir a noite toda sem chorar e ter medo, e a semana passada comprámos a caminha oficial dele e ele dorme a noite toda na caminha dele que adora
Tudo agora depende de si
Cada caso é um caso !!
Boa sorte com o patudinho , depois queremos fotos

No meu caso foi adoptado pois os cães iriam ser abandonados e as pessoas que os tinham iam desfazer-se deles a qualquer pessoa que aparecesse, por isso eu trazer o O'neill ou não iria ser o mesmo

Eu sempre tive experiencia com cães, no entanto nunca tive um desde tão pequenino. Até agora tem estado a ir muito bem, já obedece a muita coisa, já faz as necessidades no local correcto etc...
Há uns mais teimosos que outros

Diga ao seu amigo para deixar os canitos com a mãe até os dois meses e aí sim vá buscá-lo.
Vai ter de ter muito tempo para ele e não se esqueça que pequenino significa muita responsabilidade : Veterinarios, treino, passeios etc...
Prepare já uma esfregona , porque até aprenderem o sitio onde fazer as necessidades é preciso muita paciência, mas aos poucos com dedicação vão lá

Não se esqueça de o habituar desde pequeno a rotinas e lugares, isto é, a comida e a água sempre no mesmo sítio, a caminha também , e não esquecer que durante a noite ( se decidir que ele não dorme consigo ) , por mais que ele chore não ceda. Ás vezes é mais complicado com os vizinhos

Posso dizer que com 2 mesinhos ,habituei o O'Neill a dormir no meu quarto solto, dorme a noite toda e só acorda para ir fazer as necessidades no jardim.
De inicio comprei uma transportadora e todas as noites ele dormia lá dentro, a partir daí aos bocadinhos ele foi-se habituando a dormir a noite toda sem chorar e ter medo, e a semana passada comprámos a caminha oficial dele e ele dorme a noite toda na caminha dele que adora

Tudo agora depende de si

Boa sorte com o patudinho , depois queremos fotos

-
- Registado: domingo mar 01, 2015 10:38 pm
Muito obrigado pelo conselho !TheOne Escreveu:Mês e meio é cedo demais, 2 meses é o mínimo aceitável, caso contrário arrisca-se a vir a ter um cão altamente problemático a nível comportamental.
-
Dudapf Escreveu:Concordo com TheOne, o ideal seria no minimo os 2 meses, no entanto eu tenho um cachorrinho que completou ontem 2 meses.
No meu caso foi adoptado pois os cães iriam ser abandonados e as pessoas que os tinham iam desfazer-se deles a qualquer pessoa que aparecesse, por isso eu trazer o O'neill ou não iria ser o mesmo![]()
Há uns mais teimosos que outros![]()
Não se esqueça de o habituar desde pequeno a rotinas e lugares, isto é, a comida e a água sempre no mesmo sítio, a caminha também , e não esquecer que durante a noite ( se decidir que ele não dorme consigo ) , por mais que ele chore não ceda. Ás vezes é mais complicado com os vizinhos![]()
De inicio comprei uma transportadora e todas as noites ele dormia lá dentro, a partir daí aos bocadinhos ele foi-se habituando a dormir a noite toda sem chorar e ter medo, e a semana passada comprámos a caminha oficial dele e ele dorme a noite toda na caminha dele que adora![]()
Tudo agora depende de siCada caso é um caso !!
Boa sorte com o patudinho , depois queremos fotos![]()
Boa tarde, tirei algumas conclusões relativamente á sua opinião e conselhos, muito obrigado pelas as dicas

Outra coisa, como moro num prédio estou a pensar em arranjar o espaço dele na marquise com acesso ao pátio (moro num rés do chão), e depois á medida que quiser brincar com ele e isso deixo-o entrar em casa.. mas quando estiver a descansar ou eu estiver um pouco ocupado deixo-o na marquise com as suas coisinhas. Ou acha que eu o devia dar acesso a toda a casa?
Muito obrigado pela atenção

Para ele o melhor era ter acesso á casa, para si é que pode não ser 
O ideal sera o animal poder circular pela casa e interagir com a sua familia humana.
O que não quer dizer que em determinadas alturas, não o possa confinar a um local em concreto, apenas acho que não vale a pena faze-lo por norma e apenas em momentos de necessidade.
Algo que é util será utilizar uma crate e treina-lo.
Assim naqueles momentos que precisar de estar sozinha em casa ou que simplesmente não o queira a vaguear pela casa colaca-o na crate.
Eu por acaso não uso mas os entendidos dizem todos maravilhas.
http://www.petmd.com/dog/puppycenter/po ... or_puppies

O ideal sera o animal poder circular pela casa e interagir com a sua familia humana.
O que não quer dizer que em determinadas alturas, não o possa confinar a um local em concreto, apenas acho que não vale a pena faze-lo por norma e apenas em momentos de necessidade.
Assim naqueles momentos que precisar de estar sozinha em casa ou que simplesmente não o queira a vaguear pela casa colaca-o na crate.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT
"Malcom X"
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT
"Malcom X"
-
Muito obrigado pelas dicas !icecosta Escreveu:Para ele o melhor era ter acesso á casa, para si é que pode não ser

O local das necessidades, recomendam me a por jornal ou outro tipo de material?
O cão é uma mistura de boxer com pastor alemão, alguém já soube de algum caso deste cruzamento?

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm
é um rafeiro, como tal não se pode fazer previsões 

O acesso à casa, na minha opinião, deve ser condicionado e não total. Ele deverá ter um espaço "dele", um espaço onde dorme, onde come, onde passa uma parte do dia, e só quando os donos estão em casa é que terá acesso à casa toda.
Quando digo acesso condicionado, não digo que o deve fechar num quarto, mas por exemplo dar acesso ao pátio e à marquise como referiu, e eventualmente à cozinha, se bem que esta última, para um cachorro, tem muitos estímulos....
Para a sua sanidade mental, e porque é um cão de porte médio/grande, é mesmo bom que defina desde o primeiro dia, os limites que ele não pode ultrapassar!
Quando a família está em casa, então ele poderá circular pela casa livremente, mas sempre sob supervisão de alguém, só assim o vão conseguir educar e controlar para que os móveis, as roupas, os sapatos, e outros pertences dos donos, não se transformem em brinquedos tamanho gigante!!! É quase como educar uma criança, há que dar mimo mas muita educação e limites, um cachorro dá muito trabalho e são precisas grandes doses de paciência, e o balde com a esfregona vão ser os seus melhores amigos nos primeiros meses!
Quando digo acesso condicionado, não digo que o deve fechar num quarto, mas por exemplo dar acesso ao pátio e à marquise como referiu, e eventualmente à cozinha, se bem que esta última, para um cachorro, tem muitos estímulos....
Para a sua sanidade mental, e porque é um cão de porte médio/grande, é mesmo bom que defina desde o primeiro dia, os limites que ele não pode ultrapassar!

Quando a família está em casa, então ele poderá circular pela casa livremente, mas sempre sob supervisão de alguém, só assim o vão conseguir educar e controlar para que os móveis, as roupas, os sapatos, e outros pertences dos donos, não se transformem em brinquedos tamanho gigante!!! É quase como educar uma criança, há que dar mimo mas muita educação e limites, um cachorro dá muito trabalho e são precisas grandes doses de paciência, e o balde com a esfregona vão ser os seus melhores amigos nos primeiros meses!

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
Quanto ao acesso que lhe pode dar depende do que quer que ele faça ou não.
Eu por exemplo mantenho sempre as portas dos quartos fechadas, ele tem acesso quando quer à Sala ( isto não inclui sofás , sem permissão ) , Hall de entrada e cozinha ( apenas para comer e beber águas ).
Esses foram os locais que lhe estipulei desde que cá chegou e até agora 5*.
Já tenho quartos abertos e ele não entra sem autorização ou sem alguém entrar primeiro .
O meu quarto ele já associa a dormir e/ou a ficar sozinho sossegadito
Mas lá está, tudo depende daquilo que quer que ele tenha ou não , e isto significa que , a partir do momento em que se impõem regras ele vai sempre segui-las, não convém mudar mais tarde quando ele já se habituou .
Quanto as necessidades, eu compro resguardos de criança e corto ao meio , de início pus 3, um em cada divisão ao qual tinha acesso. Agora ele já pede para ir a rua e sempre que o faz e faz as necessidades lá fora compenso-o.
Quanto as "crates" ou jaulas , como eu costumo dizer , usava apenas no início quando ainda não confiava nele para dormir solto no quarto , no entanto ele habitou se depressa é já sabia que dormir significava ir para a jaulinha e passar lá a noite . Muitos treinadores e donos usam-nas durante toda a vida dos cães, eu pessoalmente acho desnecessário , mas isso já tem a ver com cada um ...
Agora enquanto ele cabe na jaulinha , deixo-a aberta com um resguardo lá dentro caso ele queira ir lá fazer necessidades ou simplesmente deitar-se. Tem livre arbítrio nesse aspecto .
Até agora tenho andado a implementar as mesmas regras e restrições e ele está 5* , super educado , não rói as coisas ... Não liga a sapatos nem fios , no entanto para isto acontecer tem de se estar 24/7 em cima dele , cada vez que ele desaparecia da minha vista ia atrás dele para o recompensar ou ensinar. Quanto ao aspecto que ele vai ter , é esperar para ver , mas independentemente do rafeirito que sair , vai ser um mimo com certeza
Eu por exemplo mantenho sempre as portas dos quartos fechadas, ele tem acesso quando quer à Sala ( isto não inclui sofás , sem permissão ) , Hall de entrada e cozinha ( apenas para comer e beber águas ).
Já tenho quartos abertos e ele não entra sem autorização ou sem alguém entrar primeiro .

Mas lá está, tudo depende daquilo que quer que ele tenha ou não , e isto significa que , a partir do momento em que se impõem regras ele vai sempre segui-las, não convém mudar mais tarde quando ele já se habituou .
Quanto as necessidades, eu compro resguardos de criança e corto ao meio , de início pus 3, um em cada divisão ao qual tinha acesso. Agora ele já pede para ir a rua e sempre que o faz e faz as necessidades lá fora compenso-o.
Quanto as "crates" ou jaulas , como eu costumo dizer , usava apenas no início quando ainda não confiava nele para dormir solto no quarto , no entanto ele habitou se depressa é já sabia que dormir significava ir para a jaulinha e passar lá a noite . Muitos treinadores e donos usam-nas durante toda a vida dos cães, eu pessoalmente acho desnecessário , mas isso já tem a ver com cada um ...
Agora enquanto ele cabe na jaulinha , deixo-a aberta com um resguardo lá dentro caso ele queira ir lá fazer necessidades ou simplesmente deitar-se. Tem livre arbítrio nesse aspecto .
Até agora tenho andado a implementar as mesmas regras e restrições e ele está 5* , super educado , não rói as coisas ... Não liga a sapatos nem fios , no entanto para isto acontecer tem de se estar 24/7 em cima dele , cada vez que ele desaparecia da minha vista ia atrás dele para o recompensar ou ensinar. Quanto ao aspecto que ele vai ter , é esperar para ver , mas independentemente do rafeirito que sair , vai ser um mimo com certeza
-
Muito obrigado pela opinião ! Se souber alguma coisa relevante sobre a criação de cachorros que queria partilhar.magalhetas Escreveu:O meu sempre fez no jornal e quando precisei de mudar o lugar onde ele fazia as necessidades, foi só mudar o jornal de sitio.diogoadnunes Escreveu:Muito obrigado pelas dicas !icecosta Escreveu:Para ele o melhor era ter acesso á casa, para si é que pode não ser
http://www.petmd.com/dog/puppycenter/po ... or_puppies![]()
O local das necessidades, recomendam me a por jornal ou outro tipo de material?
O cão é uma mistura de boxer com pastor alemão, alguém já soube de algum caso deste cruzamento?
Cumprimentos.
Cumprimentos
-
Muito obrigado pelas dicas ! Fico muito agradecido, mais alguma coisa que queira acrescentar será muito bem vindo.TheOne Escreveu:O acesso à casa, na minha opinião, deve ser condicionado e não total. Ele deverá ter um espaço "dele", um espaço onde dorme, onde come, onde passa uma parte do dia, e só quando os donos estão em casa é que terá acesso à casa toda.
Para a sua sanidade mental, e porque é um cão de porte médio/grande, é mesmo bom que defina desde o primeiro dia, os limites que ele não pode ultrapassar!![]()
Cumprimentos
-
Muito obrigado pela disponibilidade e pelas dicas !! Alguma coisa mais que queria acrescentar, será bem vinda.Dudapf Escreveu:Quanto ao acesso que lhe pode dar depende do que quer que ele faça ou não.
Cumprimentos