Diagnostico inconclusivo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
gatoslindos
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça out 29, 2013 7:21 pm
Localização: 17 gatos - europeus comuns, tigrados, malhados, siamês do Cião e Bombay

terça mar 03, 2015 7:37 pm

Raça:Felina europeu comum
Idade: 9 anos
Sexo: feminino
Caminhar em círculos, head-tilt (cabeça inclinada para um lado), perda de mobilidade das patas traseiras, apetite aumentado, urinação frequente e tonturas.
Resumo: A Lina uma gata pequena de aproximadamente 2kg de peso. Em Março de 2014 deixou de comer durante 24 horas ao que apesar de estar melhor no dia seguinte, aproveitei a ida de outra gata ao médico para levar a Lina. Após ficar internada para analises ao sangue e supostamente raio-X o médico ao fim do dia liga-me para dizer que ela tem um problema hepático. Em Abril do mesmo ano, começou a perder o equilíbrio e a andar como se tivesse perdido a visão. Preferi ter uma segunda opinião o que no mesmo dia depois do regresso a casa e ao tomar um medicamento para os ácidos do estômago, teve um colapso e foi internada de imediato para soro. Novamente problemas do fígado e veio para casa com uma quantidade de medicamentos significante:antibióticos, suporte para o fígado e anti-bacterianos. De Abril a Agosto foi tendo recaídas e degradação com cada episódio colapso aparentou encefalopatia hepática, embora na ecografia não apresentava shunt do fígado. Resolvi levar a outro veterinário que disse que só podia ser um sintoma vestibular, fez analises ao sangue e mais uma vez presente valor anormal do fígado colocou a hipótese de tumor intra-craniano.
O diagnostico fica inconclusivo dado que para se saber se existe um tumor seria necessário um TAC, mas uma vez que não respondeu aos tratamentos e o valor do TAC ser considerável o mais provável será um tumor.
Neste preciso momento está a perder as capacidades motoras, passa o tempo deitada e apesar de ter apetite e apreciar o colo, parece estar a regredir para o estado vegetativo.

Se alguém conhecer sintomas idênticos, ou o seu felino tiver um diagnostico similar é apreciável o comentário.

Obrigado
Comportamento indevido  felino não é um problema, nós é que não sabemos entender a psicologia animal.
JackTheRott
Membro Veterano
Mensagens: 491
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

terça mar 03, 2015 8:46 pm

outro veterinario, para tirar a teima..lamento
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

terça mar 03, 2015 9:54 pm

JackTheRott Escreveu:outro veterinario, para tirar a teima..lamento
Era o que faria.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MCsasodrac
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: sexta jun 17, 2011 8:40 pm
Localização: 9 cães, 3 coelhos, 3 gatos

terça mar 03, 2015 10:54 pm

Algum dos veterinários lhe mediu a pressão arterial?

Todos os sinais que ela apresenta enquadram-se em situações de gatos com hipertensão arterial.

Procure rapidamente um BOM veterinário!

As melhoras da menina e vá dando notícias.
"Saving just one dog won't change the world, but surely it will change the world for that one dog"
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quarta mar 04, 2015 9:51 pm

Leia este artigo Veterinário:


www.omv.pt/download/uorthe-circling-patientmkp.pdf


Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
gatoslindos
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça out 29, 2013 7:21 pm
Localização: 17 gatos - europeus comuns, tigrados, malhados, siamês do Cião e Bombay

sexta mar 06, 2015 4:06 am

MCsasodrac Escreveu:Algum dos veterinários lhe mediu a pressão arterial?


Procure rapidamente um BOM veterinário!
Pois esse é o problema, maioria dos vets aqui do Porto parecem gostar mais de vender fármacos, analises e tratamentos/internamentos. E digo que noto em muitos a mentira. Eles não sabem mas eu estudo desde adolescente psicologia e tenho uma inclinação para linguagem corporal e não deixo de notar essas expressões e alterações no discurso.

Ando a procura de quem mesmo olhe a vida do animal e menos a financiar-se à custa do sofrimento.
Comportamento indevido&nbsp; felino n&atilde;o &eacute; um problema, n&oacute;s &eacute; que n&atilde;o sabemos entender a psicologia animal.
gatoslindos
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça out 29, 2013 7:21 pm
Localização: 17 gatos - europeus comuns, tigrados, malhados, siamês do Cião e Bombay

sexta mar 06, 2015 4:19 am

Ainda ontem a Lina deixou de comer e teve um comportamento estranho ao engolir a água e ficou com uma espécie de espasmo o qual só consegui aliviar com uma massagem na zona da nuca o que ficou logo bem, mas já não quis comer. Ela agora está com uma pata dianteira constantemente esticada, as traseiras já não respondem aos comandos do cérebro dela e passa o tempo enrolada.
Eu estive mesmo para a "colocar a dormir", mas como ela acordou hoje com mais animo já adiei para quando ela tiver um episódio pior. Eu detesto ter que decidir pelos animais a vida ou a morte, há pessoas que mal sabem o diagnóstico terminal decidem eutanásiar logo, eu prefiro esperar que eles procurem um canto ou se escondam e desistam de comer ou beber aí sim sei que querem partir.

Sei que nos EUA operam ao cérebro embora nem sempre seja favorável, cá em Portugal as ultimas duas clínicas que fui disseram logo que sendo tumor não há nada a fazer.

Já agora alguém faz ideia do valor do TAC, e pelo que sei os animais são anestesiados o que eu fico na duvida em casos de risco.
Comportamento indevido&nbsp; felino n&atilde;o &eacute; um problema, n&oacute;s &eacute; que n&atilde;o sabemos entender a psicologia animal.
LordNagash
Membro Veterano
Mensagens: 628
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

sexta mar 06, 2015 12:25 pm

gatoslindos Escreveu:Ainda ontem a Lina deixou de comer e teve um comportamento estranho ao engolir a água e ficou com uma espécie de espasmo o qual só consegui aliviar com uma massagem na zona da nuca o que ficou logo bem, mas já não quis comer. Ela agora está com uma pata dianteira constantemente esticada, as traseiras já não respondem aos comandos do cérebro dela e passa o tempo enrolada.
Eu estive mesmo para a "colocar a dormir", mas como ela acordou hoje com mais animo já adiei para quando ela tiver um episódio pior. Eu detesto ter que decidir pelos animais a vida ou a morte, há pessoas que mal sabem o diagnóstico terminal decidem eutanásiar logo, eu prefiro esperar que eles procurem um canto ou se escondam e desistam de comer ou beber aí sim sei que querem partir.
Eu falo por mim e mm assim só qdo chega o dia é que nos mentalizamos no que iremos fazer, mas estou convicto que no dia que eu soubesse de tal coisa do meu Choco e eu o visse a fazer uma coisa parecida, eu terminava de seguida ...
Eu gosto demasiado do meu Choco para o ver assim e faze-lo passar por algo parecido. Mas entendo que cada um pense de maneira diferente.
<p><a href="http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic ... 696">Nunca viram um choco de 4 patas?</a></p>
gatoslindos
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça out 29, 2013 7:21 pm
Localização: 17 gatos - europeus comuns, tigrados, malhados, siamês do Cião e Bombay

domingo mar 08, 2015 1:30 am

A Lina acordou descansada, no entanto notei que estava na mesma deitada tal e qual conforme eu a deitei coberta com o paninho cor de rosa e pouco se havia mexido. Mudei-lhe a caminha que estava urinada e ela logo gemeu de desconforto, apercebi-me logo que não havia tido melhoras, ainda acreditei que era hoje que ela ainda comia algo sozinha. Depois de ter tratado dos outros meninos tentei alimentar a Lina, ainda a aliciei com comida no pratinho de metal que foi ao longo destes últimos tempos apenas seu, ela tentou comer a comida húmida, mas apenas esfregava os lábios e não conseguia apanhar com a boca. Coloquei comida no interior da seringa e tentei separar a boquinha para introduzir a comida a Lina deu o gemido e consegui alimentar com alguma gramas. Percebi de imediato que já nem forçadamente a Lina comia, beber água foi semelhante o só de lhe tocar parecia gerar desconforto. Desta vez a Lina estava mesmo cansada e desistiu de continuar a luta. Só podia lhe dar aquilo que ela ansiava, o sono final, o descanso bem merecido após estes tempos de tormentos.
Levei a Lina ao veterinário que já havia sido enformada da situação antecipadamente, aguardou a sua vez, contei com os melhores detalhes possíveis todo o percurso da Lina até aquele momento, a Vet disse que mesmo naquela situação já não havia nada a fazer, mas afinal quem decidiu foi a Lina e não ia contrariar a vontade da minha menina. O resto é o que melhor se pode dar, uma despedida digna sem dor prolongada, ou sofrimento...o desfecho final...mesmo após a anestesia, as malditas tonturas ainda permaneceram até ao ultimo suspiro...mas agora já não a podem magoar mais.

Nem consigo acreditar que isto aconteceu...ficará para sempre na minha recordação, até ao dia em que a minha dor se apague para sempre com o meu ultimo exalar.
Comportamento indevido&nbsp; felino n&atilde;o &eacute; um problema, n&oacute;s &eacute; que n&atilde;o sabemos entender a psicologia animal.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

terça mar 10, 2015 4:51 pm

Sinto muito.

Agora está em paz.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”